Know-Haole #1

Know-Haole #1



Resenhas - Know-Haole #1


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Matteo.Ciacchi 24/04/2024

Vae Victis, Panaca!
Lançado em fevereiro de 2013, o número inaugural da série Know-Haole difere um pouco dos subsequentes. Em vez de uma história completa do início ao fim da revista, aqui temos pequenas esquetes, painéis, tiras e quadros em estilos completamente distintos. A primeira historinha, "Situação", traz a influência direta do quadrinho coletivo "Tiras de Merda", lançado nesse mesmo mês e que também conta com a participação de Gerlach. Uma situação corriqueira no mundo das artes independentes, através do tratamento dramático do desenho (armas, planos fechados, zoom ins), torna-se um retrato cáustico da fragilidade psíquica que ronda os mais ferrenhos e franciscanos artistas para-comerciais.

Boa parte da revista contém experimentos diversos do típico recurso gerlachiano à subversão de personagens conhecidos da cultura popular: um Batman que dá bronca no filho maconheiro, um Zé Carioca paranoico irritado com um Pateta pedinte, Roberto Carlos fazendo stand-up no Titanic.

O ponto alto do número, no entanto, é a historieta final: Losma, o Advogado em "Vae Victis, Panaca!". O enredo trata de um advogado inescrupuloso que, tentando levar vantagem de uma rixa, representava ora a vítima ora os algozes, usando seus conhecimentos jurídicos para favorecer ou prejudicar quem fosse ao seu bel prazer. O detalhe é a elegância estilística na qual a história é apresentada. Os desenhos, no mais clássico estilo Hanna-Barbera, aparecem numa sucessão de pequenos quadrados perfeitos, todos do mesmo tamanho. Os balões de diálogo são cheios de expletivos, no mais cru estilo coloquial, trazendo apenas fragmentos de cenas inteiras que são, por sua vez, descritas em legendas que acompanham cada um dos quadros em fonte sóbria. A legenda, em primeira pessoa do ponto de vista do advogado, descreve a situação de maneira formal, eloquente, reminiscente do vocabulário jurídico, ora complementando ora chocando-se diretamente com a realidade mostrada no quadrinho. "Seguro dizer que mesmo o mais escolado meliante repudia a punição, até porque... o sistema carcerário pode ser muito cruel com cavidades e mucosas", reflete o advogado, enquanto os presos veteranos afirmam: "aí gato! geral falou que tua língua é áspera!". O magistral equilíbrio entre os dois registros, dando profundidade à mais singela trama, é marca clássica do estilo de Gerlach desde a série Pinacoderal da Parahyba entre 2009-2010, e aqui atinge um nível excepcional de execução.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR