A Vingança do Judeu

J. W. Rochester

Resenhas - A Vingança do Judeu

jdelisiario 13/04/2024

A vingança do judeu
Meu Deus, quantas situações e sofrimentos! MMas a certeza de que nada é por acaso e que Deus realmente cuida de tudo nos dá uma paz maior.

Nesse livro temos a história de 3 famílias, entrelaçadas por sangue, preconceitos e amores, hora correspondidos, hora não.

Maier, Valéria, Rute, Raul, Rodolfo, Antonieta e outros personagens fizeram parte dessa trama.

Gostei bastante, o desenrolar da história me envolveu, chorei em algumas partes, e, principalmente, aprendi um pouco mais para aprimorar minha própria reforma íntima.

#leituraTerapia

Marcelo 19/03/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
"A Vingança do Judeu", um dos livros mais famosos escrito pelo espírito Rochester em parceria com a médium Wera Krijanowski, é uma narrativa que nos transporta para a Hungria do século XIX, um período marcado por intensa perseguição aos judeus. O enredo acompanha a história de Samuel Mayer, um rico banqueiro judeu que se apaixona pela bela Valéria, uma condessa cristã. Apesar do amor entre os dois, as diferenças religiosas e sociais os separam, e Samuel se vê lançado em uma espiral de dor e vingança.

A trama é repleta de reviravoltas e emoções intensas, à medida que Samuel enfrenta as consequências de suas ações motivadas pela dor da rejeição e da traição. Seu desejo por vingança o consome, levando-o a tomar decisões questionáveis que afetam não apenas sua própria vida, mas também a daqueles ao seu redor. Enquanto isso, Valéria se vê dividida entre o amor pelo jovem Raul e a culpa por ter abandonado Samuel.

O romance aborda temas como preconceito, amor não correspondido, redenção e perdão, tudo isso em meio às paisagens pitorescas da Europa do século XIX. A trama se desenrola com riqueza de detalhes, explorando as emoções dos personagens e as complexidades de suas relações.

Vale mencionar que, em 1966, a TV Tupi apresentou a telenovela Somos todos irmãos, uma adaptação de A vingança do judeu, por Benedito Rui Barbosa. Sérgio Cardoso era Samuel. Rosamaria Murtinho era Valéria.

Nathalia.Petelin 18/10/2023

Simplesmente incrível!!!
Estou encantada com a história.
Na primeira metade do livro , a história não apresentava nenhum teor espírita, porém na segunda metade , tudo se fez entender .
Simplesmente maravilhoso !!!
Recomendo muitoo ???

Onesko 24/02/2023

A vingança do Judeu
História digna de novela da Globo, muitos dramas, traições, dívidas e espíritos.
Achei a segunda parte melhor, já que os acontecimentos passam mais rápido e dá vontade de continuar só pra ver noq vai dar.
Foi uma leitura que me surpreendeu, jurava que ia ser meio chata, mas gostei bastante.

Ivania Welter 15/02/2022

Dores e preconceitos
Este livro, por ser psicografado, é tratado como espírita...porém, ele vai muito além e traz uma história instigante, angustiante e nos remete ao que as pessoas são capazes de fazer por vingança atrelada a raízes históricas e complexas.
Da mesma forma, a vida traz aprendizados (muitas vezes dolorosos), porém com o viés de olhar para o sentimento que precisa ser curado, perdoado, fortalecido.

Leila de Carvalho e Gonçalves 13/02/2022

Adaptação Para Telenovela
Vera Ivanovna Kryzhanovskaia (1861-1924) foi uma médium russa que psicografou uma centena de romances e contos assinados pelo espírito de John Wilmot, segundo Conde de ?Rochester? e em nosso idioma, os mais conhecidos são O Faraó Mernephtah, O Chanceler De Ferro e A Vingança Do Judeu, foco desse comentário.

Tendo como cenário a Hungria do século XVIII, a história gira em torno de um banqueiro judeu muito rico, Samuel Maier, que se apaixona por Valéria, uma jovem aristocrata cristã, e vê seu sonhado casamento ruir por conta do preconceito racial. Inconformado ele arquiteta uma vingança de trágicas consequências e só à custa de muito sofrimento e arrependimento, ele tem a oportunidade de atenuar o mal que causou, em especial, à ex-noiva, que jamais deixou de amar. Enfim, como praticante da doutrina espírita, Samuel reprocessa sua vida e opera uma benéfica influência sobre todos que convivem a sua volta.

No Brasil, o livro deu origem a primeira novela espírita da televisão, Somos Todos Irmãos, uma iniciativa da TV Tupi. Adaptada por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Wanda Kosmos, ela foi protagonizada por Sérgio Cardoso e Rosa Maria Murtinho e durou 151 capítulos, indo de 2 de maio de 1966 até 24 de outubro do mesmo ano.

Infelizmente, há poucos registros a respeito. É possível encontrar algumas fotos em revistas da época, apesar da novela ter sido um grande sucesso e contribuído para o romance fazer parte da lista dos mais vendidos. Por sinal, aos 7 anos, eu tive a oportunidade de acompanhar boa parte dos capítulos e também me recordo do livro, que não sei aonde foi parar, na cabeceira de minha mãe.

Enfim, adquiri o e-book, uma novidade assim como a tradução de Cristina Florez cuja a proposta é inserir o texto definitivamente no século XXI, algo que vem colhendo elogios por parte dos leitores. Se você é adepto do espiritismo e / ou um saudosista, recomendo.
Tami 22/05/2022minha estante
Eu estou lendo o livro, e só pensando que realmente daria uma ótima novela, sem saber que já foi adaptada pra novela

Telma48 03/07/2023minha estante
E eu achando que era o único ser vivo que ainda se lembrava dessa novela! Eu tinha 6 anos e muita coisa da trama me escapava, mas eu percebia a dor e o drama envolvendo as personagens. Por isso agora resolvi ler o livro, para reavivar essa história na minha mente. Pelos comentários que estou lendo, acho que vai valer a pena.

Nay 09/02/2022

MEU LIVRO FAVORITO DA VIDA!!
Simplesmente o melhor livro que já li. Eu já havia lido ele anos atrás e ganhei essa versão física maravilinda e resolvi reler esse ano, algo que não me arrependo. É uma história emocionante, com personagens cativantes e não tenho palavras para descrever o quanto é sensacional. O unico conselho que deixo aqui é: deixe seu preconceito de lado (uma vez que se trata de um romance mediúnico) e embarque nessa história atemporal com um romance arrebatador e de tirar o fôlego, e com lições valiosíssimas para nossa vida.
Sissy 23/05/2022minha estante
Quero ler!! ?

jumorgensten 03/09/2021

A história é um romance espírita clássico e antigo, se passa na Europa e tem 4 protagonistas: Samuel, Valéria, Ruth e Raul.

Samuel é banqueiro, está com sérios problemas financeiros e é judeu, o que era uma situação terrível naquela época. Começa a se envolver com Valéria que faz parte da conhecida família do local e são cristões fervorosos. Ao mesmo tempo, a moça também conquista o coração do príncipe Raul que é igualmente cristão.

Sendo assim, Valéria e Samuel iniciam um romance com muito amor e entendimento, porém, por preconceitos religiosos e culturais são afastados e a protagonista é prometida para Raul, mesmo não querendo. O bater o martelo para o enlace desagradável para a moça se dá após o príncipe ficar gravemente enfermo entre a vida e a morte.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar a vida do trio e todas suas problemáticas emocionais, espirituais e amorosas, onde o banqueiro tenta cometer suicídio sem sucesso após saber do casamento, Valéria tendo que lidar com sua situação e também com a notícia que seu amor tinha se matado e Raul na ilusão de estar amando e sendo amado. E com isso, surge a 4ª pessoa envolvida na história: Ruth, onde a mesma é de família judia e sempre foi apaixonada por Samuel.

Com o passar do tempo, Samuel vai se tornando vingativo, revoltado e não aceitando sua condição e também de ter perdido Valéria. Mesmo casando com Ruth, seus problemas emocionais e espirituais ficam, a cada dia, mais agravados. Tanto é que Ruth e Valéria engravidam e dão a luz na mesma época e o banqueiro decide trocar os filhos. Ou seja: Uma criança com sangue azul e futuro príncipe será criado como judeu e a criança judia como futuro príncipe. Para seu intento conta com a ajuda de Estevão e Marta, que após, a mesma percorre seus dias em grave crise de consciência.

Sendo assim e de forma previsível, com o crescimento das crianças, Raul começa a ficar intrigado de ter sido traído e passa a se envolver com outras moças, entre elas, a própria Ruth que igualmente não se encontra feliz no seu casamento. Já Samuel, vai ficando a cada dia mais doente espiritual e emocionalmente falando até o momento que conhece a Doutrina dos Espíritos.

Depois de uma sessão de conhecimento e outra em sua casa, o banqueiro começa a ser guiado e auxiliado pelo seu pai para abrir os olhos espirituais e daí surge a situação que faz a grande maioria fugir do Espiritismo: A consciência da vida eterna, das suas sombras e a grande importância da reforma íntima. O mesmo acontece com Raul, porém, em Paris e depois de sair de casa por acreditar ter sido gravemente traído por Valéria e saber quem, de fato, era Ruth. Com ele, todo o suporte espiritual se dá com sua mãe que já acreditava na existência pós vida terrena ainda encarnada.

A partir de então, vamos acompanhando as várias diversas fases do quarteto, suas provações e expiações e seus amadurecimentos emocionais e espirituais e tendo como suporte os amigos espirituais e a Doutrina em si.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega blaster ultra fluída e envolvente. E é cada plot twist um atrás do outro de se ficar zonza. Apenas arrependida de não ter feito a leitura desse baita livro antes. História realmente incrível e bem diferenciada da dupla Wera - Rochester.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/09/03/a-vinganca-do-judeu-wera-krijanovskaia

Bano 03/05/2021

Outro livro imperdível de Rochester
Verti lágrimas quase sem parar durante a leitura. Acho que nunca chorei tanto como desta vez. Aliás, é bom salientar que me tornei chorão a partir de 2009, ano em que deixei de ser ateu e passei a ler livros de teor espiritual em grande quantidade. Não gostei de ver os nomes dos personagens convertidos para nomes aportuguesados (Valéria, Samuel, Antonieta etc.), será que isso foi ideia do tradutor?. Há certos detalhes difíceis de crer: 1) Valéria esbarrando em Samuel ao passar por uma porta da estação ferroviária; 2) Valéria reencontrando Samuel no campo (entre as árvores) pouco antes de cair uma chuva intensa. Apesar disso, a história é fascinante e prendeu minha atenção até o fim.
Abaixo, estou reproduzindo um texto que encontrei na web:

6 de out. de 2010
por Brunno Alencar

Acho que todo mundo que me conhece pessoal ou virtualmente, sabe que sou muitíssimo curioso; e quando algo me chama a atenção, eu “cascavio” tudo, ate saber os mínimos detalhes. Foi assim quando um amigo me apresentou(oficialmente, porque já os conhecia da biblioteca da minha mãe) os livros de J.W. Rochester. Foi a primeira vez que ouvi falar de mediunidade mecânica (o médium dorme e o espírito age por sua livre e espontânea vontade com o seu corpo, sem lhe impor qualquer interferência). Então eu quis saber mais a respeito de Wera Krijanowski, a médium supra citada, e fiquei sabendo que ela morrera louca e miserável. Achei a história um tanto vaga e saí a procura de mais informações. E encontrei o texto abaixo:

Sobre a vida de Wera Ivanova Krijanowskaia (ou Krijanowski, como ficou conhecida no idioma francês), têm-se escassas informações.

O tradutor de "A Vingança do Judeu" para o idioma português relata, no prefácio da obra, que o espírito de Rochester escolheu e preparou a médium desde a infância, afim de cumprir a tarefa de propagação das verdades espirituais que o Espiritismo divulga e esclarece.

Ambos estiveram juntos em várias encarnações: como Asnath e José, em "O Chanceler de Ferro"; Smaragda e Mernephtah, em "O Faraó Mernephtah"; Lélia e Astartos, em "Episódio da Vida de Tibério"; Virgília e Cáius Lucílius em "Herculânum"; Rosalinda e Lotário de Rabenau, em "A Abadia dos Beneditinos".

Relata também que Wera era jovem, filha de família russa muito distinta e que não obstante ter recebido uma sólida instrução no Instituto Imperial de São Petesburgo, não se aprofundou em nenhum ramo de conhecimentos.

Segundo revistas européias, sua mediunidade "consistia, principalmente, da escrita mecânica, cujo automatismo lhe era tão peculiar que sua mão traçava as palavras com uma rapidez vertiginosa e uma inconsciência completa das idéias, narrando acontecimentos históricos desde épocas bastante remotas, com rara minúcia, beleza e autenticidade.

Um senhor polonês que conheceu pessoalmente a médium relatou, há muitos anos, que ela foi rica e tinha até secretária. Encontrou-a, certa manhã, a recolher imensa quantidade de folhas de papel, ajudada pela secretária, inclusive caindo pelas escadas, repletas de palavras em péssima caligrafia, que ela havia escrito durante a noite toda em completo estado de inconsciência ou sono profundo. Wera não se lembrava de nada e colocava as folhas em ordem, decifrando o que estava escrito.

Ocorriam, também, fenômenos físicos em sua casa e que muito impressionavam os amigos. Havia um espírito que se materializava na presença dela e prometia destruir sua vida, caso não parasse de publicar seus romances. Às vezes ocorriam explosões e objetos despencavam ao solo sem causa aparente.

Esse mesmo senhor viu Wera na miséria percorrendo as ruas e perguntando às pessoas se conheciam seus livros, tentando reeditá-los. Seu intento fracassou e sua filha faleceu de tuberculose, sob o rigoroso inverno eslavo, em tempos de fome e revolução.

Porém, eu não achei que fosse o suficiente e sai a procurar mais e mais. Nada encontrava além do que vocês já leram. Mas... minha curiosidade foi em parte sanada quando encontrei as informações abaixo citadas:

Wera Ivanovna Kryzhanovskaia, cujo nome de casada era Wera Ivanovna Semenöva (Varsóvia, 14 de julho de 1861 [1] - Tallinn, 29 de dezembro de 1924), foi uma médium psicógrafa russa. Entre 1885 e 1917 psicografou 51 romances assinados pelo espírito Rochester, dos quais alguns dos mais conhecidos em língua portuguesa são "O Faraó Mernephtah" e "O Chanceler de Ferro". Descendia de uma antiga família da nobreza da província de Tambov. Nasceu em Varsóvia, na Polônia, onde seu pai - o general-major Ivan Antonovich Kryzhanovsky - comandava uma brigada de artilharia. A sua mãe vinha de uma família de farmacêuticos. Desde cedo, a jovem recebeu uma boa educação e se interessava por História Antiga e ocultismo.

O seu pai faleceu quando Wera tinha apenas dez anos de idade, o que deixou a família em situação difícil. Em 1872 Wera ingressou numa associação beneficente de educação para raparigas nobres de São Petersburgo como bolsista, a Escola Santa Catarina. Entretanto, a saúde frágil da jovem e as dificuldades financeiras impediram-na de concluir o curso. Em 1877 foi dispensada e concluiu a sua educação em casa.

Nesse período, o espírito do poeta inglês J. W. Rochester (1647-1680), aproveitando os dons mediúnicos da jovem, materializou-se e propôs que ela se dedicasse de corpo e alma a serviço do Bem e que escrevesse sob a sua direção. Após esse contato com aquele que se tornou o seu guia espiritual, Wera aparentemente se curou de tuberculose crônica, uma doença séria à época, sem a interferência médica.

Aos 18 anos iniciou o trabalho de psicografia. Em 1880, numa viagem à França, participou com sucesso de uma sessão mediúnica. Na ocasião, os seus contemporâneos se surpreenderam com a sua produtividade, apesar da saúde débil. Em suas sessões espíritas reuniam-se médiuns famosos europeus à época e ainda o príncipe Nicolau, futuro Nicolau II da Rússia. Numa dessas sessões teria sido predito ao príncipe o acidente de Khodynka.

Em 1886, em Paris, veio a público a sua primeira obra, o romance histórico "Episódio da Vida de Tibério", psicografado em francês, (assim como as suas primeiras obras) em que a tendência para temas místicos já podia ser notada. Acredita-se que a médium tenha sido influenciada pela doutrina espírita de Allan Kardec, pela Teosofia de Helena Blavatsky e pelo Ocultismo de Papus.

Nesse período de residência provisória em Paris, Wera psicografou uma série de romances históricos, como "O Faraó Mernephtah", "Abadia dos Beneditinos", "Romance de uma Rainha", "O Chanceler de Ferro do Antigo Egito", "Herculanum", "O Sinal da Vitória", "Noite de São Bartolomeu", entre outros, que chamavam a atenção do público não somente pelos assuntos cativantes, mas pelas tramas emocionantes. Pelo romance "O Chanceler de Ferro do Antigo Egito" a Academia de Ciências da França concedeu-lhe o título de "Oficial da Academia Francesa" e, em 1907, a Academia de Ciências da Rússia concedeu-lhe a "Menção Honrosa" pelo romance "Os Luminares Tchecos".

O seu esposo, S. V. Semenov, ocupava um cargo na chancelaria de Sua Majestade e, em 1904, foi nomeado "kamerguer", uma espécie de secretário do czar Nicolau II da Rússia. Semenov era um espírita famoso e presidia o "Círculo de Pesquisas Psíquicas" de São Petersburgo.

Após o seu retorno à Rússia, em 1890, deu-se início à tradução das suas obras para o russo, assim como foram psicografadas novas obras.

Com a eclosão da Revolução Russa (1917), Semenov foi detido e morto na prisão Kresty, e Wera teve que se exilar com a filha - Tamara - na Estônia, onde conheceu privações. Por mais de dois anos, teve de trabalhar na usina madeireira Forest, onde o trabalho físico acima de suas forças afetou sua saúde. Veio a falecer doente, na miséria, e sem reconhecimento pela sua obra.

Além dos romances históricos, em paralelo a médium psicografou obras com temas "ocultistas-cosmológicos" (segundo a ela própria) tornando-se a primeira representante da literatura de ficção científica e a única do romance ocultista na Rússia. Os seus livros foram publicados no jornal "Svet", e mais tarde nos jornais "Mosk. Ved.", "Novoe Vremia", "Rus. Vest.", "Rodina" e "Pamsky Mir". O tema principal nessa rodução era o da luta universal entre as forças do bem e do mal, a interdependência das forças ocultas no ser humano e no Cosmos, os segredos da matéria original. A linha espiritual de ficção científica firmou-se nos romances seguintes, como "O Castelo Encantado", "As Duas Esfinges", na trilogia "O Terrível Fantasma", "No Castelo Escocês" e "Do Reino das Trevas", e abriu-se plenamente na série mais popular da escritora - a pentalogia "Os Magos", que inclui os romances "O Elixir da Longa Vida", "Os Magos", "A Ira Divina", "A Morte do Planeta" e "Os Legisladores".

Após a revolução, as suas obras foram banidas e destruídas. Com a sua morte, voltaram a ser publicadas em russo por editoras na Letônia e na Alemanha. Atualmente essas obras encontram-se traduzidas para diversas línguas, como o letão, o inglês, espanhol, lituano, tcheco, alemão, português e outras.

Alguns críticos na Rússia consideram o nome "Rochester" apenas um pseudônimo de Wera, ao passo que outros consideram que a médium foi co-autora, com Rochester, das obras. Nas edições russas, a autoria figura como "Wera Kryzhanovskaia-Rochester" ou "Wera Kryzhanovskaia (Rochester)".

John Wilmot, Segundo Conde de Rochester (Ditchley, 1 de abril de 1647 — 26 de julho de 1680), foi um libertino inglês, amigo do rei Carlos II e escritor de muita poesia satírica e obscena, características que o tornaram popular. Foi uma célebre figura da corte da Restauração inglesa e patrono das artes. Apesar de ter casado-se com a herdeira Elizabeth Malet, possuiu muitas amantes, entre elas a atriz Elizabeth Barry. Foi muito divulgado que ele teria renunciado ao ateísmo em seu leito de morte.

Britânico, conhecia em profundidade o latim, o grego, o francês e o italiano. Aos 14 anos, no ano de 1661, recebeu o título de Master of Arts do Wadham College (Universidade de Oxford).

Depois foi para a França e a Itália. Na Europa continental se tornou um intelectual carismático e prestigiado pela alta sociedade.

Poucos meses antes de completer 20 anos, em janeiro de 1667, contraiu matrimônio com Elizabeth Mallet, com quem teve quatro filhos. No mesmo ano teve uma filha com a atriz Elizabeth Barry. Sua vida, embora breve, teve passagens tumultuadas: combateu a Marinha holandesa, envolveu-se em homicídio, escândalos sexuais, alcoolismo, charlatanismo e exercício ilegal da medicina. Na casa dos trinta, já com a saúde em franco declínio por conta de sífilis, alcolismo e depressão, dita suas memórias ao sacerdote Gilbert Burnet, onde registra seu remorso pela vida inócua e renuncia ao ateísmo.

O dramaturgo Stephen Jeffreys escreveu em 1994 uma obra sobre sua vida, que foi adaptada para o filme "O Libertino" (The Libertine), interpretado por Johnny Depp, com direção de Laurence Dunmore. O filme trata da seguinte questão existencial: Deve-se viver a vida até ao limite, correr o risco de a encurtar, ou deve-se vivê-la regradamente, racionalmente, sem rendição aos impulsos, alcançando uma idade avançada, mas com a possibilidade de chegar à conclusão de que não se viveu plenamente?

Segundo os espíritas, J. W. Rochester é o espírito psicografado pela médium russa Vera Kryzhanovskaia, de 1885 a 1917, e o autor espiritual de vários livros. A médium psicografou 51 romances assinados por Rochester, muitos deles traduzidos para o português e, atualmente no Brasil, publicados pela Editora do Conhecimento, a FEB, a Lake, o Correio Fraterno, a Lumen e a Boa Nova.

Os romances englobam variados períodos históricos, desde a Assíria, passando pelo Egito, Pompéia, Roma, a Grécia da Idade Antiga, a Europa da Idade Média, a França da Renascença e de Luís XI de França, além de cenários dos primórdios do século XX.

No Brasil, o “médium” espiritualista Jan Val Ellam alega ter transmitido recados espirituais atribuídos a Rochester, presentes em “Muito Além do Horizonte” e “Nos Bastidores da Luz”, v. 1 e 2, ambos da Zian Editora.

A informação aqui citada de que ela havia psicografado mais de 50 livros eu já tinha. Só que “mais de 50” não é informação suficiente pra mim. Tinha que saber exatamente quantos e quais são os benditos livros do Rochester... Assim sendo “saí” numa pesquisa frenética pela lista dos seus livros. O resultado da pesquisa está logo abaixo.

1 A Feira dos Casamentos
2 A Filha do Feiticeiro - (Misteriosos Crimes)
3 A Flor do Pântano (Já publicado)
4 A Força do Amor
5 A Lenda do Castelo de Montinhoso - (Sob o Poder do Passado)
6 A Noite de São Bartolomeu
7 A Profecia
8 A Teia
9 A Vingança do Judeu (A Nêmesis)
10 Abadia dos Beneditinos
15 Cobra Capela
16 Confissões de Um Condenado
17 Cornélius
18 Das Trevas à Luz
19 Dolores (Drama de Família)
20 E os Mortos Vivem
30 Naema, a Bruxa
31 Narrativas Ocultas - A Morte e a Vida
31 Narrativas Ocultas - A noiva do Amenti
31 Narrativas Ocultas - A Urna
31 Narrativas Ocultas - Do Céu à Terra (Satã e o Gênio)
31 Narrativas Ocultas - Em Moscou (Sonho de Uma Noite de Outono)
31 Narrativas Ocultas - O Amor
31 Narrativas Ocultas - O Cavaleiro de Ferro
32 No Planeta Vizinho
33 Noite nas Catacumbas
34 Nova Era (O Novo Século)
35 Num Outro Mundo
36 O Barão Ralf de Derblay
37 O Castelo Encantado
38 O Chanceler de Ferro (do Antigo Egito)
39 O Enigma
40 O Etéreo - (O Príncipe do Ar)
41 O Exílio
62 Os Vizinhos
63 Saul, O Primeiro Rei dos Judeus
64 Servidores do Mal Vol.01 - Os Luciferianos
65 Servidores do Mal Vol.02 - Os Templários
66 Sinal da Vitória (Com Este Sinal Vencerás)
67 Um Grego Vingativo

No prefácio de “Luminares Tchecos” encontram-se fontes de afirmação de que Allan Kardec foi a reencarnação de Jan Huss, sacerdote tcheco, reformador religioso, mártir e precursor da reforma protestante.

Mas tem uma coisa que ainda me incomoda... e eu infelizmente ainda não tive tempo de corrigir a falha: quais são os livros de Wera Krijanowskaia? Quais são os de Maria Gertrudes Coelho? Quais são os de Arandi Gomes Teixeira? Isso ficará pra uma próxima oportunidade... Se alguém quiser a lista que será posteriormente atualizada, é só pedir.

Quanto ao brasileiro que recebeu “recados” de Rochester... Por acaso ele é... POTIGUAR! Pasmem, mas é verdade. Peço às senhoras e aos senhores que considerem o que vos escrevo aqui apenas como um adendo ao texto principal, como uma curiosidade, devido o conteúdo duvidoso que vos apresento. Segue, então, a pequena biografia de Jan Val Ellam:

Jan Val Ellam é o pseudônimo usado pelo escritor natalense Rogério de Almeida Freitas (1959-) para escrever sobre pontos de convergência entre o pensamento cristão, a doutrina de Allan Kardec e pesquisas relacionadas à ufologia, no bojo do discurso do espiritualismo universalista e da cidadania planetária.

No exterior proferiu palestras em Portugal, França, Inglaterra, Angola, Moçambique ,Cabo Verde e África do Sul. Obras publicadas no Brasil, Portugal, África do Sul, Austrália, Angola, Moçambique e Inglaterra. Escreveu 14 obras como Jan Val Ellam e 2 como Rogério de Almeida Freitas. Propositor do Projeto Orbum e co-fundador da Zian Editora, da Revista Comciência e da Sociedade Beneficente e Filantrópica Atlan. Colaborador das revistas Comciência, UFO e O quê? & Clássicos e Modernos (Portugal). Conta com programa de rádio dominical na Rede Boa Nova de Rádio (São Paulo) e na Rádio Poti (Natal), ambos sobre espiritualidade e cidadania planetária. Em 25 de junho de 2004 foi entrevistado por Jô Soares (Programa do Jô).

As obras de Jan Val Ellam promovem o ecumenismo, o universalismo, a cidadania planetária, a auto-instrução, o desenvolvimento global auto-sustentável, o aperfeiçoamento íntimo e o exercício da caridade fraterna. Proporciona releitura de temas histórico-religiosos e propostas político-filosóficas relacionadas à adaptação da humanidade aos desafios do século XXI. Analisa a doutrina cristã dos Anjos Decaídos e as profecias bíblicas de Daniel e do Apocalipse, bem como a doutrina espírita dos Exilados de Capela e a visão espiritualista de Atlântida, todas sob o enfoque da teoria de reintegração cósmica. Inédita nas correntes de pensamento espiritualistas e religiosas do globo, tal teoria propõe o gradativo retorno da humanidade ao convívio oficial com civilizações extraterrestres a partir da segunda volta de Jesus, que Ellam avista ocorrer em algum momento depois das turbulências que a terra sofrerá.

Para Jan Val Ellam há 600 mil anos teria iniciado isolamento da humanidade, com parcela expressiva da população oriunda de comunidades extraterrestres e formada por indivíduos de grande bagagem existencial, exilados na Terra em face de doença energético-vibratória que teriam adquirido ao aderirem à postura belicosa da Rebelião de Lúcifer. A reintegração cósmica marcaria etapa inédita na história terrestre, a partir da qual os povos planetários teriam noção clara acerca da existência de vida extraterrestre, reencarnação, leis cósmicas da Ética e figuras como Jesus, Buda e Krishna.

No Brasil, o autor publicou 14 obras:

1.Reintegração Cósmica - Os Anjos Decaídos (1996)
2.Caminhos Espirituais - Livre Arbítrio (1997)
3.Carma e Compromisso - Filhos das Estrelas (1998)
4.O Sorriso do Mestre (1998)
5.Nos Céus da Grécia (1998)
6.Recado Cósmico (1999)
7.Nos Bastidores da Luz (2000)
8.Muito Além do Horizonte (2001)
9.Jesus e o Enigma da Transfiguração (2002)
10.Fator Extraterrestre (2004)
11.A Sétima Trombeta do Apocalipse: a volta de Jesus (2005)
12.O Testamento de Jesus (2006)
13.Nos Bastidores da Luz 2 (2006)
14.Jesus e o Druida da Montanha - Aos 20 Anos entre os Celtas (2009)

Além de 14 obras assinadas pelo pseudônimo Jan Val Ellam, Rogério de Almeida Freitas também publicou pela Zian Editora, as obras:

1.Inquisição Poética (2005)
2.A Teia do Tempo (2005)

A Teia do Tempo foi escrito com a co-autoria do astrônomo José Renan de Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pela Zian Editora publicou ainda os CDs Espiritualidade e Cidadania Planetária e Percepção e Vida.

No Brasil quase todos os livros foram publicados pela Zian Editora. Algumas das obras foram editadas pelas Editoras Navegar (Reintegração Cósmica, Caminhos Espirituais e Carma e Compromisso) e do Conhecimento (Reintegração Cósmica, Caminhos Espirituais, Carma e Compromisso, Recado Cósmico, Nos Céus da Grécia, O Sorriso do Mestre e Nos Bastidores da Luz).

Polêmica em 2006

No segundo semestre de 2006, dois anúncios de Jan Val Ellam causaram grande controvérsia nas comunidades brasileiras ufológica, espírita e espiritualista. Jan Val Ellam anunciou à Revista UFO 126 (outubro de 2006) a possível explosão de bomba de destruição em massa, na Palestina, na região da Samaria, nos dias 4 a 6 de outubro de 2006, e a indubitável volta de Jesus, no intervalo de tempo compreendido entre a segunda quinzena de 2006 e o mês de abril de 2007.

Posteriormente, foi divulgada na internet informação, confidenciada por Ellam a amigos, de que ocorreria registro visual inequívoco de vários OVNIS, em escala global, no dia 18 de novembro de 2006. Em função de tais informações, Jan Val Ellam recebeu duras críticas de ufólogos, espíritas e espiritualistas.

Segundo Ellam, os seres extraterrestres e espirítos que com ele se comunicam, afirmam que o não-cumprimento da volta de Jesus em 18 de novembro de 2006, com o de suposto contato ufológico planetário, se deve à profecia bíblica relacionada à morte (linchamento público) da segunda testemunha do Apocalipse, que seria o próprio Ellam (o Papa João Paulo II seria a primeira).

Para Ellam, os "equívocos mediúnicos" seriam uma forma de sacrifício cármico, dele e de outros espíritos que, no passado, durante a Rebelião de Lúcifer, teriam buscado se contrapor à "autoridade cósmica" de Jesus.

No programa de rádio Projeto Orbum de 10 de dezembro de 2006, Jan Val Ellam reconheceu que o raciocínio a justificar os fatos, foge aos padrões da lógica humana e da doutrina espírita. Na opinião dele, na condição humana não seria possível compreender, em profundidade, o pano de fundo cósmico e espiritual a atestar a racionalidade e a veracidade por trás das argumentações do próprio Ellam sobre a ausência do contato ufológico oficial em 18 de novembro de 2006 e a ocorrência da volta de Jesus em 2007.
Só me tirem mais uma dúvida: esse senhor é o mesmo que afirma ser a reencarnação de Kardec?
Brunno Alencar

site: http://bvespirita.com/A%20Vinganca%20do%20Judeu%20(psicografia%20Wera%20Krijanowskaia%20-%20espirito%20J.%20W.%20Rochester).pdf
gimozardo 05/05/2021minha estante
Num dos livros do Jan Val Ellam, é dito que Zéfiro é o mesmo Conde de Rochester, ou seja o Waldo Vieira foi o Rochester ! Acho que nem o pessoal da Conscienciologia sabe disso. Waldo disse que ficou uns 200 anos sem reencarnar antes de vir como Waldo. Tem um livro da Mabel Teles chamado Zefiro que fala sobre as encarnações também.

Bano 06/06/2021minha estante
Olá! Sei quem é Jan val, mas nunca li algum livro dele. Também não sei quem é (ou foi) Zéfiro. Acho pouco provável que o tal Zefiro foi Rochester (este foi faraó Mernephtah, que enfrentou Moisés; faraó Tutmés III; gladiador; nobre romano...). Quanto aos 200 anos do Waldo, sim, acho perfeitamente possível.

Lolo 26/03/2021

Passei raiva, mas amei
Confesso que esse livro me irritou muito, por se tratar de uma história antiga cheia de machismo e intolerância religiosa.
Mas a história é fascinante e eu fiquei chocada com os fatos (especialmente no final).
É um romance espírita, mas não precisa ser espírita para lê-lo. A história ensina muito sobre como toda ação tem uma reação, mesmo que tardia.

Lilian 19/01/2021

"A vingança do judeu" ditado pelo espírito de Conde Rochester

É uma das tramas mais desgraçadas e tenebrosas que já li em toda a minha vida. Tragédia por cima de tragédia. Angustia e tristeza se apossaram da minha mente no decorrer da leitura a cada página, o tempo inteiro.
Ao terminar de ler esses relato tão triste e tenebroso me vi perguntando a Deus o porquê de ter nos criado. Sim, criaturas odientas que somos. Criaturas viciadas no mal, nas paixões inferiores, nas mentiras, e tantas coisas imundas que a humanidade é.
Até que nível alguém pode errar? Quantas reencarnações mergulhadas nos milênios estamos voltando para reparar erros e acalmar a consciência se na verdade de tudo não existe o tempo?
Sobre o enredo desse livro a sinopse por sí só alimenta fielmente qualquer curiosidade sobre do quê se trata a trama.

Soraya 18/10/2020

Grande romance
Livro conta a história de um personagem que sofreu preconceito e que por conta disso ficou profundamente ressentido e teve atitudes extremas com grande impacto na sua vida e de outras pessoas. É um grande romance, que ja reli mais de uma vez. É uma estória que poderia se passar em qualquer tempo e com qualquer pessoa que nao tenha o emocional e psicológico fortalecido.

Allan.Silva 09/05/2020

É um romance, bem escrito, fabuloso até concordo, mas não deixa de ser um romance perturbador e obsessivo, onde outros temas forte dominam grandemente como inúmeras tentativas de Suicídio, preconceito religioso, ódio e a riqueza, onde o dinheiro pode comprar tudo, até um pedido de casamento. Samuel Mayer, um judeu que se apaixona por Valéria, no caso dele foi amor a primeira vista, nunca existiu mulher alguma que balançou o coração do rapaz, salvando a donzela em apuros de um acidente grave, porém os agradecimentos e cordialidade, pela jovem,que o convidou, para agradecer imensamente seu Salvador.Ao descobrir, pelo pai e o irmão que seu Salvador era um judeu, fazendo ela esquecer, que quase morre, que naquele momento para ela, era mais louvável ser pisoteada pelo animal, do que ser tocada por ele, que vai contra tudo que sua religião permite.
Ficando entre eles, aquele afastando e repulsa, tendo sempre o desejo e o sonho de possuir aquela mulher, só que não correspondido, até chegar ao limite de saldar toda a dívida da família se caso ela o aceitasse como esposo, Ou isso ou a falência e a perca total de todos os bens. Então tudo arranjando, tudo certo, de fato nasce um amor entre os dois, um sentimento de amor, até acertaram a data do casamento, e Valéria conhecer Raul,um príncipe Mimado, que era atendido todos seus caprichos, e todo plano do banqueiro vai por água abaixo, onde uma fúria de Samuel Mayer, vem a tona, de um modo frio e calculista, egoísta se vingando de todos os envolvidos na trama, afetando todos.
Durante esse tempo, todos poderiam desfrutar do espíritismo onde foram benéfico, cada um ao seu modo, e ao passar dos anos o arrependimento e a amargura tomou conta, deixando Samuel pensativo, e que todas suas ações tiveram consequências irreparável, só o tempo foi capaz de encarregar tudo no seu respectivo lugar.

Luis Gustavo 01/04/2020

A vingança do judeu
Com muitas reviravoltas, para quem gosta de romances tem um bom livro aqui.