Sonetos

Resenhas - Sonetos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

incensodelavanda 08/03/2023

Tentando sair da ressaca
Foi uma leitura muito crua, realista e dolorida. Eu devo ter demorado quase um mês pra ler (ressaca literária?) mais acho que isso que tornou a leitura cativante

Alynecordeiro 16/02/2023

Eu sempre gostei da escrita de Camões porém esse livro me surpreendeu porque a maioria dos sonetos foram bons a maioria se fossem escritos em livros seriam favoritados meus

miguelsuzarte_ 27/01/2023

contraponto à expectativa
melhor dos que li no último ano. os sonetos são fáceis de ler, contrapondo a cruel expectativa associada aos clássicos. de vez em quando, uma ou outra palavra pode causar confusão, mas nada que uma pesquisa de poucos minutos não possa resolver.

Patrícia Brito 11/01/2023

Sonetos de Camões
Poemas maravilhosos e inspiradores! Me alegra saber que não foram perdidos pelo tempo. É intrigante ver os efeitos do amor nesses versos de quase 500 anos atrás. É um grande privilégio poder ler essa obra!

"Vossos olhos, Senhora, que competem com o Sol em fermosura e claridade, enchem os meus de tal suavidade que em lágrimas, de vê-los, se derretem.

Meus sentidos prostrados se submetem assim cegos a tanta majestade; e da triste prisão, da escuridade, cheios de medo, por fugir, remetem.

Mas se nisto me vedes por acerto, o áspero desprezo com que olhais me torna a espertar a alma enfraquecida.

Ó gentil cura! Oh, estranho desconcerto! Que fará o favor que vós não dais, quando o vosso desprezo torna a vida?"

Camões

Cicero 31/12/2022

Excelente livro. Entretanto, para que a pessoa possa se situar bem na obra, acho importante que se conheça um pouco sobre a literatura portuguesa. Na minha opinião, chegar "limpo e seco" em cima de uma obra dessas pode deixar muita coisa interessante passar sem ser percebida.

Khaolinha 29/12/2022

Preciso de serotonina porque esta leitura foi deprimente.
Como me sinto depois de ler este livro: DEPRIMIDA.
Eu devo me odiar pra pegar um livro assim em pleno final de ano que por si só já tem uma bad vibes pesada.

Beatriz.Heinzle 10/12/2022

Exatamente o que eu esperava
Li pois é leitura obrigatória da UNICAMP.
Foi exatamente o que eu esperava de um livro de sonetos de Camões.
Não gosto pessoalmente de sonetos mas esses por serem de Camões são cativantes pela riqueza histórica.
Não posso dar menos de 3 estrelas pro melhor escritor português, porque o livro é bom e Camões é Camões.

hay anne 01/12/2022

Luís de Camões, vc tá bem? ?
Achei bem depressivo, faz muito tempo que o li, mas a tristeza a angústia nos sonetos de Camões nunca saíram de minha memória.
Ele consegue passar muito bem o que ele sente através das palavras e eu achei isso incrível.

Além disso, não só de depressão vive Camões, temos vários sonetos sobre mitologia também, que eu achei super interessantes. Os meus favoritos!
A escrita dele é muito linda, por mais que haja palavras bem "ultrapassadas" e difíceis de entender (claro ne).

Gostei, não tenho mais o que dizer.
Fiquei com dó de tanta dor que Camões sentia, meu Deus que "sofrência" desse homem, viu? Mas foi uma experiência boa, eu acho.

@bibliotecagrimoria 24/11/2022

Ícone do classicismo português. As referências na elegância dos sonetos desse livro à mitologia grega é feita com uma qualidade e nível inigualados na língua portuguesa. Pra quem pretende ler é necessária atenção, alguns sonetos têm uma estrutura um tanto difícil de compreender.

Henrimath 08/10/2022

Uma nova forma de enxergar o mundo
As diversas poesias, carregadas da cultura da época, me impressionam com sua aplicação aos dias atuais. Refletir sobre o significado de cada um dos versos trouxe uma experiência única para mim.
Não sou fã de poesias, comecei a ler para fazer um trabalho da faculdade, acabei perdido por horas nesse livro que me fez repensar o significado diversas coisas que, antes, acreditava entender com maestria.

Recomendo ler diariamente.

Leticia2256 23/09/2022

?A vista, que em si mesma não se atreve,
Por se certificar do que ali via,
Foi convertida em fonte, que fazia
A dor ao sofrimento doce e leve.?

Estudei as análises e li os poemas escolhidos para o vestibular da UNICAMP, que satisfatório? Poemas que mexem com a gente, uma leitura bonita e com sentimento.

Poli 28/07/2022

Por incrível que pareça eu acabei gostando, mesmo tendo que ler por ?obrigação ?. Pra quem gosta de literatura ou quer sair da sua zona de conforto literária, só vai.

Tales 05/07/2022

Amor é fogo que arde sem se ver
Através das palavras conseguiu eternizar seus pensamentos e suas emoções. Sinceramente, achei muitos sonetos chatos e maçantes de se ler... Mas mesmo assim é possível extrair muita coisa boa de Camões!!!

Gosto de ver diferenças na escrita, fugir da forma com que estamos acostumados a ver tais palavras, além de possuir várias reduções, com o uso recorrente do apóstrofo!!!

Tininha 14/05/2022

Paradoxo e rebuscado, Camões
Com suas métricas e rimas beirando a perfeição, Camões conquista pela sua genialidade no bom uso das palavras, que mais parecem querer nos confundir a respeito do amor e suas múltiplas faces. Sempre demoro a ler porque mais do que querer apenas entender o jogo de palavras, gosto de me debruçar sobre a poesia e apreciar cada verso, é minha concepção de boa leitura.

Maria 01/05/2022

Não consigo ??
Cara eu queria muito gostar do corninho português, mas assim? k
Alguns sonetos eu consigo realmente gostar como ?sete anos que Jacob servia?, que é o meu favorito
Mas acaba ficando maçante porque você tem um livro com sla 60 sonetos de Camões e a maioria aborda os mesmos temas da mesma forma.
Não nego que o autor é um gênio, um Shakespeare português por assim dizer. Mas eu não acho que só por ser um gênio tudo que ele escreve deve ser endeusado.
Além disso paga tanto de romântico mas deixou a namorada morrer afogada pra salvar Os Lusíadas ?? KKKKKKKK
Enfim, não sou muito fã desse gênero mesmo, mas em relação às análises eu prefiro o livro publicado pela UNICAMP, apesar de serem só 20 sonetos lá

1 | 2 | 3 | 4 | 5