Especiais

Scott Westerfeld

Resenhas - Especiais

Lucas Fagundes 04/07/2021

Decepcionante
Essa saga me conquistou aos poucos. ?Feios? começou bem morno, mas persisti na leitura e até gostei da forma como a história se desenvolveu do meio para o final. ?Perfeitos?, o segundo livro, foi incrível do início ao fim e fiz uma leitura super rápida. Mas ?Especiais?? a história volta a não ter pé nem cabeça, deixa milhões de pontas soltas e tem um final completamente decepcionante para a saga. Nossa, estou muito frustrado. De verdade.

Teté 21/03/2023

Decepcionada
Achei q a série ia melhorar nesse último livro, mas só me enganei(normal da minha vida). Apenas terminei esse livro por causa de dois personagens. Pq o resto foi irrelevante.
Eu senti que as coisas foram resolvidas de qualquer jeito, sei lá, foi estranho. Uma enrolação do caramba. A protagonista é um porre, mas, dedo bom para escolher homem ela tem. O menina sortuda kkkkkk.
Sobre a morte de um dos personagens, sinceramente, achei desnecessário.
A escrita é boa, porém em momentos que só focam nos pensamentos da Tally, fica chato, muito chato. Eu acho que esse livro seria mais interessantes, se tivesse os pontos de vista de outros personagens, seria ótimo! Nossa, um pov do David, da doutora, do Zane seria muito interessante, daria + profundidade a história.

Clari 11/04/2021

Livro incrivel! Poderia ter tiro mais plot twist no final, achei fraco o que teve, sinceramente esperava mais. Mas definitivamente nao foi uma decepcao, amei essa serie

anaaroch 27/05/2022

Segue basicamente a mesma linha de desenvoltura do segundo livro, não fui 100% adepta ao desenrolar da história, fiquei chateada com alguns acontecimentos, mas histórias são assim.. no entanto, não posso negar que o livro vale muito a pena e que é muito bom mesmo com esses pontos que não me agradaram 100%.

Victoria 27/03/2021

Bonzinho, Scott perdeu a mão
Aí gente, amei tanto os dois primeiros livros. O primeiro é incrível, o segundo é muito bom, mas esse terceiro...
A trama é bem fraquinha, as cenas são detalhadas demais, apenas para dar volume ao livro, tudo poderia ter sido resolvido em menos de 200 páginas.
Toda hora a tally fica falando sobre sua habilidades, descrevendo o que ela é e o que pode fazer. Mais da metade do livro é apenas ela e os outros personagens descrevendo a superioridade morfológica dos especiais, chega a ser massante.
Além do final ser bem desapontador, pois depois de uma jornada tão grande da nossa protagonista para no fim tudo se reduziu a um novo papel "medíocre", como a rópria tally diria.

Larissa.Ohana 27/12/2020

De agora em diante ninguém reprograma a minha mente.
Tally acordou especial, mais forte e sagaz como nunca foi, mas seu amigo Zane ainda sofre com os efeitos da cura que tomou incorretamente, Tally a todo custo quer ajudar Zane a se curar e ela não vê outra escolha a não ser ele se tornar especial.
Especiais foi um livro bom, gostei do final mas dei três estrelas e meia porque ele se arrastou um pouco e um personagem que gostava e torcia para que ele tivesse um final feliz não teve um final tão bom... mas no contexto fechou a história legal.

Bya 09/09/2020

Eu achei tão criativa essa série cara, esse é o terceiro livro e é estranho pensar q comecei essa série pq a minha professora de redação colocou a sinopse de feios numa redação de narração para continuarmos. Sou mto grata a professora por isso ksksksk

Victor Coelho 02/06/2012minha estante
Uma das coisas que eu adorei na série Feios foi a critica sobre os enferrujados. E o que você disse é verdade, a série toda falava sobre liberdade e no final é um livro sobre limites. Em comparação com os outros da série, esse é o pior, tipo, o livro não me envolveu sabe? e aquela viajem encheu o saco. E O-D-I-E-I o jeito da Shay e da Tally, sabe? elas pensava tipo assim "Sou especial, sou superior e você é medíocre" e então eu percebi algo que me abalou muito, na nossa sociedade muitas pessoas pensam como os Especiais

Camila 17/09/2012minha estante
Não usaria a palavra "limites" atrelada a "sustentabilidade". Usaria atrelação de antigos valores à novos valores. Como se liberdade e sustentabilidade pudessem coexistir se houvesse alguém que almejasse os dois. Na verdade, se houvesse alguém que lembrasse a todos tudo aquilo que aconteceu com o mundo, para que ninguém se esquecesse das lições aprendidas, apesar da liberdade, que também é algo que deve ser lembrado.

Marcelon 22/10/2012minha estante
Pois é, Camila. Penso o mesmo. Nos final, aquele lembrete que a Tally deixa para todos os lados dizendo que vai ser a monitora dos "bonzinhos" é, para mim o ponto alto do livro. E sim, gostaria de poder ter hoje uma figura como ela, para lembrar e temer... E Victor, o que me fisgou na série foi exatamente isso: essa realidade inventada que nem é tão inventada assim. Me Lembrou tanto a escola...

@sandraalmeidaeseuslivros 12/05/2020

Feia, Perfeita e agora Especial
No terceiro livro da trilogia Tally se torna parte de Circunstâncias Especiais no grupo de Shay de cortadores. Era sagaz, superior e olhava os os perfeitos com desprezo, pois eram abobados. Para elas os Enfumaçados eram arrogantes. Para ela David tinha seduzido Shay e ela apenas para colocarem uma contra a outra. Com a intensão de localizarem Nova Fumaça e capturar David elas quase colocam tudo a perder para ambos os lados.
Eu amei os livros 1 e 2, este terceiro me cansou um pouco, entretanto eu gostei de como terminou, foi inesperado. Mesmo com o terceiro livro sendo cansativo eu recomendo a leitura para quemose gosta de distopia e fantasia.

PlagueDoctor 12/01/2015

Especiais...
Especiais poderia ter sido o primeiro livro de 2015, mas como eu saí para comprá-lo no dia 31 e não no dia primeiro (e acabei começando a ler no mesmo dia), ainda não conta como primeiro livro do ano. Na verdade eu só comprei Especiais porque havia acabado de ler Perfeitos e queria muito terminar a trilogia… Pura e simplesmente para terminar a trilogia.

Especiais é um livro chato. Mais uma vez, ao invés de mover a história adiante a protagonista é puxada para trás submetida a outra cirurgia, dessa vez para se tornar especial (um terceiro grupo de pessoas, cuja existência é revelada logo no primeiro livro da série. Os especiais são como guardiões da nova ordem, ocupados em manter a cidade a salvo de interferências externas. A cirurgia que os torna especiais é diferente da dos perfeitos. Eles ainda são belos, mas uma beleza assustadora, além de mais fortes e mais rápidos que uma pessoa comum.

Uma raça de super humanos criados artificialmente que controla as vidas dos demais? Não exatamente original…

Conforme passam as páginas, e isso acontece desde perfeitos, por sinal, a caracterização de alguns personagens começa a se deteriorar… Não faz sentido, por exemplo, transformar pessoas de dezesseis anos em especiais, sabendo o poder que eles têm e o papel que ocupam naquela sociedade. A mãe de David é completamente diferente nos dois últimos livros do que parecia ser no primeiro, uma mudança que não só não faz muito sentido como é uma mudança para pior. O conflito amoroso de Tally que poderia ter algo de interessante tem uma resolução fácil (para não dizer óbvia).

site: http://anabandonedamusementpark.blogspot.com.br
Mayara Campos 26/01/2015minha estante
Vale a pena lembrar que não é uma trilogia, são 4 livros. E especiais não é o último. Just saying. :)

Ana Carolina 28/06/2016minha estante
pelo que eu tinha visto o 4 livro era apenas um plus... mas pelo andar da carruagem do jeito q está difícil ler esse terceiro..que dirá ler um quarto.

Mirella 24/09/2020

Pra mim esse livro foi uma batalha interior, eu não sabia se eu odiava ou se amava a Tally.

KellyJ 11/10/2012

Especiais - Será mesmo?
Eu queria muito terminar esse livro e fazer um trocadilho do tipo: "Esse livro é muito especial!" Mas infelizmente não posso.
Acredito que o grande problema tenha sido as constantes mudanças de personalidade da protagonista. Em feios a conhecemos como ela realmente era; em perfeitos ela já vem mudada, mas ainda dá para reconhecer algo da Tally de Feios ali; mas no último livro ela é totalmente outra, um pau-mandado, uma arrogante. Como podemos nos empolgar pela história de alguém que no terceiro livro não reconhecemos mais?
Outra coisa que não me agradou foi a apologia a auto-mutilação. No segundo livro isso já acontecia, mas a protagonista encarava a prática como uma loucura. Mas agora ela mesma fazer e dizer como é maravilhoso e sagaz?
Também percebi durante este livro como a personagem realmente é, e sempre foi desde o livro 1: uma garota egoísta e chata, o tempo todo só pensando em si mesma e algum dos seus namorados. Em perfeitos eu criticava Shay, mas neste eu percebi que ela realmente tem razão a respeito de Tally.
Falando em Shay, também não me convenceu essa história de uma hora Shay ama Tally, outra hora odeia, depois ama de novo. Ficou muito sem sentido.
Mas tem pontos positivos também, não podemos negar. O livro expandiu nosso conhecimento a respeito do que é aquela sociedade e do que está em volta dela, além da grande imaginação para inovações futuristas, pelo menos isso se salva.

****************ATENÇÃO, SPOILERS!***********************************

Gente, eu já estava tão chateada com essa história de Tally passar o livro todo só pensando em Zane e indo atrás de Zane, que eu torci muito para ele morrer, sério mesmo, não estava aguentando mais.
E que especiais mais burros hein? Até uma feia como eu percebi desde um princípio que aquela ideia de invadir o arsenal ia dar em merda e que aquele aviso que a Dra. Cable estava no bloco J era uma armadilha. Façam-me um favor...
O mais impressionante é que a menina depois de passar o livro todo apaixonada por Zane não espera nem o morto esfriar e se junta com David?
Me dá muita vontade mesmo de não ler o Extras porque esse eu terminei de ler me forçando, mas chego a conclusão que não vou ler 3 livros e ficar sem ler o último.
Pam 17/01/2013minha estante
Sobre a auto-mutilação, não foi bem uma apologia, foi uma crítica mesmo, de que há pessoas que procuram esse meio para se sentirem melhor. Mas em relação a todo o resto, eu concordo absolutamente.