As Relações Perigosas

As Relações Perigosas Choderlos de Laclos

Resenhas - As Relações Perigosas

Clio0 28/03/2024

Uma das maiores obras políticas já publicada.

As Relações Perigosas são uma crítica social e um retrato da elite francesa no fim do século XVIII. A escrita, feita de forma epistolar, narra pequenos momentos da vida da Marquesa de Meurteil e do Visconde de Valmont - duas cobras políticas que diminuem o próprio tédio e aumentam sua influência através de pequenos jogos de sedução e ruína.

Chordelos de Laclos não escreveu com uma função moral tal obra. Seu desprezo pelos personagens retratados (e influenciados) se revela na forma quase obscena que expõe suas vidas e pensamentos. É o desdém revelado no olho e na ausência de palavras bonificadores que evidenciam a opinião do autor mais do que qualquer palavrão ou vilipêndio poderiam.

A trama é densa: Valmont e Meurteil apostam sobre a sedução de uma jovem, Cécile. Esse ato, inicialmente o resultado de despeito e vingança por parte de Meurteil, acarreta cenas de duelo, ruína, e morte.

Várias peças e filmes foram e ainda são produzidas baseadas na obra de Chordelos de Laclos, mas as mais populares em terras tupiniquins ainda são Dangerous Liaisons (1998) com John Malkovich e Glen Close, e Cruel Intentions com Sarah Michelle Gellar e Reese Witherspoon em uma versão moderna.
FernandaPianca 28/03/2024minha estante
Estou lendo esse também ?

Mawkitas 28/03/2024minha estante
Tenho esse aqui em casa na prateleira onde fica minha fila de livros para ler. Vou dar uma olhada nele hoje.

Robremir 29/03/2024minha estante
Segundas intenções tem uma trilha sonora espetacular que gosto muito. E estão gravando um remake atualmente. Eu tenho está versão na minha estante mas nunca consegui engatar a leitura. Breve tentarei novamente.

Murilo 28/02/2024

Se fosse hj seria prints de WhatsApp, por isso é tão atual!
Foi publicado pela primeira vez em 1782, mas eu garanto que não parece, a história da teia de manipulação e sedução tramada cuidadosamente pela marquesa de Merteuil e com a ajuda do visconde de Valmont na corte francesa na era pré-Napoleão, através de 175 cartas, é um clássico indiscutível.
Não vou negar talvez fique um pouco cansativo ali na metade, algumas cartas são longas demais, mas é muito pouco, precisa de paciência mas uma vez que você cede à obra você vai ser presenteado com as fofocas mais quentes que você já leu, garanto!
Personagens cuidadosamente bem desenvolvidos, uma estilo de narrativa EXTREMAMENTE inovador, engenhoso e muito funcional e uma trama maravilhosa e crítica que satiriza sem dó a sociedade, não só francesa como do mundo todo. O que nos faz ser alguém numa sociedade é o status mas uma vez que temos status o que mais podemos querer? O que fazemos com o ócio? O que fazemos com essa ociosidade que temos depois de termos o status? A dupla de "As Relações Perigosas" dedicam suas vidas ao prazer deles e à desgraça dos outros, mas esquece que tudo é finito.
Um final arrebatador e um romance histórico satírico fortíssimo e extremamente atual porque, seremos sinceros, invés de cartas, se você hoje seria prints de WhatsApp, por isso é tão atual!

Gabriel 26/01/2024

Faltou sal...
Dizem as màs línguas que esse livro foi o estopim pra revolução francesa, acho exagerado, uma vez que Sade tecia críticas muito mais vorazes e escandalosas sobre a sociedade francesa. Porém, é preciso exaltar a genialidade de sátira/crítica do Laclos nessa obra. Enquanto Sade usava de toda aquela depravação pra traçar um perfil da aristocracia francesa, Laclos faz o mesmo, mas de forma sutil, embora os dois protagonista sejam dois libertinos, não há nenhuma descrição despudorada a respeito das relações sexuais dos personagens, Laclos tem uma escrita bem rebuscado, embora o mesmo só tenha esse livro como uma grande obra, é inegável o talento de escrita dele que mantém uma estória que prende a atenção por meio de cartas.
Por mais que a estória seja incrível, por vezes chega a ser muito arrastada, com falta de reviravoltas que nos mantenha preso na narrativa, superando essas partes sem sal, o final é incrível e atesta a revolta dos franceses quando o livro foi publicado, é um clássico insuperável e digo mais, o que utiliza de melhor forma a narrativa epistolar, pisa sem dó no drácula do Bram Stoker que é uma chatice.

Rildery 08/11/2023

ESCANDALOSO!
Imagina se aquela conversa do zap vazar... Aqui foi tipo isso. Laclos foi genial ao criar a narrativa do vazamento de cartas de um grupo da sociedade burguesa. Consegui imaginar o escândalo que foi o lançamento desse livro na época. A brancalhada deve ter pirado com as explicitas descrições de sexo, estupro, fofoca, mentiras, adultério, depressão, libertinagem, e tudo o que há de melhor!
O formato epistolar te prende e te deixa intimo dos relatos escritos. É uma sensação que você está invadindo a privacidade de um grupo popular que fala mal de todo mundo.
Uma experiência divertida se você é fofoqueiro.

Sofia 04/10/2023

Relações Perigosas
A leitura é extremamente irônica, do início ao fim. É muito bom ver o desenvolvimento dos personagens e os comentários sarcásticos feitos como alfinetada. Odiava Visconde no início e no meio já era meu favorito, história bem trabalhada e que emociona bastante, além de que mostra as reais facetas e pensamentos da sociedade que se mascara todos os dias. Faz com que você perceba a influência, mesmo que só de uma pessoa, pode mudar toda sua existência. Muito bom, leiam.

giovqnacr 19/07/2023

- As Relações Perigosas
Achei a leitura um pouco arrastada, porém contém trechos e frases bonitas que conseguem fazer você refletir sobre o amor e a vida

Yasmin1372 25/06/2023

Escandaloso e incrível!
?Quem deixaria de estremecer, ao pensar na desgraça que uma única relação perigosa pode causar??

O livro é incrível e a história é maravilhosa, a forma que ela é escrita é ainda mais interessante. Escrita em epístolas, no começo pode parecer um pouco complicado de entender por conta de algumas palavras mais rebuscadas, mas justamente por ser escrita em forma de cartas fica muito fácil de se fazer entender cada acontecimento, ainda mais com a ajuda de notas de rodapé.

Falando sobre a história, ela é maravilhosa. Tudo começa quando os principais e interessantíssimos protagonistas, o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil decidem brincar com a vida e os sentimentos das pessoas como se não fossem nada, eles fazem isso por divertimento, para sair do tédio, e empregam crueldades, mentiras, enganações e traições o tempo inteiro. É incrível eles serem tão odiosos, mas tão admiráveis pela incrível inteligência que possuem. Só podemos sentir pena de quem acaba se envolvendo em relações perigosas com essas duas terríveis criaturas, um salve para Cécile, Danceny e a madame de Tourvel, que sofreram enganações, seduções e traições na mão desses dois.

Eu amei como a história ia se desenvolvendo, como cada trama ia sendo muito bem conduzida e eu me deparava com coisas inimagináveis, enfim, muito incrível. No começo eu demorei pra engatar a leitura mas chega uma hora que você não consegue parar porque o livro é simplesmente uma coletânea de fofocas contadas em cartas, não tem como não ser bom. O final é incrível demais, tudo vai se encaminhando na potência máxima e você fica louca pra saber o que vai acontecer e fica mais louca ainda quando descobre.

Vi pessoas falando que o livro foi um dos incentivadores para a revolução francesa, e não me admira que seja verdade, ela descreve fielmente a corte francesa da época, pessoas fúteis, libertinas, vis, cruéis, ricos que não tem mais nada para fazer e se divertem usando e abusando do sentimento das pessoas ao bel-prazer. Uma obra-prima!

@bibliotecagrimoria 26/05/2023

Adorei o encerramento do livro. Pode parecer meio simplório querer ver finais onde vilões se dão mal. Mas, ao passar tantas páginas vendo o visconde mau caráter e a marquesa desgraçada aprontando tanto, a gente se sente tomado por uma vontade de justiçamento ^^.
Eu indico esse livro, sem dúvidas, pra quem curtiu O Retrato de Dorian Gray. A filosofia hedonista, o mau caratismo dos protagonistas, além de escândalos da sociedade da época, são elementos marcantes aqui. Um livro e tanto.

manu368 23/04/2023

Fofoca
Achei o livro muito arrastado, so no final que fica bom, os personagens são mt chatos também, so salva o valmont e a marquesa de merteuil.

Martony.Demes 21/04/2023

Uma obra no formato epistolar que apresenta histórias da burguesia daquela época e suas facetas maléficas e aproveitadoras.

Valmont e Merteuil eram vis. Muito estrategistas, eles tramavam diversas estratégias para enganar, se passar por vítima em certos momentos! E as vítimas eram cordeirinhos que facilmente eram dominados.

EM geral achei o livro muito prolixo, repetitivo e até enjoado! Um clássico, mas não me agradou!

Julio.Argibay 08/04/2023

Zap
PagBank PagSeguro

Anúncio

Planos e Taxas Diferenciados

Aceite pagamentos via QR Code Pix e não perca nenhuma venda.

(Sem título)

Thu 08:49

Amizades perigosas de Pierre Choderlos de Laclos é uma obra elaborada com uma técnica em que os personagens se comunicam através de cartas e bilhetes. Então, vamos a ela. A primeira estória é sobre a jovem Cécile Volanges, ela acaba de chegar do convento.

UD

UEFS/Email Secretaria Especial de Registro de Diploma - DAA

Certidão de diploma_ 071.3759.2023.0008251-83

Mon 27/03

Prezad@s, Estamos encaminhando o(s) documento(s) solicitado(s) por e-mail com assinatura eletrônica e certificação digital. O(s) documento(s) emitido(s) está(ão) assinado(s) por meio de certificado digital pelos agentes públicos responsáveis e con

SD

Secretaria Especial de Registro de Diplomas

Re: Certificado de Conclusão do Curso - 071.3759.2023.0008251-83

Mon 27/03

Olá Julio, bom dia! Informamos que o seu processo não foi encaminhado para o setor de diplomas, pois após a formatura e emissão do diploma não se emite mais certificado de conclusão e sim Certidão de diploma ou a 2ª via. Diante da sua solicitação, e

🤬 #$%!&

Coord. de Registro e Documentação de Graduação - UEFS

Re: Historico Escolar 071.3759.2023.0008251-83

Fri 24/03

Prezado Julio, Informamos que a respeito do Certificado de Conclusão ou Diploma, recomendamos que entre em contato com a Secretaria Especial de Registro de Diplomas (SERD) para obter maiores informações, através do endereço: serd@uefs.br. Atenciosam

BI

B3 - Área do Investidor

Julio, já conferiu seu extrato de Março?

Wed 22/03

Dicas para facilitar sua declaração de Imposto de Renda. Olá, Julio, Você está se preparando para declarar o Imposto de Renda 2023? É, a gente sabe, só de pensar na trabalheira que dá vem aquela preguiça... mas quem foi que disse que precisa ser tã

UD

UEFS/Email Registro e Documentação Acadêmica - DAA

Historico Escolar 071.3759.2023.0008251-83

Wed 22/03

Prezado (a)Julio, Em atendimento a sua solicitação, encaminha-se o (s) documento (s) emitido (s) e assinado (s) digitalmente por meio de certificado digital pelos agentes públicos responsáveis e contém a mesma validade jurídica da assinatura manual.

ED

Expediente da DAA

Re: Conclusão de Curso: Solicitação - Certidão

Tue 21/03

Bom dia! Prezado, o documento foi incluído e seu processo encontra-se no Setor responsável. Atenciosamente, Átila. Em ter., 21 de mar. de 2023 às 09:04, julio almeida escreveu: Enviado:

ENC:

Tue 21/03

Julio Cesar Pedreira Valerio Argibay TECNICO DE CORREIOS JR BA/SE/GERAT/REATE02 JulioArgibay@correios.com.br (75) 9810-2447/9

(Sem título)

Para:

julio almeida

Thu 06/04/2023 08:49

Amizades perigosas de Pierre Choderlos de Laclos é uma obra elaborada com uma técnica em que os personagens se comunicam através de cartas e bilhetes. Então, vamos a ela. A primeira estória é sobre a jovem Cécile Volanges, ela acaba de chegar do convento. A mãe quer que ela case com o Conde de Gercourt, que é bem mais velho do que ela. A Marquesa de Merteuil tem um rixa com o conde, que é seu primo, e pede ao Visconde de Valmont que seduza a jovem. Vamos a segunda estória. O Visconde  informa a Marquesa que ele recusa a tarefa (nota-se aqui que eles foram amantes) e diz que tá interessado em outra mulher, a Presidenta Tourvel, que é casada. O cavalheiro Danceny está fletando com Cécile as escondidas (a trama tá se complicando). A Presidenta fala  à Sra. de Volanges sobre a estadia do Visconde e sua tia a Sra. de Rosemonde, na casa dela. A marquesa insiste para que ele seduza a jovem Cécile. A presidenta descarta o visconde e está magoada pela insistência. O Visconde vai se vingar da Sra Volanges, seduzindo Cécile. Cécile, pressionada, dispensa Danceny. A marqueza pede o Visconde para manipular Danceny. A Sra Volanges encontra as cartas da filha. O visconde de aproveita de Cécile. No final o caus se estabelece. Uma tragédia grega cai sobre os amantes.

yasneryst 28/03/2023

Cabeça vazia é oficina do capeta?
Uma CTPS assinada e não existiria esse livro.
Puxando o contexto histórico e entendendo toda a crítica que esse livro carrega é fácil de entender porque chocou tanto na época.
É difícil ouvir umas verdades.
É um romance epistolar, dos quais não sou muito fã, mas ao mesmo tempo é envolvente por ser uma grande fofocaiada com vários pontos de vista.
Uma farofinha do século 18.
Os personagens não atraem muita simpatia. Talvez pela falta de identificação. Mas não dá pra dizer que você, como leitor, não sente nada por eles.
Ora uma pena profunda, ora um sentimento de vergonha alheia misturada a desprezo são sendo desenvolvidos e aumentados a medida que você avança na leitura.

Enfim, em resumo, pra mim é um ótimo livro pensando no contexto dele, mas uma leitura meio xarope se o que você gosta mesmo é de sentir fortes emoções.

Marcos606 22/03/2023

A roleta das paixões
Exploração de sedução, vingança e maliciosa, apresentado na forma de cartas fictícias coletadas e publicadas por um autor fictício. Foi sugerido que a intenção de Laclos era a mesma de seu autor fictício no romance; escrever um conto moral sobre a nobreza francesa do Antigo Regime.

As relações perigosas é uma contra tese literária ao romance epistolar exemplificado por Pamela ou, virtude recompensada. Enquanto Richardson usa a técnica das cartas para fornecer ao leitor a sensação de conhecer os pensamentos verdadeiros e íntimos do protagonista, o uso que Laclos faz desse recurso literário é o oposto: apresentando ao leitor visões totalmente conflitantes do mesmo escritor ao se dirigir a diferentes destinatários, cabe ao leitor conciliar história, intenções e personagens por trás das cartas. O uso de personagens duplicados com uma face virtuosa pode ser visto como uma crítica complexa ao imensamente popular romance epistolar de moral ingênua.