O Dono do Tempo

O Dono do Tempo Renata Ventura

Resenhas - O Dono do Tempo

João 29/06/2021

Entregou tudo ??????????
Esse, com toda certeza, foi o livro da saga que eu mais aprendi. Aprendi sobre tanta diferença cultural, aprendi a ser menos egoísta e ir em busca de aprendizado sobre outros povos, outras culturas, outra realidade que não estou acostumado a ver no meu dia a dia. Renata entregou tudo aqui nesse livro. Tantas lendas, tantos idiomas, e isso logo ali, na região Norte desse país tão vasto e diverso. Obrigado por tanto! E Hugo, que cresceu tanto, mas ainda continua alimentando o ódio dentro dele, aaaaaaaa, esse moleque não vai aprender nunca??? E Poetinha vai ser meu personagem favorito da vida agora ?

ItsCarlosJunior 30/04/2021

Incrível!
Um livro magnífico, repleto de lições que podemos, nós mesmos, aplicar em nossas vidas.

A cada livro que leio da Renata, fico pensando o quanto eu queria que todo brasileiro tivesse a oportunidade de ler essa história. Percebe-se que a Renata tem uma sensibilidade enorme sobre os diversos assuntos retratados no seu livro através de seus personagens, sempre nos fazendo extrair as mais valiosas lições mesmo em situações tão adversas...
Embora seja um livro pesado (por diversas vezes, cruel), a história é extremamente envolvente e nos faz querer devorar os capítulos pra saber como aquelas situações terríveis vão ter seu fim. É uma jornada bastante difícil para Hugo Escarlate. Como já disse na minha resenha anterior e repito: Renata não tem pena de seus personagens. Então muitas situações são bastante chocantes e imprevisíveis (o que eu considero ótimo!).
Os capítulos finais são uma montanha-russa de emoções, e confesso que fiquei bastante satisfeito com o desfecho e (novamente) com as lições ali implícitas.
Também não posso deixar de dizer o quanto foi bom conhecer alguns novos personagens e o quanto alguns personagens já conhecidos dos outros livros continuam me deixando bastante intrigado...
Espero que o próximo livro não demore muito pra sair, já estou ansioso pela continuação.
Leitura excelente e empolgante. Recomendo muito!

Bernardo Luiz 24/04/2021

Dono do tempo parte II se fecha com chave de ouro
E chegamos ao final do Dono do Tempo parte II, fechando esse duplicado livros com chave de ouro, acompanhamos os relatos das aventuras do Hugo na floresta amazônica, onde olha ... Sem dar spoilers so tenho a dizer ... O Hugo viveu um verdadeiro inferno, comeu o pão que o diabo amassou kkkk, pagando pelos seus pecados por sua arrogância em várias oportunidades, até mesmo por conta dela se viu obrigado a entrar na amazônia para tentar se redimir de seus erros.
As aventuras são de tirar o fôlego em vários capítulos, a Renata Ventura nos joga um enxoval de criaturas folclóricas e todas com discrições assustadoras de arrepiar qualquer leitor haha, nos divertimos, ficamos chocados e até nos emocionamos durante toda essa leitura primorosa, com um excelente final encerrando todas essas aventuras, tendo o Hugo sendo o Hugo de sempre e que nunca vai mudar kkkkk.
Recomendo para todos que gostarem de ? A Arma Escarlate ? a darem sequência e chegarem no ? Dono do Tempo parte II ?.

Mariano 30/03/2021

CARA QUE LIVRO MARAVILHOSO
Que livro. Como sempre a Renata me deixando sem palavras e chocado depois de tudo que o Hugo passou e tudo que aconteceu esse final. Esse livro e até o momento meu preferido da saga ele e o que tem mais momentos de tensão e aventura. Vc vê a grande evolução que nosso protagonista teve e como depois de tudo ele aprendeu a ser forte e mostrar como é um Diamante Bruto

alA.0 25/03/2021

Com toda a certeza a parte dois é a melhor de o "Dono do tempo"!

Sobre a leitura: por ser o menor livro até agora a leitura voou muitooo, isso e também e a quantidade de plots que nos fazem não querer parar de ler.

O que senti: Felicidade, medo, tristeza, receio, nojo.. enfim, um misto de sentimentos é o que eu acho que todo mundo sente lendo esse livro.
Esse foi o livro que mais entendi e me coloquei no lugar do Hugo, o livro que mais contribuiu pro crescimento do personagem (espero que de forma boa) devido a toda a jornada que ele faz e incrivelmente não por ele ou motivos egoístas dessa vez.

Com o final desse livro eu tô simplesmente desesperada por uma continuação!!

Caroline1442 21/02/2021

Incrível!
Excelente livro, Renata continua nos surpreendendo. É possível ver a dedicação e o cuidado em retratar a floresta amazônica em cada página. Essa segunda parte de "O dono do tempo" tem um ritmo mais acelerado que a anterior. Adorei o fato de Renata introduzir personagens novos - que fazem toda a diferença no enredo - e de trabalhar mais a fundo outros que já conhecemos. Hugo está muito mais maduro nesse livro, me surpreendeu bastante.
O final foi cheio de reviravoltas, bem diferente do que eu esperava, mas gostei. Mal posso esperar para ler os próximos livros.

Carol 04/02/2021

Um tiro de emoções!
É incrível como a Renata evolui a escrita do livro de acordo com a idade dos personagens.
Aqui vemos o Hugo enfrentando perigos tenebrosos, com algumas cenas dignas de um livro de terror, tendo que sofrer pra amadurecer, e finalmente conseguindo.
Renata nos mostra como muitas vezes terrores emocionais tem o poder de deixar mais traumas do que os palpáveis.
Nesse livro finalmente me coloquei no lugar do Hugo, ele sofreu e eu sofri junto.

E sobre a pesquisa da Renata... Sempre impecável! Trouxe conhecimentos sobre lendas e costumes que nem eu que sou da região e amante do assunto conhecia, isso pra mim, já valeu o livro todo ?

Jessica1248 31/01/2021

Fenomenal
"Se todos no Brasil se conhecessem e se importassem uns com os outros, o Nordeste não estaria sofrendo como está, o Sul não seria tão fechado, os indígenas não estariam, até hoje, morrendo assassinados..., porque a gente se importaria! E a gente se importaria pelo simples fato de que a gente se importa com aqueles que a gente conhece."

Bom, é preciso dizer que considero parte 1 e 2 os livros prediletos do ano de 2021 e reitero o motivo, o fato de não ser apenas uma série de fantasia, mas de crescimento, amadurecimento, conhecimento, empatia, representatividade, riqueza.

Digo com sinceridade, que após a leitura de ambos, sinto vergonha de conhecer tão pouco sobre os indígenas, sobre outras culturas e nosso folclore (que é tão lindo). Percebi que aprendi muito mais nessa leitura, do que nos anos de escola.

Conheci novos personagens (Rudá, como eu gostaria de guardar esse garotinho em um potinho, amor e pureza total), conheci a fundo personagens que já haviam sido apresentados (ah Guto, que guri você é).

Hugo está em uma corrida contra o tempo, para ajudar um amigo muito querido, se sentindo só e abandonado, tendo que enfrentar zonas mágicas na floresta e seus temidos monstros, fora o fato de poder dar de cara com uma tribo não tão amistosa, além é claro, de insetos e bichos venenosos.

Renata nos presenteia com tamanha exuberância de fatos históricos, cultura, folclore e claro, magia, que é impossível não se render à este universo.

De novo, leia!!

Cris 16/01/2021

Montanha Russa de emocoes
Assim como a parte 1, este livro é uma aula sobre folclore e tradições, te prende do começo ao fim e é uma mistura de medo, tristeza, risadas e raiva.
Novos personagens divertidos e muito inteligentes, surpresas e emocoes.
Ansiosa pela continuacao.
Atenção gatilho de estrupo e tortura.
Super recomendo a Saga inteira a todos.

sleepie focs 14/01/2021

Melhor livro da série.
Simplesmente sensacional. Adorei o plot-twist final do livro, também nos deu uma compreensão melhor do funcionamento da magia neste universo.