Che Guevara

Che Guevara Jorge G. Castañeda




Resenhas - Che Guevara - a vida em vermelho


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Marie 16/07/2009

Ao contrário da menina acima, eu li esse livro no final de minha época comunista (todos passam por isso, ou não passam). Porém não foi por isso que deixei de admirar esse revolucionário, que apesar dos ataques frenéticos e de ser por muitas vezes um sanguinário, foi uma das pessoas mais apaixonadas pela mudança social no mundo. A revolução não lhe era apenas um conceito, mas sim um estado eterno de espírito. Ele foi único como pessoa e nos seus atos. A biografia de Castañeda peca por faltar pequenos detalhes (depois fui saber que Ernesto Guevara foi fotógrafo no PAN e falou pouco sobre o "paredón"),porém mostrou com sinceridade o homem que era Guevara, com seus defeitos e qualidades.Em nenhuma vez o quis colocar no patamar de mito ou intocável, o que me fez gostar mais do livro. Além de ter uma visão quase por completa da Revolução Cubana. Recomendo bastante, principalmente àqueles que falam sobre Che Guevara sem saber.
comentários(0)comente



Bia Oliver 06/07/2009

Marcou...
De certa forma este livro marcou uam fase da minha vida!
Quando estaa na 8ª série "virei" comunista... rsrs...
Este livro cheio de detalhes sobre a história de quem eu tanto admirava me fez ver a realidade... um pouco fantasiada é claro...
Che Guevara me fez ver que o mundo era desigual e que tinham pessoas que lutavam contra a injustiça! Mas também me fez ver que nem sempre combatiam a desigualdade da forma correta e que se igualavam aos vilões...
Esse foi um dos livros que mais me marcaram...e ainda guardo várias imagens em minha memória...
Eu recomendo...
comentários(0)comente



Juliana 03/03/2015

Importante para quem coleciona registros sobre o Che
Li a primeira vez aos 26 anos, reli aos 36 e percebi outro livro. Interessante registro historiográfico mas não tão consistente, enquanto comentário ao pensamento do Che.

Um tanto pretensioso também.. "nesse momento o Che claramente pensava.." sempre considero ruim esse tipo de aspas em biografias.

Como pesquiso a história cubana, às vezes volto a esses livros para pesquisar mais referências. Esse é ótimo p/isso, possui muitas notas de rodapé e citações bibliográficas. E até mesmo por elas, parte da credibilidade dele se perde, já que é possível desmontar alguns dos relatos. Ainda assim, tomando-se o cuidado de uma leitura crítica, é um bom livro e obrigatório para quem tem interesse em compreender a ilha.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Ninguém melhor para vencer o desafio de escrever uma biografia de Che Guevara do que o mexicano Jorge Castañeda. Respaldado por sua larga experiência no estudo da esquerda latino-americana, ele seguiu as pegadas do revolucionário desde que este era apenas um garotinho asmático da classe média argentina até seu sacrifício final nas mãos do exército boliviano. Castañeda escarafunchou arquivos secretos, recolheu assombrosos depoimentos de testemunhas diretas, vasculhou todos os escritos de e sobre Che Guevara à cata de pistas. O resultado desse esforço está aqui: uma sólida biografia que nos permite ao mesmo tempo entender a vida desse homem singular e reviver de perto suas muitas aventuras.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8571646643
comentários(0)comente



Renata.Rossoni 10/04/2019

Livro muito bom
Sempre fui apaixonada pela história da Revolução Cubana e pelo Che Guevara, contudo, sempre ouvi diversas críticas sobre o assunto. Queria muito estudar mais, e encontrei nesse livro uma fonte confiável e parcial sobre o assunto. Gostei que o autor coloca diversos pontos de vistas, coloca varias fontes informativas, e coloca todas as versões contadas da história, sempre fazendo análises e críticas. Mostra os acertos e erros do Che Guevara, sempre realizando análise e críticas sobre. Além disso, é uma ótima forma de estudar um pouco mais sobre a história da América Latina, um livro estilo ?As veias abertas da América Latina?, mas sobre a Revolução Cubana.
drika 10/04/2019minha estante
Já quero emprestado?????




pulsaodemorte 02/11/2020

impossível não admirar Che apenas sabendo o mínimo sobre sua história, discorrendo por 500 páginas sobre toda sua trajetória ideológica, pessoal e de luta só aumenta mais essa admiração.
comentários(0)comente



vsc bibliotecária 11/09/2009

Adoro a história de Che, não gostei foi do biográfo. Aliás, acho que o maior problema das biografias são justamente os biográfos que, às vezes, tentam "fantasiar" um pouco demais a narrativa...
Um dia eu volto a ler... Só não sei quando...
comentários(0)comente



Leofininho 29/03/2019

Che Guevara a vida em vermelho!
Em 25 dezembro de 2018 me dei de Natal esse livro e começei a ler paralelamente com outro.
Mas esse me chamou muita atenção por ser uma vida que eu tinha muita curiosidade.
O livro é ótimo, muito bem escrito e aberto a todas possibilidades.
Escutando a trilha sonora completa diários de motocicleta, Victor Jara, Rolando Alcaron, Soledade Bravo, Ali Primeira li essa grande biografia em 3 meses. Mas foram 3 grandes meses!!!
comentários(0)comente



Monsenhor Benvindo 06/08/2022

Visão de Che tendenciosa
Fala sobre a vida de Che, seus parentes viagens, e a escalada do seu ponto de vista comunista achei legal que vai falando sobre como sua visão de mundo vai se modificando conforme vai convivendo com pessoas e com fatos ao seu redor acontecendo.
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR