Ua: Brari

Ua: Brari Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Ua: Brari

Caroline 21/06/2012

UA :BRARI...BOA AVENTURA MAS...
Eu amo de paixão o jeito com que o Marcelo Rubens Piava narra a historia, os personagens são tão naturais aos meus olhos :p Esse livro continha tudo o que eu amo na suas narrativas, então neste aspecto fico de boca fechada..porem o que não me satisfez foi o enredo...a historia...no final do livro meio que me perdi, os acontecimentos foram meio opa o que??? então vai de cada um ler, eu não me arrependi mais não foi um dos melhores livros dele!
TSelliach 15/10/2012minha estante
Concordo em gênero e grau contigo. Ele se perdeu bastante no enredo deste livro. Apesar de alguns detalhes marcantes da escrita do Marcelo estarem presentes...

Vinícius 15/06/2014

Errou a mão
Sinceramente adoro o Marcelo Rubens Paiva. Gostei muito de Feliz Ano Velho e de outros nem tão conhecidos ou comentados como Blecaute, mas nesse livro ele errou a mão. Li até a página 180 de 250 e aí não deu mais. Nesse ponto você já sabe o que é pra acontecer na história mas não entende porque e só tem as pontas abertas e aí, cara, qualquer livro que tenha o tanto de coisa aberta que ele deixou pra resolver em menos de 100 páginas definitivamente não pode ser bom/ terminar bem.
Quer um conselho? Procure outro título dele é seja feliz, mas passe longe desse aqui.
Cyntia Bandeira 29/03/2015minha estante
O não és tu brasil é bem mais complexo de entender. também amo muito os livros do marcelo paiva.

Humberto.Yassuo 30/01/2021

(Algumas) Inquietações de Marcelo Rubens Paiva
O terceiro romance de Marcelo Rubens Paiva apresenta uma maior densidade no enredo e narrativa em relação ao anterior, o 'Blecaute'. E chama a atenção, outra vez, as suas inquietações acerca do Brasil.

Nesse romance estão presentes algumas questões muito recorrentes ao modo de se fazer política no Brasil, como o clientelismo, o estreito relacionamento entre poder público e membros da elite econômica, o (nunca explicado) interesse do exército na Amazônia.

Como sempre, apesar da linguagem ultra coloquial empregada nas suas levíssimas narrativas, nenhum romance de Marcelo Rubens Paiva é despretensioso quanto a nossa condição nacional. A escolha da ambientação predominante na Amazônia, dos personagens trazidos à história (políticos, militares, elite e seu poder de influência, indígenas), do triângulo amoroso e seu desfecho são partes do recorte que o autor faz para trabalhar o seu desassossego em relação ao país.

Cyntia Bandeira 08/04/2015

Achei o livro bem interessante. O jornalista, personagem principal, foi bem perspicaz.
Não sei porque o pessoal falou tão mal do livro. Eu gostei bastante.

><'',º> 23/02/2019

"Ua: Brari sempre foi um dos trabalhos mais intrigantes de Marcelo Rubens Paiva. Ao misturar uma história tradicional de amores entrelaçados, traições e drama familiar com lendas, misticismo e política, elaborou uma trama de tensão e relevância para o que ocorria nos anos 80. O aspecto geral em torno da Amazônia não mudou tanto (ou quase nada) nesses anos, porém, ao reler hoje o livro, percebe-se que o tempo não lhe fez tão bem e o impacto diminui.

A Amazônia hoje continua sendo palco de disputas diversas e não obstante a grande maioria sempre quer levar vantagem. Os planos mirabolantes dos governos em 'levar o progresso' para a região tampouco se acabaram, mesmo que tenham diminuído de ritmo, e as disputas com os índios restantes (e agora cada vez mais agregados ao mundo), vez ou outra são destaque nos jornais. Muito menos nossas fronteiras hoje estão livres do comércio ilegal.

Então o que necessariamente faz o tempo diminuir 'Ua: Brari'? O tom com que Marcelo Rubens Paiva escreveu. Há de se convir que obras feitas em um determinado período precisam ser compreendidas de acordo com seu tempo. Temos inúmeros casos desse tipo. No entanto, um dos maiores charmes de 'Ua: Brari' não era o triângulo amoroso entre Fred, Bia e Júlio, ou a difícil relação do messias Zaldo com a família, mas sim o cenário geral em que se inseria."

ADRIANO MELLO COSTA
Trecho da análise do livro disponível na íntegra em

site: screamyell.com.br/site/2011/09/14/livros-uabrari-marcelo-rubens-paiva/

Rodrigo 31/08/2016

Ua: Brari - Do Outro Lado do Mundo
Um bom livro, caracterizado pela maneira desconecta e sagaz da escrita de Rubens Paiva. O suspense que envolve a história, nos faz não querer parar de ler e desvendar o desfecho de personagens tão intrigantes. Algumas coisas não ficam explicadas exatamente, mas contribuem para o conjunto misterioso. Desconstrói ainda o mito amazônico... nem tudo é realmente como pensamos e vemos na TV. Há muito envolvido nesse romance. Sempre serei fã desse autor.

Cinti 06/02/2018

Messias na Amazônia...
Confesso que não foi o livro mais interessante que li do Marcelo Rubens Paiva, ainda continuo gostando mais do Blecaute.
Nesse livro ele conta a história de um grupo que segue pra Amazônia em busca de resgatar o filho de um rico empresário que em busca de se encontrar acabou reconhecido como um profeta amazônico e causando uma enorme corrida para as floresta da Amazônia em busca de uma comunidade utópica.
Mas antes dessa aventura acontecer o autor discorre sobre a vida dos personagens que vão atrás Zaldo, o irmão dele Julio, Fred um amigo de escola e Carmem uma fotógrafa amiga de Fred. Também entra na trama Bia, recém casada com Julio e acaba sendo o pivô de uma intriga entre Zaldo, Fred e Julio. O livro é um pouco confuso, eu tinha lido quando mais nova e não entendi quase nada do livro, nessa segunda releitura ficou bem mais claro todo o enredo.

><'',º> 23/02/2019

"Ua: Brari é o terceiro livro de Marcelo Rubens Paiva, autor do clássico Feliz Ano Velho, romance autobiográfico que marcou toda uma geração de leitores e tornou-se obra de referência na literatura brasileira contemporânea.

Apesar disso, o autor não considera este seu melhor livro: "Pessoas gostam de coisas em Feliz Ano Velho que considero tolas. Meu livro Ua: Brari: passou despercebido. Já encontrei alguns amigos que me falam que é o meu melhor livro. Livro semi-experimental, que escrevi todo ele entorpecido por THC e pela paixão por Guimarães Rosa".

Em Ua: Brari, os dramas de cada personagem se misturam à história recente do Brasil. O livro conta a trajetória do rapaz Fred. Começa com o protagonista parado no acostamento da rodovia Castelo Branco, a roupa encharcada de suor, aguardando o amigo que foi em busca de combustível para o carro. Mas isso não é o pior: ele está indo para o casamento de Bia, sua antiga paixão. Bia vai se casar com Júlio, que é irmão de Zaldo. Todos estudaram juntos quando jovens, mas não desconfiam que suas vidas em breve estarão interligadas num enredo de paixão, drama, dor e loucura.

Fred e Bia retomam o romance no dia do casamento dela e um redemoinho se forma quando o rapaz, que é jornalista, é convocado para fazer uma expedição à Amazônia. Sua missão é descobrir o paradeiro de Zaldo, que, ao se embrenhar na mata, desapareceu. Mais tarde chega a notícia de que ele lidera uma seita e é tratado como messias pelos povos da floresta. Chamam-no de Ua: Brari, que, segundo lenda dos índios Macuxi, é o nome do jovem que conhecia o caminho para o outro lado do mundo.

Júlio, irmão de Zaldo e marido de Bia, é o acompanhante de Fred na jornada. Então um furacão toma conta da vida de todos. Histórias de corrupção e mentira surgem diante do repórter, mas ele precisa se calar, pois tem a vida ameaçada."

Fonte:

site: companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=27001828

Danusa 28/05/2023

Marcelo Rubens Paiva tem um estilo de escrita que eu aprecio bastante. Ua:Brari não foi diferente, leitura fácil, personagens e trama bem feitas porém, na minha opinião, faltou alguma coisa. O lugar e contexto místico onde tudo acontece poderia ser mais explorado. (Olha eu querendo dar pitaco no livro do Marcelo rs.)
O livro é bom, mas não é o melhor do autor.

Antonio Maluco 04/10/2017

Brasil
o livro é interessante mas prefiro os outros livros do autor em questão