Sobre mim

Sobre mim Patrícia Fernandes

Resenhas - Sobre mim

Milena @albumdeleitura 15/06/2020

Sobre mim
Patrícia Fernandes, protagonista e autora do livro, é uma mulher na faixa dos 40 anos que deseja encontrar o seu lugar no mundo. Neste segundo livro que faz parte do seu projeto de retorno à vida pós-transplante de medula óssea autólogo, ela vai desnudar sua essência ao leitor, expondo a realidade do seu dia a dia, que compreende sua luta contra os efeitos da esclerose múltipla, sua jornada de autoconhecimento, seus cuidados com o próprio corpo, seus relacionamentos e seus sonhos.

De forma sensata e regada de sensibilidade, somos convidados a entrar na intimidade desta guerreira e acompanhar de camarote a sua superação aos tantos episódios de sofrimento e a entender como e por que ela deu um novo rumo à sua vida.

Com uma escrita envolvente e uma história de encher os olhos, seja de tristeza, de felicidade e até mesmo de orgulho, Patrícia Fernandes nos traz inúmeras reflexões ao tentar tomar as rédeas de sua vida e nos dá uma belíssima lição sobre coragem e força de vontade.

Apesar de ainda não ter lido o primeiro volume, consegui me situar muito bem na história e me identifiquei com a naturalidade da autora em narrar fatos tão delicados de forma tão sublime. Tenho certeza que carregarei esse livro comigo para sempre!

Inspirador, sensível, forte e admirável, esse livro me fez enxergar a vida com outros olhos e me trouxe conforto e esperança por dias melhores. Obrigada, Patrícia, por enriquecer a meus dias através de seus relatos.

Se você gosta de livros que tragam reflexões, ensinamentos e uma bela lição de vida, super indico essa leitura!

"Acho impressionante como na vida tudo é um eterno aprendizado."

site: https://www.instagram.com/p/CBdbQ93juNB/

cinthiaan 30/05/2020

Sobre mim - Diário do segundo ano do resto da minha vida
Só posso dizer que esse segundo livro de alguma forma conseguiu me tocar ainda mais que o primeiro. Foram altos e baixos e tantos aprendizados e ensinamentos que me fizeram derramar lágrimas muitas vezes. Se eu pudesse descrever esse livro com uma palavra eu diria "forte". Aqui tem muita força. Força para viver, para mudar a realidade, força para pedir ajuda e escrever sobre tudo isso sem omitir os detalhes mais difíceis. Será um livro que vou levar para o resto da minha vida sem duvidas. Patricia, você conseguiu ajudar mais uma pessoa com sua história e sou grata por isso.

Sara | @saraliteraria 07/04/2020

Sensível, real e inspirador...
É com muito orgulho que escrevo a resenha desse segundo livro da autora! No primeiro – Por Dentro de Mim: Diário do Primeiro Ano do Resto da Minha Vida – ela me emocionou ao apresentar o começo de uma jornada em busca do seu lugar e da sua importância no Universo. Depois de desafiar a morte em um transplante de medula e se ver viva diante de tantos desafios, ela traz nesse livro as tentativas de tomar as rédeas da sua vida.

Em Sobre Mim: Diário do Segundo Ano do Resto da Minha Vida a autora continua o seu projeto de retorno à vida pós-diagnóstico de esclerose múltipla e transplante de medula óssea. Após um ano de conhecimento pessoal e de libertação, ela vai iniciar um novo ciclo buscando colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos no ciclo anterior. Tentar desenvolver melhor o seu relacionamento com os familiares, descobrir o seu lugar e a sua importância na sociedade e entender melhor seus sentimentos e emoções são alguns de seus objetivos. Se no ano anterior ela descobriu o caminho para ser uma pessoa melhor, nesse ela decide explorá-lo.

Agradeço pela força e coragem da Patrícia de expor algo tão íntimo como esses relatos de suas lutas diárias. O que vi nessas páginas foi exatamente isso: uma mulher forte, corajosa e disposta a se reerguer! Mesmo as passagens mais dolorosas fizeram brotar em mim a esperança de que dias melhores sempre virão. Me fez olhar para as limitações da vida com outros olhos. Para a autora, fazer sozinha coisas pequenas como cortar e lixar as unhas são verdadeiras conquistas. Por essas e outras que a admiro. Nesse segundo diário também podemos ver as emoções dos bastidores da realização do sonho dela de publicar seu primeiro livro. Por fim, fiquei extremamente feliz por saber que haverá o terceiro diário.

Patrícia é inspiração pura! Só desejo incríveis novas descobertas e realizações para ela, e que sua força e talento sirva de exemplo para muitas pessoas!

site: https://www.instagram.com/p/B-KhugyjE5H/

Cris 26/11/2019

A história sobre mim
“A depressão é perversa, é confortável e ao mesmo tempo insuportável; dá mais trabalho sair dela do que se entregar; escolher os pensamentos gasta energia, mas é possível; e o mais importante que aprendi hoje: a dor existe, mas o sofrimento é opcional.” Pág. 19

Neste livro acompanhamos a jornada da autora durante um ano em sua vida. Ele é uma continuação do Diário que ela publicou um ano antes deste, com o nome de “Por dentro de mim”, onde ela narra sua rotina de diária de convivência com a doença: tratamentos, consultas, família e lazer.

Eu gostaria muito de ter lido o outro livro antes, porque acredito que alguns detalhes da história fariam mais sentido.

Mas, apesar disso, a história é bem comovente e eu me vi envolvida pelo relato pessoal que a autora faz neste livro. Antes de tudo, preciso dizer que escrever este tipo de livro é muito corajoso, pois o autor precisa se expor e às vezes também outras pessoas que fazem parte de sua vida. Mas eu achei que a autora fez isso com muito mérito.

Neste relato, nós encontramos dias bons e ruins, que fazem parte da jornada de todos nós. E é impressionante como a autora consegue transferir para as páginas toda a emoção que ela sente. É impressionante também como a gente se sente próxima da autora, mesmo sem passar exatamente pelas mesmas situações. Acredito que alguns sentimentos são universais e nos faz identificar com a escrita.

Um das coisas que eu mais gostei do livro foi que ao final de cada dia a autora cita um desafio, uma conquista e uma frase. Eu achei muito interessante levar este tipo de pensamento para o meu dia a dia também.

É uma leitura que desperta muitos sentimentos e reflexões. Recomendo.

“Os sonhos, para serem realizados, tiram tudo da gente: cada lágrima, cada suor, cada gota de energia, cada verdade verdadeira, mas quando ele se realiza ele devolve tudo em dobro, tudo em ouro, tudo em vida. Por isso é raro, por isso é caro, por isso é sonho.” Págs. 159-160

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/