Perfeitos

Scott Westerfeld

Resenhas - Perfeitos

Clara Valente 22/04/2012

(IM)perfeitos
Quando li Feios, ficou a impressão de que a ideia por trás da série era ótima, e a narrativa até chegava a ser envolvente, no entanto os personagens não eram nada cativantes, Peris, Shay e Tally eram egoístas e chatinhos de mais, e todas as falhas de personalidade deles parecia ser justificavel pela "cirurgia" e o ambiente em que cresceram. Os únicos personagens de Feios que me cativaram foram o Croy e o David, inocentes e verdadeiros enfumaçados.

Aí eu peguei perfeitos para ler, e dei de cara com uma tonelada de personagens fúteis, e a irritante mudança brusca de personalidade de Tally. Até aí tudo bem, a cirurgia mudou seu cérebro e tudo mais, mas se a Tally de antes não era muito de meu agrado, imagina a "nova". Li um livro inteiro sem ser introduzida a nenhum personagem interessante pelo qual tenha conseguido me apegar, pelo contrário, passei a gostar ainda menos dos anteriores. E o David e o Croy? Acho que Westerfeld simplesmente enjoou dos dois, e resolveu simplesmente ignorar a importância dos personagens na trama construída no livro anterior.

As palavras que mais aparecem no livro são "borbulhante" e "falso" gírias dos perfeitos, que pelo menos em sua tradução não soam nada bem, e causam estranhamento na fluidez da leitura. O romance é fraco, não quero dar spoilers, mas posso dizer que até o fim da narrativa eu não tinha nem percebido que existiam sentimentos reais por trás daquilo além de um anseio por ser "borbulhante".

Apesar disso tudo, a narrativa é bem rápida e cheia de ação até de momentos meio macabros, te impossibilitando de fechar o livro antes de chegar a página seguinte, e a seguinte, e a seguinte. Os capitulos são pequenos o que também ajuda. E tem também aquela sensação de "Quero chegar logo ao ponto em que esse livro vai melhorar" que faz você ler ainda mais rápido. Acho que essa sensação de "quero ver quando vai melhorar" é o que me impulsiona a querer logo o livro seguinte da série. Espero muito que Especiais me impressione positivamente.
Romma 02/03/2013minha estante
Gosta da série Feios? Fan page suuuper bacana da série! Tirinhas, montagens, brincadeiras... Aqui você encontra de tudo um pouco!

Mika 30/08/2022

Bom...
Gostei bastante até, porém as palavras repetitivas realmente me tiraram do sério. A evolução da tally é visível e realmente boa de ver, o Zane é de longe o melhor personagem desse livro, autêntico e único, senti falta do David já que ele teve uma pequena participação somente. A premissa é muito boa e única, mesmo sendo um livro de história adolescente é muito interessante e te prende do início ao fim, recomendo a leitura.

@vivendoeuchegola 15/10/2020

Finalmente um shipp digno
Esse segundo livro, apesar de ter abandonado quase que por completo as críticas diretas à nossa sociedade da beleza e da perfeição, é bem melhor que o primeiro, em termos de aventura, ficção e fantasia. E eu sinceramente acredito que a existência do Zane contribui muito para isso. Uma das coisas que mais me prendeu a história foi shippar esse casal e ficar com medo de ela escolher o David. Sem falar que achei, realmente, as soluções apresentadas bem originais. O que me incomodava em percy jackson, por exemplo, com suas soluções bobas e simplórias, não tem espaço nesse livro. Realmente achei o autor muito original. E estou ansiosa para ver meu end game no terceiro livro e rever também o Andrew. A parte da história da Tally na reserva me conquistou. O término dela com o David me lembrou a bella escolhendo as palavras exatas para magoar o pai e, com isso, proteger ele em crepúsculo. O que dizia respeito a Shay eu já esperava.

Gabriel Aleksander 26/02/2015

Portador de uma ótima crítica social, mas decepcionante...
O Enredo
Tally Youngblood finalmente tem a vida com a qual ela sempre sonhou, uma beleza estonteante e com uma rotina regada a festas, onde sua única preocupação é ser aceita pelo grupo mais popular de Nova Perfeição. Entretanto, nem tudo é como se parece e existe um lado de Tally que permanece obscuro para ela, tornando seus reais objetivos inacessíveis para a mesma.

Tudo corria normalmente na nova vida da protagonista, até que durante uma festa onde ela saberia se o grupo dos Crims a aceitariam ou não, uma visita muda tudo. Um feio que Tally conhecia da época em que morava na Fumaça, grupo de resistência contra o governo atual, decide contatar a garota durante a festa, a fim de fazê-la lembrar de quem ela realmente é e qual é o seu objetivo ali. Esse contato será decisivo para o rumo que a sociedade na qual ela está inserida irá tomar, mas ela não estará sozinha, já que um grupo de Perfeitos estão preparados para se manterem “borbulhantes” o suficiente para promoverem essa mudança em conjunto.

Dinâmica Repetitiva

O aspecto desse livro que mais me irritou foi, sem dúvidas, a sensação de estar lendo a mesma coisa vista no livro anterior.

É inegável o fato de que Scott Westerfeld criou uma fórmula na qual ele submeteu os dois primeiros livros dessa série, que seguem uma dinâmica muito semelhante, da qual tentarei explicar da melhor forma possível sem dar spoilers:

No primeiro momento a protagonista se encontra num estado de alienação em relação a sociedade na qual ela está inserida, depois ela se dá conta do que existem por trás do governo vigente e de suas ações e com isso se coloca em uma aventura em busca de algum objetivo/lugar, finalizando na realização desse objetivo e tendo seus planos frustrados, fazendo com que ela volte pro ponto inicial.

Não sei se o terceiro livro se encaixará em tal dinâmica, que além de descuidada, broxa o leitor e desperdiça toda a grandiosidade da obra, que contém ótimas críticas sociais, rebaixando-a a um simples livro sem originalidade alguma.

Críticas Sociais

A característica que mais me conquistou em “Feios” foram as críticas trazidas em relação a nossa sociedade vigente, aos padrões de beleza e o controle das massas. Em “Perfeitos” essa característica foi mantida e o autor fez uma crítica muito mais explícita, ao inserir no enredo uma sociedade considerada primitiva e nos revelar que a mesma era apenas um retrato da nossa sociedade atual.

Ao nos apresentar a forma como uma pessoa do futuro enxerga a nossa civilização, Westerfeld levantou questionamentos interessantes sobre nossa organização social, religiosidade, sobre o regime patriarcal, machista e arcaico no qual estamos inseridos.

Personagens

No segundo livro teremos um enfoque maior nos Perfeitos, conhecendo sua rotina e suas ideologias. Esse ponto me incomodou bastante, pois, esse núcleo se mostrou bem desinteressante, onde seus integrantes estão mergulhados em um fluxo de futilidade e banalidade.

Porém, acredito que tal incomodo tenha se dado pelo fato de que os “Perfeitos” são extremamente verossímeis a nossa juventude, na qual estou inserido. No livro, esses jovens são mostrados como facilmente manipuláveis e donos de uma ideologia frágil, ao ponto de se colocarem contra o sistema, enquanto alimentam o próprio, sendo essa realidade na qual muitas vezes me vejo inserido.

Quantos de nós criticamos o governo, a corrupção e as pessoas que estão no poder nas nossas redes sociais, e quando chegamos na vida real tomamos atitudes corruptas, e elegemos representantes falhos que apenas são uma pequena amostra do que nós somos e da ideologia que defendemos.

Em “Perfeitos”, quando uma parcela daqueles jovens se junta e realmente age contra o sistema, eles viram famosos em Nova Perfeição, mas o que mais impressiona é que aqueles que os idolatram não se juntam ao seu movimento, se limitando apenas a aplaudi-los. Enquanto isso, outra parcela prefere criticá-los e classificam suas atitudes como momentâneas e pueris. (Alguém notou uma certa semelhança com as manifestações em Junho de 2013, ou com qualquer outra que já aconteceu no nosso país?).

Portanto, apesar da má construção dos personagens, a crítica social que eles trazem consigo nas entrelinhas se mostrou um prato cheio para que muitos aspectos da nossa sociedade e de quem somos sejam reavaliados.

Opinião Final

Apesar de trazer críticas fantásticas sobre a nossa sociedade atual, ler “Perfeitos” não foi uma experiência agradável. Personagens mal construídos e uma fórmula empregada de maneira desleixada, se tornaram um empecilho na leitura, tornando-a cansativa e arrastada.

Recomendo a série Feios para aqueles que se interessem em conferir as críticas contidas nas obras, mas aviso-os que as expectativas precisam ser diminuídas, pois o risco de decepção é grande.

Irei continuar com a leitura dessa série, já que ainda tenho esperanças de que o autor se reencontre no terceiro livro e faça algo do qual eu possa me orgulhar em ter lido

site: fatalityliterario.wordpress.com

Karol 05/08/2022

Esse livro se tornou uma bela surpresa, bem mais humano e intimista, conversa bem com as problemáticas abordadas no livro.

Liv 25/09/2010

A continuação de Feios, por mais que eu duvidasse, conseguiu ser melhor que o primeiro livro (pra mim, pelo menos). Não decepciona nem um pouco. Agora que já estamos inseridos nesse mundo futurístico tudo parece andar mais depressa. Ação, mais críticas à nossa sociedade e momentos de reflexão, tudo acontece do começo ao fim. Alguns personagens te conquistam de vez e outros decepcionam muito; os últmos capítulos são fantásticos e, ao acabar, a única coisa que vem em mente é "Preciso de Especiais LOGO!".
Camila 01/11/2010minha estante
Você disse tudo e mais um pouco. Concordo em gênero, número e grau.

Adriana.FGSM 06/12/2010

"Perfeitos" é o segundo livro da séria "Feios" escrita por Scott Westerfeld. Nesse livro Tally se torna perfeita para que possa comprovar a cura, mas depois da operação suas memórias se tornam confusas e ela não se lembra exatamente do seu passado com a Fumaça, e agora tudo o que ela quer é entrar para os Crims, um grupo do qual Shay e Peris participam, e se sentir borbulhante. Porem no meio de tantos perfeitos iguais Tally conhece um diferente, Zane, o líder dos Crims e juntos os dois tentaram sair do estado de perfeição levando seu grupo junto. Nesse volume admito que a escrita do autor já não me incomodou tanto,contudo haviam muitas repetições e a história ficou um bom tempo sem sair do lugar, o que a deixa cansativa em determinadas partes. A repetição de palavras como borbulhante, farsa e fraude inúmeras vezes só serve para aumentar o desconforto. Apesar disso é uma boa história e o personagem de Zane é ótimo, meu preferido na série.

Victoria 08/02/2020

Amei, ótima história, com várias reviravoltas, sendo melhor que o 1 volume "feios".
A escrita é uma delícia, a leitura flui bastante.
A única coisa que me incomodou foi o fato das "ligações" entre os personagens acontecerem rápido de mais. Eles se conhecem em uma página e não outra já diz que ama, sem ter muito aprofundamento na relação.

Mah Mac Dowell 25/04/2021

Achei esse livro mais parado que o primeiro.. não sei, tive a impressão que o Autor não sabia como prosseguir com a história e acabou colocando acontecimentos desnecessários.. da metade pro final achei meio arrastado.. mas ainda assim quero saber o que vai acontecer.

@sandraalmeidaeseuslivros 08/05/2020

Tally agora é perfeita
Este o vol 2 de Feios. Tally agora é perfeita e quer ser aceita na turma dos ?Crim?, onde Shay e Percy estão.Em uma festa a fantasia ela é abordada por Croy, ela consegue lembra dele, um feio de Fumaça. Ele mostra uma bolsinha para ela e da uma pista de onde estará caso queira saber a mensagem que ele estava lhe trazendo. Tally estava borbulhante, e quando isso acontecia ela se lembrava de coisas de seu passado enquanto era feia. Com a ajuda do líder dos Crim, eles vão desencadear muitas coisas na rotina dos perfeitos e fazendo os Especiais estarem na cola deles.
Adorei a continuação de Feios e agora ler o último livro da trilogia.

Rozimeire.Fernande 15/03/2020

2/4
Muito boa a história. Segundo de 4.

Irinia Zachello 16/11/2012

Perfeitos
Tally começa com uma difícil missão: qual vestido escolher para a próxima festa, entre muitas que vem participando e que irá participar. É muito complicado para ela essa tarefa já que á festa exige um traje semi formal, o que será isso para ela? Tally acorda no seu mundo fútil e "borbulhante", ela acorda perfeita. Com seus melhores amigos Shay e Peris, com a expectativa de entrar no grupo mais popular de Nova Perfeição,os Crims. Um grupo que só aceita perfeitos que tivessem sido feios que quebrassem a regra quase sempre, como a Tally costumava fazer.

Para ela nesse momento nada mais importa. Esqueceu de tudo que viveu com o David, em Fumaça, quem eram os Enferrujados. O importante nesse momento era ser "borbulhante", brilhar e ser perfeita.

Então Tally recebe uma visita na festa e tudo começa a se desenrolar, a fazer sentido. E no meio de toda a bagunça ela conhece finalmente o Zane, líder dos Crims, com que tem um lance durante sua jornada, em busca da sua verdadeira essência.

Ela tem que se decidir em ser Perfeita ou viver o que realmente ela se propôs antes da cirurgia, que era provar que a cura existe! Então ela revoluciona Nova Perfeição, ela mostra que todos podem viver com seus próprios pensamentos, e que não precisam viver tão cegos como os Especiais querem que sejam. Mas isso tudo com muita descrição afinal ela precisa fugir.

Durante sua fuga, ela conhece um povo que vivem além dos limites de tudo e descobre como realmente tudo é planejado e arquitetado nos mínimos detalhes. E tem a certeza de que tudo que quer é encontrar Nova Fumaça, Zane, seus amigos... E David nesse momento é uma dúvida para ela. Pois não tem tantas lembranças e certezas quanto deveria.

Se eu escrever mais dois parágrafos vou acabar contando tudo. Esse livro, como todo livro em série, para mim, é uma transição. Com um final que eu não esperava, mas que dá sentido ao título do próximo livro, Especiais.

A Tally vive cheia de culpa por tudo que aconteceu no primeiro livro, e Shay não ajuda muito nessa parte, pois sofreu uma das "traições", sem poder se justificar para David, o que a deixou mais triste do que poderia estar, ela vive um segundo conflito nesse livro, que é se apaixonar por Zane, mas como não viver esse "amor" no momento mais importante de sua vida. Acreditando que David não se importava mais, pois ele não foi buscá-la e sim Croy, um de seus amigos. E Zane ali tão próximo e forte e querendo viver uma nova vida longe dali, longa da perfeição.

Esse livro acontece uma era depois da nossa em que nós éramos os destruidores de tudo, e ainda somos (comentário a parte), mas não senti que esses detalhes fossem relevante perto do que aconteceria durante o enredo todo do livro. Afinal agora já virou uma guerra, Perfeitos contra Feios, e nada mais importa nem a época que aconteceu.

Queria escrever uma resenha cheia de Spoiler!!! Mas não posso... Adorei o Livro, não gosto de romances futuristas, mas esse é PERFEITO! Louca para ler o próximo livro!

Eu acho que não escrevo muito bem as resenhas. Ainda mais quando eu quero escrever tudo que li e senti, mas isso seria escrever demais. Espero que tenham gostado!

:-)

alm0fadiinhas 28/07/2021

Aquele que prometeu e não entregou
Eu esperava bem mais desse livro. Eu achava que seria pelo menos bom como o outro, mas aqui a história me prendeu bem menos.

Uma coisa que me incomodou bastante foi que o livro já começou com uma cena em que alguns personagens se fantasiam de pessoas gordas como forma de serem engraçados. Mesmo que na história exista toda a questão do padrão irreal e uma certa crítica há isso, achei desnecessário o autor fazer chacota com um tipo de corpo.

A Shay era uma das poucas personagens que eu gostava e o autor deixou ela insuportável. Os outros que eu gostava tiveram participações pequenas demais, não deu nem pra aproveitar. A Tally tá me irritando cada vez mais.

O final foi bem morno, não foi bom como o outro.

carina 09/06/2022

favoritado
segundo livro da trilogia, e gostei bem mais desse do que do primeiro.
amei os personagens novos (o andrew principalmente) e os desenvolvimentos da história, a escrita é muito boa e te prende de um jeito absurdo.
o universo que o autor cria é sensacional, não é uma distopia maçante e sem graça, eu me apaixonei pela história desde o primeiro livro.
quero muito saber o que vai acontecer daqui pra frente. amei demais

gi.gesuele 14/09/2020

Uma grande avanço do primeiro livro
Perfeitos é uma grande melhora do primeiro livro, Feios. A escrita se torna mais fluída, mais interessante e a história corre de forma mais dinâmica.