Sonetos

Sonetos Luís de Camões

Resenhas - Sonetos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

DanielLonghini 10/02/2024

Entre o amor e o sofrimento.
"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer" [...].

Camões é genial. Seus sonetos são bem interessantes.
O tema central é o amor... mas, não espere uma leitura romântica e fofa.

Os sonetos se desenvolvem numa linha tênue entre amor e sofrimento/depressão ahahahah

Vale a pena ler o livro.

Vinicius.Ferreira 16/01/2024

Não é pra mim
Longe de mim insinuar qualquer descredibilização ao Camões, mas Sonetos é cansativo, sem sentido e passou como uma brisa de vento. Não absorvi anda de interessante, talvez seja porque eu não estudei o livro, mas meu Deus, que chatice.

Laura 14/12/2023

A que ponto de insanidade eu tive que chegar pra me identificar com Camões, Jesus.
Classicismo na veia

Beatriz Almeida ð«ð 06/12/2023

Não acredito que Camões morreu sem ter suas lindas obras reconhecidas, cada verso é tocante e profundo e nunca existiu nada igual..

Helelena 26/11/2023

Sonetos - Luis de Camões
Luis de Camões é um cara genial!

Seus sonetos falando sobre amor, mas não só sobre isso, falando também sobre outras visões do mundo, o qual ele pertencia naquela época, são incríveis.

É uma leitura mais complicada, devido à época em que o livro foi escrito, mas nada lhe impede de entendê-la a partir do momento que você se dedica para interpretá-la de uma forma muito bonita.

Esta é uma obra que mereceu e ainda merece ser muito bem aclamada, pois é de fato muito bonita e deixa explícita a vulnerabilidade de uma pessoa sobre um dos assuntos mais complexos e difíceis de entender, que é o Amor.

E o amor é lindo, triste, incompreendido, gera dúvidas, angústias, felicidades e também pode ser platônico, assim como é representado na obra.

Por fim, essa leitura mostra como o amar de cada um se assemelha, independente da época, e como amar pode criar uma turbulência em nossas cabeças. Mas que mesmo assim, vale a pena se entregar a ele.

Davi.Rissi 25/11/2023

Alguns sonetos bons
O livro possui diversos sonetos, mas gostei somente de alguns. O livro fica mais divertido quando se faz uma leitura reparando a estrutura das rimas.

Marcos606 06/11/2023

O soneto é uma forma de verso fixo de origem italiana que consiste em 14 versos que são tipicamente iâmbicos de um metro e meio, rimando de acordo com um esquema prescrito. Único entre as formas poéticas da literatura ocidental, pois manteve seu apelo para os principais poetas durante cinco séculos. A forma parece ter se originado no século XIII entre a escola siciliana de poetas da corte, influenciada pela poesia de amor dos trovadores provençais. De lá se espalhou para a Toscana, onde atingiu sua expressão máxima no século XIV nos poemas de Petrarca. Seu Cancioneiro - uma sequência de poemas incluindo 317 sonetos, dirigidos à sua amada idealizada, Laura - estabeleceu e aperfeiçoou o soneto petrarquiano (ou italiano), que continua sendo uma das duas principais formas de soneto, bem como a mais utilizada. A outra forma principal é o soneto inglês. O soneto chegou a Portugal pela via espanhola cujo grande representante é Luis de Góngora.

De espontaneidade, ironia delicada e fraseologia picante de seus versões elevou a poesia cortês ao seu mais alto nível. No entanto, se tivesse permanecido na corte portuguesa, não teria alcançado o pináculo, apesar do seu talento artístico consumado. Camões trocou a vaidade e a superficialidade da vida na corte pelas dificuldades da vida de um soldado na África e na Índia, e a troca enriqueceu imensamente a sua poesia, pois ele não precisava mais se conformar aos padrões exigidos nos círculos da corte, e, mais importante ainda, tão profunda foi a angústia que experimentou por causa do exílio de casa e das provações pelas quais passou no Oriente, que sua angústia se tornou parte integrante do seu ser, permitindo-lhe entregar-se à ansiedade carregada de solidão um tom novo e convincente, único na literatura portuguesa. Seus melhores poemas vibram com a nota inconfundível do sofrimento genuíno e da profunda sinceridade de sentimento. É esta nota que o coloca muito acima dos outros poetas da sua época

Pam 08/09/2023

Comprei o livro por conta de um professor que declamava os sonetos de Camões lindamente. A leitura desse livro não foi igual às aulas, infelizmente.
Tem muitos poemas dos lindos, tristes, inclusive um dos meus poemas preferidos da vida - o da história de Jacó, mas no geral foi difícil terminar. Em partes o problema foi eu, que não sou muito fã de poemas, por isso digo que é um livro bom.

Perdida_nas_Estrelas 01/07/2023

Foi uma tortura ler os sofrimentos de Camões, era choro atrás de choro. Poréeeem, acabei ficando doente no meio da leitura e até que me compadeci por alguns sentimentos presentes em alguns sonetos.
No geral, é muito pedante, não sei, não é uma leitura gostosa, estava na minha estante há tantos anos que me obriguei a ler.

Catherine.Mendes 27/06/2023

Pra quem gosta do gênero, é bom
Bom = marquei várias páginas e postei vários sonetos kkkk eu sou péssima em dar adjetivos a esse gênero, porém, gostei bastante e não foi o que eu esperava (que era um negócio muito mais rebuscado).

Maria5869 01/06/2023

Citação de sonetos de Luis de Camões
"Nos livros doutos se trata, que o grande Aquiles insano deu a morte a Heitor troiano;
mas agora a fome mata o nosso Heitor lusitano."
"Só ela o pode acabar, se essa vossa condição liberal e singular não mete entre eles bastão bastante para o fartar.não do sol, mas da candeia, é sombra daquela Idéia que em Deus está mais perfeita.
E os que cá me cativaram são poderosos afeitos que os corações têm sujeitos;
sofistas que me ensinaram maus caminhos por direitos."
" Destes, o mando tirano me obriga, com desatino, a cantar ao som do dano cantares d'amor profano por versos d'amor divino.
Mas eu, lustrado co santo Raio, na terra de dor, de confusão e de espanto, como hei-de cantar o canto que só se deve ao Senhor?Querendo escrever um dia o mal que tanto estimei, cuidando no que poria, vi Amor que me dizia:
escreve, que eu notarei.
E como para se ler não era história pequena a que de mim quis fazer, das asas tirou a pena com que me fez escrever."

anaclaraleitegomes 25/05/2023

Sonetos de Camões
Primeiro, é importante dizer que não li nessa edição da Martin Claret, li em uma tal de "bom livro"
É um conjunto de sonetos escritos pelo Camões, sobre amor, glória e etc. Possui todas aquelas características de um poema clássico: a linguagem rebuscada, a presença de musas e o melodrama
Gostei muito, mas acho que não leria de novo. Separei algumas frases que vou guardar no coração.
?Livros que estou lendo pois entram no currículo obrigatório escolar de língua portuguesa.

Regiane13 15/03/2023

Conheci os sonetos do Camões através dessa novela que assisti com os meus 10 anos e desde então tentei procurar os benditos sonetos, mas nunca encontrava.

No fundamental não achei e muito menos no ensino médio. Também não tinha internet e em nenhum lugar achei esse livro, que tanto queria.

Lembro que eu amava essa novela e quando começava eu corria para a sala e ficava encantada com esse casal. Até hoje não entendo, mas bem.. Graças a esse soneto conheci diversos escritores da nossa literatura que hoje, tenho muito orgulho.

incensodelavanda 08/03/2023

Tentando sair da ressaca
Foi uma leitura muito crua, realista e dolorida. Eu devo ter demorado quase um mês pra ler (ressaca literária?) mais acho que isso que tornou a leitura cativante

1 | 2 | 3 | 4 | 5