Da Cor a Cor Inexistente

Da Cor a Cor Inexistente Israel Pedrosa

Resenhas - Da Cor a Cor Inexistente

Andre_Sch 24/09/2009

Tantas referências existem nesse livro, é muito bom o conteúdo dele, eu recomendo, o assunto cor é detalhado de uma maneira incrível.

caio.lobo. 09/02/2024

Um livro que acompanhou a minha história.
Tenho uma história com este livro desde 2007, quando eu fazia um curso técnico de design de interiores na ETEC de Mogi das Cruzes. Uma professora, japonesinha muito talentosa, me recomendou este livro para o estudo das cores. Peguei o livro emprestado, mal comecei a ler e um dia esqueci numa das salas. Bem, quem achou deve ter feito bom proveito, pois até hoje o livro não apareceu. Aconteceu que tive de pagar o livro, e era caro demais na época, e ainda é, e eu era pobre demais na época, e ainda sou. Eu tinha 18, sem emprego, com uma relação ruim com os pais, e o exército demorava para me dispensar. Tive que vender uma rifa para poder comprar o livro. Por sorte tinha amigas maravilhosas que me ajudaram a vender os nomes e consegui comprar o livro, mas não peguei emprestado de novo.

Passaram-se 10 anos, em 2017, morando em Joinville/SC, resolvi comprar o livro, uma parte por questão de honra, e outra pelo meu amor pelas cores. E fiquei fascinado com a experiência que o livro traz, pois tem tantos fenômenos cromáticos que parece que estamos num mundo psicodélico. Comecei a ver sombras coloridas em todo lugar, como a sombra azulada no lençol branco e uma determinada hora do dia, e sombra amarelada no mesmo lençol em outro momento. Também passo a ver a cor invisível em muitas coisas. E que cor é essa? É uma cor que não está lá, mas a vemos. Um exemplo é um monte de bolinhas vermelhas numa parte de um fundo branco e amarelas em outra parte, se percebera que no fundo branco das bolinhas vermelhas se parece um pouco verde azulado, e azul onde estão as bolinhas brancas. Ler o livro ainda após o frisson daquele vestido preto e azul que era branco e dourado foi muito esclarecedor, mostrando que a cor depende dos olhos de quem vê.

Agora em 2024, estou relendo este livro, dessa vez em Curitiba, e fazendo geografia. Hoje conhecendo a fenomenologia e estranhando que o autor do livro não cita este pensamento, pois talvez não conhecesse o nome, mas certamente ele faz muita fenomenologia. Nossa subjetividade influencia na nossa visão de cores, senão só haveria pessoas vendo o vestido nas cores azul e preto ou só pessoas vendo o vestido azul e branco. Eu primeiro vi o vestido branco e dourado, achei lindo,as depois que vi o vestido sem os contrastes, perdi o encanto e vi que era preto e azul. Nunca mais vi aquele lindo vestido branco e dourado?. Mas quem viu ou ainda vê o vestido branco e dourado vê a cor inexistente em certo sentido. Israel Pedrosa, o autor do livro, e um dos maiores estudiosos da cor, infelizmente faleceu em 2016, um ano antes de começar a ler o livro efetivamente, mas sou grato por me fazer ver contrastes maravilhosos na natureza, a beleza do amarelo ao lado do violeta, ou a nobreza do cinza neutro. Aliás, tem um prédio aqui de Curitiba que teve azulejos desenhados pelo autor, que encheu de cores inexistentes, parecidas até com as da capa deste livro.

Sensório 23/11/2020

Com a escrita um pouco mais técnica e mais difícil de entender, este livro é ótimo para quem está buscando a parte mais explicativa e anatomica possível da nossa visão. Ele não só explica a anatomia e a relação com luz e cores, como também explica as ilusões de ótica, formas geométricas e como lidamos com imagens psicodélicas e sombra e luz.

KinoplexGuilha 20/05/2023

Expectativas e realidades no mundo cromático
Quando peguei esse livro extremamente teórico (mais teórico do que imaginava) para ler, minhas expectativas eram diferentes do que recebi. Não que tenha me decepcionado, pelo contrário, absorvi um estudo ótico sobre a cor de bônus, sendo que não era esse assunto que procurava.

O que, em minha opinião, afetou minha experiência de absorção de conteúdo foi o momento em que decidi lê-lo. Não me encontro com cabeça no momento para realmente entender todo o conhecimento que o livro propõe passar. É uma leitura que deve ser feita com calma em um tempo que eu não possuía. A conclusão que cheguei foi, precisarei comprar o livro.

Apesar disso, o livro é muito bom, e apesar de fome considerar uma pessoa com conhecimento modesto sobre relações cromáticas, a obra me apresentou partes do conhecimento sobre as cores que eu não sabia, principalmente em seu quesito físico e existencial. É uma ótima leitura para quem trabalhará com cor de alguma maneira.

Diego Nunes 18/01/2024

Um dos meus livros sobre cor prediletos
O livro é lindo, caprichado e escrito de uma maneira bem gostosa de ler. E isso não é o caso quando tratamos de livros sobre cores. Esse é um daqueles que ficarão na coleção pra sempre.