VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue

VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue Cesar Bravo

Resenhas - VHS: VERDADEIRAS HISTÓRIAS DE SANGUE

Rosangela Max 18/05/2021

Promissor.
Por ser a minha primeira leitura desse autor, resolvi escolher um livro de contos como experimento.
A palavra HORROR na capa funciona como um chamariz para os amantes do gênero, mas não acho que os contos aqui representaram totalmente esta palavra.
São bons contos, mas que não chegaram no patamar do Horror. Pelo menos, não pra mim.
Alguns contos são muito bons, outros deixaram a desejar. Mas o resultado final foi bom.
Achei a escrita do autor promissora e pretendo ler outros livros dele.

@vcdisselivros 16/03/2020

Ele voltou!
Nem só de livros internacionais vive nosso coração trevoso. A prova viva é o livro escrito por Cesar Bravo, que está de volta para animar o leitor com contos que despertam alegria e medo.

E por falar em conto, VHS Verdadeiras histórias de sangue possui dezoito, abordando não só o terror sobrenatural, mas também o horror presente nas ações do ser humano.

A verdade é que VHS instiga o leitor logo no início ao mostrar com recortes de jornais a origem da cidade em que é ambientado, a macabra Três Rios, situada no noroeste paulista e construída sobre o sangue, sendo apontada pela revista Veja como o maior terreno de abate do estado de São Paulo.

A nostalgia em torno do livro fica por conta da Videolocadora Firestar, pois é através dela que viajamos no tempo e caímos diretamente na época de auge dos vídeos e consequentemente no processo de rebobinar uma fita antes de entregar.

Desvende a charada

Como dica, é muito importante prestar atenção aos vídeos caseiros disponibilizados pela locadora durante os relatos do conto número um. Somente assim você irá entender a ligação com o restante do livro e entender as referências entre os contos.

Total imersão

A escrita de Cesar Bravo nos convence ao ponto de perder o sono. Imergimos tanto nos relatos que ao fim ficamos com o sentimento do conto. Em especial, dois me tocaram, o Três que capturam o Diabo, por abordar a relação entre neto e avô e o Lugar algum, que me arrepiou e me fez repensar continuar lendo livros de terror.

Simplesmente o livro mais bonito da estante

Uma coisa eu garanto, VHS irá se destacar muito em sua estante. O design que simula uma fita de vídeo e as ilustrações no início de cada conto fazem com que o leitor ame ainda mais a edição.

Concluindo

Ter um livro bonito é muito bom, mas saber que ele vai além da estética é melhor ainda. A verdadeira lição presente em VHS Verdadeiras histórias de sangue é que toda ação tem uma consequência. A vivência com os personagens e as experiências de cada um nos ensina que colhemos aquilo que plantamos, então esteja preparado.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/
Isabela 21/05/2020minha estante
VHS foi uma agradável surpresa. Ótima análise!

@vcdisselivros 22/05/2020minha estante
Obrigado Isabela, pessoalmente o livro foi uma ótima experiência.

sheyla 22/07/2020minha estante
Interesso

Eduarda 15/06/2020

"Tivestes sede de sangue, e eu de sangue te encho" Dante...
Esse livro é tão bom, mas tão bom que me fez me sentir confortável em resenhar no meu canal do YouTube! Ele promete sangue e nos dá sangue, inquietação e boas risadas até. Admiro o trabalho de Cesar Bravo neste livro e sinto muita vontade de ler o outro livro dele, que também foi lançado pela Darkside.
Nesse livro temos várias pequenas curtas histórias que nos deixam com um gostinho de quero mais e "meu deus o que vai acontecer agora??".
As minhas favoritas foram Bicho Papão, Quando as Mariposas Voam, Chuva Forte e Zona de Abate - Matadouro 7.
Espero que apreciem a leitura e a amem tanto quanto eu amei haha. E se tu ainda não sabe do meu canal, corre lá pra dar uma olhadinha!! https://youtu.be/sisjiKHnSP0
Com amor, Duda??

Ambrósio 29/05/2021

Orgulho Para o Terror Nacional
César Bravo me levou para minha infância, onde eu ia nas vídeo locadoras alugar filmes de terror para assistir com os amigos.
Cada conto das vivências desta cidade maldita de Três Rios nos faz ter sensações diferentes, pois o autor transita entre temas que vão do sobrenatural ao que há de pior no ser humano, que nos fazem pensar em nossas atitudes e também nos pequenos detalhes para que não tenhamos problemas futuros... Me coçando aqui só de pensar. ?
Eu me apaixonei pela escrita e por toda a atmosfera criada por ele neste misto de agonia e nostalgia (só quem viveu sabe?).
Já comprei DVD e ainda falta o Ultracarnem, mal posso esperar para poder voltar a ver o que mais esta região de Três Rios tem á oferecer. ?

Melise.Pagotto 11/03/2021

O que dizer sobre o meu livro mais desejado da vida...
Medo, quanto maiores as expectativas maiores aa chances de se decepcionar, na minha opinião. E ufaaa, não aconteceu!

Porém acho válido levantar alguns pontos que eu considero importantes:

??A arte grafica é maravilhosa!

??E esperava estórias mais pesadas e sangrentas ( algumas são a grande maioria não), o que não desmerece em nada o livro.

??Os contos tem uma média de 15 páginas cada um e a qualidade devido ao baixo número de páginas realmente foi algo que me surpreendeu.

??Favoritei alguns, gostei da maioria e só não gostei mesmo de um.

Recomendo muito a leitura.
David 04/04/2021minha estante
Qual foi o que não gostou?

Melise.Pagotto 04/04/2021minha estante
O último centavo da senhora Shin . Não gostei de nada nele kkkk

Tales Martinelli 21/09/2021

Verdadeiras histórias de horror!
VHS: Verdadeiras histórias de sangue, é o livro de contos mais macabro e assustador que já li! Cada uma das histórias se passa na cidade fictícia de Três Rios e em suas cidades vizinhas (igualmente fictícias), e elas narram vários acontecimentos dos moradores.

Definitivamente não é uma leitura pra qualquer pessoa, pois vários dos contos são muito pesados, contendo doses elevadas de terror, horror, violência e gore. E tudo isso se intensifica ainda mais com o autor sendo muito detalhista nos acontecimentos, o que torna tudo mais visual e imersivo.

Em resumo foi uma leitura muito incrível! Me surpreendi bastante com o livro, ainda mais porque fazia tempo que um livro não me causava uma bomba de emoções e sensações igual este causou!

Cecilia.Alcantara 11/01/2024

Incrível
O que falar desse livro? Foi uma grata surpresa! Tive receio em começar a leitura, pois sou medrosa e pensei que acabaria abandonando. Insensatez. Como leitura do Clube da Breh (@leiturasdabreh), comprei para o debate, resolvi dar uma chance pois é um livro de contos, o que acaba sendo uma coisa a favor, pelo menos para mim pois amo livros de contos. Me surpreendi. A escrita do autor é super fluida, acabei percebendo que havia outras nuances do horror e dessa aqui eu gostei demais!

É um livro visceral, por vezes cruel, vingativo ou redentor. As descrições não me incomodaram, achei que elas trouxeram mais peso às histórias, deixando-as mais visuais. Devo dar os parabéns à Darkside pq essa edição é lindíssima, eles realmente capricharam.

O livro possui 18 contos. Gostei da maioria, mas se eu tivesse que fazer um top 5, ele seria:
1. Chuva Forte
2. Branco como Algodão
3. Peso do Enforcado
4. Whey Protein
5. Bicho Papão

Já estou ansiosa para ler mais livros do autor, virei fã.
Henrique0 11/01/2024minha estante
Um conto sobre Whey?

Cecilia.Alcantara 11/01/2024minha estante
Kkkkkkkk Na vdd não entendi muito bem pq o nome do conto é esse, pois no próprio conto ele só é citado. Mas gostei bastante kkkkkk

Vania.Cristina 11/01/2024minha estante
Faz tempo que tenho vontade de conhecer o trabalho desse autor. Você reacendeu essa vontade. ?

Cecilia.Alcantara 11/01/2024minha estante
Vania, só acho que não vou ter coragem de ler Ultra Carnem e DVD, mas já comprei 1618 e Amplificador! Pretendo ler ainda esse ano ?

Surrender_Nih 22/06/2022

"Não Esqueça de Rebobinar a Fita"
Eu ganhei esse livro faz tempo (nem lembro quando), mas achei a edição tão bonita que deixei na minha estante. Como minha TBR desse ano tá uma bagunça por causa da faculdade, resolvi dar uma chance.

A escrita desse livro é bem gostosinha. Apesar de ser um livro de contos - algo que dificilmente permite nos envolver muito com a história, pelo menos pra mim -, me animei muito pra ler nesses últimos dias e usei até mesmo intervalos entre a faculdade e cursinhos pra ler mais um conto.

Acho que o ponto alto do livro é a ligação entre as histórias. Todas se passam nessa mesma área do interior de São Paulo, algumas delas se interligando diretamente em citações indiretas ou referências (principalmente com a primeira) ou a página de classificados genial!

Especificando sobre os contos, a maioria eu avaliei entre 3,5 e 4 (bons e na média). Alguns me deram agonia absoluta, como o conto do Bicho Papão (tortura explícita demais para mim) e o do torniquete.

Menções honrosas aos contos "Branco como Algodão", "Último Centavo da Senhora Shin" e "Peso do Enforcado". Foram os contos que dei 5 estrelas e gostei bastante. Quanto ao conto com menor nota, achei "Quando as Mariposas Voam" muito simples, pouca descrição dos horrores.

Enfim, foi uma experiência interessante e diferente. Melhor do que o último livro, que abandonei devido a episodio de ressaca literária, acho que precisava de algo que fosse mais "curto", o que encaixo certinho com os contos.

Manu 16/04/2021

O livro é da editora DarkSide Books, então já é de se imaginar o quanto a edição é belíssima. A princípio vemos recortes variados de jornais, folhetos, notas fictícias que entregam um tom documental e trazem uma ambientação muito boa antes mesmo dos contos se iniciarem.

Nesse livro o autor passeia por diversas vertentes do horror. O leitor tem que estar preparado pra terror psicológico, gore, sobrenatural, multidimensões, mas sobretudo para os limites da própria humanidade. Alguns contos são mais icônicos, mas o conjunto é fenomenal, principalmente pela habilidade de Bravo em construir uma narrativa envolvente que submerge o leitor. Nesse sentido acho que o conto que mais me deixou angustiada foi o "Bicho Papão", nossa. Destaco também "FireStar Videolocadora", que traz um ótimo prelúdio do que está por vir. Mas todas as histórias são fenomenais, além das duas que já citei, eu daria destaque também a "Jezebel", "Quando as Mariposas Voam", e "Torniquete".

As ilustrações de Micah Ulrich que acompanham cada capítulo são bastante macabras e igualmente belas. E como se não bastasse todo esse combo de terror com referências visuais e elementos que se interconectam tornando o universo macabro de Três Rios bastante palpável, cada conto recebe a sua própria trilha sonora. Um brinde aos meus ouvidos. Claro que boa parte dos contos eu li com a trilha tocando no spotify, um aditivo à experiência.

É isso. Não é apenas uma leitura, é uma verdadeira experiência.

site: https://nuporemvestida.blogspot.com/2021/04/livro-vhs-verdadeiras-historias-de.html

Breno 16/11/2021

Fraco
18 contos de terror dos quais gostei de uns 4, uns fracos e outros sem sentido.

Os contos até são bem escritos, mas nenhum me trouxe a sensação do terror e quase nenhum teve um final impactante.

A edição da darkside é muito boa e com ilustrações legais.

Layla.Ribeiro 12/01/2021

Desafio literário 2021- Terror/suspense
Neste livro somos apresentados como 18 contos que se passam na cidade fictícia de Três Rios,SP onde ocorrem várias coisas estranhas. Edição belíssima da Darkside que como sempre não nos decepcionam em quesito de qualidade, a criação da cidade de Três Rios foi bem construída, o autor exibe manchetes de jornais, arquivos com aspectos realista, mapas e depoimentos para dar um toque que a cidade é de fato real. Gostei muito dos contos, alguns com histórias de tirar o fôlego, um conto que me deu dificuldade para dormir, outro que deu aquela agonia e uns que foram pouco fracos. Destaque para os contos: O bicho-papão, Torniquete e Lugar Algum. Porém o livro foi vendido como sendo só de horror, mas a maioria dos contos é de terror sobrenatural, fiquei um pouco desapontada, queria mais contos de horror, foi por esse motivo que o livro me interessou, outra coisa que não gostei foi o fato de utilizar como ponto principal a videolocadora fictícia, porém esta só aparece no primeiro conto e não tem mais ligação nenhuma com as histórias, ficou sem sentido para mim. Gostei muito de conhecer a cidade de Três Rios e pretendo voltar em breve.
vitor 19/01/2021minha estante
Opinião legal! E objetiva!

Nati Amend @livrosdanati 29/04/2020

O horror em todas as suas formas
VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue, do Cesar Bravo, é o perfeito equilíbrio entre todas as vertentes do gênero de terror. Com uma atmosfera bastante sombria, a experiência com esta leitura já começa pelo projeto gráfico do livro, que remete à década de 80 e traz mapas, fotografias e jornais sobre o município fictício de Três Rios.

Este material inicial nos arremessa diretamente para dentro das histórias macabras do autor, onde conhecemos a videolocadora FireStar. O que dá start na obra é quando os donos desse empreendimento decidem alugar para seus clientes fitas com vídeos caseiros — gravações dos momentos felizes da vida alheia —, mas o que acabam encontrando nestes materiais são imagens de verdadeiro horror e crueldade humana.

A partir deste ponto, o livro se desdobra em fragmentos de narrativas sórdidas que dialogam entre si por meio da ambientação e de seus personagens. São contos que transitam entre todos os subgêneros do terror, explorando com agressividade o gore, o sobrenatural, o psicológico e o macabro, em histórias encharcadas de sangue e dilemas morais.

A escrita do autor é bastante instigante e muito bem estruturada, de forma que todas as narrativas parecem produções audiovisuais prontas (já estou desejando uma série sobre cada uma delas). Nossos medos, crenças e valores são continuamente testados em cada um desses contos e, para mim, as histórias mais envolventes e assustadoras são: Chuva Forte, Bicho Papão, Três que Capturaram o Diabo, Torniquete e Último Centavo da Senhora Shin.

Por ser um livro que diversifica e apresenta várias formas de horror, eu recomendo muito esta leitura para os que nunca experimentaram o gênero e, também, para seus adoradores. Simplesmente visceral.

site: https://www.instagram.com/p/B9sG0A0B5PR/

@livrosdalita 02/02/2021

Achei bem interessante alguns contos, mas nada aterrorizante como sugere o título do livro.

Retipatia 05/04/2020

Ajuste agora as cores e o som do seu equipamento!
Tiras coloridas verticais surgem na tela: ajuste agora as cores e o som do seu equipamento. Surgem os trailers e, então, o que você realmente estava esperando: o filme. Assim que acaba, você não espera o letreiro finalizar, dá stop e manda o videocassete rebobinar. Apesar de ser um saco esperar a fita voltar, você não quer pagar multa na locadora por algo tão besta, mas não tira o olho do relógio porque depois das 17h a devolução também tem multa.
Talvez o ritual pode ser desconhecido para muitos, mas se você está pelo menos na casa dos trinta ou quase nela, é provável que já tenha assistido alguma coisa em um videocassete. Ou mesmo esteja familiarizado com a rotina de visitar uma locadora e escolher um VHS para assistir.
E o livro VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue pega esse marco da memória coletiva brasileira e a transforma em algo sobrenatural, aterrorizante e, ainda assim, totalmente reverente à cultura popular brasileira.
Desde mitos populares como a loira do banheiro a crenças populares religiosas e com um pé na ficção científica vamos conhecer os 20 contos que compõem o livro. Todos se passando na cidade de Três Rios e região. Um lugar em que você ficará contente de nunca ter colocado os pés.
E como carta de bem-vindo à cidade, somos levados ao lugar mais histórico-comum: a videolocadora Firestar. Aqui você pode deixar seu VHS antigo e ganhar desconto na nova locação. Você também pode pagar multa se não rebobinar a fita, mas talvez, consiga que Dênis alivie sua barra.
Mas não pense que tudo são flores, uma chuva forte e muito suspeita pode acabar com tudo pelo caminho. Uma praga que ataca os animais está a espreita e talvez um caminhão o persiga em uma estrada do além mundo. Talvez rezar um pai nosso seja aconselhado, se você acredita nesse tipo de coisa, ou não.
Uma das maiores belezas de VHS não está [apenas] no sangue a jorrar do torniquete ou no último centavo mais bem gasto da Senhora Shin. Ela está na capacidade do autor em chocar, enervar, criar coceiras (desafio os leitores de Torniquete a não se coçarem uma vez sequer), temores, medos, risadas (às vezes de nervoso, é claro) e asco não pelo sobrenatural ou irreal, mas pela criatura que está no topo da cadeia alimentar: nós, seres humanos.
O terror que vemos em cada um dos contos é o elo mais tangível na sociedade em que vivemos, é aquele que nós mesmos podemos criar, ver ao andar na rua ou se deparar no noticiário. É aquele que não te faz temer a criatura debaixo da cama, ou o inferno após a morte, mas a que caminha ao seu lado ou é sua vizinha. Quem sabe, seu próprio familiar. Afinal, até que ponto estamos dispostos à ir para combater o mal?
Com uma narrativa ágil, brasileira e na medida certa para contar cada um dos causos, Bravo consegue estabelecer uma conexão forte entre as histórias criadas, nos permitindo criar teorias (algumas até conspiratórias) para saber o que realmente se dá em Três Rios e porque aquelas terras são tão assombradas (e assombrosas). O elo, a verdade, está exatamente onde se espera: no pior que cada um pode ter. Na irrefreabilidade do ser humano.
Cada conto, que se inicia com um trecho de música que casa com a história prestes a ser lida, pede para que a leitura continue e continue e, ao chegar ao último, vendo todos os laços criados, a certeza é de que se pode voltar a primeira página e maravilhar-se novamente. O livro sem dúvidas entrou para o roll de favoritos.
VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue é um livro tenso, denso, sangrento. Traz à tona todo o mundo sombrio que reverbera debaixo da pele de cada ser humano no enlace perfeito de terror psicológico e prosa brasileira. Uma ode de nostalgia da época inesquecível de fitas a serem rebobinadas.
Não esqueça de rebobinar a fita antes de devolver e consulte um médico em caso de uma coceira persistente.
Sobe o letreiro.

site: http://retipatia.com/2020/03/20/vhs-verdadeiras-historias-de-sangue-cesar-bravo/