O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério Neil Gaiman...

Resenhas - O Livro do Cemitério

André L. Pavesi 20/06/2010

Nada como uma visão difrenciada!
Acredito que todos conheçam a importância do autor e de sua obra para o mundo dos chamados "quadrinhos para adultos" - ele praticamente criou uma das vertentes mais importantes do gênero com seu trabalho em Sandman. Seu talento é mais do que comprovado e atestado.

Agora pegue a premissa básica desse livro - garoto é criado pelos fantasmas de um antigo cemitério inglês após o assassinato de sua familia por algum tipo de organização criminosa sinistra.

Nas mãos de alguns autores, teriamos um livro de terror, enquanto outros enfocariam o lado policialesco, investigativo da coisa toda. Neil Gaiman, ao contrário, resolveu investir no lado lírico, melancólico por trás do tema. O tratamento dado aos elementos sobrenaturais nesse livro, fantasmas, ghouls, lapides e afins, é de um lirismo melancólico impar, uma visão profundamente humana, mostrando um lado inesperado e tocante. Saltam aos olhos do leitor não fantasmas e monstros morto-vivos, mas individuos, pessoas com sentimentos, motivações, nuances de personalidade e idiossincracias próprias.

Uma melancolia inexplicável, uma sensação de estar fora do lugar, permeiam o texto todo, quase como uma dolorida saudade de algo que não se conheceu.

Thiago Oliveira 29/11/2010minha estante
Poxa Pavesi, deve ser um ótimo livro ou talvez tenha sido a sua ótima resenha que tenha feito passar essa impressão! Gostei do fato de você ter falado que Gaiman usa o lirismo na sua narração e isso atraiu bastante minha atenção, espero poder ler esse livro um dia!
Bela resenha, abraços literários!

Gunnar.Gustavo 20/04/2012minha estante
Perfeito André!
Um menino criado por fantasmas só poderia ser uma pessoa má? De modo algum, Nin é tão ingênuo que em certas ocasiões é difícil acreditar que ele seja humano, pois oq ue vemos nos jornais, com crianças agredindo professoras nos faz pensar onde está a inocência que na nossa época nos fazia brincar em um cemitério como se fosse um playground... Muito bem escrito e ricamente ilustrado, uma leitura mais que recomendada.

emocionanda 23/06/2012minha estante
Fique com mais vontade de ler agora....

Leticia 24/08/2012minha estante
Sou suspeita pois sou muito fã de Gaiman, mas esse livro mexeu particularmente comigo.

Denise 05/12/2012minha estante
Adorei a sua descrição. A história me fez, por diversas vezes, resgatar memórias da minha infância, quando eu ía passear na casa do meu pai e ele morava ao lado de um cemitério e eu ía quase todos os dias passear lá. Isso me fez desmistificar todo esse "pavor" que as pessoas têm de cemitério. Eu olhava as fotos e datas das lápides e ficava imaginando quem e como teriam sido essas pessoas. Enfim, a história é surpreendente e fiquei imaginando como foi a vida do Nin depois que ele foi para o mundo e se, depois de sua morte, voltou para junto de seus amigos.

Day 19/10/2022minha estante
Amei a resenha!

Aline MSS 01/07/2022

Triste, porém lindo!
Esse é o típico livro q vc começa esperando uma aventura light e simples, mas o autor te dá um tapa na cara desde as primeiras páginas e te entrega algo triste. O final desse livro me lembrou de Chaves, qdo todos da vila vão viajar e ele fica sozinho. Q tristeza!???

A história é bonita, mas tristeeee e particularmente como alguém q já experimentou o luto de um ente próximo, não sei q recomendaria pra todas as pessoas. Me engatilhou um pouco, mas Neil Gaiman vale o esforço!

O q tem no livro:
- Um mistério com um bom plot twist;
- Bons personagens e ótimas ilustrações;
- Um pouquinho de aventura;
- Magia e tristeza sem fim.

Li o livro junto com as 2 HQ's. Lia o capítulo do livro e o da HQ logo em seguida. Não existe MTA diferença e eu recomendaria mais a HQ do q o livro. Senti o impacto da tristeza nos 2 formatos. Sim, Sou doida!??
O e-book vale à pena, mas se fosse presentear alguém eu escolheria as HQ,'s.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 30/06/2021

"As pessoas acreditam que serão mais felizes se elas se mudarem para outro lugar, mas logo percebem que não é assim que funciona. Para onde quer que você vá, leva a si mesmo"
"Para Ninguém Owens, criado desde bebê por fantasmas e seres de outro mundo, a morte é apenas a morte e o perigo está na vida, do outro lado dos portões do cemitério. Lidar com os vivos é a lição mais difícil que o menino terá de aprender. Tão difícil quanto crescer."

Depois de muito pesquisar, não encontrei o autor destas palavras, mas não poderia deixar de usa-las. Resumo mais completo e que faz o leitor querer ler esta obra, improvável encontrar.
Desde seu nome ao conteúdo, O Livro do Cemitério tem uma camada perceptível logo de primeira com O Livro da Selva - inspiração essa declarada por Gaiman.
Autor este, nada mais nada menos que, vencedor da medalha John Newbery - prêmio literário concedido para o autor mais distinguível para a contribuição à literatura americana para crianças.

Em primeiro momento, parece uma estória macabra para criancinhas - mas quem disse que só criança pode ler essa maravilha?
Uma das características que me prendem atenção nas obras do Neil Gaiman é a duplicidade com que ele consegue escrever. Apesar de muitos de seus livros serem considerados para o público infantil, quem já atingiu a maioridade consegue se sentir cativado e observar as mensagens que cada obra traz.

A imaginação do autor é o que faz o diferencial para todos seus livros. Cada nova estória escrita por ele fez com que eu me apaixonasse ainda mais por este livro – tendo em vista como ele consegue abordar um tema que é tabu para muitos, e criar um mundo leve com ele, apesar disto.

Nesta estória, conhecemos o protagonista Ninguém Owens, uma criança nada convencional, criada por seres humanos que passaram desta para melhor. Toda a criação de Ninguém é diferente. Tendo em vista que, seus lugares preferidos para brincar são entre os túmulos de seus conhecidos post mortem. Sim, ele é uma criança viva, mas que apesar dos infortúnios que o levaram ao Cemitério da Colina, foi adaptado ao mundo dos mortos.
Apesar de existirem seres já transformados, em decorrência da maldade ou do esquecimento dos vivos - até mesmo por terem falecido há muito tempo - no momento em que somos apresentados à um lado um pouco mais obscuro do além, não faltou delicadeza e embasamento para a explicação de como foram morar no Cemitério da Colina.
Contando com aventuras emocionantes vividas pelo protagonista e sentindo na pele suas novas experiências e descobertas, não poderia ter deixado de me emocionar com a sensibilidade das palavras e situações que foram criadas em torno da relação dos vivos com os finados. Em especial, como ele chega ao fim.

É um livro muito bem elaborado, desde seu enredo, às suas inspirações e à sua sensibilidade e respeito com o tema morte. Apesar de muitos evitarem, por medo, falar sobre morte, é um livro que elimina qualquer resistência ao assunto e te faz mergulhar neste universo à fundo. Foi meu primeiro contato com Neil Gaiman e recomendo à todos que ainda não leram obras do autor.

IG literário: @pontoparagrafo23
Site: pontoparagrafo.art.br
Lelouch_ph 04/07/2021minha estante
Amei sua resenha e fiquei confuso por conta do nome do menino kkkkk. Vou te seguir no insta.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 04/07/2021minha estante
Ahh fico muito feliz que você tenha gostado ? segue a gente lá sim. Acompanhar as novidades. O nome do menino é um tanto quanto peculiar, né? KKKK mas é um livro que vale muito a pena, viu. Recomendo

Lelouch_ph 04/07/2021minha estante
Me interessei muito.

Isaaquit0 12/07/2021minha estante
Quero muito ler esse amo os livros do Neil

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 12/07/2021minha estante
Isaac, leia sim. Vale muito a pena. Adoro os livros dele pelo fato de serem universos únicos

Iarlys 08/10/2021minha estante
Meu filho quer muito esse livro. Recomendaria esse livro a uma criança de 10 anos?! Rsrsrsrs.

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 08/10/2021minha estante
Larlys, é um livro muito fofo. Super recomendo. O autor ganhou um prêmio de literatura infanto-juvenil por essa obra. Apesar de se passar no cemitério, em nenhum momento menciona a morte de forma escrachada. Tenho certeza de que vale a pena. Vai fundo hahaha

belligna 14/06/2023

Gostei bastante dessa adaptação para quadrinhos. Faz muito tempo que li "O livro do cemitério" e já não lembrava de muita coisa, então foi ótimo poder voltar um pouco pra essa história.

Uma das minhas partes favoritas e que me marcou muito é a descrição do Silas.

"O homem chamado Jack era alto. Este homem era mais alto. O homem chamado Jack usava roupas escuras. As roupas deste homem eram mais escuras. As pessoas que viam O homem chamado Jack quando ele estava cuidando de sua vida ficavam perturbadas. O homem chamado Jack olhou O estranho e foi O homem chamado Jack que ficou perturbado."

Ansiosa pra ler o volume 2. Recomendo.

laxxal 23/12/2021

O livro do cemitério conta a história de Ninguém, um bebê perde seus pais assassinados e passa a ser criado por uma família de fantasmas em um cemitério. Nin vive entre os mortos até a sua vida adulta, sendo protegido pelos fantasmas e aprendendo sobre suas histórias ao mesmo tempo que constrói a sua.

Sou fã de Gaiman e da forma com ele ele conta as histórias, sempre trabalhando muito bem a imaginação com os elementos da fantasia. Achei esse um livro bem tranquilo de ler, sem tanta profundidade ou acontecimentos muito impactantes, mas bem legal sim.

Esperava uma coisa com esse livro e encontrei outra totalmente diferente, mas não me decepcionei com sua qualidade, recomendo!

psraissafreire 12/12/2020

A vida e a morte ensinam muito
Ganhei esse livro de um amigo incrível (aliás, se você estiver vendo isso: muito obrigada mesmo e eu te amo demais) e logo percebi que era do Neil Gaiman, autor de Coraline (única obra que tinha lido do autor até aquele momento e favoritado).

Nesta leitura conheci Ninguém Owens, que quando era apenas um bebê, fugiu de um assassino que matou seus pais e sua irmã mais velha. O local de refúgio foi um cemitério cheio de seres sobrenaturais que começam a cuidar da criança; é praticamente isto que vamos acompanhar: o crescimento do protagonista.

A história é recheada de aventuras fantásticas, que com sutileza trazem ensinamentos bem importantes sobre nossa trajetória pela vida. O Garoto Owens é como qualquer humano: sente dúvidas sobre suas necessidades, futuro, decisões... mas também há a questão da sua origem. A pergunta "quem sou eu?" tem uma estrutura tão simples, mas o seu significado é bastante complexo e importante para a construção de nossa identidade.

Os personagens são outros super acertos do Neil Gaiman; muito cativantes e com histórias interessantes, o autor soube intercalá-los de forma inteligente e especial. Até mesmo o vilão foi inserido de uma forma tão avassaladora e com toques sutis de mistério que me faziam querer saber mais e mais sobre ele.

Sobre a minha edição do livro: diagramação ao meu gosto e - MEU DEUS - que ilustrações MARAVILHOSAS! Dave McKean conseguiu capturar o clima do enredo de maneira surreal. Bom, eu vi alguns erros na ortografia, mas nada que tenha atrapalhado minha leitura.

Minha conclusão seria que é uma obra real, gostosa e interessante de ler. Mostrou-me que a vida merece ser vivida, mesmo que tenha momentos assustadores. Obrigada aos que leram até aqui... E obrigada, Neil Gaiman! ??

"Você é sempre você, isso não muda, mas estamos mudando e não há nada que se possa fazer a respeito disso." ?
Nelsin 12/12/2020minha estante
Aaaaa ??

Nelsin 12/12/2020minha estante
Otima resenha, quero muito ler ele ??

psraissafreire 12/12/2020minha estante
Leiaaa! Vale muito a pena ????

Maria4556 20/12/2021

Tava esperando uma HQ (desenho com pouco texto) e recebi o contrário (bastante texto e poucos desenhos), mas tudo bem jkkkkkk eu adorei o livro e me tirou da ressaca literária

Naty__ 14/07/2022

(parte 2 da resenha)

Na segunda parte da história, temos o retorno de uma personagem bem marcante que acaba se tornando alguém especial para Nin. Anos se passam entre um livro e o outro; agora já maiores, o reencontro é bem bonito e a pessoa resolve ajudá-lo a descobrir um pouco mais sobre o seu passado. Por quem a família de Nin foi morta, os motivos, onde ele morava e tantas outras coisas mais.

Foi uma leitura gostosa, de ambos os livros – mas o segundo foi o que mais gostei. Devorei no mesmo dia e acredito que vocês irão gostar.

Cinara... 01/02/2022

" "E sempre há gente que acha que a vida fica tão insuportável que a melhor coisa para fazer é apressar a transição para outra dimensão da existência."
Elas se matam é isso?
De fato.
E dá certo? Elas são mais felizes mortas? Às vezes a maioria não. É como as pessoas que acreditam que seriam mais felizes e se ela se mudarem para outro lugar, mas que logo percebem que não é assim que funciona. Para onde quer que você vá, leva você mesmo..."

Amo o livro é um dos meus favoritos da vida, e amei a HQ, tudo colocado em cores fica muito mais mágico!

B.norte 24/07/2023minha estante
Já li o primeiro volume. Preciso ler esse! ?

belligna 24/07/2023minha estante
O livro também é muito bom!!

Pam 24/10/2020

O Livro do Cemitério
A história começa com um terrível assassinato de uma família, seguimos os passos do assassino Jack, que não nos é revelado o motivo pelo qual quer matar a família, mas que segue seu plano e o finaliza. Contudo, ele deixa para o final assassinar o bebê da família, mas o bebê consegue fugir engatinhando da casa até chegar em um cemitério, e lá ser resgatado.
Lá acaba sendo adotado por fantasmas no cemitério, o criando como se fosse seu filho.
Seu guardião "Silas Owens" se apega ao menino e o protege do assassino que matou sua família, ensinando a se proteger até a idade adulta.
O menino "Nin(guém) Owens" acaba crescendo e se familiarizando com os mortos, fazendo amizades, descobrindo o mundo dos vivos... Muito curioso sobre o mundo lá fora, Nin começa a se aventurar sozinho fazendo amizade com uma menina (Scarlett), da qual se apega e partem para aventuras pelo cemitério.
A menina então vai embora, voltando para sua cidade natal, e Nin começa ir para a escola ter uma educação formal, depois disso o menino começa a se envolver com outras crianças e acaba se comprometendo...

O livro dá uma sensação de nostalgia da infância, ligada com a curiosidade mórbida com coisas das quais não nos são comuns numa história, quebra estereótipos. Gaiman nos leva ao mundo da fantasia de maneira curiosa. Coisas que nos despertam outro lado da vida.
Da ingenuidade, á sabedoria da experiência das quais passamos, e que com ela aprendemos.

Naty__ 14/07/2022

Minha primeira experiência com o autor foi com “O oceano no fim do caminho” e gostei da forma como foi desenvolvida a história. Na época, dei 5 estrelas e acredito que agora, numa releitura, não seria tanto assim – por isso não pretendo reler, porque algumas obras são boas assim.

Essa é a versão em quadrinhos do Neil Gaiman com adaptação de P. Craig Russell da obra bestseller do The New York Times. Esse é o primeiro volume, que vai contar a história de Ninguém Owens.

Nin é um garoto que passou por um processo difícil em sua vida, logo no início dela. Saiu de casa, sem que ninguém percebesse, enquanto ainda era bebê, quando seus pais foram brutalmente assassinados. Ele acabou parando num cemitério, passando a ser a sua nova residência juntamente com os fantasmas. Como ele era muito novinho, obviamente não tinha noção da sua antiga família, do seu nome e sequer conseguiria voltar para casa se não fosse com a ajuda de alguém. Então seu nome “Ninguém Owens”

A história é bem estranha, eu sei. Mas é surpreendente ver o desenvolvimento do garoto e as suas dificuldades. Seu primeiro contato com a comida, com as lições e seu aprendizado sobre o local em que vive.

Embora pareça aterrorizante, a história consegue ser leve. As ilustrações são ótimas. Dá pra ler em apenas um dia e já embarcar no próximo livro.

Confesso que o final não foi o que eu esperava, mas entendo, até porque ainda tinha a continuação – e é claro que já devorei.

Leticia 14/08/2020

Neil Gaiman versão Romance de formação

Uma família é assassinada. Um bebê consegue escapar, misteriosamente, e quem se encarrega de sua criação? Os fantasmas de um cemitério antigo, há muito fechado pela Prefeitura.

Esse é só o começo da história. Não há grandes surpresas nem explicações muito elaboradas. Mas a imaginação do Neil Gaiman, a forma inigualável que ele tem de contar uma história, isso o leitor percebe em cada página.

Esse livro é uma excelente porta de entrada pra obra desse autor incrível, não só pra quem ainda tá começando a carreira de leitor, mas pra quem quer começar a experimentar conhecer mais sobre os mundos incríveis que o Gaiman consegue criar.

"- Como vou encontrar você da próxima vez?
Nin disse:
- Eu a encontrarei. Não se preocupe. Basta ser você mesma e eu a encontrarei."

Gaiman❤️