A vingança do Judeu

J.W.Rochester (espírito)
J. W. Rochester

Resenhas - A Vingança do Judeu

Marcelo 19/03/2024

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
"A Vingança do Judeu", um dos livros mais famosos escrito pelo espírito Rochester em parceria com a médium Wera Krijanowski, é uma narrativa que nos transporta para a Hungria do século XIX, um período marcado por intensa perseguição aos judeus. O enredo acompanha a história de Samuel Mayer, um rico banqueiro judeu que se apaixona pela bela Valéria, uma condessa cristã. Apesar do amor entre os dois, as diferenças religiosas e sociais os separam, e Samuel se vê lançado em uma espiral de dor e vingança.

A trama é repleta de reviravoltas e emoções intensas, à medida que Samuel enfrenta as consequências de suas ações motivadas pela dor da rejeição e da traição. Seu desejo por vingança o consome, levando-o a tomar decisões questionáveis que afetam não apenas sua própria vida, mas também a daqueles ao seu redor. Enquanto isso, Valéria se vê dividida entre o amor pelo jovem Raul e a culpa por ter abandonado Samuel.

O romance aborda temas como preconceito, amor não correspondido, redenção e perdão, tudo isso em meio às paisagens pitorescas da Europa do século XIX. A trama se desenrola com riqueza de detalhes, explorando as emoções dos personagens e as complexidades de suas relações.

Vale mencionar que, em 1966, a TV Tupi apresentou a telenovela Somos todos irmãos, uma adaptação de A vingança do judeu, por Benedito Rui Barbosa. Sérgio Cardoso era Samuel. Rosamaria Murtinho era Valéria.

Cami 18/01/2011

Decidi escrever sobre esse livro porque poucos o conhecem por está marcado como um livro espírita. Não tem nada a ver com a religião, é apenas um livro que foi psicografado, claro, tem um toque de espiritimos mas apenas quando o personagem principal descobre sobre a religião.

Conta a história de um judeu rico que empresta dinheiro a algumas pessoas. Uma delas é uma família que tem fama por ser bem rica mas que agora está falida. Samuel, o judeu, faz uma proposta, ele quitaria as dívidas se se casasse com a fília da família, Valéria. Esta, no ínico odeia a ideia mas acaba gostando de Samuel depois. Porém tudo se complica quando ela viaja e conhece o príncipe Raul, que é bem rico e também quer se casar com ela. Agora ou ela mantem sua promessa com o judeu ou se casa com Raul, o que a família quer.

Achei a história ótima e cheias de suspresas, você se surpreende pelo o que os personagens fazem e pelo o que eles sentem. O mais interessante é que vida real, para quem acredita em esperitismo.
Anderson.Cunha 18/01/2017minha estante
alguém sabe dizer se é inspirado em uma historia real? ou é só conto msm?

Natalie Aurora S. 04/03/2018minha estante
Anderson.Cunha: O autor espiritual, Rochester, fala sobre uma vida passada das personagens Valéria, Samuel e Raul e sobre como o que estava acontecendo com eles tinha origem nessa vida passada. Então eu creio que seja baseada em uma história real sim. Inclusive em um momento do livro o sobrenome de uma personagem, acha que o príncipe Raul, não é revelado por completo mas somente com a inicial. Isso geralmente é feito quando a identidade está sendo protegida e indica que a história é real sim.

Filha

Karol 17/12/2019minha estante
É um livro espírita sim, só quem não conhece o espiritismo para dizer que não é. E espiritismo é uma doutrina, não é uma religião.
O livro é psicografado, fala sobre o espiritismo kardecista, vidas passadas, contatos com espiritos, cartas psicografadas, é espírita sim.

Leila de Carvalho e Gonçalves 13/02/2022

Adaptação Para Telenovela
Vera Ivanovna Kryzhanovskaia (1861-1924) foi uma médium russa que psicografou uma centena de romances e contos assinados pelo espírito de John Wilmot, segundo Conde de ?Rochester? e em nosso idioma, os mais conhecidos são O Faraó Mernephtah, O Chanceler De Ferro e A Vingança Do Judeu, foco desse comentário.

Tendo como cenário a Hungria do século XVIII, a história gira em torno de um banqueiro judeu muito rico, Samuel Maier, que se apaixona por Valéria, uma jovem aristocrata cristã, e vê seu sonhado casamento ruir por conta do preconceito racial. Inconformado ele arquiteta uma vingança de trágicas consequências e só à custa de muito sofrimento e arrependimento, ele tem a oportunidade de atenuar o mal que causou, em especial, à ex-noiva, que jamais deixou de amar. Enfim, como praticante da doutrina espírita, Samuel reprocessa sua vida e opera uma benéfica influência sobre todos que convivem a sua volta.

No Brasil, o livro deu origem a primeira novela espírita da televisão, Somos Todos Irmãos, uma iniciativa da TV Tupi. Adaptada por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Wanda Kosmos, ela foi protagonizada por Sérgio Cardoso e Rosa Maria Murtinho e durou 151 capítulos, indo de 2 de maio de 1966 até 24 de outubro do mesmo ano.

Infelizmente, há poucos registros a respeito. É possível encontrar algumas fotos em revistas da época, apesar da novela ter sido um grande sucesso e contribuído para o romance fazer parte da lista dos mais vendidos. Por sinal, aos 7 anos, eu tive a oportunidade de acompanhar boa parte dos capítulos e também me recordo do livro, que não sei aonde foi parar, na cabeceira de minha mãe.

Enfim, adquiri o e-book, uma novidade assim como a tradução de Cristina Florez cuja a proposta é inserir o texto definitivamente no século XXI, algo que vem colhendo elogios por parte dos leitores. Se você é adepto do espiritismo e / ou um saudosista, recomendo.
Tami 22/05/2022minha estante
Eu estou lendo o livro, e só pensando que realmente daria uma ótima novela, sem saber que já foi adaptada pra novela

Telma48 03/07/2023minha estante
E eu achando que era o único ser vivo que ainda se lembrava dessa novela! Eu tinha 6 anos e muita coisa da trama me escapava, mas eu percebia a dor e o drama envolvendo as personagens. Por isso agora resolvi ler o livro, para reavivar essa história na minha mente. Pelos comentários que estou lendo, acho que vai valer a pena.

jdelisiario 13/04/2024

A vingança do judeu
Meu Deus, quantas situações e sofrimentos! MMas a certeza de que nada é por acaso e que Deus realmente cuida de tudo nos dá uma paz maior.

Nesse livro temos a história de 3 famílias, entrelaçadas por sangue, preconceitos e amores, hora correspondidos, hora não.

Maier, Valéria, Rute, Raul, Rodolfo, Antonieta e outros personagens fizeram parte dessa trama.

Gostei bastante, o desenrolar da história me envolveu, chorei em algumas partes, e, principalmente, aprendi um pouco mais para aprimorar minha própria reforma íntima.

#leituraTerapia

jumorgensten 03/09/2021

A história é um romance espírita clássico e antigo, se passa na Europa e tem 4 protagonistas: Samuel, Valéria, Ruth e Raul.

Samuel é banqueiro, está com sérios problemas financeiros e é judeu, o que era uma situação terrível naquela época. Começa a se envolver com Valéria que faz parte da conhecida família do local e são cristões fervorosos. Ao mesmo tempo, a moça também conquista o coração do príncipe Raul que é igualmente cristão.

Sendo assim, Valéria e Samuel iniciam um romance com muito amor e entendimento, porém, por preconceitos religiosos e culturais são afastados e a protagonista é prometida para Raul, mesmo não querendo. O bater o martelo para o enlace desagradável para a moça se dá após o príncipe ficar gravemente enfermo entre a vida e a morte.

A partir de então, o leitor passa a acompanhar a vida do trio e todas suas problemáticas emocionais, espirituais e amorosas, onde o banqueiro tenta cometer suicídio sem sucesso após saber do casamento, Valéria tendo que lidar com sua situação e também com a notícia que seu amor tinha se matado e Raul na ilusão de estar amando e sendo amado. E com isso, surge a 4ª pessoa envolvida na história: Ruth, onde a mesma é de família judia e sempre foi apaixonada por Samuel.

Com o passar do tempo, Samuel vai se tornando vingativo, revoltado e não aceitando sua condição e também de ter perdido Valéria. Mesmo casando com Ruth, seus problemas emocionais e espirituais ficam, a cada dia, mais agravados. Tanto é que Ruth e Valéria engravidam e dão a luz na mesma época e o banqueiro decide trocar os filhos. Ou seja: Uma criança com sangue azul e futuro príncipe será criado como judeu e a criança judia como futuro príncipe. Para seu intento conta com a ajuda de Estevão e Marta, que após, a mesma percorre seus dias em grave crise de consciência.

Sendo assim e de forma previsível, com o crescimento das crianças, Raul começa a ficar intrigado de ter sido traído e passa a se envolver com outras moças, entre elas, a própria Ruth que igualmente não se encontra feliz no seu casamento. Já Samuel, vai ficando a cada dia mais doente espiritual e emocionalmente falando até o momento que conhece a Doutrina dos Espíritos.

Depois de uma sessão de conhecimento e outra em sua casa, o banqueiro começa a ser guiado e auxiliado pelo seu pai para abrir os olhos espirituais e daí surge a situação que faz a grande maioria fugir do Espiritismo: A consciência da vida eterna, das suas sombras e a grande importância da reforma íntima. O mesmo acontece com Raul, porém, em Paris e depois de sair de casa por acreditar ter sido gravemente traído por Valéria e saber quem, de fato, era Ruth. Com ele, todo o suporte espiritual se dá com sua mãe que já acreditava na existência pós vida terrena ainda encarnada.

A partir de então, vamos acompanhando as várias diversas fases do quarteto, suas provações e expiações e seus amadurecimentos emocionais e espirituais e tendo como suporte os amigos espirituais e a Doutrina em si.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega blaster ultra fluída e envolvente. E é cada plot twist um atrás do outro de se ficar zonza. Apenas arrependida de não ter feito a leitura desse baita livro antes. História realmente incrível e bem diferenciada da dupla Wera - Rochester.

site: http://hidratarvicia.com.br/2021/09/03/a-vinganca-do-judeu-wera-krijanovskaia

Allan.Silva 09/05/2020

É um romance, bem escrito, fabuloso até concordo, mas não deixa de ser um romance perturbador e obsessivo, onde outros temas forte dominam grandemente como inúmeras tentativas de Suicídio, preconceito religioso, ódio e a riqueza, onde o dinheiro pode comprar tudo, até um pedido de casamento. Samuel Mayer, um judeu que se apaixona por Valéria, no caso dele foi amor a primeira vista, nunca existiu mulher alguma que balançou o coração do rapaz, salvando a donzela em apuros de um acidente grave, porém os agradecimentos e cordialidade, pela jovem,que o convidou, para agradecer imensamente seu Salvador.Ao descobrir, pelo pai e o irmão que seu Salvador era um judeu, fazendo ela esquecer, que quase morre, que naquele momento para ela, era mais louvável ser pisoteada pelo animal, do que ser tocada por ele, que vai contra tudo que sua religião permite.
Ficando entre eles, aquele afastando e repulsa, tendo sempre o desejo e o sonho de possuir aquela mulher, só que não correspondido, até chegar ao limite de saldar toda a dívida da família se caso ela o aceitasse como esposo, Ou isso ou a falência e a perca total de todos os bens. Então tudo arranjando, tudo certo, de fato nasce um amor entre os dois, um sentimento de amor, até acertaram a data do casamento, e Valéria conhecer Raul,um príncipe Mimado, que era atendido todos seus caprichos, e todo plano do banqueiro vai por água abaixo, onde uma fúria de Samuel Mayer, vem a tona, de um modo frio e calculista, egoísta se vingando de todos os envolvidos na trama, afetando todos.
Durante esse tempo, todos poderiam desfrutar do espíritismo onde foram benéfico, cada um ao seu modo, e ao passar dos anos o arrependimento e a amargura tomou conta, deixando Samuel pensativo, e que todas suas ações tiveram consequências irreparável, só o tempo foi capaz de encarregar tudo no seu respectivo lugar.

Caio Chaves 10/09/2014

Então como esse é o primeiro livro espírita que eu li. De cara, o que me motivou comprar esse livro foi a capa que achei bem interessante além de chamativa, aliado ao desejo de ler uma obra psicografada.
Só que no decorrer da história você acaba descobrindo a moça morena representada na capa é Ruth e não a protagonista Valéria.
O início da história é bem interessante e os personagens são apresentados sem muita demagogia, ninguém é totalmente bom e mau, embora parecesse em determinados momentos que todos eram pessoas péssimas e imaturas ao extremo, levadas por paixões proibidas e caprichos.
Como a história se passa na nobreza, há um ar bem romântico de castelos, reinados e tudo mais.
Desde o início a história é apresentada de maneira extremamente novelesca, uma grande ação inicial e que dá início a história, passando por todo tipo de desgraça possível. Até a metade do livro, tudo que um bom folhetim tem que ter aconteceu com os protagonistas e depois a série de problemas que eles passam por suas escolhas e isso acaba fazendo o livro se tornar maçante e até mesmo pesado. É muita desgraça seguida, toda página acontece um problema, sofrimento, lágrimas, crimes e isso principalmente deixou a leitura pesada, além de eu não ter criado muita afinidade com a Valéria e o Samuel, que para mim não passavam de dois egoístas.
Raul e Ruth tem uma história bem interessante e bem difícil de acreditar e são sem dúvidas os melhores personagens da história e os únicos que tiveram crescimento no decorrer da história, mesmo que eu tenha achado desnecessário demais o final de ambos, já que eles foram as vítimas de uma série de fatores bem estranhos.
Até chegar a última página o livro você acaba sofrendo junto e vivendo esse drama totalmente estranho.
Foi difícil acreditar em diversas passagens da história e principalmente dar credibilidade a várias situações como casamento, troca de casais, filhos, entre outras. Aliás, só considerei esse romance espírita porque na metade dele pro final há a redenção de um dos personagens principais na doutrina Kardercista.
É o tipo de livro que não é fácil de ler pela carga dramática pesadíssima que ele carrega ou por mesmo duvidar das passagens novelística da trama. Enquanto lia duvidei várias vezes das situações e o final principalmente me deixou frustrado, pois não foi o que eu imaginei e achei certo, mais a vida é assim.
Quero ler mais livros do autor pois ele soube construir um drama interessante, embora exagerado ao extremo.
Ay. 12/05/2015minha estante
Se um dia você ler "Memorias De Um Suicida" ai sim você vai ver o que é leitura densa e carga dramática pesadíssima. Levei 3 meses para ler "Memorias De Um Suicida", enquanto que a "Vingança do Judeu" levei 3 dias. Hahaha

Talita.Bendilatti 17/07/2015minha estante
Então Caio, já li vários livros dessa autora e esse foi o que eu menos gostei. Achei realmente muitas brigas, muita vingança, cenas muito forçadas, entende?
Gostei muito do início da história, mas não esperava o rumo que o livro tomou. Ele mexeu com muitos sentimentos, que as vezes me deixavam confusa. Não sabia se estava do lado do Samuel, da Ruth, Valéria ou do Príncipe. Ao mesmo tempo que um era culpado, o outro também.
Bom, se você quer ler mais livros psicografados pela Wera, te indico Os Reckenstein. É um dos melhores livros que eu já li. E a todas as pessoas que eu emprestei, adoraram também.

Caio Chaves 04/10/2015minha estante
Ah Talita, fiquei curioso com esse livro. Quando for a livraria, vou comprar. Obrigado pela dica.

Caio Chaves 04/10/2015minha estante
Ay., todo mundo fala sobre esse livro, fico curioso. Mais no momento acho uma leitura muito pesada pra mim, deixo pra 2016.

Anderson.Cunha 18/01/2017minha estante
alguém sabe dizer se o livro é inspirado em uma historia real ou é só conto msm?

Telma48 03/07/2023minha estante
Essa dramaticidade exagerada e pungente era comum nas histórias daquela época, os leitores gostavam. A gente precisa dar esse desconto pro autor.

Soraya 18/10/2020

Grande romance
Livro conta a história de um personagem que sofreu preconceito e que por conta disso ficou profundamente ressentido e teve atitudes extremas com grande impacto na sua vida e de outras pessoas. É um grande romance, que ja reli mais de uma vez. É uma estória que poderia se passar em qualquer tempo e com qualquer pessoa que nao tenha o emocional e psicológico fortalecido.

Filha de Deus 18/04/2009

VINGANÇA NÃO TRAZ PAZ
Conta uma estória muito bem enredada, cheia de reviravoltas, com final surpreendente. Por causa de uma vingança toda uma vida é desperdiçada. Afinal, a vingança traz apenas um breve momento de satisfação, enquanto que a paz é uma dádiva dos deuses.

Ci=^.^= 10/05/2009

romance muito envolvente e emocionante, com amor, ódio, vingança, conflitos com valores tradicionais, espiritismo...Muito bommm!!!!!

Tina 12/06/2010

ÓTIMOOO :D
O livro é muito bem escrito, rico em detalhes e a pesar de ser grande e tomar muitos rumos a narrativa consegue te prender da primeira linha até o final. Um livro que mexe com os sentimentos e com certeza vale a pena ler ! ;)
Mexe

Mexe e com certeza

Lolo 26/03/2021

Passei raiva, mas amei
Confesso que esse livro me irritou muito, por se tratar de uma história antiga cheia de machismo e intolerância religiosa.
Mas a história é fascinante e eu fiquei chocada com os fatos (especialmente no final).
É um romance espírita, mas não precisa ser espírita para lê-lo. A história ensina muito sobre como toda ação tem uma reação, mesmo que tardia.

Gláucia 15/02/2018

Finalizei mais uma obra, “A Vingança do Judeu”, psicografado por Vera Kryzhanovskaia, pelo espírito J. W. Rochester.
A história se passa no ano de 1862 e aborda um romance de época tendo como protagonistas o judeu Samuel Maier, a jovem condessa de M. Valéria e o príncipe de O. Raul envolvendo traição, preconceito e vingança.
Tudo começa quando um belo dia, o judeu Samuel estava em sua propriedade de Rudenhof e resolve sair para um passeio pela floresta. Não muito longe dali, ele escuta um pedido de socorro e corre para ver quem é. Ele encontra uma linda dama caída ao chão, mas com um pé preso ao estribo do cavalo. Na mesma hora ele a socorre e fica fascinado por sua beleza. Após esse encontro ele não a tira dos seus pensamentos e descobre que está perdidamente apaixonado pela condessa de M. Valéria e quer a todo custo se casar com ela, mas como sofre o preconceito por ser judeu, ele vê uma maneira para realizar seu sonho.
Devido a muitas dívidas contraídas pelo conde Egon e seu filho, o conde Rodolfo, Samuel propõe quitar todas elas, mas em troca quer a mão da condessa de M. Valéria.
Valéria se revolta, mas aceita o casamento como forma de salvar as pessoas que tanto ama, seu pai e seu irmão. O que ela não contava era se apaixonar pelo judeu Samuel. Só que sua família ainda não sabia que os dois estavam enamorados e apaixonados. Mas durante o casamento de seu irmão Rodolfo e de Antonieta, eis que tudo acontece mudando o rumo das coisas. Ela conhece o príncipe de O. Raul e uma reviravolta muda todos os planos dos jovens apaixonados.
O que será que mudou?
Teria ela, a jovem condessa de M. Valéria deixado de amar o judeu Samuel Maier?
Após tantos acontecimentos, a condessa Valéria acaba contraindo nupcias com o príncipe Raul, criando assim uma imensa revolta em Samuel Maier, o judeu.
Samuel não se conforma e promete vingança. Após a vingança do judeu ser concretizada, muitas coisas acontecem. Somente entre muita dor, sofrimento e a descoberta de uma nova crença, o espiritismo, é que ele vê sua vida ser transformada.
É uma história forte, porém achei a narrativa muito cansativa.
Não estou dizendo que o livro não é bom, pois para mim, todo livro que leio, tiro uma lição de vida, apenas achei muito demorado o desenrolar da trama.

Destaco o seguinte trecho:

“Não há judeu nem pagão desprezado no mundo dos espíritos, assim como não há cristão privilegiado. Neste mundo existem somente o ser virtuoso e o ser criminoso. Desconhecendo a lei do amor e da harmonia, os homens é que criaram, por seu orgulho, por sua avareza e por sua inveja recíproca, o preconceito de raça, o crime e a perseguição, que despertam no coração dos oprimidos todo tipo de mau instinto, produzindo essas individualidades odientas, animadas pelo desejo de vingança e estigmatizadas sob o nome de judeu, embora se encontrem representadas em todas as nacionalidades e religiões.”

Lição que fica:

Não importa em que religião nascemos ou em qual fomos criados. O que realmente importa é o respeito para com todos, independente de sua raça, cor ou religião.
Lembremo-nos que a vingança é algo que jamais fica impune aos olhos de Deus. Portanto tudo o que se faz, se colhe, lembrando que a escolha é somente nossa.
Portanto, vamos amar mais, sermos mais tolerantes e aceitar o nosso próximo como ele é, e não como nós queremos que sejam.

Indico a leitura!

Mônica Azevedo 09/11/2015

Emocionante, li em 3 dias..... Praticamente não dormi, enquanto não terminei o livro. Não é Espírita , mas espiritualista
Muito bom, bem escrito e com uma história abordando vários aspectos como vingança ( obviamente ), amor , dinheiro x posição social..... Foi devidamente devorado em 3 dias.....e eu não estava de férias, apenas começava a ler e não conseguia parar....
Não é espírita, mas pode ser chamado de espiritualista....