Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - O Parque dos Dinossauros

Daniel Pellegrino 27/01/2010

Simplesmente perfeito.
Eu sempre adorei o filme e quando descobri que tinha o livro também fiquei doido. Demorei um pouco mas acabei comprando e finalmente li \o/.

O primeiro filme foi baseado nesse livro, porém o livro (como sempre) é muito mais completo, com mais personagens, mais acontecimentos e até mesmo mais dinossauros. Na verdade nesse livro tem coisas do segundo e terceiro filme também, eles mudaram bastante nos filmes, acho que pra ficar mais comercial, e se o filme é bom, o livro é 100 vezes melhor.

Michael é um ótimo autor, esse sim pesquisa muito antes de escrever um livro, além da história que já prende sua atenção, ele fala bastante de genética (pra explicar como os dinossauros foram criados) e acaba falando um pouco de programação (informática), por causa dos programas avançados e modernos que o parque tinha. E isso foi uma das coisas que eu achei muito legal, ele explica as coisas com gráficos, tabelas, códigos ... enfim, o cara é foda hahaha.

Recomendo esse livro pra quem curte uma boa história de ficção. Apesar de muita gente pensar que o livro não tem graça, porque o legal mesmo é ver o dinossauro no filme, com todos os efeitos especiais, eu digo pra deixar esse pensamento de lado, pois a história é tão bem contada e os detalhes são tão bem relatados, que você passa a fazer parte da história, e vive todas as emoções hahaha.
Lidiane ** 03/06/2014minha estante
Sempre adorei o filme desde de pequena. Quando criança era viciada em dinossauros...quando descobri que existia esse livro..procurei logo ele em pdf pra ler...só li três capítulos e adorei...infelizmente consegui terminar de ler...quero comprar o livro e terminar a leitura..tô muito curiosa...esse livro é muito massa..!!!!

Jean Felix 22/04/2015minha estante
Adoro os filmes, li sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro! parabens pela resenha!

Andrias 14/10/2018minha estante
Estou lendo e tenho a mesma impressão que você.

Gab 21/12/2020minha estante
Vejo muita gente falando que viu primeiro o filme... comigo não é diferente. Desde pequeno adorava os filmes e quando descobri que toda a franquia foi inspirada em um livro, fiquei com muita vontade de ler. Fico feliz em dizer que o livro não me decepcionou em nada. Foi uma leitura muito divertida, quando vi já tinha acabado as mais de 500 páginas.

Marllon 15/07/2022minha estante
O livro é fantástico

Gabriel1994 25/12/2023minha estante
Esse foi o livro q me fez gostar de ler é fantástico, sempre amei os filmes principalmente o primeiro mas o livro é fantástico, tem ótimas cenas de tensão, mortes brutais, e um vilão impressionante, diferente do filme esse livro NÃO É PARA CRIANÇAS

JAnselmo 29/12/2023minha estante
Comprei ontem. Leitura para 2024.

Diego Lima 11/04/2022

O ser humano movido por suas ambições financeiras e da exploração da natureza pode chegar em patamares inimagináveis. Em Jurassic Park acontece justamente isso, através do estudo de DNA´s fosseis extraído de animais pré-históricos um grupo de investidores resolve apostar na recriação da vida extinta: Dinossauros.

Michael Crichton consegue nos levar para uma aventura em uma ilha repleta de Dinossauros e viver o sonho de muitos estudiosos e admiradores desses animais os quais não andam mais sobre a terra, mas ainda são objeto de muita curiosidade sobre o tempo passado aqui. Entretanto, a história não fica somente nisso, existe toda uma reflexão sobre bioética, ganância e a forma rasa do manuseio da natureza pelos homens (ler-se cientistas) - ou como são classificados: pseudointelectuais.

Para quem assistiu ao filme viverá uma nostalgia muito grande durante os capítulos do livro. Steven Spielburg foi bastante fiel a obra original, todavia, o livro trás bastante informações fundamentais para entender toda a tragédia a qual irá acontecer no enredo, principalmente sobre teoria do caos, desenvolvida de uma forma primorosa.
Ber 15/04/2022minha estante
O livro bom

Thami Zambrano 18/04/2022minha estante
Quero ler

Diego Lima 24/04/2022minha estante
É bom. E tem continuação também.

Larissa Souza 20/05/2022minha estante
Quero muito ler esse

Thiago Araujo 16/11/2021

Se o filme já era bom, o livro é melhor?
Aquela lembrança boa para quem viveu o cinema nos anos 90. Jurassic Park foi um evento absurdo na época e eu mal sabia o quão arrebatador seria o livro hoje.

Que seria melhor que o filme a maioria esmagadora dos leitores já saberia, mas que seria tão mais interessante, foi uma excelente surpresa.

Personagens muito mais interessantes e com mais tempo para construção e evolução e bem mais críveis, fizeram toda a diferença.

Sem falar que discutir a teria do caos do início ao fim foi muito divertido. Uma aventura de virar as páginas e a cabeça.

Vale cada minuto de leitura. Os detalhes são incríveis. Sem falar que não se preocupa em agradar toda a família que vai ao cinema. É Sci-Fi da melhor qualidade.
jusousan 16/11/2021minha estante
melhor que o filme? caramba! e eu amo muito os filmes. Quero ler logo então kk

Thiago Araujo 17/11/2021minha estante
o livro normalmente é melhor que qualquer filme, mas esse é muito bom... dá mais tempo para conhecer melhor os personagens e as relações entre eles. A parte científica também ganha mais tempo e explicações. Vale muito!

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Amei esse livro! Achei a narrativa fácil e rápida, curti o enredo e devorei esse livro. Não vejo a hora de ler o segundo livro.. super recomendo essa leitura. Um dos meus favoritos do ano!
Vanessa.Dalalibera 13/11/2022minha estante
Tem continuação? Não sabia...

Thays184 22/02/2023minha estante
Siim, Vanessa, tem o outro, se chama O Mundo Perdido.

Vanessa.Dalalibera 22/02/2023minha estante
Grata pela informação.

Jorge Luiz da Silva 07/03/2024

Um enredo envolvente
O autor foi muito feliz na criação dessa história. Acertou em cheio depois de várias tentativas. Um enredo que prende o leitor o tempo todo. Me agradou bastante.
ivy! 07/03/2024minha estante
Adoro o filme, preciso ler o livro ainda!?

J. Silva 02/03/2024minha estante
Bela resenha. Esse livro acaba de entrar para minha lista .

_lendoemsaturno 02/03/2024minha estante
Obrigada, fico feliz por isso e espero que goste do livro.?

Danilo sm 18/08/2020

Debate ou Crítica à ciência?
É inevitável a comparação com o filme que é um grande marco do cinema e da minha infância. Infelizmente, ter essa concepção prévia não foi tão bem para eu aproveitar todo o clima do livro, que é bem diferente.

Possui no início um estilo que lembra um tipo de documentário/reportagem pela introdução com grandes discussões do meio científico (este segue pelo resto da história) e, conforme avança o desenvolvimento, gera um suspense em torno da misteriosa Isla Nublar, juntamente com espionagem industrial e a introdução de muitos conceitos da biologia, paleontologia que possuem uma base comprovada no mundo real. Realmente é como uma aula de ciências, porém com algumas surpresas em forma de animais pré históricos.

No entanto o que deixou a desejar foi a atuação das personagens Lex e Ellie Satler - que no filme têm certa importância - as quais foram quase deixadas de lado, uma grande falha. Mas isso pode, juntamente com a teoria do caos que permeia a história toda, ser interpretado como uma crítica ao meio científico, com base nos debates propostos por Ian Malcom e a participação igualitária de cientistas (demonstrando como há pouco delas e como são vistas as suas atuações pela ótica de cientistas mais velhos, como no caso da participação de Ellie Satler).
Somando a isso, há os perigos de uma ciência irresponsável e suas consequências catastróficas.

Com isso, Crichton fez sim um livro muito bom, que é uma grandiosa ficção científica muito bem embasada.

_boraleo 23/01/2023

Gostei bastante
Um ótimo livro, para quem gosta dos filmes de Jurassic Park, pois se trata do material original.
O livro traz uma expansão e contrução de mundo muito instigante, com situações de perigo realmente empolgantes, foi muito divertido e tenso ao mesmo tempo.

Nati Amend @livrosdanati 27/01/2020

JÁ ESTAVA ESCRITO QUE EU IRIA FAVORITAR
Onde eu estava com a cabeça que demorei tanto tempo para ler Jurassic Park? Eu sempre fui apaixonada pela produção cinematográfica dirigida por Steven Spielberg e por pesquisar sobre dinossauros, então era óbvio que este livro me prenderia de todas as formas. Ainda bem que corrigi este erro pré-histórico.

Escrita em 1990 pelo gênio Michael Crichton, a obra tem como pano de fundo a corrida científica que aconteceu neste período, envolvendo pesquisas sobre o uso e a clonagem de DNA. No livro — assim como na franquia homônima— o milionário John Hammond investe todo seu dinheiro em expedições que pretendem recuperar o DNA de dinossauros, para então, poder reproduzir estes animais em laboratório.

A fim de exibir o seu bem sucedido projeto ao público, Hammond então cria um parque que funciona como uma espécie de zoológico. E é exatamente aí, ao tentar aprisionar e subestimar estas novas formas de vida, que tudo desanda e a leitura se torna um thriller frenético, repleto de ação e mortes brutais.

Só que o que mais me chamou a atenção no livro não foi apenas a trama em si, mas a forma como a narrativa consegue misturar a ficção científica com reflexões extremamente válidas, sem se transformar em algo cansativo. Os temas abordados são fascinantes, desde a elucidação sobre a Teoria do Caos até os questionamentos sobre os limites que deveriam ser estabelecidos para as pesquisas científicas e tecnológicas.

Enfim, não é só uma história sobre dinossauros. É uma obra que busca revelar o pior da prepotência e da arrogância humana, ao falar sobre a nossa falta de respeito com o meio ambiente e com a nossa própria espécie, em favor da evolução. Simplesmente excepcional!

"A vida na Terra sabe cuidar de si. Não temos poder para destruir o planeta, nem para salvá-lo. Mas talvez tenhamos o poder de salvar a nós mesmos"

site: https://www.instagram.com/p/B5oAIelBNzr/

Thiago 17/07/2022

Superou expectativa
Se você assim como eu já viu a sugestão de leitura desse livro passando por você e por já ter visto todos os filmes da franquia sentiu preguiça de começar a ler : NÃO FAÇA ISSO !

O livro é muito divertido, dinâmico e repleto de detalhes que farão você querer continuar lendo uma página após a outra.
Além disso apesar de muitas similaridade com filme o livro tem alguns pontos e desfechos e acontecimentos diferentes de como acontece na película.

Enfim, uma leitura mais que recomendada principalmente pra quem é fã da franquia jurassic park.
William LGZ 17/07/2022minha estante
Tá na minha meta, espero que eu consiga resgatar antes de sair do catálogo do Prime Reading ??

Thiago 17/07/2022minha estante
Pode ir com fé !
É muito bom!
Eu também li pelo prime Reading?

Isabel 08/11/2022

Favoritado.
Melhor que o filme, claro, tem mais personagens, mais história, mais ação e mais espécies de dinossauros. Simplesmente adorei.
Ansiosa para ler a continuação.

Xuxu 02/06/2021

A história que inspirou o cinema e que você precisa ler!
Eu cresci assistindo os filmes de Jurassic Park, e cá entre nós, morrendo de medo daqueles dinossauros assustadores virarem realidade e virem me pegar rs
Apesar do medo, eu não me cansava de ver de novo e de novo, me encantar com aquele mundo tão bem construído e ficar tensa com tantas cenas de ação.

Muitos anos depois, continuo assistindo e sendo fã, principalmente dos mais recentes, e quando ganhei esse livro fiquei sedenta de vontade de conhecer a história que deu origem aos meus amados filmes.

Jurassic Park conta a história de um grande empresário, milionário, e que sonha em trazer de volta a vida criaturas extintas há milhões de anos. Porquê? Para colocá-las em um parque de diversões e deslumbrar crianças (e adultos) ao redor do mundo.

O que pode dar errado? Bom, segundo a teoria do caos, frisada constantemente na história por um dos personagens, quando se trata de equações não lineares, tudo é imprevisível e vai sair do controle! Então, essas criaturas violentas vão mostrar que não podem ser domesticadas e que são muito mais inteligentes do que o ser humano pensava.

Esse livro me deixou sem fôlego em vários momentos, e em outros eu prendia a respiração involuntariamente de tensão, curti demais a experiência e recomendo pra todo mundo, especialmente aos que assim como eu, já eram fãs desse mundo!

Dayse.Ariane 15/07/2023

Welcome to Jurassic Park! ??
Gostei muito deste livro. Não me lembro se assisti aos filmes quando criança, só lembro de partes , então comecei a ler sem lembrar de nada do enredo e foi show de bola!
As personagens são bem construídas e apresentadas, embora seja um livro de muitas páginas , a maioria dos capítulos são curtos , o que torna a leitura bem dinâmica, as partes técnicas são bem explicadas (de uma forma que dá para qualquer leitor entender) , eu achei a leitura divertida por gostar muito da área da ciência e ao mesmo tempo tensa em alguns detalhamentos de cenas, deu também para refletir em vários aspectos da vida a partir da visão crítica do autor. Muito bom! Recomendo!

Fabricio268 17/01/2024

Divertido.
Não costumo ler a obra depois de assistir o filme. É fato que lerei com as imagens dos atores e das sequências de ação já gravadas na mente, e isso interfere na criação das cenas quando leio o livro. Não é um grande empecilho, mas veda um pouco a criatividade do cérebro em criar cenas próprias. Isto posto, a diversão é a mesma e continua garantida. O livro, como já comentei, é bem mais violento com muitas cenas dignas de The Walking Dead.
Michael Crichton aproveita seu trabalho para discutir os avanços irresponsáveis da ciência, em toda sua abrangência. Discussão que sempre estará em voga, graças a Deus. Também aborda outros temas relevantes que estão aí desde sempre e sempre estarão. Vai lá, leia o livro, você vai ver.
Confesso que já perto do fim fiquei meio entediado de tantos dinossauros e pessoas fugindo deles, mas é apenas a opinião de quem não curte tanto assim ficção científica.
Boa leitura e divirta-se.
Bruno Malini 17/01/2024minha estante
Leia os outros do autor que não são ficção: Sol Nascente, Revelação, Armadilha aérea... muito bons

Thayane Andrade 26/11/2023

Gosto muito de ver os filmes, então foi muito legal ler esse livro e já estou ansiosa para ler o próximo livro! O livro traz mais reflexões que o filme e achei a menina bem chatinha no livro. A leitura achei bem interessante, me prendeu, recomendo!