Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Leticia.Ayumi 05/02/2024

Feminino
Apesar da distância das convicções morais entre mim e a personagem, foi inevitável me sentir próxima dela. Porque ela, que também é narradora da história, comunicou-se comigo de uma forma tão complexa, íntima e sensível. Pude compartilhar com ela minha fúria, bem como minha melancolia. Meus conformismos e meus desejos; minha loucura e minha sandice.

O que mais gostei na narrativa foram as passagens de descrições, quase sinestésicas, dos ambientes e, sobretudo, dos comentários sociais e políticos. Estes se destacam principalmente quando a narradora toca a questão feminina, tanto em relação à vida social quanto à vida íntima.

Sem sombra de dúvida, são as personagens femininas que sustentam esse livro.

mariana 01/02/2024

Jane Eyre
Que livro lindo e bom!! adorei a escrita e a história contada em primeira pessoa, parecia que a Jane estava do meu lado me contando.

RayLima 17/05/2023

Uma obra-prima
Jane Eyre, primeiro romance de Charlotte Brontë, a mais velha das irmãs Brontë é um clássico da literatura inglesa. Se trata de um romance com pitadas de suspense e críticas sociais pertinentes à época.

O ponto alto e a principal característica deste clássico, para mim, é a construção de personagem que a autora faz. No começo do livro somos apresentados a uma Jane criança sozinha e injustiçada que nos impele a um sentimento de ?proteção?.

?As crianças têm sentimentos, mas não conseguem analisá-los; e se logram fazer, com o pensamento, uma análise parcial, não sabem como expressar o resultado do processo em palavras.?

Apesar do meio hostil em que vive, Jane encontra no poder da amizade e da bondade forças para acreditar mais em si mesma e no seu valor próprio.

?? Helen, por que fica ao lado de uma garota que todos acreditam ser uma mentirosa?
? Todos, Jane? Ora, só oitenta pessoas ouviram você ser chamada disso, e o mundo contém centenas de milhões.?

Já na segunda fase do livro, vemos uma Jane chegando à vida adulta, entediada da monotonia e ao mesmo tempo com medo do novo (tem algo mais parecido com a adolescência que isso?), ela busca uma mudança que traga sentido à sua existência. E é aqui que o livro começa pra valer!

?Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços.?

O romance traz críticas à burguesia e como esta tratava os criados e pessoas consideradas ?inferiores?, a desigualdade entre gêneros e seus papéis na sociedade e o posicionamento da autora contra o tratamento que era dado à classe das educadoras (trabalho que ela própria havia exercido) que eram vistas como mulheres solteironas e indignas. Tudo isso dão uma profundidade a essa história que em outras mãos poderia ser apenas mais um romance sem sal.

E falando em romance, que coisa mais gostosa é acompanhar esse sentimento que vai crescendo na protagonista e, por consequência, em nós leitores, visto que vemos e ouvimos tudo sob sua ótica e, dessa forma, nos apaixonamos junto dela e sentimos cada enrubescer e palpitação.

?Ele fez com que eu o amasse sem olhar para mim.?

O sentimento que nasce entre os protagonistas é intenso, um tipo de admiração e veneração mútua. O que os afasta, os une na mesma medida. Os dois despertam um no outro uma confiança que os faz serem eles mesmos como nenhuma outra pessoa é capaz. E o amor que cresce os faz querer ser melhor. Mas existem segredos que podem se tornar obstáculos.

?Vencerei obstáculos para encontrar a felicidade, a bondade? sim, a bondade. Desejo ser um homem melhor do que tenho sido, melhor do que sou.?

Em conclusão, não é atoa que Jane Eyre seja um clássico de sucesso. É uma obra atemporal, com uma escrita envolvente, um romance apaixonante, um mistério intrigante e personagens icônicos.
Thamiris.Treigher 19/05/2023minha estante
Que resenha maravilhosa! Sou doida pra ler.

RayLima 19/05/2023minha estante
Obrigada ?? Tô aprendendo a escrever resenhas agora, não tinha esse hábito, mas tô gostando e me aperfeiçoando.

Loba Literária 06/03/2022

Não esperava que ia gostar
Me apaixonei por Jane Eyre logo no começo, o que foi uma grande surpresa para mim. Depois de ler "O morro dos ventos uivantes" e odiar, achei que já tava cheia de Brontës. Que surpresa!

Adoro a Jane como narradora e personagem. Adoro o Rochester e o romance dos dois (deveria eu me tratar? Não sei). Eu demorei pra ler o livro, mas me via ansiosa pra acabar o dia e poder sentar pra ler.

O que menos gostei foi o final com os Rivers, achei a parte menos interessante (talvez por causa do esquisito tóxico do St John).

Dani Ramos 30/07/2021

perfeição em livro/história, apenas isso. nunca me canso de fazer essa releitura e sempre me emociono como a primeira vez.

daisyzgf 08/07/2021

Emocionante
Eu simplesmente amei o livro, li em inglês mesmo, era para um trabalho da escola, imaginei que não iria gostar...
Me perdi na história algumas vezes, mas sempre consegui retomar e compreender tudo, é uma leitura muito boa, li tudo no mesmo dia mesmo, é curtinho e a leitura flui bem.

Vale lembrar que o livro não envolve apenas o romance, devemos valorizar a história de Jane, sua trajetória, passou a vida toda com dificuldades... A independência que esse livro representa é tudo! Ele não deve ficar marcado como uma literatura de romance clichê, em que a mocinha depende do mocinho e eles se apaixonam e tudo da certo...

Leiam, recomendo bastante!

Renata 02/07/2021

Que livro!
Amei a experiência de leitura! Sofri junto em cada página e torci muito por um final feliz. Jane Eyre acaba de se tornar um favorito da vida!

Luccy Dionizio 10/06/2021

Ah, o q dizer de Jane Eyre?!?!
Como dá pra aprender com essa leitura, sobre perseverança, resiliência, superação, amor, loucura, dever, vocação, entre tantas coisas, através da história de vida de uma menina q teve q aprender a ser mulher sem desviar de sua essência, das suas crenças, e ver aquele final me encheu os olhos de emoção ??
Simplesmente uma leitura rica?

Jéssica 09/11/2020

Jane Eyre
Charlotte Brontë mostra como era a vida das mulheres na sociedade inglesa vitoriana, pela autobiografia de Jane Eyre.
O livro é marcado por passagens assustadoras, pelo sobrenatural, pela melancolia e por mistérios, típicos em romances góticos.
Jane é uma personagem inteligente, que tem uma trajetória sofrida. Através da história e dos pensamentos dela, a autora tece uma crítica social, expondo a triste realidade das mulheres em uma sociedade que não admitia que elas fossem independentes.
Entretanto, não é uma leitura pesada. Há momentos reflexivos, bonitos e engraçados (irônicos). E, ouso dizer, tem um final feliz.
Muito bom! Recomendo!
Ouvi no podcast "Phoebe reads a mystery", disponível no Spotify.

ray 24/08/2020

Lindo demais! Charlotte, uma mulher muito inteligente e além de seu tempo. Amo amo este livro ??

Lys Silva 21/03/2020

Entendo as ressalvas
Mas a história de Jane me envolveu de tal maneira que passo por cima delas com meu coração cheio da história dessa mulher incrível

Ana Paula 22/04/2017

A Story about the power of nature and human will; about pure honor and love; about a woman fighting for freedom; I'll bear it close to my heart.

isa.dantas 23/09/2016

Romance incrível, com uma personagem feminina muito forte! E ainda por cima com mistério envolvido! Charlotte Brontë arrasou!