Relações de Sangue

1 | 2 | 3 | 4

Mih Del Debbio 01/12/2010

Moreno, Alto, Bonito e Sensual
Adorei o livro.
A historia é super diferente do que estamos acostumados em outros livros... o vampiro psiquico é o melhor, sugador de energia e sensações, achei totalmente original.

Clara tem uma amizade nada convencional com Lucila (uma vampira)... eis que aparece outro vampiro na historia precisando muito da ajuda daboa Clarinha, porém esse vampiro é irresistivel demais até pra ela.. e está conseguindo (sem muito esforço) balançar suas estruturas.

O livro é muito bom, com romance na medida certa, muito suspense, sangue e cadaveres... como toda boa historia de vampiro!! Só acho que uma certa parte do livro poderia ter sido mais explorada, seria praticamente o ápice da historia e foi muito rapido.
Stephanie.Neto 13/04/2015minha estante
são 2 livros e isso
mais qual e o primeiro ??

Menino do livro 25/04/2020

Relação de sangue rsrs
Relação de sangue e um livro pequeno e bem leve para ler, conta a história de uma humana que tem uma relação de amizade, com uma vampira, que tem amizade com outro vampiro, que acabar levando a outro vampiro de programa. (kkkkkkkkk) o mais interessante é que o segundo vampiro usa métodos para se alimentar e também de ganha dinheiro em cima disso, ou seja ele oferece serviços a mulheres carentes que sempre vão liga, afim de ter algo, ele sempre vai dar o que elas querem e sempre vai se alimentar delas, já o terceiro vampiro ele faz a mesma coisa, só que ele se alimentar de sentimentos e prazeres, ou seja pra uma dama da o que ele quer, é necessário que elas sejam mordida, e de ainda ele se envolver com mulheres, que já tem um meio dono, ele ainda suga todos os seus prazeres. É bem da hora ler esse livro kkkkk

May 27/02/2020

Amor e ódio
Esse livro foi uma montanha russa de sentimentos. Comecei gostando, depois tive raiva, depois fiquei neutra, depois odiei e finalmente terminei sem saber o que achei. Foi diferente de tudo que li sobre vampiros (não espere paixão)

Aline T.K.M. | @aline_tkm 06/03/2011

Não recomendo...
LEIA MAIS RESENHAS EM:

De uns tempos para cá, mistério e vampiros têm sido dois ingredientes que parecem mais que certeiros para cair no gosto dos leitores. Relações de Sangue une essas duas características, mas não de um jeito tão óbvio como vemos aos montes por aí. A ideia principal do livro é original e a capa também me atraiu bastante. Antes de iniciar a leitura, já achava que provavelmente iria gostar do livro, mas não foi exatamente assim. Sendo simples e direta: o livro não me agradou.

Não gostei das personagens, achei-as insossas. Os acontecimentos são narrados em primeira pessoa por Clara, protagonista da história, que é a personagem que mais me irritou no decorrer do livro. Todo o tempo Clara utiliza-se do sarcasmo e de tiradas que tentam ser engraçadas; em vão, devo completar. E é assim em todo e cada comentário da personagem, o que faz com que o sarcasmo fique batido e óbvio demais; Clara me pareceu uma adolescente querendo ser a palhaça da turma, o que não condiz com a personagem em si.

Podemos olhar pelo ângulo de que o real objetivo é que os acontecimentos sanguinolentos, unidos ao mistério e medo, tenham uma pegada cômica. Ok, faz sentido. Mas ao final do livro, temos reflexões um tanto melancólicas por parte da protagonista, referindo-se a todo o ocorrido como algo que ela jamais poderá apagar da memória, como se tudo tivesse sido um grande ferimento cujas cicatrizes permaneceriam eternas. Tudo isso para depois finalizar com mais um super comentário cômico de Clara. Ou seja, como Clara realmente encarou os fatos vividos? Foram trágicos, porém cômicos? Ou foram traumatizantes de verdade? Terminei o livro sem saber ao certo o que verdadeiramente sentiu a protagonista acerca de tudo aquilo que viveu. Prefiro concluir que nem ela mesma sabia o que pensava e o que desejava, mesmo depois, ao final da história.

A segunda edição, da Giz Editorial, traz um bônus no final. Trata-se de um conto que nos revela como Clara e a vampira Lucila se conheceram. Achei-o interessante, nada além disso.

Apesar de minha opinião negativa, o livro é de fácil leitura, nada cansativo. Além disso, o fato de toda a história se passar em São Paulo foi algo que me pareceu atrativo. Como disse antes, a ideia toda do livro é interessante, mas acredito que poderia ter sido melhor explorada. Para mim, a história permaneceu em um nível bastante superficial, e as personagens em nada ajudaram para fazer com que eu me envolvesse. Este, decididamente, não é um livro que eu recomendaria; exceto no caso de leitores aficionados por vampiros que procuram e têm curiosidade por tudo relacionado ao tema.

LEIA MAIS RESENHAS EM:

AdrianoSiqueira 21/01/2009

Lucila, a Vampira
É incrivel a sensualidade da vampira neste livro.
Martha Argel é uma escritora exemplar e conhece muito sobre o tema.
É um livro obrigatória para quem aprecia os escritores de vampiros brasileiros.

abraços
adriano siqueira

Anny Lucard 25/03/2010

Muito antes dos vampiros do colegial
Muito antes dos vampiros chegarem ao colegial, Martha Argel se antecipou e levou suas crianças da noite para longe dos castelos e cemitérios. Os vampiros no romance da autora, Relações de Sangue, vivem mesmo em plena a capital paulista.

O livro é narrado através dos olhos da personagem Clara, uma mulher que levava uma vida comum e até meio chata, de tão pacada... Isso até Lucila cruzar o seu caminho. Uma inusitada amizade, já que Lucila é uma vampira, a qual acaba envolvendo Clara em seu perigoso mundo, pelo qual a mortal tem um fascínio irresistível. E por conta disso, não é difícil ser convencida pela vampira de ajudá-la em uma investigação, sobre misteriosas mortes em série associadas a um vampiro. Não que os jornais tivessem provas da existência das criaturas da noite, na verdade, foi apenas uma forma de falar, para explicar o caso. No entanto, não quer dizer que o risco de exposição, não exista e isso é o temor de Lucila.

Com uma narrativa envolvente, bem-humorada e com um toque especial de mistério, somado a situações cotidianas da vida em São Paulo, Relações de Sangue é um livro difícil de largar até chegar ao final.

Relações de Sangue de Martha Argel foi publicado pela Editora Novo Século em 2002, tem 168 páginas e é uma ótima pedida também, para quem se assusta com os tijolões lançados atualmente.

robespierr3 05/08/2023

Interessante
Eu comecei achando que seria um romance de vampiro, mas na verdade a história foi para muito além. Gostei da Lucila, gostei muito. Dá de se prever o final mas ainda assim foi interessante.

Coruja 18/07/2011

Descobri Martha Argel ano passado, justamente no Desafio Literário, quando li O Livro dos Contos Enfeitiçados. Ela me cativou de cara com o bom humor com que consegue juntar fantasia e cotidiano, com uma ambientação totalmente nacional – nunca vou me esquecer de quanto me acabei de rir com a história das bruxas que apagam o futebol da face da terra para darem jeito nos maridos... e vêem o feitiço virar contra o feiticeiro...

Assim, peguei Relações de Sangue com altas expectativas... e ela não me decepcionou: dos livros que li para o tema do mês, o título da Argel foi, sem dúvidas, o meu favorito.

Clara, bióloga, tradutora e amiga da vampira Lucila, que conheceu quando foi vítima de um seqüestro-relâmpago (a edição que li vinha, no final, com o acréscimo do conto que narra esse primeiro encontro das duas), acaba por se meter numa trama de assassinato envolvendo um vampiro “moreno, alto, bonito e sensual”, que anuncia seus serviços nos classificados do domingo.

Pois é, um vampiro de aluguel.

Daniel, nossa, hã... vítima, está tendo suas clientes mortas pelo que parece ser algum humano com grande conhecimento de causa. Além do fato de que isso pode atrair uma atenção indesejada para a comunidade dos caninos longos, há o detalhe de que algum maluco estar entrando no território de Daniel, que, como macho alfa que é, não está satisfeito com a situação.

E aí é que Clara acaba entrando na imagem, indicada por Lucila, dando uma de detetive particular. Ela não é detida pelo nascer do sol, e pode passar por uma excelente isca – desde que, claro, Lucila possa ser seu anjo da guarda a todo instante.

Aliás, é curioso que a despeito dos personagens masculinos – Estevão, Daniel -, o cavaleiro de armadura brilhante de Clara seja a Lucila. As duas formam um par curioso e seu relacionamento me lembrou muito o clássico Carmilla, de Joseph Sheridan – e não acho que isso se trate de uma coincidência involuntária.

Há algumas incongruências na história, não nego. Todo o lance de quem está por trás das mortes e o banho de sangue que Clara presencia em sua sala de estar são meio discutíveis, mas só vim prestar atenção nisso quando já tinha terminado a leitura. Enquanto estava com o livro nas mãos, tudo o que eu queria era continuar e continuar, rolando de rir com alguns diálogos e situações, ou me retesando na cadeira com a tensão.

Argel sabe escrever uma boa história, sabe manipular admiravelmente situações cotidianas extraindo delas muito humor, sem cair em armadilhas de mau gosto. Seus vampiros não são necessariamente deslumbrantes e glamourosos, mas são críveis, interessantes, curiosos.

Definitivamente, uma boa leitura!

Ana 18/07/2011minha estante
eu gosto muito desse livro também! (mesmo sem ser uma fã inveterada de vampiros). Mas também sou meio suspeita - conheci a Martha aqui em Ilhéus, na versão ornitóloga. Uma tarde ficamos hoooras de papo na pracinha do acarajé da Irene - e por causa dela me apaixonei pelo Douglas Adams - e na época ela estava escrevendo o Relações de Sangue. Ela mandava os capítulos por email, pra que eu desse palpite. Mas estava gostando tanto da história, tão curiosa, que ao invés de palpitar virou meu folhetim! rs Na primeira edição (não sei nessa nova) eu até consto dos agradecimentos nas primeiras páginas, e vivia me exibindo pros amigos na nobel de Piracicaba :-)
Também li 'o livro dos contos enfeitiçados'. Amei a menininha do vestido amarelo! O único que não gostei foi, acho, o último, mas nem lembro do que se trata.

ArenaFantástica 10/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Relações de Sangue
Daniel é um vampiro de programa. Às suas clientes, ele oferece um encontro inesquecível. Em troca, ele as torna sua principal fonte de energia, drenando seu sangue para se alimentar.

Apesar de ser cuidadoso e drenar somente o necessário, algumas delas começam a aparecer mortas semanas depois de se encontrarem com ele. Ele logo percebe que se trata de alguém procurando especificamente por suas clientes e matando-as.

Devido as suas limitações vampíricas e estando certo de que o assassino se trata de um humano, Daniel recorre a Clara Baumgarten para ajudá-lo com a investigação.

Até Daniel aparecer em seu apartamento, Clara levava uma vida quase normal – exceto pelo fato de saber da...

LEIA MAIS EM:

OU

arenafantastica.com

Cibele 23/08/2010

Daniel é um "vampiro de programa" e acaba de descobrir que alguém está matando suas clientes e tentando incriminá-lo e a única pessoa capaz de ajudá-lo a sair dessa é Clara.

O livro é recheado de suspense e tiradas engraçadas. Ficamos envolvidos no mistério junto com Clara, ansiosos por descobrir quem está no caminho do Daniel. Mas a história não se resume somente a esse mistério. Muitos outros vão surgindo ao longo do caminho, mas nada que eu possa revelar sem estragar as muitas supresas que essa história reserva.

Leia mais em: http://www.euleioeuconto.com/2010/08/relacoes-de-sangue.html

Carolina2647 26/08/2010

Acabei de ler Relações de Sangue e me surpreendi. Confesso que quando vi que era um livro sobre vampiros e brasileiro tive um pouco de pré-conceitos. Achei que iría muito bem saber o que acontecería. "Deve ser mais um desse livros nacionais" pensei, mas tinha algo, não sei bem o quê, que me dizia para dar um chance. Depois li várias resenhas dizendo tão bem do livro que resolvi começar a ler.
Novamente, digo que foi uma grata surpresa. É uma leitura rápida e viciante. Não é um romance vampiresco desses que estão na moda, é um livro que mostra os vampiros como seres realmente perigosos e que matam para sobreviver sem dó ou piedade (com exceção de Lucila que é mais "humana") . Os vampiros não são bonzinhos desses tipo que não se aceitam e ficam com auto-comiseração. E água benta, cruzes, estacas, luz solar funcionam como qualquer vampiro clássico.
Recomendadíssimo.

Cantinho da Carolina - http://bit.ly/cRtLWt

Corinne F. 21/04/2010

Putz velho, os escritores de ficção brasileira estão melhorando muito, e esse livro é uma prova disso
muito intressante a história, adorei

Magda Attié 13/07/2010

Ótima aventura!
Parabéns querida Martha Argel...leitura ótima, bem ao seu estilo, alegre, cheia de tiradas comicas...parece que estou vendo a autora nessa aventura!

Izzy 10/08/2010

Um livro surpreendente.
Adorei.
Foi meu primeiro livro de vampiros, escrito por uma autora brasileira. Ler um livro nacional, escrito por uma pessoa que domina com tanta desenvoltura nosso idioma, foi aconchegante.
A princípio foi estranho ver vampiros num cenário tão próximo, mas acabou sendo muito prazeroso pois como paulistana me senti muito próxima dos personagens.
O livro é um suspense-policial vampiresco com ótima trama, onde Clara (humana) e Lucila (vampira) são amigas. E por conta dessa amizade outros vampiros começam a invadir a vida de Clara, criando um certo incomodo, o vampiro Daniel é extremamente sexy mas está com problemas, e ela decide ajuda-lo para se livrar dele rapidamente. Amigos humanos acabam se envolvendo e o vilão é um ser com poderes sobrenaturais.
Clara acaba se envolvendo mais do que devia com esses seres fascinantes, colocando-se em alto risco.
O final é surpreendente, e depois ainda tem um brinde, um conto relatando o início da amizade de Clara e Lucila.
Deixou um gostinho de quero mais.

Thali Prado 09/08/2010

Porque todo mundo quer uma melhor amiga vampira
Maria Clara é uma mulher normal. Com um namorado normal (o qual ela já não ama mais), com uma vida normal, com um emprego normal. Porém clara, tem uma melhor amiga nada normal.

Lucila é uma vampirinha jovem e bonita, com aparecia frágil e rosto de boneca, mas que de frágil e delicada não tem nada. Ela dá tudo por uma boa refeição, e seu maior sonho de consumo é o pescocinho de sua melhor amiga, Clara.

Um dia Lucila pede a Clara que ajude Daniel, um vampiro moreno, alto, bonito e sensual (palavras da Clara, que tirou isso de alguma música aí rs) que está com sérios problemas.

Acontece que Daniel é um vampiro de programa O.O Eu sei, essa é nova, mas é a verdade. E as clientes dele estão sendo assassinadas.

E lá se mete a Clara a ajudar o vampiro, se transformando em isca de assassino. Claro que as coisas meio que saem do controle e aí é que o livro fica realmente bom.

Eu achei bem diferente o modo da escrita do livro. Ele é bem simples. Com uma linguagem bem simples. A Clara é uma protagonista bem diferente. Ela é uma mulher madura e independente que muitas vezes não acredita que tudo aquilo está acontecendo na vida dela.

E diferente dos livros que se focam na atração que um vampiro exerce sobre uma humana, esse trata mais sobre a amizade de uma vampira entre uma humana.

E a Lucila é um máximo. Uma vampirinha mega fofa, toda sorridente e de bem com a vida. O tipo de vampira que adora ter uma humana de estimação rs

O livro é nacional, e a estória se passa em São Paulo o que é ainda mais legal porque trás para perto de nós (no meu caso que moro perto da cidade de São Paulo) a fantasia que as vezes parece estar tão distante. =D

O livro também contém um extra. O conto escrito pela autora e que deu origem as aventuras de Clara e Lucila.

Detalhe para a capa que tem tudo a ver com a estória e que, eu pessoalmente, achei bem legal.

1 | 2 | 3 | 4