Como Vencer Um Debate Sem Precisar Ter Razão, Em 38 Estratagemas. Dialética Erística Olavo De Carvalho...

Resenhas -

MartinsAlan 30/07/2023

Livro a ser estudado
Não é possível simplesmente ler essa obra como fazemos com centenas e milhares de livros durante toda a vida. Essa é uma obra que precisa ser estudada, página a página para que possamos ter o completo entendimento do tema. Muito bom livro para uma leitura, abre a mente e já está na lista de releitura e estudo.

Leo 07/07/2023

Dialética eristica
A explicação do Olavo de Carvalho sobre dialética, eristica, retorica e logia é mais interessante que os estratagemas em si. Até porque muitos a gente já faz em discussões e também conseguimos perceber quando é feito pelo interlocutor.

Isaquerlins 17/06/2023

Previna-se da argumentação desonesta
A dialética erística de Arthur Schopenhauer funciona como uma estratégia para vencer o debate sem, necessariamente, ter razão. Muito além disso, previne o contendor de cair nas armadilhas de um adversário desonesto. Uma importante obra para identificar as artimanhas no debate que, muitas vezes, passam despercebidas. O livro é enriquecido ainda pela introdução e conclusão de autoria do prof. Olavo de Carvalho que, naquela contextualiza o animosidade havida entre Schopenhauer e Hegel, razão pela qual a dialética erística foi pensada, depois e ao final mostra em exemplos práticos a aplicação de algumas das 38 estratagemas.

Prof. Moroni 11/09/2022

A melhor edição.
Como é bom ter um filósofo (e artista da palavra) como o Olavo, destrinchando o livro e dando exemplos práticos.
evelly42 11/09/2022minha estante
;-;

Bruno 09/09/2022

A dialética erística é, talvez, a parte mais desinteressante da metafísica de Schopenhauer. Não que seja ruim per se, mas o restante da filosofia schopenhauriana é singular dentro do existencialismo e, ontologicamente, muito mais agradável leitura.
A introdução e os comentários finais de Olavo são essenciais para posicionar Schopenhauer na dinâmica dialética entre Aristóteles e Kant, em contraposição a Hegel (como boa parte dos existencialistas e filósofos em geral que não deram origem a pensadores ou ideologias genocidas nos séculos XIX e XX).
Vale lembrar que, antes de um senhor caquetico e desorientado em redes sociais, Olavo de Carvalho foi um dia um filósofo de contribuição notável em muitos campos, dentre os quais a dialética aristotélica.
O livro, afinal, é interessante em seu contexto histórico e sua aplicação. Os exemplos atuais de Olavo mostram o amplo uso das técnicas erísticas pela esquerda brasileira.
No miolo, as notas de rodapé de Olavo são pobres e muitas passagens em grego e latim passam sem tradução ou explanação.

Deco 03/07/2022

Dialética x Eristica
Esta obra, originalmente, teve por objetivo desmascarar a dialética e seus estratagemas (tecnicas) como temível arma da persuasão, especialmente utilizada por Hegel (maior adversário de Schopenhauer). Porém, nesta edição, Olavo de Carvalho, filósofo brasileiro, traça limites entre a dialética criada por Platão e Aristóteles e a Eristica de Schopenhauer, cujos objetivos foram totalmente desvirtuados da concepção original de ser a "lógica do mais provável" para transformar-se num instrumento meramente retórico.

Olavo nos explicar as utilidades da dialética para resolução de problemas, descobertas e criação de conhecimento, complementando a analítica de Platão (lógica formal). Em seguida, nos mostra como foi desvirtuada e transformada em Erística ao longo dos tempos.

Por fim, nos apresenta o texto de Schopenhauer e comenta cada um dos estratagemas.

Apesar de ser pequena, a obra é densa e necessita algum embasamento para ser compreendida em sua plenitute. Para quem não é filosofo, assim como eu, é um pouco dificil se acostumar com alguns termos, mas nada que um pouco de estudo não resolva.

Marcella.Pimenta 08/06/2022

Você quer ganhar ou buscar a verdade?
O livro pode ser dividido em 3 partes: a 1a trata de dialética x lógica num contexto histórico-filosófico, a 2a elenca os estratagemas e a 3a fala sobre persuasão para além de um debate.

As estratégias do título são abordadas rapidamente (cerca de 40 páginas): umas em 3 páginas e outras em meia página, o que pra mim foi um ponto negativo. Em contrapartida, em alguns casos o autor oferece táticas de "contra ataque".

A busca pela verdade é um exercício que envolve estar seguro de si e disposto a ouvir o contraditório. É importante estar ciente das técnicas de convencimento que podem usar pra te ludibriar.

Ari 24/05/2021

Complexo porém necessário
Em muitos debates, o objetivo não é vencer com argumentos verídicos, porém com base na detração do oponente com que se trava o diálogo. Cabe-nos saber as técnicas usadas para que essa fraude não ganhe palco. Tal livro é um início ao assunto, que por Shopenhauer foi descrito como erística, e pode ser aprofundado pela leitura de Aristóteles em seus tratados sobre dialética e lógica, que, no caso, é beber na fonte.

Bart_lopes 15/02/2021

Ótimo
É um livro denso se for lido com a devida atenção, maravilhoso. O Prof. Olavo me surpreendeu com o humor demonstrado no livro, mas aviso: não é um livro para se ler de supetão, exige atenção e cuidado, seu conteúdo é denso e exige do leitor o mesmo cuidado com que o autor criou esta obra.
Demais seu conteúdo é soberbo e depois que se acostuma com a forma de se expressar do autor, é um deleite, muitas foram as vezes que me peguei rindo do humor picante contigo nele.
RECOMENDO