Sonetos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guria dos livros 28/12/2023

Bah
Só não dei 5 estrelas pq eu n sabia que ia ter soneto em espanhol também KKKK mas são todos ótimos e falam de diversos assuntos.
Falam do abstrato e do físico, das ideias e da realidade. Gostei bastante

Juliani8 15/12/2023

Leitura Boazinha
É um livro ok, tiveram alguns poemas que gostei muito e outros que não entendi. Literatura portuguesa antiga me incomoda por causa das inversões nos poemas, o que prejudica meu entendimento.

13marcioricardo 05/11/2023

Esperava mais.
Confesso que não me satisfez tanto quanto esperava. Por ser Camões, tinha grandes expectativas. Entretanto, deliciei-me apenas três ou quatro vezes. Começo a achar, pelo menos foi essa a sensação com que fiquei a meio da leitura, que vou gostar mais de poesia contemporânea. Mas isto em nada diminui minhas esperanças nos Lusíadas.
Carolina.Gomes 05/11/2023minha estante
Não me encantou, tb. ?

Rafael1548 04/11/2023

Leitura prazerosa
É inegável a genialidade de Camões e a mescla do Romantismo e Renascentismo suas obras.

Gosto da estruturação e beleza de um soneto e como Camões faz isso de forma sem igual. Não é à toa ser chamado de maior escritor português.

Jessy R. 28/10/2023

Falar de sonetos é complexo, muitas características devem ser consideras, no entanto acho que gostei muito mais de estudá-los, não me conectei, quanto leitora, com a maioria. Não sentir o ardor da chama do amor por eles não.

JoAo706 15/10/2023

Luís de Camões otimo poeta
Um dos melhores livros (se não o melhor) livro de poesia que eu ja li. São varias poesias incríveis que eu nem sabia q era dele? muit bom

Rafaela1555 07/10/2023

Ninguém leria esse livro por vontade própria
Foi a experiência mais torturante da minha vida, além de tentar compreender o que estava escrito pq era mais parecido com latim do que com português, obg escola

VitArya 31/08/2023

Não e só " um livro de vestibular"
O que falar sobre essa maravilha da literatura brasileira , mesmo sendo difícil de entender em alguns momentos , boa parte dos sonetos são "fáceis " já que a maioria fala sobre o amor e cotidiano , mesmo sendo no português antigo percebi - não tenho muito certeza -que Camões era muito romântico, carente .... Não e so um livro de vestibular ele nos faz pensar sobre a vida . Então se tu quer refletir e aprender sobre como era o cotidiano daquela época e uma boa opção , claro que e comum se perder no meio da leitura, não entender de primeira ou se sentir burro , mas E NORMAL

Lara.Bia 29/08/2023

Classicismo épico
O tempo acaba o ano, o mês e a hora,
A força, a arte, a manha, a fortaleza;
O tempo acaba a fama e a riqueza,
O tempo o mesmo tempo de si chora;
O tempo busca e acaba o onde mora
Qualquer ingratidão, qualquer dureza;
Mas não pode acabar minha tristeza,
Enquanto não quiserdes vós, Senhora.
O tempo o claro dia torna escuro
E o mais ledo prazer em choro triste;
O tempo, a tempestade em grão bonança.
Mas de abrandar o tempo estou seguro
O peito de diamante, onde consiste
A pena e o prazer desta esperança.

peedroferreiraa_ 28/08/2023

Sim.
Sim, não entendi muito. Não entendi quase nada. Poema de 1500 é um pouco difícil. Faz parte. Legal.

arthurzito 29/07/2023

Os Sonetos de Luís de Camões são uma coleção poética que reflete o talento e a sensibilidade do renomado autor português. Embora não seja um grande admirador de sonetos ou poemas de amor, reconheço o valor e a importância histórica da obra de Camões.

Os sonetos apresentam uma estrutura poética bem definida e evidenciam a habilidade de Camões em construir versos ricos em significado. Sua poesia transmite emoções variadas, destacando-se pela intensidade e expressividade.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 25/04/2023

Sonetos de Luis de Camões é muito bom!
Sem dúvidas essencial para quem quer ler clássicos e também estudar pra vestibular. A edição contém questões inclusive.
Admito que Camões poderia ter escrito mais e mais!

Natysan 12/04/2023

Um clássico e passe o tempo que passar Camões continua um dos maiores poetas da língua portuguesa, suas obras continuam atuais e imortais.

Marcos Gabriel 13/01/2023

Poemas bons
Luís de Camões apesar de tanto reconhecimento na atualidade, morreu pobre. Sua família era composta por nobres, porém em decadência e sem acúmulo de riqueza.
Este livro nos mostra a dor que o amor pode causar em uma pessoa, Luis de Camões nos retrata de forma dramática e as vezes exagerada, na minha opinião, os amores perdidos.
A idealização da mulher é muito presente na maior parte dos poemas, não acho saudável a idolatria ferrenha pela beleza feminina, a saudade da amada inigualável e inimaginável, a comparação das mulheres com deusas, criaturas fantasiosas etc. Camões poderia ter sido alguém que sofreu muito por alguém, ou que tinha enraizado o desejo e apego ao ápice utópico da beleza feminina. Não que isso seja uma crítica destrutiva, mas que ao ler devemos ter cuidado com impulsividade de elevar num pedestal coisas terrenas, sejam vivas ou não.
São bons poemas, abordam de maneira muito humana e profunda as dores de amores nós viveres.

Para não deixar somente em opiniões, vejamos o parágrafo e tirem suas conclusões: " Se tanta pena tenho merecida, em pago de sofrer tantas durezas, provai, Senhora, em mim vossas cruezas, que aqui tendes uma alma oferecida" basicamente ele diz que pode ser cruel, que ele se oferece para sofrer.

J. Silva 13/11/2022

Sonetos, obra prima de Camões
Sonetos são belos, líricos, intensos. De encher os olhos e o coração. O soneto Camoniano é incomparável e na visão dos estudiosos é rico, e diversificado e uma verdadeira jóia literária.

Essa edição da editora Principis conquanto seja simples, traz um soneto por página e com pontuais textos de apoio. Edição recomenda para estudo dos textos.

Dica: por ser um clássico da leitura mundial e de língua portuguesa, se encontra muito material de análise dos sonetos, o que acaba por ajudar na compreensão e alcance do texto.

Abaixo são excertos que mostram a versatilidade dos textos: ???

" Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Muda-se o ser, muda-se a confiança
Todo o mundo é composto de mudança
Tomando sempre novas qualidades."

"Mas,. conquanto não pode haver desgosto
Onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê.

Que dia há que n'alma me tem posto
Um não sei quê, que nasce não sei onde
Vem não sei como, e doi não sei porquê. "

"Amor, que gesto humano n'alma escreve,
Vivas faíscas me mostrou um dia
Donde um puro cristal se derretia
Por ente vivas rosas e alva neve"

1 | 2 | 3 | 4 | 5