Especiais

Especiais Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Especiais

Kathyllen Lima 24/09/2021

A saga se passa muitos anos à frente de nossa época. Feios, são todos aqueles antes de completarem 16 anos. Porque ao completarem 16 anos eles passam por uma cirurgia no qual corrige todas as imperfeições. Tanto física como as mentais. E assim, eles viram PERFEITOS. Acontece, que nem todo mundo quer passar por esses procedimentos.
Enquanto outros aguardam ansiosamente.
E aí que começa o enredo.
Em ESPECIAIS. Tally, uma garota que ja se rebelou para se manter ?Feia? e depois se tornou ?Perfeita? agora ela é uma Especial, que é um tipo de cargo. No qual você se torna tão sagaz, rápido que acaba ?cuidando? e verificando se tudo está nos conformes.
Querendo criar uma distração, elas, Tally e sua amiga e também chefe Shay acabam destruindo um arsenal de armas muito importante para o governo.
E aí, tudo da errado.
Essa saga é muito boa!!! Mesmo!!!

Tem vários tipos de críticas, tem política e claro, adolescentes causando várias confusões. Além de romance, perda e muitas lições sobre a vida e como se viver em sociedade.

tiagoodesouza 30/01/2013

Especiais | @blogocapitulo
Especiais é o último livro da trilogia Feios com Tally como personagem principal. Vejam bem, o livro fecha a trilogia conquanto que Extras é nada mais do que o nome dele exemplifica: um extra. Eu gosto de distopias, mas eu tenho um pé bem atrás com essa série. Achei Feios bastante previsível e até gostei de Perfeitos, mas Especiais não fechou a trilogia de forma especial. Se você ainda não leu nenhum livro da série, essa resenha pode ter spoilers.

Depois daquele final em Perfeitos, eu esperava me surpreender de forma fantástica com esse livro. O autor tinha um excelente caminho para trilhar, mas resolveu que Especiais seria moroso. Essas transformações cirúrgicas fazem com que os personagens se tornem chatos e insuportáveis de aguentar. Se essa foi a intenção do autor, ele conseguiu de forma exemplar. Tally agora é uma especial Cortadora, um ser humano com habilidades bizarras como visão aguçada, faro como de lobos e resistência física num estilo muito "Super-homem".
Durante uma tentativa de invadir uma festa dos cabeças de vento, a.k.a perfeitos, um certo acontecimento faz com que os Cortadores partam em busca da Nova Fumaça. Aí vem uma baita enrolação de Scott para chegar a algumas coisas, que levam a outras, que não levam a lugar algum. A história realmente só teve algum desenvolvimento, para mim, depois da metade. E, quando cheguei ao final, senti que o autor não sabia muito bem como queria terminá-lo.

"Essa era a vantagem de ser um Cortador: tudo era sagaz agora, como se a pele absorvesse o mundo.
Pág. 10."

Scott conseguiu desvirtuar completamente sua personagem de modo que mal consigamos relacionar a Tally de Feios com a pessoa que ela se tornou em Especiais. Enquanto em Perfeitos ainda é possível reconhecê-la e gostar dela, Especiais mostrou uma garota insuportável e submissa à chefinha dela. Eu esperava que os Especiais fossem um tipo fantástico de pessoa, mas demonstrado nas figuras de Tally e Shay eles chegam a ser ridículos e mesmo burros. Scott também é pouco ou nada criativo na hora de criar gírias. Eu me irritei bastante todo vez que li as palavras "sagaz" e "avoado", assim como me irritei em Perfeitos com "borbulhante", "falso". Soavam como se fora do lugar, sem sentido algum. A mente dela é tão sagaz que ela não consegue perceber as coisas erradas que há ao seu redor, bem contraditório.

"- Nem sempre a culpa é minha - disse, bainho. - A situação se complica às vezes.
Pág. 67."

Se você chegou a ler Perfeitos, eu recomendo a leitura de Especiais apenas para não ter uma série incompleta na prateleira. Mas se esse fosse um livro único, eu pediria que vocês pensassem bem na hora de lê-lo. Tipo, eu não ter gostado não quer dizer que outra pessoa não vá gostar. Acontece, essa é a "magia" que há na literatura.

Monique * 16/09/2020

Começou bem e foi se perdendo as poucos
O livro já começa em um ritmo frenético, onde os cortadores estão tentando a todo custo desvendar onde a Nova Fumaça está escondida e como é que eles estão espalhando a cura para a cirurgia de Perfeitos.
Pra um encerramento dos personagens deixou a desejar, aos poucos o livro foi perdendo o ritmo e de "especial" passou a ser "chato" ou "sem graça", a quantidade de vezes que se tem de ler "Shay-la", "Tally-wa", "Zane-la" e qualquer outro nome -la, dava vontade de parar a leitura e não retomar mais. Se ela tivesse sido melhor trabalhada, poderia ser melhor, mas, como não foi, temos que lidar com o que temos.

Gabrielle.Ribeiro 30/08/2021

Decepcionada
Depois dos dois primeiros, eu esperava o final, porém não foi isso que o autor nos deu, eu senti que ele não focou na revolução tanto esperada, ela quase não foi descrita, o que ficou claro e ótimo mesmo, foi a crítica social, essa parte foi realmente impecável.

Cath´s 19/02/2015

Resenha Especiais.
Quem já leu a resenha de Feios e Perfeitos sabe que tive uma relação de ódio e amor com a série. Com o primeiro livro sendo muito fraco e o segundo eu adorando, Especiais ficou no meio termo.

A história se passa em um universo distópico em que as pessoas sofrem cirurgias que as transformam em bonitas, mas, além disso, tiram a capacidade da pessoa pensar, se tornam avoados. Mas existe uma resistência, que é a Fumaça, para onde alguns Feios fogem. Tally já viveu lá até ser raptada e virar uma Perfeita, e depois conseguiu limpar sua mente junto com Zane (seu namorado) e voltar a Fumaça, onde acabou sendo raptada novamente, já que Zane precisava de cuidados médicos e ela não o deixaria sozinho.

Agora Tally faz parte das Circunstâncias Especiais, sendo uma Cortadora, uma categoria nova e totalmente sagaz, em que a chefe é Shay. A motivação deles é achar Fumaça e exterminar logo com ela.

Quando Tally descobre que Zane já se recuperou, tenta convencer Shay que ele deve ser um Especial, para ficarem junto. O problema é que para isso Zane tem que mostrar que pensa sozinho e fazer algo borbulhante para a Dra. Cable querer transformá-lo.

Assim surge a ideia de mandar Zane atrás da Fumaça, visto que ele deseja ser um deles, é a favor da rebelião e, sem que ele saiba, o seguir para achar a localização dela.

Para Tally é muito importante que Zane se torna um Especial, pois ela não aguenta as sequelas que ficaram nele, como sua tremedeira e o achou muito comum para ela, não conseguindo nem olhá-lo direito.

Então o autor dividiu o livro em partes: Tally como Especial, Tally encontrando Zane, eles na floresta, quando chegam ao destino, e depois.

O que posso dizer é que pensava que Zane tinha morrido no final do anterior, então foi uma boa surpresa ter mais dele.

Essa não é uma distopia romântica, tem romance, sim, mas em nenhum momento o foco é esse, é mais uma complementação de motivação para Tally, mas é focada na situação da cidade.

É engraçado, pois Tally em alguns momentos parece conseguir recuperar sua mente e, em outros, já está agindo como Especial e, também, tudo que ela tem como objetivo sempre acaba dando errado desde o primeiro livro.

De jeito nenhum eu chamaria essa distopia de maravilhosa, mas é uma boa distopia, firme e objetiva, você não se sente lendo ficção e sim não-ficção, pois a escrita do autor te passa a firmeza da situação.

A trilogia tem um livro extra que se chama Extra, mas que é com outros personagens e outro foco, então quero ver como será a escrita do autor nesse.

Em resumo, se quiser ler uma distopia mais forte, acho que Feios é uma boa opção, pois foi isso que senti da série.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2015/02/resenha-livro-especiais-scott-westerfeld.html

gi.gesuele 23/09/2020

Estava esperando odiar esse livro, mas na verdade fui surpreendida positivamente. A história não foi nada entediante e o final foi até que satisfatório embora nada inovador.

Mi 17/06/2011

Bacana mas...
Boa tentativa do autor, história interessante, enredo político super bacana, mas o terceiro deixou a desejar.Tally ficou chatinha e seu mundo perfeito também. Dizem que existe um 4º livro, mas não me pego ansiosa por ele. Vale a pena conhecer a trilogia em função do enredo. Mas é uma leitura completamente diversão descomprometida.
Ph 03/08/2011minha estante
o Quarto livro não conta a história da Tally Yongblood. Continua no mundo de perfeitos, mas acredito que seja numa cidade bem longe de nova perfeição...

Mi 07/08/2011minha estante
Você leu Extras?

bia 18/01/2021

Meh... Definitivamente melhor que ?Perfeitos? mas mesmo assim não foi nada demais. Alguma coisa me deixou insatisfeita com o final.
bia 18/01/2021minha estante
usei outra conta sem querer kkkkk

alm0fadiinhas 30/09/2021

Aquele que me decepcionou ainda mais
Gostei ainda menos que os outros.

Mais uma vez o autor prometeu e não cumpriu. O final do livro anterior me fez achar que o plot desse seria melhor, mas achei bem cansativo e repetitivo.

Talvez se eu tivesse lido esse livro nos meus 15 anos quando tava começando a ler distopias, esses livros seriam perfeitos, mas depois de ler tantos livros esse ficou bem abaixo da média.

Sinto que o autor poderia ter explorado bem mais do mundo onde os personagens estão, muita coisa interessante ficou corrida e sem explicação.

Acho que ele quis ter um apelo maior ao público adolescente, focando muito nos dramas internos dos personagens, mas podia também explorar um pouco mais do próprio universo que ele criou. Esse universo parece ser incrível, mas senti que ficou um pouco mais de lado.

Naty 25/04/2012

www.meninadabahia.com.br

É isso que é surpreendente sobre você, Tally.
Mesmo a Drª Cable e seus cirurgiões não têm a menor chance contra o seu ego.
Pág. 165

Não peguei esse livro para ler em boa hora, passei uma semana para ler. Não conseguia entrar na história e participar dessa nova aventura.

Se desconhece a série, aconselho a ler primeiro as resenhas de Feios e Perfeitos.

Depois de nascer feia, passar por uma cirurgia para se tornar perfeita, Tally Youngblood agora é Especial. Uma perfeita super perfeita, dotada de uma beleza cruel. Ela foi ‘reprogramada’ para deixar de ser uma perfeita 'avoada' e ser sagaz. Indestrutível. Shay, agora, é sua chefe na unidade denominada Circunstâncias Especiais. Essa unidade é responsável por manter a paz e a ordem de Nova Perfeição.

Quando ela e os Especiais descobrem que os Enfumaçados/Enferrujados estão entregando pílulas ilegais para ‘curar’ as lesões dos Perfeitos, eles armam um plano para acabar com a festinha deles. O que eles não imaginavam é que não era apenas uma festinha, era um verdadeiro Rock in Rio!!! Ok, a comparação foi apenas para exemplificar que os Enfumaçados alcançaram um nível de proporções alarmantes. Uma cidade inteira lutava por sua causa, nada mais de dezenas de cabanas no mato. Eles agora tinham tecnologia antiga e nova ao dispor. E nada do que Tally acreditava era real. Seu mundo Especial era uma grande mentira.

- Você preferiria ser feliz e cheia de amor como uma tola sem noção? Ou viver como uma Enfumaçada cagando em buracos, comendo coelhos mortos e se sentindo a maioral por conta disso? Que parte de ser especial você não gosta?
Pág. 93

Uma característica dessa série distópica é muita ação. Passado e futuro se cruzando a todo instante. Eu gosto muito da caracterização de cada personagem. Eles são vibrantes. E o mundo criado pelo Scott é incrível. Ele nos mostra a mesma capacidade que os humanos têm para avançar com a tecnologia, eles têm para destruir e acabar com tudo, sem se importar com as consequências - o futuro criado por Scott não é muito diferente da nossa atualidade.

Especiais, de Scott Westerfeld (Galera Record, 352 páginas, R$ 39,90), é ótima escolha para os fãs do gênero. Já estou com Extras em mãos para descobrir o que o autor irá aprontar novamente!

Série Feios
1. Feios
2. Perfeitos
3. Especiais
4. Extras

Leia o texto original no blog Menina da Bahia: Menina da Bahia: Especiais - Scott Westerfeld http://www.meninadabahia.com.br/2012/04/especiais-scott-westerfeld.html#ixzz1t3bfEQ8l
Por Blog Menina da Bahia. Plágio é crime! Não compartilhe esse texto sem permissão prévia.
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Elis 22/08/2021

Acabou...
Achei bastante cansativo... As cenas de emoção e lutas foram muitas. Mas gostei de chegar ao fim da história.

Rose 19/12/2011

O último livro da trilogia deixou um pouco a desejar, pelo menos para mim. Não que o livro seja ruim, mas o segundo livro foi o melhor, talvez pelo final impactante, não sei. Fato é que em Perfeitos, Tally torna-se uma "especial", mas não uma especial comum, ela é uma super especial, uma "cortadora". Ela e sua turma de cortadores saem em missão para descobrir esfumaçados, mas por petulância deles mesmos, acabam perdendo alguns membros para os esfumaçados. Decididos a resolver o problemas sozinhos, os cortadores na verdade acabam descobrindo que esta história de serem "perfeitos" não é tão perfeita assim e que o mundo tem enormes diferenças que não são tão más como acreditávam, e que todos tem o direito de pensar e decidir o que querem. Só que o futuro de todos está nas mãos de Tally e ela terá que decidir se permanece em seu mundo perfeito ou se deixa o mundo real e cheio de imperfeições mascer nos corações das pessoas. Gostei muito da série, apesar de muitas vezes querer dar uns tapas na Tally, mas acho que a ideia era essa mesma. Recomendo a trilogia para todos.

Vavis 11/02/2012minha estante
Resumiu bem o sentido de tudo. Parabéns.

Vanessa Sueroz 11/04/2012

Especiais
Para quem acompanhou os outros dois livros sabe que Tally foi “capturada” pelos especiais e agora é um eles. Mas o que é ser Especial? É correr mais rapido, ser mais forte, ter mais reflexos, instintos aguçados e extramamente bonitos, porém Tally nunca foi normal, não foi normal quando era feia, quando se tornou perfeita e não se esperava que ela fosse uma simples especial, por isso se tornou uma Cortadora, especiais que podem sobreviver na selva.

Tally ainda se lembra de tudo que viveu anteriormente com David e Zane, porém sua culpa por ter abandonado Shay é maior do que tudo, entao seu novo objetivo é acabar de vez com os rebeldes e salvar a cidade e a natureza, o problema é que sua mente diz uma coisa e seu coração sempre quer dzer o contrário. O que fazer?

(...)

René 25/11/2012

Nem tudo é Especial.
Bom, pra começar eu gostei bastante dos dois primeiro livros da série e esperava muito desse. O começo foi que nem os outros dois, nos acostumar com a "nova Tally" seus costumes e sua visão do mundo. Ai começa as coisas grandes, porém nem tão grandes. Esse inicio foi legal e agitado, mas a parte dois me pareceu um pouco com a parte dois de "Feios", porém mais monotonas. E o livrou seguiu se arrastando, até chegar em Diego, ai me surpreendi confesso. Porém logo achei meio estranho, e a conversa de Shay foi muito do nada. O Final do livro foi bom porém não foi algo grandioso que eu esperava, que nem ocorreu em "A Esperança" onde o livro foi entediante mas com um final de tirar o fôlego. Especiais foi um bom livro, porem não foi uma conclusão de série que eu esperava, só gostei mesmo de como a Tally ficou. Acho que a Tally especial foi a melhor Tally de todas. Mas acho que isso é uma qualidade do ator nos fazer gostar da Tally independennte sendo feia, perfeita ou especial.
René 25/11/2012minha estante
https://www.youtube.com/watch?v=AuBXZcOOwho&feature=plcp Visitem meu canal no youtube!