Jane Eyre

Jane Eyre Charlotte Brontë

Resenhas - Jane Eyre

Anaevf 02/03/2012

Um livro para ler, reler, e guardar com carinho!
Jane Eyre é, provavelmente, um dos livros mais bonitos que eu já li. Não só pela sensibilidade da autora, ou da modernidade de assuntos abordados no livro, mas também pelos personagens bem construídos e da narração viciante.Se você acha que este livro é só mais um história de amor, está muito enganado: É também uma história de fé, uma história de desejo e de independência feminina.

Uma mulher sem nenhuma qualidade especial: sem pai nem mãe, nem fortuna, nem beleza inebriante - uma mulher simples. Porém uma mulher de força de caráter, de fé inabalável e de uma necessidade constante de agradar os outros. E é dai que a autora traça uma personagem tão profunda, tão bem construída psicologicamente, que conforme a leitura avança somos absorvidos pela Jane - torcemos por ela, sofremos com ela, ficamos preocupados com ela.
Por outro lado, um homem miserável, não em fortuna - mas em coração. Não é bonito, é grosso, anti-social, exigente, misterioso e amargurado. Mas no meio da leitura, aposto que você vai se apaixonar por ele e vai coloca-lo do lado do Mr. Darcy no seu coração!

Mas ai você me pergunta - Como isso não é simplesmente uma história de amor? - É aí que está a beleza do livro: é uma história de vida. A história de amor é apenas uma parte de todo conteúdo abordado: fé, convicção, problemas familiares, desejo de ter alguém no mundo, coragem para mudar de situação de vida e de enfrentar adversidades.

Mas se isso tudo não te convencer a ler, acredite em mim e dê uma chance, que este é um livro para ler, reler, e guardar com carinho!
jay fonsor 04/08/2012minha estante
Realmente, uma coisa que diferencia Jane Eyre dos livros da Jane Austen, por exemplo, é que a autora mostra "a vida como ela é". Jane Eyre tem bons e maus momentos, como qualquer pessoa comum, e é isso que a aproxima do leitor.

Marcos 15/05/2017minha estante
Fiquei mais interessado ainda!

RayLima 17/05/2023

Uma obra-prima
Jane Eyre, primeiro romance de Charlotte Brontë, a mais velha das irmãs Brontë é um clássico da literatura inglesa. Se trata de um romance com pitadas de suspense e críticas sociais pertinentes à época.

O ponto alto e a principal característica deste clássico, para mim, é a construção de personagem que a autora faz. No começo do livro somos apresentados a uma Jane criança sozinha e injustiçada que nos impele a um sentimento de ?proteção?.

?As crianças têm sentimentos, mas não conseguem analisá-los; e se logram fazer, com o pensamento, uma análise parcial, não sabem como expressar o resultado do processo em palavras.?

Apesar do meio hostil em que vive, Jane encontra no poder da amizade e da bondade forças para acreditar mais em si mesma e no seu valor próprio.

?? Helen, por que fica ao lado de uma garota que todos acreditam ser uma mentirosa?
? Todos, Jane? Ora, só oitenta pessoas ouviram você ser chamada disso, e o mundo contém centenas de milhões.?

Já na segunda fase do livro, vemos uma Jane chegando à vida adulta, entediada da monotonia e ao mesmo tempo com medo do novo (tem algo mais parecido com a adolescência que isso?), ela busca uma mudança que traga sentido à sua existência. E é aqui que o livro começa pra valer!

?Das mulheres se espera que sejam muito calmas, de modo geral. Mas as mulheres sentem como os homens. Necessitam exercício para suas faculdades e espaço para os seus esforços.?

O romance traz críticas à burguesia e como esta tratava os criados e pessoas consideradas ?inferiores?, a desigualdade entre gêneros e seus papéis na sociedade e o posicionamento da autora contra o tratamento que era dado à classe das educadoras (trabalho que ela própria havia exercido) que eram vistas como mulheres solteironas e indignas. Tudo isso dão uma profundidade a essa história que em outras mãos poderia ser apenas mais um romance sem sal.

E falando em romance, que coisa mais gostosa é acompanhar esse sentimento que vai crescendo na protagonista e, por consequência, em nós leitores, visto que vemos e ouvimos tudo sob sua ótica e, dessa forma, nos apaixonamos junto dela e sentimos cada enrubescer e palpitação.

?Ele fez com que eu o amasse sem olhar para mim.?

O sentimento que nasce entre os protagonistas é intenso, um tipo de admiração e veneração mútua. O que os afasta, os une na mesma medida. Os dois despertam um no outro uma confiança que os faz serem eles mesmos como nenhuma outra pessoa é capaz. E o amor que cresce os faz querer ser melhor. Mas existem segredos que podem se tornar obstáculos.

?Vencerei obstáculos para encontrar a felicidade, a bondade? sim, a bondade. Desejo ser um homem melhor do que tenho sido, melhor do que sou.?

Em conclusão, não é atoa que Jane Eyre seja um clássico de sucesso. É uma obra atemporal, com uma escrita envolvente, um romance apaixonante, um mistério intrigante e personagens icônicos.
Thamiris.Treigher 19/05/2023minha estante
Que resenha maravilhosa! Sou doida pra ler.

RayLima 19/05/2023minha estante
Obrigada ?? Tô aprendendo a escrever resenhas agora, não tinha esse hábito, mas tô gostando e me aperfeiçoando.

Mi 06/07/2010

Uma história de amor tão clássica quanto Romeu e Julieta!
Esta é a cativante hisória de Jane Eyre, uma órfã criada em uma escola de caridade e que, desde cedo, vê-se entregue à solidão, ao desamor, à pobreza. Embora destituída de atributos físicos, Jane é dotada de tamanha força de caráter, coragem e humildade, que torna-se impossível não enxergá-la como uma grande mulher. Ao empregar-se como governanta na casa do misterioso e marcante sr. Rochester ela viverá uma épica história de amor, que sobreviverá às reviravoltas do destino e à tragédia, tamanha a força de que é dotada. Não se trata de um conto de fadas, mas do encontro de 2 almas solitárias uma feita de inocência e retidão, outra cheia de tormentos e máculas de uma vida desregrada, mas que têm em comum a total carência afetiva, o desejo de, um dia, poder amar e ser verdadeiramente amado. Após muitos sofrimentos e tragédias, Jane e Rochester encontrarão um no outro um recomeço, um bálsamo para toda a solidão e a tristeza que marcou suas vidas.
Um verdadeiro clássico, de leitura indispensável aos amantes da literatura inglesa.

Flá 09/08/2010minha estante
adorei sua resenha!
achei sensível e até comovente...
já assisti o filme várias vezes, a missérie da BBC...e tenho mt vontade de ler o livro, mas em português no texto integral, mas ainda nm encontrei. =(

Bella 28/06/2010

Uma das coisas que eu mais admiro nas irmãs Brontë, é o feminismo. É o que as diferencia de todos os outros autores de livros clássicos. Por serem mulheres, desafiam as regras de sua época, escrevendo romances com heroínas fortes, decididas e independentes. Jane Eyre não é diferente.
Vocês precisam meeeeeeeeeesmo ler esse livro.

Letícia 20/11/2010

O livro conta a história da humilde Jane Eyre desde sua infância como uma criança mais ou menos rebelde e mal-tratada pelos seus parentes até sua fase adulta. A Charlotte Brontë tem uma narrativa espetacular - o livro em inglês é um pouco difícil de entender, mas dá para levar - realmente tomamos as dores de Eyre e torcemos por ela durante todo o livro, e ela passa por poucas e boas, coitada. Quando achamos que tudo vai dar certo para ela acontece uma reviravolta. A história é cheia de mistérios e surpresas, e o caráter inquebrantável da protagonista chega a dar agonia no leitor.

Rafa Laisa 09/04/2014

Uma Heroína Inspiradora
Consegui terminar Jane Eyre!

Comecei a ler este livro motivada pelas diversas referências encontradas sobre Jane e Mr. Rochester em outros livros que li, e gostei. As referências foram em número suficiente para que eu ficasse curiosa em conhecer esta heroína tão bem falada na literatura. Aliás, eu estabeleci uma meta para mim este ano, em uma espécie de acordo tácito comigo mesma, de ler livros "antigos" citados aqui e ali em obras mais modernas.

Jane Eyre foi uma experiência paradoxal para mim. Demorei muito para conseguir terminar. Passava dias seguidos sem conseguir sequer abrir o livro. O motivo? É muito chato de ler! E sempre me dava sono. Mas eu simplesmente adorei a história, seus personagens e a protagonista... Esta sim, é uma verdadeira heroína, bem do jeito como as admiro. O curioso é que eu, invariavelmente, era acometida de grande sono quando começava a ler e algumas passagens - longas e carregadas de descrição do cenário - eram simplesmente insuportáveis.

Outro fator complicador durante a leitura foi a linguagem: em inglês formal, com muitas palavras que não são utilizadas atualmente, e várias transcrições de regionalismos e pontuações utilizadas de uma forma que não é comum, que tornavam tudo ainda mais difícil de entender!

"'And what is hell? Can you tell me that?'
'A pit full of fire.'
'And should you like to fall into that pit and to be burning there forever?'
'No, sir.'
'What must you do to avoid it?'
I deliberated a moment: my answer when it did come was objectionable: ' I must keep in good health and not die'"

Jane é um exemplo de mulher. Contemporânea de uma época em que esperava-se que as mulheres se deixassem ser conduzidas pela vontade e desígnios dos homens, ela sempre teve de se virar sozinha, sem amigos, sem família e, quando chegou o momento de interagir com homens, manteve-se independente, embora ainda dócil. Sempre justa, sempre correta e atenta a seus próprios princípios, ela nunca se deixou corromper.

Oh, que grande golpe aquele recebido por Mr. Rochester! Fiquei cho-ca-da. Nunca tinha lido um romance cujo mocinho fosse tão cheio de falhas. Em português bem claro, as circunstâncias o mostraram como alguém mais sujo que pau de galinheiro. E em que momento inoportuno! Mas ela manteve-se firme em sua razão e suas convicções.

E depois, sua provação e ascensão. Que felicidade ver que Jane finalmente teria os meios para viver com a independência com a qual ela havia sido talhada para viver.

E quanto a Mr. Rivers? Que homem cruel. Foi o que tirei da personalidade dele, que ele era um homem mau e vicioso, que tudo atribuía a Deus e à sua missão aqui na Terra. Por um momento assustador, achei que Jane sucumbiria e faria uma escolha muito errada mas, mais uma vez, ela não me desapontou.

"'You cannot - you ought not. Do you think God will be satisfied with half an oblation? Will He accept a mutilated sacrifice? It is the cause of God I advocate: it is under His standard I enlist you. I cannot accept on His behalf a divided allegiance: it must be entire.'
'Oh! I will give my heart do God,' I said. 'You do not want it.'"

Jane foi inocentemente sardônica, intencionalmente sarcástica. Sempre racional, mas amorosa. Sempre pura, mas raramente ingênua. E é merecedora de ser tomada como referência de qualquer heroína que tenha sangue correndo em suas veias, personalidade, coragem e vontade própria.

site: http://rafalaisa.blogspot.com.br/

Amanda.Cabrera 08/12/2015

Encantadora
Fiquei encantada com a história, foi meu primeiro livro que li em inglês, nem acredito. No começo me lembrou muito a Cinderela, pois Jane mora a com a tia má e os primos que eram super ruins com ela é contavam mentiras sobre ela. Até que em determinado momento ela vai para um internato a partir dai sua vida começa a mudar: começa a conhecer pessoas novas, fazer amizades inesquecíveis e com o passar do ano vai aprendendo mais e mais. Em certo momento ela se muda para Thornfield e é ai que fica cada vez mais interessante, principalmente sendo o local em que encontra o amor da vida dela. É onde começa a ficar mais e mais interessante.

Adorei a narrativa, é um livro bem gostoso de ler, ainda mais para quem quer treinar o inglês. Fico imaginando como é a história completa, deve ser incrível. Jane é uma.personagem forte que cresce cada vez mais com impasses do livro, vale a pena todos lêem. Super indico.

isa.dantas 23/09/2016

Romance incrível, com uma personagem feminina muito forte! E ainda por cima com mistério envolvido! Charlotte Brontë arrasou!

Ana Paula 22/04/2017

A Story about the power of nature and human will; about pure honor and love; about a woman fighting for freedom; I'll bear it close to my heart.

Lys Silva 21/03/2020

Entendo as ressalvas
Mas a história de Jane me envolveu de tal maneira que passo por cima delas com meu coração cheio da história dessa mulher incrível

ray 24/08/2020

Lindo demais! Charlotte, uma mulher muito inteligente e além de seu tempo. Amo amo este livro ??

Jéssica 09/11/2020

Jane Eyre
Charlotte Brontë mostra como era a vida das mulheres na sociedade inglesa vitoriana, pela autobiografia de Jane Eyre.
O livro é marcado por passagens assustadoras, pelo sobrenatural, pela melancolia e por mistérios, típicos em romances góticos.
Jane é uma personagem inteligente, que tem uma trajetória sofrida. Através da história e dos pensamentos dela, a autora tece uma crítica social, expondo a triste realidade das mulheres em uma sociedade que não admitia que elas fossem independentes.
Entretanto, não é uma leitura pesada. Há momentos reflexivos, bonitos e engraçados (irônicos). E, ouso dizer, tem um final feliz.
Muito bom! Recomendo!
Ouvi no podcast "Phoebe reads a mystery", disponível no Spotify.