Campo Geral

Campo Geral João Guimarães Rosa

Resenhas - Campo geral

Beatriz 19/04/2024

Deus sabe que eu tentei entender, eu li para a faculdade e pra ser só dieta eu fui empurrando ele com a barriga, eu li com audiobook e ficou mais fácil, não é um livro ruim óbvio mas não é do meu gosto, porém é triste e eu chorei! mas quando eu terminei dei graças a deus

malu 12/04/2024

TODO MUNDO DEVIA LER PELO AO MENOS UMA VEZ NA VIDA
Muito obrigada fuvest por ter me feito ler essa obra prima!!!! me emocionei muito com esse final, perfeito apenas.

gigi borges 12/04/2024

Campo geral
Uma pena esse livro ter saído das leituras da fuvest, eu realmente gostei do livro. No começo ele é confuso, mas assim que você se acostuma com a linguagem fica muito fluida, leitura de um dia só
a história se passa na república velha, numa família numerosa e humilde de Miguilim, um garoto de 8 anos muito inocente acerca do seu estilo de vida e? bem? da própria vida.
pontos principais: falta de laço afetivo paterno; suicidio, violência; mortalidade infantil; intolerância religiosa; infraestrutura sertaneja etc, uma típica novela de interior.

?a gente morre é pra provar que viveu?
?você me ensinazinho a dançar, Chica??

?? Eu ainda pode ser que vou morrer, seo Aristeu.
? Sucede como eu, que também uma vez morri: morri sim, mas acho que foi morte de ida e volta? te segura e pula Miguilim, levanta já!?
MIGUILIM MEU FOFINHO EU TE ADORO

Marcelo 31/03/2024

Perfeito
Um livro q marcou minha vida no ensino médio, mas depois de um tempo, finalmente peguei para ler, e amei, recomendo a todos.

rc.elly 25/03/2024

"sempre alegre"
Campo geral é uma historia muito emocionante, com personagens super bem estruturados e com grandes personalidades. Miguilim, o protagonista, se mostra sendo um menino mais inocente e sensível, diferente do seu irmão mais novo, Dito, que muitas vezes acabou roubando a atenção para ele por ser uma criança com muita maturidade e tendo uma forma de ver a vida diferente para sua idade.
Uma coisa que me irritou desde o inicio da leitura era a forma como o pai de Miguilim o tratava, sempre com desdém e não dando a ele importância (enfim, o daddy issues).
Apesar de eu ter gostado da história, achei ela um pouco cansativa e muitas vezes tive que reler algumas frases para tentar entender. Também não gosto de contos que não tenham capitulos, me sinto perdida lendo.

bibi 03/03/2024

Minhas opiniões sobre ?campo geral?
Dor é a palavra que mais resume o que eu senti lendo esse livro. no começo eu tava pensando que ia ser uma história fofinha, bonitinha e ensolarada, mas aí foi chegando mais pro meio/fim e eu só tinha vontade de chorar. que coisa. me senti na pele do miguilim e tive vontade de gritar com ele. de correr com ele. de entrar em desespero com ele. saudade, tristeza, vazio. mas também, a natureza, a infância, os dias e momentos que passamos quando fomos pequenos e ficaram na memória. eu amei, de verdade ?

Lucas1429 02/03/2024

Campo Geral como novela de formação.
É uma marca de João Guimarães Rosa, trazer em suas obras o peso lírico em seus romances e novelas. Com Campo Geral isso é mais uma vez verificado. A novela, que inicialmente fazia parte da obra "Corpo de Baile" escrito e publicado em 1956, e adaptado em um livro único após ser desmembrada do conjunto chamado "Manuelzão e Miguilim" em 1964, ganhando o próprio corpo em Campo Geral, traz Miguilim como personagem principal. Ficando o autor como narrador em 3ª pessoa. Miguilim é um menino de 8 anos que vive com a família no sertão de Minas Gerais, chamado Mutum. E ao longo da obra, ele vive experiências da vida de criança do interior, onde junto com seus irmãos, família e demais personagens vai desscrevendo seus sentimentos intensos de amizade, sensibilidade e inocência diante dos aspectos mais comuns do cotiano humano, como o amor, a fé a violência a opressão e o medo. Guimarães traz com muita genialidade a perspectiva do mundo a partir da visão de uma criança, com uma inocência e pureza tão refinadas que elevam a leitura á um estado de intenso sentimento de cumplicidade com o personagem, isto é, Miguilim. Vê-se também uma riqueza nos detalhes dos ambientes do sertão, sempre engrandecido nas palavras do autor, que geram ainda mais autencidade á forma literalizada da forma como fala o sertanejo mineiro, coisa que Guimarães domina com absoluta mestria. Novamente aqui, nesta obra, o autor usa do Neologismo e do transcendentalismo que busca resgatar na leitura e no leitor sua essência de pensamentos estéticos e poéticos, utilizando para tal do personagem Miguilim, que é a objetificação de um processo de crescimento humano que culmina na totalização da formação de uma personalidade madura, pós experimentada nas realidades humanas como o sofrimento ou as alegrias. Guimarães Rosa usa do tema da infância para trazer á sua obra um peso de formação cultural em ser mais humano do que se está. Com mestria e experiência caracteriza todos os personagens e torna toda a leitura um prazer que vai sempre se remetendo á reflexão do do leitor com a própria infância. Simplesmente uma obra de arte! Nada menos de se esperar de um escritor como Guimarães Rosa.

agabriela.s 01/03/2024

Sempre alegre, Miguilim? Sempre alegre.
Depois de um resumo sobre ele na aula de literatura do terceiro ano do ensino médio, resolvi ler o livro mesmo depois da prova da fuvest pela qual estávamos estudando no período. Durante a aula me emocionei com a explicação do professor e surgiu a vontade de descobrir mais sobre o menino Miguilim.
Não é uma leitura fácil, o livro tem poucas paginas mas pelo modo que é escrito ás vezes fica difícil o entendimento. Apesar dessa dificuldade, nada de ruim tenho pra falar dessa historia, a narrativa pelo olhar de um menino em crescimento sobre sua família e sua vida no interior é encantadora, e observar o amadurecimento do Miguilim durante o livro com todos os sentimentos que o menino carrega é uma experiência muito boa.

Pedro.Malini 27/02/2024

Interessante entender uma realidade opressiva no interior do Brasil no século XX. A história tem um final marcante, mas a leitura em geral é 8/10. A questão do autor usar uma linguagem mais própria para o contexto da história soma muito para quem está lendo se sentir imerso.

CammisFiggueiredo 26/02/2024

Apesar da linguagem ser bem complicada em algumas partes, a história é cativante. Recomendo a leitura, mesmo só tendo feito por ser conteúdo para uma prova rs

clara 05/02/2024

Não passei na usp mas valeu a pena
Gente que livro.. me emocionei demais. li pelo vestibular e não esperava chegar no final chorando do jeito q eu chorei

Anna 23/01/2024

Merece seu título de clássico
Começar um livro clássico é sempre aquela sensação de: não vou entender e vou terminar mais confusa que comecei. Isso não acontece aqui. Esse livro consegue contar uma história inovadora em um ambiente altamente usado nas histórias brasileiras. O protagonista é uma criança, tornando a história ainda melhor, acompanhar toda jornada de um ser inofensivo em uma criança amadurecida precocemente parte o coração, mas enriquece a leitura. Bom, alguns destaques são para as personagens femininas, apesar de serem plano de fundo, são diversas e dúbias, como quase todos os personagens desse livro. Outro destaque é para o Dito, a relação de amizade é o resquício da infância e o autor trabalha muito bem a perda de ambos. Leria 100 vezes.

akklarue 23/01/2024

O que um óculos não faz..
O livro ser na perspectiva de uma criança torna as coisas muito confusas e a linguagem usada é mais um agravante, fora isso, a leitura é tão gostosinha que vc não consegue parar.
Os acontecimentos finais são tão repentinos que senti o desespero como se estivesse lá.
Dito isso, Miguilim você é como um filho pra mim?

Léo 10/01/2024

Um essencial caipira
Foi uma leitura obrigatória de vestibulares na época em que prestava, e assim como a maioria dos livros obrigatórios, li com o nariz torcido. No entanto, esta obra me surpreendeu de maneira incrível. Ela traz um ar caipira que todo paulista do interior deve conhecer. É excelente para relembrar nossas origens, que vem sendo, com o crescimento do capitalismo globalizado, cada vez mais diluídas e apagadas.

Niczsx 05/01/2024

Quando a obrigação vira algo interessante
Fui obrigado a ler, obviamente para fazer o vestibular da Fuvest. Foi uma leitura difícil com uma quantidade de neologismos que só quem já leu alguma obra do Guimarães consegue entender. Mas o enredo foi ganhando aos poucos um tom crítico, e fica clara a genialidade do Guimarães com a construção temática do livro e também do detalhamento no cenário. O teor filosófico da obra, principalmente no final, foi o ponto chave pra minha avaliação desse livro. Quem está disposto a colocar as lentes do Miguilim (quem sabe de Spinoza vai pegar a referência) pra entender a realidade do sertão e amadurecer junto do protagonista, com certeza terá uma jornada fantástica.