O Livro do Cemitério

O Livro do Cemitério Neil Gaiman...

Resenhas - O Livro do Cemitério

Bi_Oliveira 30/04/2021

Meu amor por esse homem só aumenta!
Não sei mais o que falar sobre Neil Gaiman e suas obras eu fui com as expectativas no alto e elas foram maravilhosamente superadas, o cara é um gênio e suas obras são incríveis.
Esse livro é lindo e encantador, mesmo a maioria dos personagens não aparecendo tanto quanto deveriam, você ainda assim se apaixona e se apega a eles.
Mais um favorito para lista!?

@montowskihelena 30/08/2020

Neil Gaiman é com certeza um autor que eu admiro muito. Eu sinto que as histórias dele tem um clima muito único,o que deixa seus livros com um toque mais especial.
Este livro não me cativou tanto como eu queria que tivesse me cativado. Mas com certeza é uma história muito amável e gostoso de ler (apesar de alguns momentos sérios e tensos).
Ao decorrer da vida de nosso querido Ninguém Owens,aprendemos coisas como:
- A família e a nossa casa com certeza será o lugar mais confortável do mundo;
- As pessoas crescem e mudam;
- Devemos ser corajosos,espertos e confiantes em nós mesmos nos momentos difíceis;
- Devemos se orgulhar de quem somos,de onde viemos e da nossa história.
O Livro do Cemitério está na lista do livros que com certeza irei apresentar pro meu irmãozinho que está a chegar...
??

juliaememo 30/08/2018

Um livro que adorei
Esse livro conta a história de um menino que foge de casa ao ataque de um assassino chamado Jack e entra em um cemitério, lá fantasmas o encontram e o criam. Desde de então, sua vida nunca mas foi normal!
Ninguém era o seu nome, apelidado de Nin. Seus pais fantasmas adotivos diziam que o mundo lá fora era muito perigoso, não podia sair das grades do cemitério, por causa disso se metia em muitas enrascadas com o mundo exterior.
Neste livro embarque nas aventuras de Nin e seus amigos fantasmas, veja o que Nin fez para sua vida ser legal naquele cemitério e descubra como ele conseguiu realizar um dos seus sonhos.
Neil Gaiman fez um ótimo trabalho escrevendo esse livro, e as ilustrações de Dave McKean ficaram perfeitas para cada momento da história!
O que será que Nin irá fazer?

Mariane Sena 09/04/2022

Como eu AMEI isso!
Eu não esperava que essa fosse uma leitura cinco estrelas + favoritado. Neil Gaiman é meu autor favorito, mas de seus muitos livros, eu nunca dei muita atenção para esse, até por ser infantojuvenil, mas eu já devia ter aprendido a lição de JAMAIS subestimar o Neil nos infantojuvenis depois de ter lido Coraline e Stardust.

Enfim, que surpresa incrível, me apaixonei por essa história cheia de realismo mágico e personagens estranhos e cativantes. Acho que meu favorito é o Silas, que eu deveria ter percebido mais cedo o que era, inclusive, no fim parecia óbvio, mas de todo jeito, amei descobrir.

Eu não sei bem o que dizer, não imaginava exatamente que história Neil ia contar a partir da premissa de um garoto que é criado e mora em um cemitério, ele poderia fazer qualquer coisa com uma premissa como essa, mas amei o caminho que ele tomou, a princípio pode parecer epistolar demais, quase aleatório, mas ler Neil Gaiman sempre implica em só entender muita coisa depois da metade do livro, não acho isso um problema, fui super bem ambientada a história e aproveitei cada página dela, uma leitura super leve e mágica, tudo que eu estava precisando e nem sabia que precisava até ler.

Acho que se tornou um dos que mais gosto do autor, tudo bem que gosto de tudo que ele escreve, mas esse é realmente memorável, quem me dera ter lido ele mais nova também, teria sido incrível.

Enfim, eu amei amei amei.

Ley 07/05/2020

Mórbido, cheio de humor e uma história emocionante
Neil Gaiman já conquistou um espaço no meu coração quando li outras obras suas. Ao ler O Livro do Cemitério, tive uma surpresa muito boa. A obra se trata de uma história sobrenatural envolvendo vários elementos mórbidos, como fantasmas, cemitério, assombrações e etc.

Uma história assim vindo de Gaiman promete muitas coisas. Primeiro, ele sempre coloca subjetividade em suas obras e nos deixa com uma pulga atrás da orelha sobre o que é de fato real ou não. Outra coisa interessante a seu favor, é que uma história de aparência tão mórbida, com uma pitada de humor do autor, dá um excelente livro.

Nele, um bebê teve sua família morta por um homem chamado Jack. O bebê engatinhou até o velho cemitério que ficava perto de sua casa e lá alguns seres lhe ajudaram a sobreviver. Agora órfão, ele é acolhido por alguns fantasmas residentes no cemitério. Os guardiões do lugar lhe concederam liberdade no cemitério, mesmo não sendo um morto.

A ideia de um bebê ser criado por fantasmas é absurda, mas aos poucos vamos nos acostumando a isso. O garoto é chamado então de Ninguém Owens, com um apelido carinhoso de Nin. A evolução dele é gradual e acompanhamos esse crescimento durante a leitura.

Nin começa a ter aulas dentro do cemitério, com pouca interferência dos vivos. Ainda sendo alvo do assassino de sua família, ele não pode sair do cemitério até tudo acabar. Acompanhar seu crescimento, permite ao leitor que também tenha uma noção de como é a convivência dele com sua família adotiva.

Os capítulos mais parecem pequenos contos sobre sua evolução e interação com os outros fantasmas entre outras coisas sobrenaturais. Há alguns seres ainda mais trevosos no livro, como ghouls. O humor mórbido deixa tudo mais leve e as vezes até esquecemos que se trata de uma história sobre um garoto criado por fantasmas em um cemitério.

Há pouca interação de pessoas vivas com Nin, ele arruma uma amizades em determinadas ocasiões, mas a relação serve para nos mostrar como a estranheza de se deparar com alguém como Nin, pode afetar um julgamento, levando uma pessoa a desprezar a outra.

O fato de Nin ser rejeitado por essas pessoas, me deixou extremamente solidária com ele. Ele vive em um intermédio entre o mundo dos vivos e dos mortos, o que lhe dá algumas vantagens em ambos os casos.

O livro é curto, lindo e ainda possui algumas ilustrações. Apesar do tema parecer pesado, essa é das obras de Gaiman mais leves que li e que de fato recomendo para todo mundo. Ele não contém nenhum pingo de maldade.

Especulei até mesmo algumas ideias quanto a subjetividade empregada por Gaiman em sua obra. Nin pode ficar no cemitério e ver os fantasmas até certa idade, e isso me deixou pensando sobre a imaginação de uma criança. Não estou dizendo que a obra seja um devaneio de Nin, mas que talvez seja graças a sua imaginação pura que ele tenha conseguido ver fantasmas.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/01/resenha-o-livro-do-cemiterio.html

Narry 26/12/2020

É um livro muito bom de ler, me passou uma vibe coraline, e a história em si é muito interessante, esse universo pequeno, mas ao mesmo tempo tão cheio de detalhes que o Gaiman criou, que é simplesmente incrível!!

Marcos Santos 22/01/2022

Uma história peculiar
Uma narrativa surreal que se passa num cemitério esquecido e abandonado pelos moradores. A história conta a vida do bebê Nin que é acolhido pelos habitantes do cemitério depois de uma tragédia. E a partir disso os acontecimentos vão desenrolando até desfecho surpreendente.

Lali 26/08/2023

O universo de Gaiman é sempre rico e interessante. Crescer e descobrir o próprio caminho é uma tarefa árdua, que aqui é transmitida de maneira fantasiosa e lúdica, com as mesmas dúvidas e anseios que temos, mas com muito mais magia rsrs.

Babi 10/07/2021

Favoritado
O autor tem uma sensibilidade incrível. Retrata a morte em seus livros de uma forma linda, trazendo personagens jovens porém cheios de coragem. Segundo livro favoritado do autor.

Aline Araujo 17/12/2023

Nin e Silas >>>>>
Achei a premissa do livro fantástica! A construção dos cenários e apresentação dos personagens foi muito inteligente.

Nin e Silas têm todo meu coração! A única coisa que eu não gostei foi a chata da Scarlett surtando no final, mas nem isso estragou o meu amor pelo Nin e pelo Silas (eles são incríveis!)

Adorei e recomendo muito! É super rápido e divertido.

William 19/12/2020

Uma aventura incrível entre os mortos e vivos.
Nessa versão em HQ da história O livro do cemitério de Neil Gaiman, temos cinco capítulos e mais um interlúdio fechando o volume 1. No primeiro capítulo temos como tudo começou, o assassinato dos pais de Nil, como ele parou no cemitério, como os mortos o aceitaram e como começou a sua vida em solo sagrado. Já no segundo capítulo a história gira em torno da amizade de Nil com uma menina de fora do cemitério. No terceiro capítulo temos a aventura do Nil fora do cemitério com alguns novos “amigos”. Já no quarto capítulo temos envolvimento dele com uma bruxa que ele pensa ser mau e envolvendo em mais confusões. No último temos o encontro de dois mundos, mortos e vivos, por uma noite.
É uma história muito linda, mesmo com seus horrores, possui muitos momentos emocionantes, onde aprendemos a lidar com as diferenças, entender como o preconceito é cruel (a história da bruxa) e que a morte é uma transição entre dois mundos. Uma parte que me chamou bastante atenção foi sobre o suicídio, onde Nil pergunta quando a pessoa se mata se resolve os problemas e Silas dá entender que não, somente carrega os problemas para outro lugar.
As ilustrações ficaram muito lindas. Os ilustradores estão de parabéns juntamente com a editora ROCCO pela bela e caprichada edição. As ilustrações conseguem nos levar a sentir os personagens dentro da história levando muitas vezes sensações tais como terror, medo, raiva, alegria e esperança. É uma leitura que indico para todas as idades.

nicolas 17/01/2023

Quando tentei ler esse livro pela primeira vez, eu acabei abandonando a leitura, não tinha maturidade o suficiente para entender a história.

O livro trás uma sensação inexplicável desde o começo. A cada página que você passa você se sente mais conectado com o personagem, a saudade ou nostalgia por algo que você não sabe exatamente o que é, mas o personagem acaba te transmitindo isso. Conforme o personagem vai entendo o significado por trás das coisas você também consegue compreender. Nin (o protagonista) aprende várias lições sobre a vida e as pessoa, e de alguma forma o autor consegue te fazer se sentir tão conectado, que parece que as lições são para você.

Esse livro me ensinou e me fez compreender muitas coisas, sempre vai ter um lugar especial no meu coração.
Suzana.Kawai 17/01/2023minha estante
Eu amei também. Achei incrível que, para o Nin, o medo da morte não fazia o menor sentido. Mas o medo da vida sim.

Darty 17/01/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso, um dos meus favoritos

Laura 27/10/2020

Perfeito
Um "terror" para crianças no melhor estilo Gaiman. Achei o livro divertido, apaixonante e um pouco assustador, uma ótima leitura para o período do Halloween ?