Perfeitos Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Perfeitos

F. Pierantoni 03/10/2010

Perfeitos
Mesmo não tendo apreciado plenamente Feios, o primeiro livro da saga escrita por Scott Westerfeld, decidi arriscar uma leitura do segundo volume, Perfeitos (Editora Galera Record). Afinal, a temática da série é poderosa e seu potencial mesmo não atingido ao máximo na primeira tentativa é elevado.

Em Perfeitos, depois dos eventos finais de Feios, Tally foi finalmente transformada em perfeita. Sua vida é um sonho, recheado de festas, diversão e beleza. As memórias dos rebeldes, por sua vez, parecem lembranças antigas, incoerentes e diluídas. Ainda assim, sua tão sonhada rotina será abalada depois que conhece Zane, um perfeito que, ao contrário dos outros, suspeita desse mundo maravilhoso onde vivem. Os dois acabam unindo-se numa tentativa de recordar-se de quem realmente eram ou são , antes da cirurgia que lhes alterou não somente suas aparências, mas também suas personalidades.

Perfeitos não começa bem. Agora perfeita, Tally é fútil, maçante e ignorante. Assim, sendo a personagem principal, a narrativa realmente sofre por sua nova condição. Entretanto, o livro inicialmente fraco dá um tremendo e primoroso salto de qualidade com a introdução de Zane, de longe o melhor personagem da série. Cativante, complexo e humano, é graças a ele que a obra se transforma radicalmente para melhor, muito melhor.

O que o volume um não tinha de emoção e sensibilidade, esse título traz de sobra. Acompanhar Tally e Zane na sua jornada de auto(re)conhecimento é uma aventura e tanto e, dessa vez, o autor parece ter se livrado das amarras que o continham. As novidades desse volume agregam valor à história e elementos antigos parecem transformados e renovados. Alguns personagens, antes rasos, agora conseguem realmente brilhar.

Depois de um começo morno em Feios, a série de Scott Westerfeld esquenta e se apresenta completamente diferente em Perfeitos. Com uma narrativa tocante, divertida, envolvente e especialmente corajosa, a saga parece ter finalmente encontrado seu caminho. Quem dera o volume um tivesse essa qualidade. E espero que o terceiro também o tenha.

Gostou da resenha? Quem sabe você também goste do meu livro.
Descubra novos mundos em O Diário Rubro.

site: Conheça o livro e leia os primeiros capítulos
Jotagê 03/10/2010minha estante
Se a Marie é a "Rainha das Resenhas", você é o "Rei das Críticas". Muito bom!

Camila 29/11/2010minha estante
Te entendo. É simplesmente IMPOSSÍVEL fazer uma resenha de Perfeitos sem fazer spoiler do 1º livro. Mas podia ter avisado :(

Nadz 29/12/2012minha estante
Estou gostando mais deste livro que do primeiro. Adorei Zane, foi realmente o personagem mais divertido e mais bem elaborado. e mesmo tendfo detestado as gírias como "borbulhante", pude sentir a diferença entre as narrativas, como se acompanhasse o cérebro de Tally. ficou interessante

Yohanna 03/02/2013minha estante
Ótima resenha!
Ao início também achei maçante a narrativa devido a mudança de comportamento da Tally. Porém, o autor - acredito - tenha enfatizado demasiado essa nova característica na narrativa exatamente para nos confirmar as lesões nos novos perfeitos, e isso, com certeza, iria nos ser passado com mais exatidão pela Tally, personagem principal.

Quanto ao seu comentário sobre Zane... Concordo. Logo nas primeiras menções à ele, gostei do personagem. Ele deu um novo - e melhor - ar na estória sem que a mesma mudasse de rumo. Não me decepcionei tanto - só um pouco - com o livro Feios, porém devo concordar que a estória evoluiu bastante com o segundo volume.

Romma 02/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD

Jéssica 17/05/2013minha estante
Eu terminei de ler Feios, e esperava mais. Achei um pouco chato.Então pensei se leria o próximo ou não,mas vou dá uma oportunidade ao autor. Gostei da sua resenha, me incentivou a ler Perfeitos.

SimplesDaniel 30/08/2013minha estante
esse livro foi muito superior ao Feios e à Especiais.
O nome já diz tudo sobre ele, "PERFEITOS" é Perfeito.

Ana Carolina 30/06/2014minha estante
hummm. eu gostei de feios, não gostei tanto como outros livros. mas eu gostei. e espero que os próximos sejam bons e melhores.

Ruth.Eliana 12/03/2015minha estante
Comecei a ler Perfeitos hoje e realmente espero que essa saga melhore, porque o tema do livro é perfeito hahaha, mas realmente Feios é meio morno, falta algo nos personagens, carisma talvez, não sei bem o que, mas falta. É exatamente o que você disse, personagens rasos!

Fernanda 09/10/2012

Resenha: Perfeitos - Scott Westerfeld

Romma 02/03/2013minha estante
Entre e divirta-se não vai se arrepender! XD

Carol- Books and Tea 29/10/2012

Borbulhante...Surpreendente...Empolgante e nada de Fraude
Scott Westerfeld
384 páginas - Galera

Em feios, foram apresentados Tally e Shay como melhores amigas e todos os enfumaçados como um só, em Perfeitos Tally é perfeita assim como Shay, vai para festas, dorme de manhã e vira á noite, bebe...Enfim, tudo que uma perfeita avoada faria e faz Tally estava fazendo, a única diferença é que agora Tally quer ser aceita nos Crims, um grupo de perfeitos que não querem ser simples avoados muitos menos esquecer seus tempos como feios. Porém para entrar para os Crims, você deve ser um tanto travessa e gostar de ser "borbulhante"-leiam o livro e entendam-, o que para Tally não vai ser nada difícil, com seu ótimo histórico e com Zane, o líder dos Crims ao seu lado.

No fim de feios, quem já leu sabe que por inúmeros fatores e armadilhas, Shay e Tally voltam para Nova Pefeição, e Tally ainda não transformada acaba passando pela cirurgia. Porém mesmo "avoada"-leiam também para entender-, o passado de Tally volta á tona, em uma festa dos Crims, que não ocorre como esperada pelo contrário, ao se deparar com Croy percebe que, não se tornou perfeita apenas para ser borbulhante ou para se tornar bonita.

Com a ajuda de Zane,o líder dos Crims, que eu particularmente adorei, assim como David, que para minha tristeza demorou muito para aparecer, porém Zane não deixou pensarmos em David, é. Se mostra apaixonado por Tally, que corresponde ao mesmo tendo de escolher salvar sua atual paixão ou seu antigo amor...

"Nos vemos lá embaixo.-Por cima dos ombros, Zane espiou a terra que o esperava. Em seguida, deu as costas a Tally.-Amo Você.
-Vejo você lá...As palavras se perderam no ar, ao perceber o que Zane tinha dito--Ah, eu também. Ele deu uma risada, soltou um grito e pulou" (Pag-237)
Já da para perceber não é gente?

Fumaça não está derrotada, uma Nova Fumaça está sendo criada, e agora com a cura, estão tentando recrutar o máximo de feios e perfeitos possíveis. Porém algo da errado com a cura, e Tally novamente se sente culpada por tudo. Zane, ficou ao seu lado e agora Taly irá retribuir o mesmo, porém, Circunstâncias Especiais e Dra. Cable retornam, tornando á vida de Tally ainda mais perigosa, vítima de outra armadilha, Tally se vê presa entre seu passado e seu futuro. Mesmo sendo superficial com toda essa história futurista, em nenhum momento Scott se perdeu em seu enredo, pelo contrário, alguns pontos que em feios deixaram á desejar, foram melhorados e eu claro, adorei esse livro.

Novos personagens além de Zane entram na trama, Peris que já havia aparecido em feios, se mostra realmente amigo apenas, ainda bem não é? Porém se mostra um amigo não tão corajoso assim e Fausto, um grande amigo para todas as horas.
Os trocadilhos como "borbulhantes", "fraude" e "farsa", me deixaram um pouco confusa, para que ser tão borbulhante? E tudo perfeito de uma certa forma, era uma farsa. E também foram muito repetitivos, porém, nada que estragasse o livro, e me pego agora usando esse trocadilhos, que ótimo né? Não.

Com uma narrativa empolgante e menos previsível que em feios, Scott soube dosar muito bem, essa história de perfeição vazia, amor e mundo futurista muito bem, ainda consegui me surpreender em Perfeitos. Em algumas partes foi meio perturbador, Por Que? Toda essa coisa de, cirurgia de troca de pele, totalmente detalhada, não é uma coisa muito normal... Westerfeld, deu uma grande atenção aos detalhes, pois, mesmo sendo mínimos fazem toda a diferença, como por exemplo o sobrenome de Tally-YoungBlood- Que tem tudo haver com a mesma, e fiquei feliz em saber que Scott não havia escolhido por acaso o sobrenome da nossa Sangue Jovem.

Enfim, para quem gostou de feios, e assim como eu ficou super ansiosa(o) para Perfeitos, não irão se arrepender, pelo contrário perfeitos é até melhor, na minha opinião.

Boa leitura (:

anaaroch 26/05/2022

Cara, é muito bom mas achei que enrolou muito pra acontecer o mais esperado e aí quando acontece, tudo acaba num piscar de olhos? masssss, não deixa de ser bom!

Danny 31/07/2020

Borbulhante
Eu não lembro muito do primeiro livro, li a 6 anos atras.
Neste livro a Tally virou perfeita e entrou para os Crims, onde passa o tempo todo em aventuras para ficar borbulhante. Até que o seu passado de feia reaparece e ela começa a se lembrar da sua antiga vida de feia e dos motivos que a levaram a se tornar perfeita. E ai começa seu plano de retornar a fumaça (cidade onde os feios vivem).
A narração é ótima e os ritmo acelerados das aventuras de tally não deixar você largar o livro.
O que eu gosto nesta distopia que o westwood criou, é quanto ela é atemporal. Os humanos destruíram o planeta com seus combustíveis fósseis e para a sociedade sobreviver os humanos foram transformados por meio de cirurgia para serem bonitos/perfeitos, burros e superficiais ao 16 anos de idade. Temos um futuro bem tecnológico, com carros e pranchas voadoras, comida em pílulas, sem doenças e sem violência. E Tally é a garota egoísta e superficial que se quer se tornar perfeita até descobrir o preço da perfeição e ai ela vira a líder dos feios e vai tentar derrubar essa sociedade..

Marília 01/06/2020

O começo do segundo livro estava meio parado e cansativo, mas com o desenrolar a história ficou mais interessante e o final deixou com uma curiosidade de como vai continuar a história no próximo volume

Jackie! 15/01/2022

Mediano
Todo mundo concorda que existe a "maldição do livro do meio", né?! E aqui não foi diferente. Achei a história muito arrastada e repetitiva, parecia que nada ia para frente. Mas apesar disso, eu consegui gostar muito mais da Tally aqui, do que no primeiro livro. Senti que ela teve um desenvolvimento muito grande, além de formar uma "bela" dupla com o Zane.

S. G. Conzatti 30/11/2019

No segundo livro da saga acompanhamos Tally como perfeita lutando para voltar para Fumaça. A primeira metade do livro foi tedioso com toda aquela coisa fútil de perfeitos. Se o autor fez isso para percebermos como aquela vida era chata, conseguiu. Pois mesmo as partes que deveriam ser emocionantes não me agradou muito. Mas assim que Tally inicia sua fuga o livro ganha um ritmo mais acelerado e interessante. E que nos deixa com vontade de ler o próximo. As ideias apresentadas nessa sociedade de feios, perfeitos e outros já vale a leitura.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/

Rodrigo Digão 16/07/2021

Bom livro, seguindo a pegada do primeiro, porém achei este com alguns altos e baixos, hora a leitura fica interessante e em alguns momentos torna-se arrastada. Mas vale continuar a leitura para saber onde o autor vai chegar. Ps: Bom final.

Tamy 17/11/2010

Constância
Essa é a palavra que, para mim, descreve o livro.

Scott soube se manter mais constante nesse livro, em questão de ritmo e "fluidez", que em Feios.

Acredito que ele ainda peque pela falta de ação, ou pelo lento desenrolar nos fatos, mas, ao contrário de Feios - em que você se cansa de esperar pela parte realmente boa, que só chega no final -, em Perfeitos a coisa toda tem seu impacto na sua opinião sobre os personagens.

Aquelas(es) que viraram fãs de Zane, peço perdão. Ele não passou de um covarde fingido, que soube se aproveitar de sua fama como feio e de alguém com mais coragem que ele para fazer o que jamais faria sozinho. Por mais que diga sentir algo por Tally, Scott não me convenceu nesse ponto.

Certo, confesso não estou convencida sobre a mudança de Tally a respeito de David, tampouco. Se ela está assim tão curada, não pode ter deixado tudo para trás. Ele a merece. Ainda que também tenha se aproximado dela por sua recém-conquistada fama de aventureira, ele esteve com ela dia-a-dia mostrando o que ela poderia ser sem limites, sem barreiras. Zane queria quebrar os próprios limites, não dar a ela um mundo ilimitado.

Evidentemente, a mensagem de ideal de perfeição continua nesse livro. Esse é um dos pontos mais interessantes, pois com um mundo de ficção científica super moderno, Scott mostrou que todos nós podemos, um dia, virar enferrujados, podemos criar nosso ideal de perfeição mas que sempre haverá alguém que queira modificá-lo, quebrá-lo, ser melhor do que o que se estabeleceu como perfeito. Os especiais estão aí para isso, né?

Ah, quanto a maior reclamação que eu vi de todos que comentaram sobre o livro: a repetição de borbulhante e fraude/falso. Isso não me afetou tanto assim, tirando as ocasiões em que apareciam 6 borbulhantes na mesma página... Só que falso/fraude me irritou um pouco mais, porque a colocação de uma palavra usual, como uma gíria não pareceu real.

Não esperem demais de Perfeitos, mas não esperem demais para lê-lo. É um livro muito bom, mas bem morninho em alguns aspectos, e instigante em outros... Aliás, como o Scott termina o livro desse jeito? De matar (o autor, claro!) ¬¬'
@livrospretonobranco 24/01/2012minha estante
David é bem melhr do que zane;/

RChicago 25/08/2013minha estante
Eu fiquei com uma dó tão grande de David :(

Luiza.Catarina 09/05/2021

O livro teve diversas reviravoltas que eu nunca imaginava . Tô muito ansiosa pra ler o último livro .

Elis 18/08/2021

Perfeitos
Talvez ela não precisasse de um príncipe lindo para permanecer acordada. Nem de um príncipe feio. Bora lá para o próximo... Quero saber o que aconteceu com a ???!!

yaya 27/05/2020

O início de um sonho// Deu tudo errado
e mais uma vez a Tally só se ferra.
Estou aguardando ansiosa o momento em que ela terá paz e vai dar um socão na cara da dr. Cable, porque eu não aguento mais essa mulher meu Deus