Da Terra à Lua & Ao Redor da Lua

Da Terra à Lua & Ao Redor da Lua Júlio Verne

Resenhas - Da Terra à Lua / Ao Redor da Lua

Alessandro.Aguilera 20/11/2023

Um visionário
Jules Verne é um visionário. Que história incrível, uma mistura de 20.000 Léguas Submarina (parte muito descritiva da ciência, se tornando cansativa), com Viagem ao Centro da Terra (com uma imaginação incrível para o século IXX. Vale a pena a leitura.

Juliana.Rissardi 23/12/2021

Uma adaptação dos anos 50 em preto e branco, muito boa para quem ama os clássicos e os quadrinhos antigos.

Tamiris.com.i 23/05/2021

"- A sua fraqueza chega à loucura - respondeu o desconhecido com manifesto mau humor.
- Tanto melhor - replicou o francês -, se a minha loucura me levar à Lua!"

Renata 05/02/2021

Aventura clássica
O livro é composto por 2 partes: na primeira se descreve como um grupo de americanos decidem ir a lua e todos os passos para completar o projeto. A segunda parte é continuação da primeira, e mostra o que aconteceu após o lançamento do projétil. O livro é bastante interessante sob o aspecto de ver uma visão de um autor do séc XIX sobre como seria ir a lua e o que se esperaria lá chegando. O autor da muita informação científica dos conhecimentos da época para justificar as decisões tomadas. Apesar desse ponto interessante, o autor utiliza muito esse recurso e o que deixa o livro um pouco repetitivo. Isso pode tornar a obra um tanto maçante para o leitor.

Alexandre 02/05/2015

Da terra á lua/Ao redor da lua
Os membros do Gun Club, um clube formado após a guerra da América, tiveram a idéia de estudar e conhecer melhor a lua por meio de um projétil. Depois da guerra na América, Tom Hunter, Bilsby, coronel Blomsberry e J.T. Maston decidem entrar em um clube formado em Baltimore, o Gun Club, onde o presidente se chama Barbicane.
Os membros do Club tem a ideia de estudar e aprender sobre a lua. Resolvem então mandar um projetil destinado ao espaço, para a lua. Os membros do clube se reúnem para resolver alguns problemas sobre a fabricação, tempo e lançamento do projétil.
O projétil deve ser lançado no dia 1° de dezembro para chegar à lua quatro dias depois, a meia noite em ponto, quando está mais próxima da terra. Existe, porém um inimigo de Barbicane, chamado Nichol, que dúvida da capacidade do sucesso do clube e aposta que o projetil não subirá, ou cairá na cabeça das pessoas. Barbicane aceita a aposta podendo pagar uma aposta altíssima caso a idéia falhe. Depois do resultado da primeira tentativa de lançamento, na Flórida, o Gun Club recebe um bilhete de um misterioso francês chamado Michel Ardan que pede para ir dentro do projetil nessa viagem fantástica.
Depois dessa carta acontece várias reviravoltas e eles partem para a lua com Barbicane, Nichol e Michel Ardan, ocorrem muitos problemas, más eles voltam a salvo para a terra ajudando muito a ciência.

Diego 21/08/2014

Da Terra a Lua
O escritor francês Júlio Verne é uma das figuras literárias mais veneradas de todos os tempos. Uma explicação para isto pode ser encontrada no livro Da Terra à Lua (Editora Melhoramentos), uma das obras mais famosas do autor.

O livro narra as descobertas dos membros do Clube do Canhão que, com o fim da Guerra da Secessão, ficam entediados e sem motivos para exercitar seus conhecimentos e capacidades de guerra. Mas esta melancolia logo é quebrada pelo presidente do Clube, que lhes apresenta planos que podem levá-los, literalmente, da Terra à Lua.

Narrado em terceira pessoa, a história faz inicialmente uma ironia aos mentores políticos americanos; mas, sem deixar de lado o tom irônico, Júlio Verne segue a história, creditando-lhes o maior feito científico alcançado pelo homem. Na realidade, Verne apenas confirmava a ideia que corria em sua época de que o futuro e o progresso estavam na América.

O foco inicial é simples; os membros do Clube do Canhão estão reunidos, lembrando as glórias de um recente passado e se queixando de, após terem servido ao seu país com armas e lutado nos campos de batalha, estarem agora entregues ao esquecimento e à ociosidade. Esperançosos, olham para o futuro, mas não veem nenhuma perspectiva de guerra se aproximando.

É nesse ânimo que andam as coisas quando o presidente do Clube, Sr. Impey Barbicane, convoca-os a todos para transmitir um comunicado. Quando já estão reunidos, se espremendo apertados nos salões espaçosos do Clube, ele fala calmamente sobre um ambicioso e viável projeto que surpreenderia a todos e os manteriam ocupados: criar um projétil que, dotado de uma boa velocidade inicial, poderia alcançar a Lua.

Essa é a base de toda a trama. O livro, lançado em 1865, surpreendeu o público por sua precisão científica e pela ideia ousada que defendia – que o ser humano um dia alcançaria a Lua. Mas, afinal, era apenas mais uma obra de ficção. Entretanto, 104 anos depois, acontece o impossível: uma equipe de norte-americanos chega à Lua em uma nave tripulada. Exatamente como Verne previra.

Este livro sintetiza o espírito de Júlio Verne; em sua vida, foi mais do que um escritor de ficção científica. Era uma pessoa que acreditava na capacidade do homem de fazer o impossível e descobrir os mistérios do desconhecido. Por esta razão, esta obra é dedicada a todos os seres humanos que acreditam em si mesmos, sem, entretanto se orgulharem de sua singularidade no Universo.

São por estes motivos que o francês é venerado; ele é um inventor de realidades. Suas obras foram se cumprindo ao longo das décadas e dos séculos. Não porque Verne fosse um profeta. Simplesmente porque ele não via no improvável e impossível um limite para o ser.

por Diego B. Oliveira

site: http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

Waline 15/06/2014

Desisti, mas voltei e terminei
A história contada é super interessante, é um tema diferente do que estamos acostumados a ler, principalmente pela época em que o livro se ambienta. Porém, eu desisti dele, e de contragosto voltei a ler, ele é meio cansativo e os personagens se enfiam em conversas cientificas muito descritivas. Também há urras, palmas e Hippies a todo o instante, sem contar que alguns personagens chegam a ser chatos de tão positivos que são. Talvez não seja meu tipo de leitura, mas, não é um livro que eu gostaria de voltar a ler e nem indicaria pra alguém.

Lili Machado 23/03/2013

Julio Verne consegue nos trazer de volta a um tempo quando grandes homens podiam e deviam fazer grandes realizações.
Julio Verne ambienta a América da Guerra Civil, que decide criar uma arma especial que pode atirar um projétil da Terra à Lua.
O líder Barbicane, teve a maravilhosa idéia de enviar um canhão para a lua.
Tudo enlouquece quando o aventureiro Michael Arden aceita dirigir o tal canhão. E começa a corrida espacial.
Como, na verdade, fomos à Lua desde 19692, e nunca mais lá voltamos, a idéia dessa viagem tem conotações emocionais da época em que o livro foi escrito, em 1865.
Na verdade, são dois livros num só exemplar – Da Terra à Lua e Round the Moon.
Round the Moon foi escrito em 1870, e detalha a estória dessa viagem, inclusive quanto à questão de existir ou não, vida na Lua.