O Dono do Tempo

O Dono do Tempo Renata Ventura

Resenhas - O Dono do Tempo

Poly 27/04/2020

O mais fraco até agora
Eu sei que a proposta dessa segunda parte é de aventura e autoconhecimento, mas a Renata pesou um pouco a mão e o livro virou uma jornada que nunca acaba e uma militância de textão de facebook. Eu estava muito empolgada pra desvendar o que tinha na floresta e durante um tempo o livro foi bem bom, até chegar num certo ponto e virar algo que me lembrou a saga Os Heróis do Olimpo. Toda hora aparecia um obstáculo desnecessário atrás do outro e ficou chato a ponto de eu pular uma luta inteira porque tava de saco cheio daquilo e queria chegar onde interessava.
Eu entendo e acho ótimo a autora inserir questões sociais importantíssimas de serem discutidas, mas ficou muito na cara, saiu um pouco do gênero fantástico pra dar palestra e esquecer que se tratava de uma história de bruxas.
Outra coisa que me incomodou foi que depois de tudo que passou o Hugo evoluiu muito pouco. No livro ele se diz mudado, amadurecido, mas isso não aconteceu realmente. Ele continua se arrependendo d tendo noção do que faz só em momentos que está sofrendo, mas continua fazendo as mesmas coisas.

Eu adoro os livros da Arma Escarlate mas esse foi o que eu menos gostei.
Claudinei Menez 27/05/2020minha estante
Até os mais fanáticos pela saga perderam a fé nesse terceiro e desastrado livro. O golpe de misericórdia é nível de porco da ambição da autora ao escrever um livro enorme dividido em duas partes só pra ganhar oh mais graninha. Tanta letra pra momentos bem anti clímax!

mxd 05/12/2020

Eletrizante!
Um livro difícil de largar assim que se começa, por ser a continuação do primeiro! Emocionante até o último segundo... O final nos deixa tenso por uma continuação!
Muito bom! Recomendadíssimo!

Talita 18/08/2020

Uma aventura cheia de aprendizado
Sendo o terceiro livro (que contém 2 partes) da saga Arma Escarlate, de Renata Ventura, que nos apresenta o bruxo brasileiro Hugo, essa história trata da aventura do personagem em busca de uma planta dentro da imensa Floresta Amazônia.
Enfrentando diversas dificuldades ao longo do caminho, que vão de animais peçonhentos até seres mágicos, baseados no folclore e em lendas brasileiras indígenas, como a cobra gigante de fogo Boitatá e a velha faminta Ceiuci, o herói tem diversos aprendizados, principalmente sobre a importância da humildade, amizade e de se manter esperançoso em momentos de aflição.
Com certeza esse livro, ou melhor, a parte II dele, se tornou um dos meus favoritos da vida, pois ele me ensinou muito sobre a cultura do norte do Brasil (de forma totalmente envolvente e viciante), o qual mesmo sendo parte do meu país natal eu tinha apenas um conhecimento bem superficial. A autora com certeza fez um trabalho excelente, de muita dedicação e pesquisa.
Dei 5 estrelas e indico a leitura completa da coleção de livros da Renata Ventura, que merece muito reconhecimento por seu trabalho, já que ela criou uma história linda mostrando as riquezas da cultura do Brasil.
Por fim, para aqueles que são fãs de Harry Potter, essa é uma oportunidade de conhecer como funciona o mundo da magia brasileiro, o qual é extremamente completo, com criaturas mágicas únicas e problemas que são mais próximos da nossa realidade.

João 29/06/2021

Entregou tudo ??????????
Esse, com toda certeza, foi o livro da saga que eu mais aprendi. Aprendi sobre tanta diferença cultural, aprendi a ser menos egoísta e ir em busca de aprendizado sobre outros povos, outras culturas, outra realidade que não estou acostumado a ver no meu dia a dia. Renata entregou tudo aqui nesse livro. Tantas lendas, tantos idiomas, e isso logo ali, na região Norte desse país tão vasto e diverso. Obrigado por tanto! E Hugo, que cresceu tanto, mas ainda continua alimentando o ódio dentro dele, aaaaaaaa, esse moleque não vai aprender nunca??? E Poetinha vai ser meu personagem favorito da vida agora ?

Mariano 30/03/2021

CARA QUE LIVRO MARAVILHOSO
Que livro. Como sempre a Renata me deixando sem palavras e chocado depois de tudo que o Hugo passou e tudo que aconteceu esse final. Esse livro e até o momento meu preferido da saga ele e o que tem mais momentos de tensão e aventura. Vc vê a grande evolução que nosso protagonista teve e como depois de tudo ele aprendeu a ser forte e mostrar como é um Diamante Bruto

Thaysa 28/06/2020

Devastador
Sou incapaz de fazer uma resenha desse livro sem dar spoiler, portanto, apenas darei uma dica: prepare-se para aprender muito, sobre muita coisa.
Finalizo ODT II com o coração devastado, ansioso e muito angustiado.
Difícil de dizer se ODT foi um presente, um tapa na cara ou os dois!!

Leia. Aprenda. Acredite.

Joao 23/05/2020

Esse livro te deixa com o coraçao na boca do inicio ao fim, nunca havia implorado pra acabar um capitulo ate agora, nesses sao varios que vc implora pra acabar nao aguentando de dor pelo Hugo.. E mds Hugo é levado aos limites aqui!! Mas no fim, quando vc finalmente respira (pq nao da pra respirar enquanto le nao rsrs) tem tanta liçao que vc aprende, que a ultima pahina sera relida varias vezes pra absorver oq foi essa aventura!

mccaveirinha 22/07/2022

Poxa Renata
Um livro que começou tão bom, teve um desenvolvimento maravilhoso uma ambientação melhor ainda pra ter esse final tão chato e pacato. Pela primeira vez ao logo dos 4 livros da série o Capi me despertou uma raiva tremenda. Sério, essa voz de maiorial que ele tem começou a me incomodar muito, principalmente nos últimos capítulos.
Enfim, é isso. Tava crente que eu ia dar 4.5 mas sai bem decepcionada.

Nicolas 27/06/2022

Perfeito
A primeira parte do dono do tempo tinha sido o meu livro menos favorito da saga. Mas essa segunda parte fez eu esquecer o quanto demorou pra a ação acontecer nele. Todo a contrução que o Pixie e o anjo tiveram nesse livro foi incrível. Eu, genuinamente, comecei a gostar do Hugo. Eu definitivamente não tô nada bem depois desse final, ainda mais em saber que não tem um quinto livro pra continuar a saga...

manu.g 20/03/2024

Lindo e brutal
Começar falando que nunca chorei TANTO com um livro como chorei nesse. A história e desesperadora, envolvente e incrível, você consegue sentir todas as dores do Hugo e se identificar com ele, sentir sua raiva, rancor, ansiedades e medos. Você sente tudo como se estivesse acontecendo com você.

O final (apesar de ser aberto?) é gratificante, ver tudo o que Hugo passou para alcançar o que alcançou e como ele evoluiu desde o primeiro livro (e foi MT).

A leitura é muito fluida e você simplesmente não consegue largar o livro nunca, para saber o que vai acontecer, e a história te envolve de todas as maneiras possíveis.

Foi um ótimo encerramento de saga e ela sempre vai ter um parte GIGNTE no meu coração e sempre vou estar com saudade do mundo que a Renata criou, com tudo o que eu mais gosto, tudo em só uma saga.

Indicaria para qualquer um que goste do universo de HP e gostaria que ele existisse no Brasil, mostrando nossas culturas, preconceitos e diferentes modos de pensar, fazendo críticas a coisas extremamente importantes de forma leve e explicativa.
Laura.Escaquete 20/03/2024minha estante
Me deu o dobro de vontade de ler!!!

Annie Bitencourt 29/12/2019minha estante
Eu só espero que o Hugo tenha evoluído um pouco. Até agora só li o Arma Escarlate e peguei um ranço do Hugo que minha nossa.
Amo o Capí e vou protegê-lo haha

Marcos Conte 29/12/2019minha estante
Nenhum dos personagens mostra mudanças. O Capí é o pior deles.

umbookaholic 02/01/2020minha estante
Poxa, podia avisar q tem spoiler...

Claudinei Menez 10/01/2020minha estante
UAAAAAAAAAUUUUUUUUUU QUE RESENHA MARAVILHOSA!!!!!!!
Vc foi um dos poucos que tiveram coragem de dar spoilers perfeitos pra nos convencer a não ler essa merda que venho tentando derrubar a anos. Cara de fato foi tudo em vão assim como 70 reais num livro e mais 40, 110 reais jogados no lixo, enfim vejo o império dessa brincadeira sem graxa cair aos poucos, porque ver coisas como essas não existe. Recomendo que vc assista (ou reveja) o filme Rio 2 pra relaxar e se sentir mais a vontade na floresta amazônica que foi uma representação bem menos constrangedora que essa!

TahBaek 09/09/2020

Perfeito
Esse livro é perfeito, as aventuras do Hugo, o aprendizado, a mudança, o amadurecimento. As emoções, nossa. Se prepare pra chorar com esse livro.