O Dono do Tempo

O Dono do Tempo Renata Ventura

Resenhas - O Dono do Tempo

Rafaela.Ribeiro 31/03/2024

Que jornada ein! Hugo passou por muita coisa em pouco tempo. Muita coisa ficou não resolvida. Uma continuidade da vida. Eu gosto de histórias mais fechadas, que dão mais respostas. Faltou o que aconteceu com Janaína, ela só é citada por Hugo. Se confiar ou não do Mefisto era certo ou errado e qual é a história dele (daria um novo livro). A relação com os pixies. O Capí, se recupera ou não. E Nure? Engravidou do bruxo?
Muitas perguntas sem respostas. Mas eu gostei bastante da jornada. A jornada foi melhor que o final.

Lucas1429 27/03/2024

Que livro...
Um Índio

Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do Hemisfério Sul, na América, num claro instante
Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Impávido que nem Muhammad Ali
Apaixonadamente como Peri
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico
Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
Não sei dizer assim de um modo explícito

Impávido que nem Muhammad Ali
Apaixonadamente como Peri
Tranquilo e infalível como Bruce Lee
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio

Caetano Veloso

manu.g 20/03/2024

Lindo e brutal
Começar falando que nunca chorei TANTO com um livro como chorei nesse. A história e desesperadora, envolvente e incrível, você consegue sentir todas as dores do Hugo e se identificar com ele, sentir sua raiva, rancor, ansiedades e medos. Você sente tudo como se estivesse acontecendo com você.

O final (apesar de ser aberto?) é gratificante, ver tudo o que Hugo passou para alcançar o que alcançou e como ele evoluiu desde o primeiro livro (e foi MT).

A leitura é muito fluida e você simplesmente não consegue largar o livro nunca, para saber o que vai acontecer, e a história te envolve de todas as maneiras possíveis.

Foi um ótimo encerramento de saga e ela sempre vai ter um parte GIGNTE no meu coração e sempre vou estar com saudade do mundo que a Renata criou, com tudo o que eu mais gosto, tudo em só uma saga.

Indicaria para qualquer um que goste do universo de HP e gostaria que ele existisse no Brasil, mostrando nossas culturas, preconceitos e diferentes modos de pensar, fazendo críticas a coisas extremamente importantes de forma leve e explicativa.
Laura.Escaquete 20/03/2024minha estante
Me deu o dobro de vontade de ler!!!

Juliana.Duarte 20/01/2024

Sim, eu mudaria o final.
Minha resenha é mais um desabafo de como me senti ao ler o livro. Geralmente destaco o que mais me incomodou. Se tem 3 estrelas ou mais, não o odeio, independente do que escreva.

Tooooda trajetória na Amazônia, o Hugo não apara por um dia sequer. E foi assim que eu devorei esse livro,mais rápido que esperava.

Honestamente, ainda não sei como me sentir. A aventura foi ótima, mas tinha tanta coisa que eu esperava ter como respondida.
Janaína é só mencionada, não teve uma evolução (no meu ponto de vista), em relação ao que houve com ela. Mesmo depois da Nuré.
O lance da reforma no Brasil, esquece.
Os julgamentos de Ítalo, para que se aprofundar.

O Pixies mdss, mesmo tendo todos motivos para não, nem davam o braço a torcer para entender a revolta do Hugo. O Capí, ainda sem rumo, mas discursa que é uma beleza para o bem dos outros. E o grupo ainda ficou escanteado por demais.

Hugo foi taaaao ingênuo/idiota/imprudente que em certos momentos, que me dava raiva. Confiar no cara que foi roubado e é conhecido por trapacear, é fogo.

Não quer mais ser visto como criança, mas correu como um louco para pegar sangue de vampiro no COVIL deles, sem nem antes pensar um pouco. Sério? Depois de tdo que passou na Amazônia

E assim, eu senti que nesse livro, Hugo perdeu protagonismo dele. Herói de livro mesmo sabe?
Teve horas que ele basicamente só fugiu, e foi salvo.
Na escola, ELE deveria pelo menos começar o discurso que Capí deu, ali sim veriamos a maturidade de quem ficou na Boiuna, e sobreviveu a Amazônia, e tem os pontos de vista doa dois lados. Que o italo terminasse o discurso, mas que Hugo pelo menos desse uma brilhada. Em vários aspectos, achei o Hugo mais uma moleta para desenvolvimento de outros personagens.

Mas terminamos com Hugo, o rei do RANCOR , e amigo do Comissário.

E sim, Atlas deveria ter morrido no final.

Enfim.

PS.: Bolacha: sem defeitos.

maduzinha :) 05/11/2023

Uma das melhores sagas para ler
Arma Escarlate é tudo pra mim, obrigada amigo Mariano e Bezerra por me fazerem ler pq agora sou uma discípula de A Arma Escarlate
E pq você deveria ler? Pq essa obra prima é a história que a gente não conhece do Brasil, não a magia, a realidade mesmo. O índio, a pobreza, a educação, o povo, a diversidade, a preciosidade desse lugar. Com certeza me fez amar mais meu país, com um toque de mágica que foi a desculpa mais genial que a Renata teve pra escrever esses livros e transmitir para jovens o que realmente é nosso país. E fez de forma impecável e extremamente cativante com uma narrativa perfeita.
Personagens incríveis, extremamente detalhados e com personalidade fortíssimas. Lacradas muito necessárias e abordagem de assuntos delicados de uma forma de tocar o coração.
Essa último livro me emocionei demais em ver o Hugo passar por tudo que passou, a pessoa incrível que ele se tornou, os novos personagens que surgiram (Poetinha te amo!!!!)
Espero ansiosamente pelos próximos livros!
Por favor leiam A Arma Escarlate vai te transformar em um brasileiro melhor ?

Jose.Irinel 19/08/2023

Fascinante!
Simplesmente magnífico. Uma jornada alucinante. Não consegui me desgrudar do livro e o desfecho não foi raso, não foi linear.

Apesar disso, seria melhor ainda se houvesse um depois. Hugo com os Pixies. Hugo com a nova família. Hugo na korkovado. Hugo com o vendedor de varinhas. E até Hugo com seus mais novos amigos da Boiuna. Diria até Hugo com Janaína, se não fosse para ficarem juntos, mas para resolverem assuntos mal resolvidos.

Carlos 22/07/2023

Mudança
Esse livro fala muito sobre mudança e tolerância, nele Hugo vai passar por uma incrível jornada que vai trazer várias implicações.

As culturas do Brasil vão ser muito exploradas .

JuliaMarques 23/05/2023

Imersao completa
Este é um livro que nao te deixa desgrutar nem um segundo. Você fica tão imerso nos diferentes cenários da Amazônia, tão encantado e com os nervos a flor da pele...
Conhecer os novos personagens, conhecer personagens que pensávamos que conhecíamos...
Vários plots no decorrer da história que eu com ctz nao experava. Enredo fantástico.
Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro, fiquei triste quando acabou.
Meu favorito até então (sempre que eu li um dos livros da serie, eu pensei isso kkkkkk mas agora acho que nao tem como superar, esse foi perfeito demais)

Styx_txt 14/04/2023

EU PRECISO DE MAIS
Eu não sei o que te dizer. Fracamente, to embasbacada até agr. (Vou considerar a parte 1 e parte 2 como um livro só) Normalmente os meus livros favoritos de uma serie de livros, quase smp trilogias, são os primeiros, não sei pq, mas dessa vez não. O primeiro é td de bom? É, maravilhoso. Mas esse livro, eu não sei oq dizer, ele é bom em td, não tem um erro. As pessoas q ele conhece, os relacionamentos que ele desenvolve, o crescimento que o Hugo desse livro tem, as pautas sobre os indígenas levantadas e sobre o preconceito, td nesse livro é pft. Por isso, eu digo, RENATA POR FAVOR EU AJOELHO SE FOR PRECISO MAS ESCREVE MAIS UM LIVRO, POR FAVOR POR FAVOR, EU PRECISO DE MAIS, TERMINEI ESSE LIVRO HJ E TO COM ABSTINÊNCIA, POR FAVOOOOOORRRRRR

Milodgia_ 05/03/2023

O melhor do ano
Eu amo essa saga de livros e confesso que lendo esse último sei que sentirei saudades.
Esse livro foi uma EXPLOSÃO DE INFORMAÇÕES(Eu amo isso por sinal ) e do início ao fim eu chorei, ri, me diverti e aprendi muito sobre desafios e problemas q nossa vida nós promove e como eles nos afetam.

O Hugo não evolui até a última página do livro, naquele momento de ele entendeu tudo que precisava ser entendido. Por um momento vejo muitas pessoas o criticando mas elas esquecem que ele era só um menino de 13 anos quando tudo isso começou. Ele viu de tudo e é compreensível que ele não amadurecem pós se uma pessoa de idade já sofre pra amadurecer, imagina um garoto tendo que assumir responsabilidades e tomar decisões que ele nunca imaginou que tomaria. Pra mim, essa falta de evolução dele e o que deixa o livro mais REAL! Nem sempre os personagens vão acertar em tudo o que fazem, e eles vão errar diversas vezes. Não vão ser diferente com o Hugo, ele vai errar muito no próximo livro, ainda mais com esse rancor que ele tá do pessoal que não ajudou ele em NADA, mas talvez, as atitudes infantis e incoerente tenham acabado, e agora a gnt veja ele agindo como um homem, mas um homem CRUEL

Nanda 29/12/2022

EU QUERO O QUINTO LIVRO AGORA
Esse foi, sem dúvidas, o melhor livro da série.
Toda essa saga da Amazônia foi muito intensa. Muito nervoso, muita tristeza, muito medo, muita angústia, muita esperança, tudo muito.
Chorei tanto, tanto, até sonhar com o livro eu sonhei, de tanto que a história ficou na minha cabeça.
Me surpreendi com o final, e a Renata, mais uma vez, deixa uma pontinha pra gente querer ler o próximo.
Eu nem sei mais o que escrever, esse livro me deixou sem palavras kkkk
A resenha é essa, apenas leiam.