Especiais

Scott Westerfeld

Resenhas - Especiais

Camila 23/05/2011

Nada especial
Acho que "especiais" não é exatamente o nome correto para esse livro. Muito pelo contrário. Acho que "Sem graça" ou "Comum" seriam nomes mais apropriados. Para dizer a verdade, esse livro foi a maior decepção da minha vida. Depois de ler o muito bom "Feios" e o excelente "Perfeitos", podia jurar que "Especiais" seria perfeito, que a tendência da série era ficar cada vez melhor. Entretanto, Scott Westerfeld fez a pior conclusão de saga dentre todas que já li, num livro que eu esperava ser o melhor romance do mundo. Decepcionante. Mas nem tudo foi horrível: a crítica social, em "Especiais", continua impecável. Apesar de chata, a obra me marcou profundamente e me deu uma lição de vida, nunca verei as coisas da mesma forma.

**Para quem não leu "Feios" e nem "Perfeitos", não continuem lendo, pois contém spoilers**

Nesse livro, Tally é uma especial. Tem reflexos excelentes, um corpo leve e resistente e apetrechos imbutidos na pele. Ela agora vê o mundo com detalhes surpreendentes, tudo é lindo, e ela tem a vida que queria ao lado dos amigos especiais e vivendo no mato. Mas nem tudo são flores: a menina tem ataques de agressividade, sua nova mente não a permite escolher de que lado ficar (como se já estivesse imbutido na mente que ela deveria ser contra a revolução dos enfumaçados, embora ela sempre tivesse sido a favor). Enquanto isso, a revolução de Fumaça explode. Mas não se animem: a tão esperada revolução quase não é mostrada. O narrador parece sempre querer seguir Tally, a qual nunca está onde a ação acontece, o que não é típico da personagem. Mas esse livro foi atípico.
Falemos da única qualidade do livro: a crítica. Finalmente entendi a lógica dos três livros. Em cada um, Westerfeld critica uma classe social presente em todas as sociedades. Fiquei desnorteada com isso. Scott me fez ver que, não importa que tipo de sociedade alguém viva (perfeita, contemporânea, feudalista, moderna, antiga, egípsia, chinesa, indiana, africana), sempre existirá a mesma divisão social: feios, perfeitos e especiais. Na nossa sociedade, eles são os pobres, classe média e ricos. Na época moderna, seriam os camponeses e burguesia (esta segunda como enfumaçados), a nobreza e o rei. Na idade média, os camponeses, vassalos e clero. Na sociedade indiana isso se identifica no sistema de castas. É como se sempre houvesse um grupo despresado (mas sendo o único que percebe como está o mundo de fato), um grupo que manda mas é burro e alienado, e um grupo que é encarregado de manter o sistema como está. Até que o grupo despresado fica entendido o suficiente para se revoltar. Mesmo na sociedade perfeita e igualitária de Tally isso acontece. Não tinha percebido isso no mundo antes de ler a série Feios.
Mas essa não foi a única crítrica do autor. A ideia da contrarrevolução apresentada no final foi sensacional. Fiquei um pouco com peninha da Dra. Cable no fim, mas valeu a mensagem. É como se sempre fosse necessário as revoluções terem uma contrarrevolução para equilibrar e evitar exageiros, radicalismo. Genial.
Há, também, a percepção de como somos influênciados pela sociedade em que vivemos. Nesse livro, então, isso fica mais evidente. Na história, eles são viciados em cirurgia, fazem isso da mesma forma que nós penteamos o cabelo todo dia. Até os perfeitos que não eram mais perfeitos continuaram com esse péssimo hábito. Medo do cara que fez a pele mudar de branco para negro de acordo com a batida da música.
Falarei agora da parte que não gostei. A começar pelas novas gírias! Vamos comparar? Borbulhante = Sagaz. Perfeitos = Avoados. Feios = Medíocres. O pior é que Tally faz questão de acumular as gírias dos perfeitos e dos especiais, mesmo depois que volta a ser feia. "Você ia adorar, Zane, é muito sagaz, que é igual a ser borbulhante, só que melhor". Não aguento! Vemos outro problema similar a esse no livro: o fato de os protagonistas terem 16 anos. Na sociedade de Tally, não importa a sua idade, e sim o seu status de rosto. Ficou um pouco ridículo jogar tamanha responsabilidade em personagens tão jovens. O resultado são adolescentes usando gírias durante um cena super tensa e séria. Soou meio infantil.

**Para que não leu ESPECIAIS propriamente dito, não leia o resto da resenha, pois não conseguirei expressar minha frustração sem fazer spoilers**

Há um detalhezinho no livro que o fez ser insuportável. Detalhe esse mais forte do que quaquer outro problema do livro. Tally é especial durante o enredo todo! Se não fosse por esse detalhe, eu teria amado o livro. Acontece que, como especial, Tally não pensa direito. Um livro cuja protagonista é um robô projetado para não querer machucar as pessoas, mas fazer se for necessário (ou seja, para machucar as pessoas) é um saco! Poxa, havia uma protagonista, mas ela não estava lá, apesar de ser usado o nome dela o tempo todo. A Tally de verdade teria ido lutar com os enfumaçados, e não passar o livro inteiro travando uma batalha com sigo mesma. E houve momentos em que a transformação dela podia ter ocorrido, mas Westerfeld preferia adiar. Foi maçante, frustrante ler toda vez que isso acontecia. E, quando chegou a parte de Diego, pensei: "não acredito que estava perdendo isso!". Queria ter visto a revolução, sabido como aconteceu. E quando Tally enfim resolve voltar à mente feia, no finalzinho do livro, ela vence a Dra. Cable e se torna a heroína da revolução que ela nem participou! E o pior é que ninguém nem soube que foi ela quem impediu a guerra, que foi ela a heroína. Houve uma falha de comunicação terrível no final, bem como em todo o livro. Tally parece que fugia das pessoas! Até de defunto ela fugiu! Pobre Zane... Ah, aí está outro problema: a falta de emoções. O sujeito morre, ela da um tchau e vai embora. Nem estava super apaixonada e louca por ele segundos antes, e depois nem se despede direito? Que história é essa? E no final? Ela ficou com o David assim, como se seu amor não tivesse morrido pouco antes? Ou houve apenas uma reconciliação entre os dois para talvez uma futura volta dos ex-namorados? Não entendi esse final.
Esse falta de emoções de Tally se exemplifica também quando ela passa três semanas em isolamento completo em uma cela, e o autor apenas indica rapidamente que ela se sentiu solitária. Não senti realmente a loucura dela, foi monótono. Essa parte ficou muito mal explicada e corrida. Devia ter havido pelo menos um capítulo para contar como foi o tão solitário isolamento de Tally. Capítulos como este seriam mais necessários do que outros que Scott fez, como a segunda parte inteira do livro. Alguém notou que a segunda parte foi plágio de quando Tally foi para fumaça, no primeiro livro? Muito desnecessario! O escritor se auto-plagiou! Ler todas aquelas descrições de mato desnecessárias mais uma vez foi um saco, precisei de muita paciência. Antes fosse tudo de novo com a Tally indo para Nova Fumaça, mas esse robô com o nome da protagonista que não fala coisa com coisa no lugar dela? Foi maçante! Irritante, revoltante!
Em suma, a critica social me marcou muito, vou levar o que aprendi até o fim da vida. Mas isso não muda o fato de que o livro é chato. Quase inacreditável acreditar que "Especiais" seja da mesma autoria do escritor do brilhante "Perfeitos"...

www.vidalivrosepensamentos.blogspot.com
Hatus 04/06/2011minha estante
Nunca li uma resenha tão bem feita como essa. Parabéns, você falou extamente tudo o que eu senti e queria falar no quesito "Especiais", que concerteza não parece nem um pouco que foi aquele mesmo scott que fez "Feios" e "Perfeitos".

Camila 23/06/2011minha estante
Me desculpa, "Haverá", acho que não consigo ser tão profunda. Realmente não vi crítica na personalidade de Tally.

Obrigada, oldtoken, realmente visível essa mudança no Scott. O que a fama faz com as pessoas...

Lilá 16/08/2011minha estante
ótima resenha!
Tu falou tudo e mais um pouco da minha raiva que fiquei quando li Especiais.
Poxa, Feios foi muito bom, e Perfeitos foi tão ótimo!
Mas Especiais foi super mónotono, e fora o fato da Tally ter sido o tempo todo uma especial com ar notório de superioridade encheu o saco!
E ah, claro, a descrição daquele tanto de dias no mato foi algo insuportável também. Já tínhamos lido sobre isso nos outros livros. Não era necessário parar pra explicar tudo aquilo outra vez...

Ah, coitado do Zane :(

Adriane31 14/11/2011minha estante
Resenha excelente!!! A melhor que eu já li
Nossa, você falou tudo que eu senti com esse livro depois do muito bom "feios" e do excelente"perfeitos" eu esperava que especiais fosse ser maravilhosa, foi uma decepção muito grande, que tipo de fim mais medíocre affs, não acreditei quando terminei de ler e descobrir que ficava por isso mesmo. Pobre Zane gostava muito dele, o livro ficou mal explicado,repetitivo e cheio de pontas soltas, uma verdadeira decepção, mas como você mesmo disse a critica social continua impecável e com certeza também irei levar essa lição para vida toda, mas dessa saga eu esperava mais, odiei a Tally continuar "especial" quem gostaria de continuar sendo um robô? pelo amor de Deus.
bom pra finalizar você fez uma resenha impecável parabéns e continue assim =D

dora 10/12/2011minha estante
Amei sua resenha ela traduz perfeitamente a frustração que senti quando li o livro. Tudo é simplesmente chato e sem noção, não chegando aos pés dos dois primeiros ficando até difícil acreditar que é o mesmo autor falando das mesmas personagens. Ou seja Especiais me decepicionou.

daviiiiiiiiiil 22/12/2011minha estante
Ainda não li Especias, lembrando q não é o último livro da série.

Key 30/12/2011minha estante
Você disse tudo o que eu gostaria de dizer sobre a série! Fiquei extremamente decepcionada com Especiais, e concordo, não parece com Perfeitos nem Feios. Agora estou atrás do "Extras" para ver se pelo menos tem algo melhor.

Julindgri 21/01/2012minha estante
amei sua resenha!

Flávia 07/06/2012minha estante
Não quero falar mal do livro, mas falarei se for necessário. Confesso que esperava um pouco mais. As gírias realmente encheram o saco, o autor não foi sagaz o suficiente. :D

Mari 22/08/2012minha estante
Preciso expressar minha decepção também, e sua resenha foi ótima em relação a isso. Tenho certeza que a maioria dos leitores da serie ficaram desapontados com a finalização desse enredo o Scott parece não ter ficado "borbulhante" o bastante pra escrever esse livro haha.

Chrystiano 02/10/2012minha estante
Olha, resenha perfeita! Achei o primeiro bom, o segundo sensacional, mas confesso que o final já com a Tally sendo transformada em especial meio que me desanimou... Na hora pensei, putz, lá vem a Tally reprogramada de novo e vamos ter reciclagem da história do segundo livro e o pior é que acabou tendo reciclagem do primeiro também e Tally nem se reprogramou como das outras vezes.
Como disseram abaixo, a parte do Arsenal foi uma das sequencias de ação mais sonolentas que já li, só fui me empolgar mesmo quando a Shay a salva para elas impedirem a guerra e até achei o final razoável, embora a falta de emoção tenha sido um problema mesmo.
Aí no fim das contas acabei me surpreendendo com Extras, o quarto livro, que traz novos personagens, mas ainda assim me cativou.

Limão 03/10/2012minha estante
nossa, disse tudo...o livro foi muito chato mesmo!!Melhorou no final, mas como voce disse, tive que aguentar aquela descrição de mato toda de novo! E como comentaram antes: eu estava de saco cheio daquelas gírias repetitivas!!! Pra mim acaba aqui. Não irei ler o extras.

Letícia 11/10/2012minha estante
Concordo totalmente com você. O livro foi indo bem, mas a Tally meio que não participou diretamente nas coisas, além de não ser reconhecida por acabar com a guerra, já que ninguém além dela e a Cable sabia disso. E no final, quando pensei que eles iriam transformar a Tally numa garota comum, com a aparência perfeita mas com sua personalidade intacta, ela continua com a sua aparência cruel e decide viver no mato com David! O que foi aquilo? Fiquei indignada. E outra parte que concordo plenamente com você: a parte da morte de Zane. No segundo livro, o amor que ela sentia por ele era lindo e o autor mostrava isso nitidamente, e quando ele morre, ela nem sequer olha para ele direito. Achei isso muito hipócrita! Cadê todo aquele amor?
Enfim, espero que o Extras não me desaponte tanto quanto Especiais.

FIONA 01/02/2013minha estante
Q resenha maravilhosa!!!!

Zach Motta 19/02/2013minha estante
Acho que nessa frase você deixa claro porque se decepcionou: "eu esperava ser o melhor romance do mundo". Não, a série não trata de romance adolescente, por mais que tenha um toque, mas é quase nada. Os livro giram mais em torno de ficção científica, o romance adolescente é apenas um bônus que, praticamente, não mudaria nada se fosse cortado do livro.

Beatriz 23/02/2013minha estante
Adorei a resenha! Quando terminei o livro tive vontade de jogar ele na parede kkkk mas depois considerei a mensagem que o livro traz.

Yohanna 24/02/2013minha estante
"A Tally de verdade teria ido lutar com os enfumaçados, e não passar o livro inteiro travando uma batalha consigo mesma.".
Bom, eu descordo em alguns pontos. O livro me decepcionou em alguns momentos, mas nada que o afetasse diretamente. Pelo que eu pude notar com a sua resenha, você não sentiu a mensagem que o autor da distopia quer nos passar (não somente a da crítica social). As gírias, que foram mudadas nesse livro, é para nos dar AINDA MAIS ênfase no quão o comportamento da Tally mudou, sendo agora uma Especial. O livro quer nos passar, da parte dos Especiais, o fato da cirurgia torná-los cruéis e não ficaria legal eles achando aquilo tudo "borbulhante", não é mesmo? Eles, pensando como Especiais, achariam "Sagaz".

"Ler todas aquelas descrições de mato desnecessárias mais uma vez foi um saco, precisei de muita paciência"
Bom, mais uma vez. Particularmente, eu senti que a narração, em seus respectivos livros, nos passava o que a Tally pensava de acordo com o que ela era (Feia, Perfeita, Especial). Então para que descrever grande parte das coisas novamente? Cara, o livro quer nos mostrar, jogar na nossa cara, que as cirurgias lhe tornavam OUTRA PESSOA. Como a sociedade controlava as pessoas. Até mesmo a mente. Essa nova descrição da natureza, de "mato", é para nos mostrar como ela (Tally) via a natureza sendo agora uma especial. A outra vez em que foi narrado ela era uma feia. Isso muda o modo no qual ela possa ver as coisas.

Sobre você ter achado-a uma "robô"... isso, acredito, foi bem proposital. Afinal de contas, desde que ainda não tenha lesões, tudo naquela cidade era uma farsa. Todos controlados pela cidade. Ficaria um tanto quanto ridículo se nos livros anteriores a Tally se espanta com os Especiais por os acharem cruéis, assustadores, quando ela se torna uma Especial, isso não nos fosse confirmado. Achei isso bem necessário. Mas a Tally era diferente de todos... desde o início ela era especial (especial mesmo, no sentido real da palavra). Ela sempre acaba tendo auto-controle de si mesma, não importa o que façam com o cérebro dela. Basta um pouco de lucidez e ela se auto conquista. Isso fica claro quando Zane diz à ela que ela pode mudar. Quando ela ver tudo desmoronando diante de seus olhos. Nesse livro ela foi mais "manipulada", tanto que ela começa a pensar por si mesma praticamente ao fim do livro. Mas dessa vez ela não era nenhuma perfeita, ela era uma "violação morfológica". As modificações no cérebro dos especiais não seriam tão fáceis de superar quanto as de um mero perfeito.

Quanto ao "romance", desde o início eu sabia que iria me decepcionar quanto à esse ponto com a série. O livro "Perfeitos" dá um novo rumo à série, quando o Zane entra na trama. Dali em diante pensei que eu poderia, quem sabe, não me decepcionar realmente com o romance da série. Mas isso muda no vol III. Enfim, esse, para mim, foi um dos piores pontos.

Mas, parabéns pela resenha :)

Camila 15/03/2013minha estante
Travis, "romance" significa "texto grande", é um gênero literário. Não significa necessáriamente uma história de amor ;)

Fabricio 23/05/2013minha estante
"Acho que "especiais" não é exatamente o nome correto para esse livro. Muito pelo contrário. Acho que "Sem graça" ou "Comum" seriam nomes mais apropriados."

Ótima resenha. -SQN

De fato você não entendeu o livro. Quando nos propomos a resenhar um livro, esperasse que ao menos você o tenha entendido. Quando você se propõe a fazer uma resenha deste tamanho esperasse que ao menos você saiba se expressar.

O LIVRO É FICÇÃO CIENTIFICA. entenda isso. a história de amor poderia muito bem ser cortada do livro.

Acredito que não esteja acostumada a esse gênero literário, e aconselho que volte a ler seus romances de banca.

Para quem não leu o livro, espero que não leve em conta uma resenha tão mal escrita, e que leia o livro com mente aberta, porque é um livro fantástico.

Para Camila, espero que tome maior cuidado ao se expressar em relação a QUALQUER LIVRO. O fato de você não ser inteligente o suficiente para entender o livro não que dizer que ele seja ruim.

Julio Alex 05/06/2013minha estante
Nossa, acho que ninguém nunca captou os meus pensamentos tão bem quanto você.
Eu nem consegui terminar de ler esse livro, de tão ruim que é! Além disso tudo, outra coisa que me irritou muito foi aquilo de "coitadinha de mim, sou feia e... Ops, virei perfeita. Nossa, minha vida é tão legal, mas tô descobrindo que tem muita coisa ruim em ser perfeita... O que, tem uma classe superior? Não quero ser especial, é muito... Ops, virei especial". Isso foi um SACO! Era só a Tally pensar em ficar estacada em uma "classe social" que ela ascendia, mesmo sem querer.
Achei Feios perfeito, Perfeitos mais ou menos... Mas ler Especiais é pedir demais, é feioso! Sinceramente, não sei como você conseguiu terminar de lê-lo.
E espero que não digam que eu não estou acostumado com ficção e fantasia, porque é praticamente SÓ ISSO que eu leio e.e

Amanda 04/12/2013minha estante
Desculpa, mas estamos aqui para dar nossas opiniões e não para condenar um livro ou no caso um best-seller inteiro. Então, primeiramente você não precisava dizer que trocaria o nome do livro por "sem graça" ou "comum"; acredito que você não entendeu que autor deu os nomes aos livros segundo como eram chamados certos grupos dentro de uma cidade futurística e não segundo como você deve se sentir lendo o livro ou pelo menos como você julga o conteúdo do livro.
Não sou a favor da sua crítica em relação as gírias usadas antes e depois porque, como você mesmo falou nosso mundo muda mas o sistema continua o mesmo (ponho aqui sua comparação de hierarquias), portanto as gírias mudaram mais os ignificados são praticamente os mesmos, o fato é que, você poderia acompanhar sem se perder. E, em relação ao infantilizar a cena séria com a gíria também não sou a favor pois tenho certeza de que você, eu e a maioria dos adolescentes ou pré- adolescentes já usaram gírias quando a situação não era adequada.
E se não queria ler um livro onde Tally seria especial, porque então leu o livro? Óbvio que ela seria especial, pois no primeiro livro ela era feia, e o nome do livro é Feios, no segundo livro ela era perfeita, portanto o nome do livro é Perfeitos, me desculpa mas raciocínio para que não ?!
Enfim, sem mais críticas as suas críticas, acredito que a série foi feita ao leitor que gosta de viajar em diferentes personalidades e grupos juvenis, explorando suas maneiras de pensar e se colocar no meio onde vive, esse era o esquema, mostrar num livro de ficção científica as diferentes formas que as pessoas do mundo podem pensar.

Aimêe 16/03/2015minha estante
ótima resenha, parabéns! Parece que é realmente unânime a ideia de que Especiais foi um livro decepcionante. Eu li Feios e Perfeitos em seguida, mas ainda não tinha comprado o Especiais e quando fui atrás não encontrava em lugar nenhum, até nos grande sites o livro tava faltando e onde tinha o preço era caríssimo. A demora em comprar o livro só aumentava minha ansiedade, mas já nas primeiras páginas deu pra notar que tava longe dele ser um livro tão bom quanto os outros. Só o final mesmo que foi mais interessante e que, pra mim, ainda foi estragado com a cura da Cable daquele jeito tãaaao fácil. Uma pena :/

Jéssica Vanessa 29/08/2015minha estante
Eu não sabia explicar direito o que senti quando terminei de ler o livro mas depois de ter lido sua resenha percebo que foi exatamente a mesma coisa. Além de que achei extremamente irritante o fato de que tudo na vida da Tally sempre dava errado. E o final achei muito sem graça.

Vih 10/04/2017minha estante
Resenha maravilhosa, eu não terminei de ler Especiais ainda, e depois de saber que o Zane morre(eu amava ele), agora tenho menos vontade ainda, eu estava detestando esse livro também , não acredito que o autor matou a historia do ultimo livro e a personagem dessa forma deixando ela como especial o livro todo, isso me irritou demais, eu também queria ver ela onde a ação estava e ela la nessa "luta" interna naquela viagem chata pela floresta que parece que já vimos mil vezes. E finalmente quando ela chega em Diego e eu fico maravilhada com o que esta acontecendo la e penso, agora vai, ela vai voltar ao normal e as coisas vão começar a ficar legais e interessantes de novo, ela escapa de novo de voltar a ter a mente de "feia" dela... decepção define viu, ainda mais agora que to sabendo que além do Zane morrer ela fica simplesmente do nada com o David no final sendo que ela parecia estar louca pra estar com o namorado o livro todo '-'

Camis 07/06/2021

Parece que é o final da série, mas não é
De todos os livros até agora da série, este foi o que menos me deixou ansiosa por mais. Não sei se porque a Tally agora como Especial é muito chata, ou se porque não existe necessariamente cenas românticas entre ela e Zane (que estava rolando no livro anterior), e aí acaba com sendo só Tally e Shay 90% do livro. O que prende no enredo ainda é basicamente os novos poderes de Tally que fazem ela parecer uma super-heroína robótica. PORÉM, pra mim, após ler a última página, a sensação que tenho que é que não tem mais nada por vir. Fim. Acabou.
E, no entanto, ainda existe o quarto livro do série, e eu estou aqui pensando: oq tem pra ser feito ainda? Já foram dados nós em todas as pontas...
De todo modo, não gostei do "final" de Tally por enquanto. "Especiais" poderia ser muito bem o último livro, desenrolado um pouco melhor, especialmente o final, que pareceu um tanto corrido.
Não me sinto ansiosa pra começar o último livro porque, como disse, pra mim não há mais nada pra se ver aqui, e talvez seja justamente o último livro que vá salvar a série pra mim, porque realmente fiquei desanimada com esse final.
De todo modo, pra quem já leu os dois primeiros livros meu conselho é: não desista agora, você está na metade. "Especiais" não ruim, só não é tão bom quanto. E pra quem está no terceiro livro, segure na minha mão e vamos terminar isso, na esperança de que algo melhor estará em Extras.

Carol- Books and Tea 30/10/2012

Os Especiais dos Especiais...Cortadores Sagazes... WHAT?
Especiais
Scott Westerfeld
352 páginas-Galera

Tally, ou melhor, Tally-wa agora é uma especial, assim como Shay-la, é uma nova espécie morfológica, com hiper audição, olfato, visão... Uma verdadeira máquina destruidora, que não quer lhe fazer mal, mas fará se for necessário, como eles mesmos diziam e blábláblá
Até certo tempo, os especiais eram apenas rumores, porém agora, são reconhecidos e ainda mais temidos por Nova Perfeição, e todos os outros. Uma nova espécie de especias foram feitos, Os Cortadores, liderados por Shay, eram a menina dos olhos de Dra. Cable, eram os Especiais dos Especiais, ainda mais sagazes-É sagazes- Eram encarregados de impedir que a cura fosse espalhada por todos, foram criados para desprezar, a qualquer outra espécie que não fosse especial, até os perfeitos. Quem já conhece a série sabe que, além das mudanças morfológicas e biológicas, outras cerebrais eram feitas, para deixar os perfeitos ainda mais fúteis e "avoados". E Maddy, a mãe de David havia descoberto a cura, outro fato por Tally, agora totalmente mudada, sentir ódio, ela havia sido á culpada pelo que havia ocorrido com Zane- Ok, o que ocorreu com Zane? Acredito que ao estarem lendo aqui, já leram Perfeitos certo? Well, Zane, como posso dizer, acabou tendo seus neurônios "devorados" por nanoestruturas, contidas em uma comprimido,no qual ingeriu...Tá quem não leu, agora leia tá?

Tally, vive extremamente bem, agora Cortadora, diferente dos outros não precisa se "cortar"-isso gente- para ser sagaz, acima de borbulhante, como os outros. Porém, há Zane, que ainda não se juntou á eles, mas por que? Isso faz Tally, não se sentir completa, sem Zane ao seu lado, aquela alegria nunca será completa.

Uma festa está ocorrendo em Vila Feia, e os especiais tem de entrar como penetras...Mas espera ai, por que Especiais entrariam em uma festa que para eles são medíocres? Claro, ao saberem que seriam distribuídas novos comprimidos da cura, os especias haviam sido encarregados de impedir isso. Porém algo ocorre, os Novos Enfumaçados, agora não são apenas vestígios dos enferrujados, estão com novos equipamentos e aliados, fortes aliados. Em uma emboscada fatos ocorrem, revelando o quão avançado, agora os enfumaçados estavam.Viva, finalmente, já estava na hora pelo amor né?

Um encontro com sua antiga paixão, pode fazer Tally balançar, literalmente gente, até da prancha! Agora sem Fausto, Shay-la e Tally-wa devem de agir só, porém Tally quer algo em troca, seu amor, Zane, que por Circunstâncias Especiais-Claro, essas palavras tinham que estar envolvidas nisso- Não havia se tornado especial. Porém, o reencontro com Zane, pode ser frustrante. Zane, porém demonstra um afeto e um amor tão puro por Tally, que me fez adorá-lo de vez. Podia tudo acabar ali? Tally e Zane especiais juntos, caçando os enfumaçados e fim.? Não.

Uma aventura super "sagaz" de Tally e Shay, acaba envolvendo tudo e todos de vez, os efeitos acabam perdendo o controle e péssimas consequências vem de bônus. Uma que eu particularmente, não gostei nada e nada. Por que? Tudo bem que que David nos cativou, mas, Zane? Ah, não. Sem Spoiler aqui ok?

So, Tally terá enfim que decidir em, seguir a missão para a qual foi programada ou lutar por seu amor/paixão?

O ponto fraco do livro, na minha opinião foi o final, explicando, foi inesperado e confesso que queria mais e claro, o ocorrido com Zane. Tally também, mesmo sendo decidida o suficiente, continua muito imatura, e me irritou bastante. Ah, tudo bem Tally-wa nós já sabemos que você tem o poder da "autocura".
SEM DRAMAS PLEASE!

As cenas de ação, são contagiantes, é são mesmo, as de revolta, me deixaram revoltada, essa é a verdade. Mas o livro como um todo me agradou, esperava mais devido á seus anteriores, mas nada que pudesse afligir a qualidade da série.

Surpreendente e inesperado, em Especias, Westerfeld nos presenteou com uma outra ótima narrativa, confuso né? Espero agora que Extras, não entre em declínio á qualidade da série, fechar com chave de ouro e recuperar os pontos perdido em especiais ok Scott?
Boa leitura :)

estanted4ari 11/11/2021

ESPECIAIS (COLEÇÃO FEIOS 3)
Terminei o penúltimo livro da saga Feios e como tinha visto em uns dos títulos de resenhas realmente não tem nada de Especial digo isso por conta da desenvoltura do livro. Tinha que ser SOFRIDOS hahahaha.

Os dois primeiros livros deste o começo sempre tinha algum impactante entre os capítulos, mas no caso de Especiais não foi bem assim na minha percepção de leitora (olha ela) o contexto me prendeu a partir da metade em diante, depois foi tiro,porrada e bomba (literalmente).

No terceiro livro da série Feios, Tally é mais uma vez submetida ao uma cirurgia porém não foi por conta própria então de feia à perfeita, agora é a vez de YoungBlood trabalhar para as circunstâncias especiais e ter seu outro lado revelado.

Carol 21/09/2011

Eu sinceramente não sei o que dizer muito sobre essa saga.

Às vezes eu gostava, às vezes eu tinha vontade de desistir.

O contexto da saga é brilhante, não tem como negar, a ideia da transformação obrigatória aos 16 anos, as vilas separadas, os novos fumaças, o controle da mente através de sentimentos vivos, tudo isso foi brilhante, mas o desenvolver da história deixou a desejar na minha opinião.

Acho que Scott pecou demais, ele nesta última etapa, criou cenas mirabolantes, que nem no máximo dos esforços eu conseguia visualizar, exemplo disso, foi o ataque do Arsenal. Juro, que não consegui captar a cena de tanta ação e superpoderes que ele inseriu nesta cena.

Será que será traduzido o livro Extras?

Enfim, Scott você teve uma brilhante ideia, e se eu não fosse persistente teria desistido de Tally e David há muito tempo.

Cíntia Mara 12/11/2011minha estante
"Faltou um pouco de emoção sentimental a algumas cenas, neste último, um grande fato acontece e a cena passa tão rápida e sem emoção que não derramei uma única lágrima, isso porque era um dos meus personagens favoritos."

Concordo! Odiei tanto a Tally por isso.

Matheus Caixeta 25/11/2011minha estante
Falou tudo que penso do livro. Ideia brilhante e mal aproveitamento, sem contar com as cenas viajadas e 'mal escritas'. Além disso, a morte que teve no final foi a coisa mais sem emoção do mundo.

Romma 12/07/2013minha estante
mas essa foi a ideia dos especiais que o Scott quis passar, sem sentido seria se a Tally ficasse sentimental demais a ponto de pensar em se matar, ela é uma especial e esta programada para agir assim, friamente, mas ela do jeito dela amava o Zane, leia Extras e entenderá

Cello 19/09/2015minha estante
"Às vezes eu gostava, às vezes eu tinha vontade de desistir."
Houve bons momentos e muitos foram bem irritantes, três estrelas merecidas.

Filho Amado 30/09/2020

Mais uma vez Scott Westerfeld arrebenta com a nova transformação de Tally a narrativa se torna muito mais emocionante e empolgante, nesse novo livro Scott mostra como e absurdo a ideia de mudar a outra pessoa só porque você acha que e o melhor para ela .
A ideia de liberdade e única para cada um, e muito preciosa.

aria 01/10/2021

bem razoável mesmo
a escrita é muito lenta e eu quase dropei de tão chato que estava, mas quando começou a chegar no final ficou gostosinho de ler

não acho que valha a pena ler a saga de "feios" só se você realmente quiser ler, pq sério é meio tediante

S. G. Conzatti 15/12/2019

Demorado nas cenas não importantes e rápido no que importava
Demorei muito para ler o livro, não sei explicar. Alguma coisa não me pegou nesse livro. Achei a história interessante como as anteriores, e ao mesmo tempo muito amarrada. Parece que as coisas não aconteciam, mesmo quando havia cenas de ação. E então acontece a "revolução" de um modo tão rápido e fora de foco da personagem principal que pareceu sem importância ou "falso". E aquela morte sem sentido e sem emoção, foi jogado e superado. Para então voltar ao antigo, não me agradou em nada. Mas continua sendo um bom livro para pensarmos sobre os padrões da nossa própria sociedade e uma boa leitura.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/
gabrielrjf 15/03/2020minha estante
Dei um like porém tem spoiler e poderia ser sinalizado. Para um bom entendedor, uma frase ae conta toda a surpresa

Danny 09/06/2021

Tally agora é uma especial, transformada em uma arma. Não se lembra muito de sua antiga vida e se importa apenas com sua missão. Mas tem algo a deixando inquieta e ela precisa decidir entre escutar seu coração ou realizar a missão para que foi programada. De volta a nova fumaça tentando proteger alguém que ama, se ver em uma nova cidade onde a cura domina e um novo sistema foi imposto. E uma guerra entre cidades está prestes a acontecer e Tally é a única que pode impedir e vai arriscar tudo.

Esse foi o livro que menos gostei, Tally sempre foi uma personagem insuportável, mas nesse livro ela meio que se perdeu e passou a apenas a obedecer a ordens. Não senti que o livro teve um objetivo, Tally estava apenas ali fazendo coisas borbulhantes e entrou numa grande encrenca e teve que concertar tudo, e no final meio que por acidente salvou o mundo da perfeição.

No geral é uma série diatópica mediana, a premissa do livro é boa e cai como uma luva na nossa sociedade atual onde imagem e beleza é tudo, provocada pelas redes sociais, onde todo mundo é perfeito, igual e fútil e sem qualquer senso da realidade. Eu quero muito saber qual o rumo a série da Tv vai tomar.

Rodrigo Digão 27/07/2021

Livro ok, porém com certeza até o momento o mais fraco da série, onde o embiente eh expandindo de forma que o autor o tornou meio superficial. As personagens não agradaram e involuiram, vou ler o próximo, porém sem expectativa real.

Mariana 26/04/2021minha estante
É tudo sempre igual né ra

Mariana 26/04/2021minha estante
Rsrs

anterique 26/04/2021minha estante
Siiim hahahhaha, fui com um hype tão grande pra essa saga e acabei me decepcionando.

Daniele 04/08/2013

Decepcionante
Eu me apaixonei pela ideia do autor para os livros. "Feios" e "Perfeitos" são muito bons e me deixaram ansiosa para "Especiais" que foi uma decepção completa para mim. Eu esperava um pouco mais da crítica presente nos dois primeiros livros, mas, acima de tudo, esperava encontrar uma personagem principal mais madura - e encontrei exatamente o oposto.

A Tally fica muito egocêntrica nesse livro (mesmo que ela ainda tente salvar quem "ama") o que pode ter sido efeito dela se tornar uma especial, mas ela conseguiu ser especialmente cansativa, repetitiva demais, chata demais, especial demais.

E eu ainda não consigo acreditar que o autor realmente desperdiçou um personagem com tanto potencial quanto o David. No primeiro livro você sabe que o David não vai ser só mais um, mas no terceiro livro é isso o que ele se torna. Scott não deu toda a atenção que ele merecia, não soube dar um bom desenvolvimento pro personagem o foi o que mais me decepcionou em todo o livro.

Aliás, o Scott não soube dar uma sequência/desenvolvimento nas ideias e críticas dos dois primeiros livros, ele perde um pouco a essência de "Feios" e "Perfeitos". Não é o tipo de livro que eu poderia ler por mais de 2 vezes sem enjoar ou sem me cansar.

yaya 02/06/2020

Eu real oficial não sei mais o que esperar do último livro dessa saga

Lucas Fagundes 04/07/2021

Decepcionante
Essa saga me conquistou aos poucos. ?Feios? começou bem morno, mas persisti na leitura e até gostei da forma como a história se desenvolveu do meio para o final. ?Perfeitos?, o segundo livro, foi incrível do início ao fim e fiz uma leitura super rápida. Mas ?Especiais?? a história volta a não ter pé nem cabeça, deixa milhões de pontas soltas e tem um final completamente decepcionante para a saga. Nossa, estou muito frustrado. De verdade.