VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

hmhenrique 23/03/2024

Viciante
Extremamente viciante e praticamente impossível de parar de ler. A leitura segue muito fluida apresentando contos fabulosos que prendem muito nossa atenção e muitos chegam a chocar com o encerramento.

A forma como César constrói a narrativa da cidade é incrível e cheia de suspense e emoção.

Muito orgulho de ter um autor como o César no nosso Brasil, apresentando livros incríveis para nós amantes do mistério/ terror.

Partiu ler o DVD e seguir impressionado com a narrativa de César Bravo.

Recomendo demais!!!

ORION 12/03/2024

Não se engane pela nota, eu gostei do livro.

O que me impediu de dar 4 estrelas? Alguns contos me pareceram crus... Não na escrita – Essa que, de nenhuma forma é um problema, sendo o ponto mais forte do livro no geral, mesmo as histórias que não gostei tanto, têm uma imersividade muito forte, me fazendo até algumas vezes, esquecer das obrigações e só parar de ler após o ponto final – mas sim no desenvolvimento. Contos como "Jezebel" me deram a impressão de serem curtos além da conta, fazendo sentir falta de uma conclusão mais satisfatória.

É um estilo de escrita. E não é ruim, Só não funcionou tão bem comigo.

Meu top 5:

09. Torniquete;
05. Bicho Papão;
11. Lugar Algum;
02. Chuva Forte;
16. Whey Protein.

Ler essa coletânea de contos foi uma experiência incrível e não atoa já estou com a continuação, "DVD", para ler em breve.

@mchka 25/02/2024

Grata surpresa no final
Comecei o livro e acabei não gostando muito dos primeiros contos, mas depois comecei a perceber que tinham ligações por toda a história e os contos começaram a ficar mais desenvolvidos. Passei a apreciar mais, o final foi mais do que imaginei!!

Alexandre 14/02/2024

Reflexões macabras
César Bravo é um autor brasileiro, publicado pela editora Darkside e sua obra representa um trabalho ímpar, com um estilo e histórias ímpares. Para quem gosta de terror, horror e ambientes anos 80, esse é o seu caminho.

Eustaquio3 13/02/2024

Sensacional
(esqueci completamente de atualizar minhas leituras no app, mas importante é o hábito constante da leitura, então vamos lá )

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue é o primeiro livros de contos que me arrisco a ler e não poderia ser melhor, em uma das temáticas que eu mais amo.

O autor carrega consigo uma identidade e um cuidado na escrita, para que suas estórias ocorram em cenário nacional, o que eu acho demais, tudo se passa em um interior de um estado que após o segundo livro lido do autor, sempre verei como macabro. hahaha

Maioria dos contos são de tirar o fôlego, pela descrição minuciosa, o suspense e no fim? Muito sangue.

Contos que particularmente mereciam um livro próprio, e caso leia atentamente, as referências presentes entre os contos e dão uma espécie de união agradável ao livro.

Outros contos não me prenderam tanto quanto eu esperava, mas no geral, VHS mantém o apreço e admiração que sinto pelo nome Cesar Bravo.

antonio.autor 13/02/2024

Três Rios NÃO é uma cidade (pequena)
"Dizem que segredos não sobrevivem por muito tempo em cidades pequenas".

A primeira frase da sinopse que fica atrás do livro já fisgou a minha atenção. Por ter crescido em uma cidade pequena fiquei esperando por certos elementos que são comuns nessas cidades, mas não tem nada disso em VHS.

Não tem aquela atmosfera de que todo mundo se conhece, de um tomando conta da vida do outros. As brigas políticas com os mesmos políticos de sempre. Ou as super personalidades que se atravessarem a fronteira ninguém conhece.

Inclusive, naquelas informações sobre a cidade no início do livro diz que ela tem uns 300 mil habitantes e, em um dos contos, um personagem fala que a cidade é grande.

Não sei se foi erro de quem fez a sinopse ou o escritor se esqueceu da própria proposta. De qualquer modo, a cada conto o problema fica pior, porque as ligações entre os contos é muito fraca. Alguns nem tem ligação entre si. Também não há elementos que caracterizem a cidade. São 19 contos e tudo que há para dizer de Três Rios é que é estranha.

No fim, Três Rios não parece ser uma cidade, tirando os contos do matadouro, o resto poderia se passar em qualquer outro lugar.

Tá bom, já entendi o seu ponto Antônio, mas os conto em si são bons?

Queria muito dizer que sim, mas só gostei de uns quatro, apesar de serem muito bem escritos, achei as tramas sem sal. Talvez quando César Bravo publicar um romance eu leia, ele escreve bem, porém não tô animado para mais contos dele.

kaká 12/02/2024

VHS é o segundo livro de César Bravo que leio, e digo que ele chega a superar 1618, o qual também gostei bastante.

De início não tinha me tocado que se tratava de uma junção de contos ao invés de um romance só, mas gostei bastante. Arrisco a dizer, inclusive, que apesar de meu pouco conhecimento das obras do autor, a escrita de Bravo (que é sensacional) se dá melhor nesse formato.

Apesar de serem contos separados, cada qual com sua individualidade, todos estão conectados, de certa forma, por transcorrerem na região de Três Rios. A forma como alguns nomes e fatos são mencionados, seja em artes ou citados nos contos, e depois são retomados e aprofundados em outras partes do livro, é incrível. A edição também é muito bonita e parece ajudar a contar a trama geral, especialmente através das reportagens, documentos e fotos apresentados ao início (especialmente) e ao decorrer do livro.

Mas o que faz VHS ser, verdadeiramente, o que é, é a habilidade de Bravo de criar e contar suas verdadeiras histórias de sangue. Várias narrativas vão permanecer no meu imaginário por bastante tempo, as quais eu destaco Chuva Forte, Quando as Mariposas Voam, Branco Como Algodão, Torniquete e Zona de Abate - Matadouro 7 como sendo as minhas favoritas (menção honrosa a Três Que Capturaram o Diabo e HSBF6-X).

Rafa / @rafael.biasotto 31/01/2024

Uma bela obra nacional.
Após algum tempo lendo apenas Stephen King, terminei essa maravilha do César Bravo que foi minha primeira leitura nacional.

Quero ler os outros livros dele pra saber mais dessa cidade bizarra chamada Três Rios.

Cada conto é uma viagem diferente, que aos poucos vão se intercalando com outros e assim ficamos conhecendo mais sobre a cidade e seus moradores.

Isabela934 23/01/2024

Bravo, O Brabo
Definitivamente eu amo a escrita do Bravo. Esse é o terceiro contato que tenho e tenho que dizer que o que me decepcionou foram os altos e baixos entre os contos, confesso que ficava desanimada quando eu lia um conto meio "nhé", enquanto tinha contos absurdos, fortes, que davam até gatilhos, outros eram tão fracos que não pareciam ser do Bravo, mas faz parte, o livro termina com chave de ouro o que compensa demais.
Os contos que mais gostei foram:
3- Quando as mariposas voam

14- Peso do enforcado

15- Talheres de ossos do rei invertebrado

18- HSBF6-X

Carol2598 21/01/2024

O livro começa um pouco confuso e depois entendi que eram contos separados. Alguns bons, outros nem tanto, mas de fato prendem a atenção. Da pra ler um conto inteiro de uma vez, são bem curtinhos. Algumas histórias são bem marcadas por algo mais sombrio, espiritual ou algo semelhante. Já outros tem bases bem reais, só maldade humana mesmo. Então tudo muito misturado.

Cecilia.Alcantara 11/01/2024

Incrível
O que falar desse livro? Foi uma grata surpresa! Tive receio em começar a leitura, pois sou medrosa e pensei que acabaria abandonando. Insensatez. Como leitura do Clube da Breh (@leiturasdabreh), comprei para o debate, resolvi dar uma chance pois é um livro de contos, o que acaba sendo uma coisa a favor, pelo menos para mim pois amo livros de contos. Me surpreendi. A escrita do autor é super fluida, acabei percebendo que havia outras nuances do horror e dessa aqui eu gostei demais!

É um livro visceral, por vezes cruel, vingativo ou redentor. As descrições não me incomodaram, achei que elas trouxeram mais peso às histórias, deixando-as mais visuais. Devo dar os parabéns à Darkside pq essa edição é lindíssima, eles realmente capricharam.

O livro possui 18 contos. Gostei da maioria, mas se eu tivesse que fazer um top 5, ele seria:
1. Chuva Forte
2. Branco como Algodão
3. Peso do Enforcado
4. Whey Protein
5. Bicho Papão

Já estou ansiosa para ler mais livros do autor, virei fã.
Henrique0 11/01/2024minha estante
Um conto sobre Whey?

Cecilia.Alcantara 11/01/2024minha estante
Kkkkkkkk Na vdd não entendi muito bem pq o nome do conto é esse, pois no próprio conto ele só é citado. Mas gostei bastante kkkkkk

Vania.Cristina 11/01/2024minha estante
Faz tempo que tenho vontade de conhecer o trabalho desse autor. Você reacendeu essa vontade. ?

Cecilia.Alcantara 11/01/2024minha estante
Vania, só acho que não vou ter coragem de ler Ultra Carnem e DVD, mas já comprei 1618 e Amplificador! Pretendo ler ainda esse ano ?

Rodrigo1185 01/01/2024

Uma viagem macabra
Cesar Bravo se mostra mais uma vez como um autor que merece nossa atenção em seus lançamentos. VSH não é somente um livro de contos de terror, mas sim uma viagem que nos leva por caminhos repletos de crueldade humana, sangue, pavor, acontecimentos estranhos e cenas de tirar o fôlego com as descrições.

Vitinho 16/12/2023

Cesar Bravo, nascido em na capital paulista, já foi varejista, músico, construtor civil e tem sua formação em farmacologia, mas foi como escritor que ele se identificou e cresceu profissionalmente. Ele começou a sua carreira publicando seus contos e romances de forma independente, contudo, com o passar do tempo, chamou a atenção de grandes editoras tendo grande parte de seus livros publicados pela Darkside. Cesar já escreveu livros como VHS, DVD, Ultra Carnem e 1618, além de ter organizado a Antologia Drak, uma homenagem ao mestre do suspense psicológico, Stephen King.
VHS é um livro composto por 288 páginas que são divididos em capítulos, nos quais cada um deles apresenta contos diversos que podem ou não ter relação direta entre si. O livro irá tratar da cidade de Três Rios, um município ficcional que fica no território do estado de São Paulo e mostrar as peculiaridades dessa cidade que vive situações sobrenaturais, fazendo uma análise profunda da psicologia humana e de como as superstições aparecem na sociedade. Ademais, a edição do livro traz alguns jornais e fragmentos que contextualizam ainda mais o cenário da cidade e faz o leitor se sentir imerso.
O enredo é composto por 20 contos de terror que irão analisar as esferas desse gênero, tendo histórias que se passam na cidade, no campo, em escolas e com todo tipo de pessoa, podendo ou não ter ligação entre os personagens e acontecimentos de cada capítulo. A história começa quando os donos de uma videolocadora decidem comprar as fitas cassetes da população da cidade para que elas sejam alugadas por seus clientes, mas tudo começa a dar errado quando uma fita apresenta as gravações de uma câmera de segurança quando algo sinistro aconteceu e a partir daí o terror começa.
Portanto, chega-se à conclusão que VHS é um livro intenso e que faz o leitor devorar o livro, fazendo-o também se sentir no ambiente representado e adentrar profundamente na história. Assim, é uma leitura para os fãs do gênero suspense/terror e, por possuir uma linguagem fácil e fluida, para todos os públicos

Andreza 16/12/2023

É um livro com vários contos que possuem variações de ?tipos de horror? então provavelmente algum vai te agradar!

Eu acho que por ter uma variedade grande de estilos é um livro que talvez não seja unanimidade para todos, porém poucos contos desse livro não me marcaram! Até os que de primeira eu não senti impacto depois ele veio. Isso tudo pois a escrita do Cesar é algo que reverbera. É algo que te acompanha, que te faz ficar pensando ou até mesmo sentindo (mencionando a coceira na perna depois de ler ?Torniquete?).

No Clube de leitura que li o livro tivemos o encontro com o Cesar e pudemos ouvir um pouco mais sobre os contos, sobre as intenções e esse processo de escrita. Resultado: fiquei admirada! O livro conseguiu ficar ainda maior pra mim e terminei por comprar outros livros do autor.

É um livro que vale muito a pena a leitura, principalmente pra quem tá iniciando e quer descobrir qual o tipo de ?horror/terror? que mais se encanta e agrada.

Tive vários contos favoritos, mas vale destacar: Firestar Videolocadora, Chuva forte e Peso do Enforcado!