Perfeitos Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Perfeitos

Fabricio~Raito 14/12/2010

Perfeição insuficiente
Apesar do primeiro livro da série, "Feios", não ter saciado toda a minha expectativa, "Perfeitos" veio pra completar algumas lacunas faltosas. É possível perceber um certo amadurecimento na trama, apesar de continuar achando que o autor poderia dar fim aos toques infantis de algumas passagens. A visão detalhista de cenários e personagens é deixada de lado, dando lugar à uma tentativa de criar um ambiente onde Tally possa continuar sua aventura.
O objetivo central ainda me parece fútil e sem sentido. Tally Youngblood continua na sua revolta contra o sistema que transforma todas as pessoas que fazem 16 anos em seres perfeitos, e não o bastante, alienados. Quem é que não gostaria de trocar a pseudo-liberdade por uma cidade onde só existe harmonia, diversão e nenhuma preocupação?
O enredo pode ser resumido em "Enrolação + desenvolvimento não muito satisfatório + preparação para um desfecho de tirar o fôlego" (porém, este último não aconteceu). Algumas descrições são chatas e desnecessárias, novos personagens aparecem sem uma ligação ou descrição convincentes e pior ainda, nenhum resumo ou referência direta ao livro "Feios" existe, o que dificulta muito a leitura de pessoas que não leram o primeiro livro da série (ponto negativíssimo pro Scott).
A metade final do livro toma um rumo totalmente diferente, o qual o autor não prepara nem um pouco os leitores. Simplesmente caímos de paraquedas. Porém, não é nenhum empencilho. O que deixou muito a desejar foi o fim, que aconteceu de forma rápida, súbita e sem aquele "tcham" que nos deixa "borbulhantes". Apesar dos pesares, houve um fato no encerramento de Perfeitos que com certeza despertou, no mínimo, uma empolgação.
Enfim, apesar de criticar, eu amo a série. Sim, eu acho a idéia central um tanto quanto estúpida, mas há algo que eu não consigo explicar, e que me faz gostar e ler rápido. É conferir a continuação em "Especiais".

Rozimeire.Fernande 15/03/2020

2/4
Muito boa a história. Segundo de 4.

Clara Valente 22/04/2012

(IM)perfeitos
Quando li Feios, ficou a impressão de que a ideia por trás da série era ótima, e a narrativa até chegava a ser envolvente, no entanto os personagens não eram nada cativantes, Peris, Shay e Tally eram egoístas e chatinhos de mais, e todas as falhas de personalidade deles parecia ser justificavel pela "cirurgia" e o ambiente em que cresceram. Os únicos personagens de Feios que me cativaram foram o Croy e o David, inocentes e verdadeiros enfumaçados.

Aí eu peguei perfeitos para ler, e dei de cara com uma tonelada de personagens fúteis, e a irritante mudança brusca de personalidade de Tally. Até aí tudo bem, a cirurgia mudou seu cérebro e tudo mais, mas se a Tally de antes não era muito de meu agrado, imagina a "nova". Li um livro inteiro sem ser introduzida a nenhum personagem interessante pelo qual tenha conseguido me apegar, pelo contrário, passei a gostar ainda menos dos anteriores. E o David e o Croy? Acho que Westerfeld simplesmente enjoou dos dois, e resolveu simplesmente ignorar a importância dos personagens na trama construída no livro anterior.

As palavras que mais aparecem no livro são "borbulhante" e "falso" gírias dos perfeitos, que pelo menos em sua tradução não soam nada bem, e causam estranhamento na fluidez da leitura. O romance é fraco, não quero dar spoilers, mas posso dizer que até o fim da narrativa eu não tinha nem percebido que existiam sentimentos reais por trás daquilo além de um anseio por ser "borbulhante".

Apesar disso tudo, a narrativa é bem rápida e cheia de ação até de momentos meio macabros, te impossibilitando de fechar o livro antes de chegar a página seguinte, e a seguinte, e a seguinte. Os capitulos são pequenos o que também ajuda. E tem também aquela sensação de "Quero chegar logo ao ponto em que esse livro vai melhorar" que faz você ler ainda mais rápido. Acho que essa sensação de "quero ver quando vai melhorar" é o que me impulsiona a querer logo o livro seguinte da série. Espero muito que Especiais me impressione positivamente.
Romma 02/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!

Victoria 08/02/2020

Amei, ótima história, com várias reviravoltas, sendo melhor que o 1 volume "feios".
A escrita é uma delícia, a leitura flui bastante.
A única coisa que me incomodou foi o fato das "ligações" entre os personagens acontecerem rápido de mais. Eles se conhecem em uma página e não outra já diz que ama, sem ter muito aprofundamento na relação.

@sandraalmeidaeseuslivros 08/05/2020

Tally agora é perfeita
Este o vol 2 de Feios. Tally agora é perfeita e quer ser aceita na turma dos ?Crim?, onde Shay e Percy estão.Em uma festa a fantasia ela é abordada por Croy, ela consegue lembra dele, um feio de Fumaça. Ele mostra uma bolsinha para ela e da uma pista de onde estará caso queira saber a mensagem que ele estava lhe trazendo. Tally estava borbulhante, e quando isso acontecia ela se lembrava de coisas de seu passado enquanto era feia. Com a ajuda do líder dos Crim, eles vão desencadear muitas coisas na rotina dos perfeitos e fazendo os Especiais estarem na cola deles.
Adorei a continuação de Feios e agora ler o último livro da trilogia.

Kaka 09/02/2020

null
Uma continuação empolgante, o autor segue forte na construção da história, trabalhando com os acertos do livro anterior. Sua narração é fácil e gostosa de ler.

Irinia Zachello 16/11/2012

Perfeitos
Tally começa com uma difícil missão: qual vestido escolher para a próxima festa, entre muitas que vem participando e que irá participar. É muito complicado para ela essa tarefa já que á festa exige um traje semi formal, o que será isso para ela? Tally acorda no seu mundo fútil e "borbulhante", ela acorda perfeita. Com seus melhores amigos Shay e Peris, com a expectativa de entrar no grupo mais popular de Nova Perfeição,os Crims. Um grupo que só aceita perfeitos que tivessem sido feios que quebrassem a regra quase sempre, como a Tally costumava fazer.

Para ela nesse momento nada mais importa. Esqueceu de tudo que viveu com o David, em Fumaça, quem eram os Enferrujados. O importante nesse momento era ser "borbulhante", brilhar e ser perfeita.

Então Tally recebe uma visita na festa e tudo começa a se desenrolar, a fazer sentido. E no meio de toda a bagunça ela conhece finalmente o Zane, líder dos Crims, com que tem um lance durante sua jornada, em busca da sua verdadeira essência.

Ela tem que se decidir em ser Perfeita ou viver o que realmente ela se propôs antes da cirurgia, que era provar que a cura existe! Então ela revoluciona Nova Perfeição, ela mostra que todos podem viver com seus próprios pensamentos, e que não precisam viver tão cegos como os Especiais querem que sejam. Mas isso tudo com muita descrição afinal ela precisa fugir.

Durante sua fuga, ela conhece um povo que vivem além dos limites de tudo e descobre como realmente tudo é planejado e arquitetado nos mínimos detalhes. E tem a certeza de que tudo que quer é encontrar Nova Fumaça, Zane, seus amigos... E David nesse momento é uma dúvida para ela. Pois não tem tantas lembranças e certezas quanto deveria.

Se eu escrever mais dois parágrafos vou acabar contando tudo. Esse livro, como todo livro em série, para mim, é uma transição. Com um final que eu não esperava, mas que dá sentido ao título do próximo livro, Especiais.

A Tally vive cheia de culpa por tudo que aconteceu no primeiro livro, e Shay não ajuda muito nessa parte, pois sofreu uma das "traições", sem poder se justificar para David, o que a deixou mais triste do que poderia estar, ela vive um segundo conflito nesse livro, que é se apaixonar por Zane, mas como não viver esse "amor" no momento mais importante de sua vida. Acreditando que David não se importava mais, pois ele não foi buscá-la e sim Croy, um de seus amigos. E Zane ali tão próximo e forte e querendo viver uma nova vida longe dali, longa da perfeição.

Esse livro acontece uma era depois da nossa em que nós éramos os destruidores de tudo, e ainda somos (comentário a parte), mas não senti que esses detalhes fossem relevante perto do que aconteceria durante o enredo todo do livro. Afinal agora já virou uma guerra, Perfeitos contra Feios, e nada mais importa nem a época que aconteceu.

Queria escrever uma resenha cheia de Spoiler!!! Mas não posso... Adorei o Livro, não gosto de romances futuristas, mas esse é PERFEITO! Louca para ler o próximo livro!

Eu acho que não escrevo muito bem as resenhas. Ainda mais quando eu quero escrever tudo que li e senti, mas isso seria escrever demais. Espero que tenham gostado!

:-)

alm0fadiinhas 28/07/2021

Aquele que prometeu e não entregou
Eu esperava bem mais desse livro. Eu achava que seria pelo menos bom como o outro, mas aqui a história me prendeu bem menos.

Uma coisa que me incomodou bastante foi que o livro já começou com uma cena em que alguns personagens se fantasiam de pessoas gordas como forma de serem engraçados. Mesmo que na história exista toda a questão do padrão irreal e uma certa crítica há isso, achei desnecessário o autor fazer chacota com um tipo de corpo.

A Shay era uma das poucas personagens que eu gostava e o autor deixou ela insuportável. Os outros que eu gostava tiveram participações pequenas demais, não deu nem pra aproveitar. A Tally tá me irritando cada vez mais.

O final foi bem morno, não foi bom como o outro.

Danielly.Lorrany 25/03/2024

Definitivamente melhor que o primeiro. Repleto de emoção e drama, a parte sobre a vila e o Andrew me surpreendeu bastante. A Tally ainda toma algumas decisões egoistas, mas ela está bem melhor nesse livro do que no primeiro. O Zane se tornou um dos meus personagens preferidos, em contradição a Shay se tornou insuportavel.

A trama da sequência é empolgante e se torna muito interessante a partir da Parte ll quando as coisas fluem e a história começa a se desenrolar.

anterique 20/04/2021

Mais do mesmo
Pensei que fosse me surpreender com algo novo nesse livro, teve alguns pontos que realmente me interessaram, mas a narrativa do plot acabava ligeiramente.

Ju 22/01/2013

Perfeitos
Esta resenha contém spoilers do livro anterior da série, Feios.

Não gostei tanto de Perfeitos quanto de Feios. Mas acho que o fato de eu tê-lo lido em poucas horas fala muito a favor da história.

Tally agora é uma perfeita. Mas tomou essa decisão de forma completamente consciente, após possuir um conhecimento negado à maioria das pessoas.

Apesar disso, as coisas não são tão simples como ela previu. Tally sofre as consequências da operação como qualquer outro feio. E terá que lutar contra si mesma para alcançar seus objetivos.

Neste volume, aparece um triângulo amoroso. Isso me deixou um pouco triste. Fico muito mais feliz e satisfeita quando um casal tem a sorte de se encontrar e de ficar junto para sempre... rs...

É bem legal ver a revolução tomando força. Conhecemos os Crim, um grupo de perfeitos diferentes dos demais, que procuram manter vivas suas lembranças da época de feios. Todos eles já aprontaram bastante em suas vidas.

"- É para isso que os Crims existem, não é?
- Acertou, Tally. Para evitar o esquecimento. E me ajudar a descobrir o que há de errado com a gente.
- Como você... o que torna você tão diferente?
- Outra boa pergunta. Talvez eu tenha apenas nascido assim. Ou talvez seja porque fiz uma promessa a mim mesmo depois de desistir de fugir. Um dia vou sair da cidade, perfeito ou não. - A voz de Zane quase sumiu nas últimas palavras, e ele soltou um suspiro por entre os dentes. - Acontece que é muito mais difícil do que pensei. As coisas estavam ficando monótonas e comecei a me esquecer. Então você apareceu, com suas histórias malucas e sem sentido. Agora as coisas estão borbulhantes."

Borbulhante é a palavra mais presente no livro (confesso que ela chegou a me irritar de tão frequente). Mas o estado que ela descreve é essencial para o desenrolar da história, então acabei me acostumando. Estar borbulhante é conseguir se manter atento e racional, é conseguir pensar com clareza mesmo sendo um perfeito.

Tally desvenda aos poucos como seu mundo funciona. Descobre os motivos que levaram à existência dos Especiais, que formam a Divisão de Circunstâncias Especiais, órgão responsável por manter a sociedade "domesticada" e sob controle em todos os momentos.

O livro traz fatos novos, mais para Tally do que para o leitor. Acredito que o terceiro livro trará revelações mais importantes. Vou começar a leitura e logo dividirei minhas impressões com vocês.

Até mais!

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-perfeitos.html
Leilane 14/02/2013minha estante
Meu favorito da série!!! Nem acredito que meus livros foram todos autografados! E o Scott é ótimo!!! Aquela palestra/aula/bate-papo foi incrível!!!
Borbulhante irrita mesmo haha
Beijos!

Lua 23/03/2013minha estante
Para mim é o melhor livro da série, até agora (ainda não li Extras), apesar de coisas extremamente irritantes como "borbulhante", e Tally, tudo bem que a operação deixa você na "linha' mas precisa ser tão chata?! porém não consigo, detesta-la rs a leitura me envolveu, não conseguir largar antes do final.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Se tem spoilers não quero ler para não estragar a surpresa. ;)

Thaís 07/04/2013minha estante
Não li nenhum livro da serie mas muitas pessoas falam sobre elas, ainda não sou atraida (axo q é pelos seus titulos simples) mas quem sabe eu não mude de ideia?! (ainda estou me decidindo se eu mergulho nessa serie ou n)

Baah 14/04/2013minha estante
nossa a capa dele é bem interessante, gostei demais da capa dele! a sua resenha fico otima

Dani 15/04/2013minha estante
Eu amo as expressões do livro, principalmente Borbulhante, assim como amei sagaz em Especiais... tive raiva da Shay o tempo todo mas também compreendi a mágoa dela, amo a série *-*

marirovino 01/03/2021

curti muito a forma como o autor desenvolveu a história nesse segundo livro, fiquei mais curiosa a cada capítulo pois o autor coloca váaaarios cliffhangers. já quero começar o terceiro pra ontem!

Danielle 31/01/2014minha estante
Também doeu em mim quando ela falou isso com o David, mas ela precisava falar algo bem ofensivo pra ele ir embora logo e não ser pego! Ah, e também não entendi a preferência de todo mundo por Feios. Perfeitos é bem melhor. :)

Adriana.FGSM 06/12/2010

"Perfeitos" é o segundo livro da séria "Feios" escrita por Scott Westerfeld. Nesse livro Tally se torna perfeita para que possa comprovar a cura, mas depois da operação suas memórias se tornam confusas e ela não se lembra exatamente do seu passado com a Fumaça, e agora tudo o que ela quer é entrar para os Crims, um grupo do qual Shay e Peris participam, e se sentir borbulhante. Porem no meio de tantos perfeitos iguais Tally conhece um diferente, Zane, o líder dos Crims e juntos os dois tentaram sair do estado de perfeição levando seu grupo junto. Nesse volume admito que a escrita do autor já não me incomodou tanto,contudo haviam muitas repetições e a história ficou um bom tempo sem sair do lugar, o que a deixa cansativa em determinadas partes. A repetição de palavras como borbulhante, farsa e fraude inúmeras vezes só serve para aumentar o desconforto. Apesar disso é uma boa história e o personagem de Zane é ótimo, meu preferido na série.