Family Tree

Family Tree Jeff Lemire

Resenhas - Family Tree #1

@somaisumparagrafo 22/03/2021

@somaisumparagrafo
Era só mais um dia qualquer quando a vida de Meg tomou rumos inesperados. Aos oito anos, sem nenhuma explicação a menina começou a se transformar em uma árvore. Mãe, irmão e um excêntrico avô se unem para tentar encontrar a cura para essa terrível transformação antes que seja tarde demais, mas a jornada será difícil e perigosa com um grupo de pessoas tentando sequestrar a menina-árvore.

???

?Não aconteceu como as pessoas imaginaram que aconteceria. Não foi uma guerra. Não foi uma bomba ou um meteoro atingindo a Terra. O mundo não acabou de uma vez só. Acabou devagar... uma família de cada vez.?

Uma mulher abandonada pelo marido, um garoto passando por uma fase rebelde, uma garotinha se transformando em árvore, um sogro aparecendo do nada em meio ao caos e todos os personagens sendo perseguidos e correndo risco de morte.

É nesse universo um tanto quanto confuso que Jeff Lemire criou uma trama apocalíptica, sem muitas explicações preliminares. Entendo que por se tratar do primeiro volume, que reúne os quatro fascículos iniciais, temos apenas uma introdução do que há por vir, mas não consegui me conectar com os personagens e nem com a ambientação caótica, tudo aconteceu muito rápido, foi tanto tiro, bomba e porrada do começo ao fim, que me senti meio perdida.

Por ser muito fã do quadrinista, quero conferir os demais volumes dessa HQ para ver se ela me ganha, afinal de contas o cara é fera escrevendo sobre dramas familiares e essa história já mostrou que há muitos ressentimentos envolvendo os integrantes dessa família. O mistério por trás da transformação de pessoas em árvores também me gera grande curiosidade e deixa um belo gancho para ser explorado posteriormente, onde acredito que haverá uma explicação plausível (ou não) para tais acontecimentos. Não descarto que possa vir a curtir os possíveis desdobramentos dessa HQ e estou torcendo para que isso aconteça.

Gramatura Alta 15/04/2021

Através de um narrador não identificado, pelo menos neste primeiro volume, acompanhamos o início do fim do mundo. O leitor não recebe informações de como esse fim se dará, nem quanto tempo levará para acontecer, apenas recebemos a informação de que o fim se inicia com a transformação de uma menina em uma árvore.

Meg tem 8 anos de idade, e em um dia como qualquer outro, ela acorda com uma coceira no braço. Sua mãe, Loretta, acha que é apenas uma alergia. Mas conforme as horas passam, a coceira se transforma em casca, se alastra para as costas, onde nasce um pequeno galho com uma folha. O mesmo começa a acontecer com o resto do corpo da menina. Desesperada, Loretta e o outro filho, Josh, levam Meg para o hospital. Mas, no caminho, são abordados por um grupo de homens armados, que começam a atirar para matar.

Meg, Loretta e Josh só sobrevivem, porque aparece um velho, também armado, e mata todos os homens. Esse velho se chama Judd e é o avô de Meg e Josh, por parte de pai. Ele diz que o trio precisa ir com ele, se quiserem sobreviver. Loretta se nega, porque seu marido, Darcy, filho de Judd, abandonou a família sem qualquer explicação, e Judd nunca se tornou presente para apoiá-la na criação dos filhos. Mas Judd afirma que é o único que conhece quem pode ajudar Meg, antes que ela se transforme em uma árvore completa, e também é o único que pode levar a família em segurança, porque existe um grupo que pretende matar Meg antes que a transformação se complete.

FAMILY TREE é um encadernado que reúne as primeiras quatro edições, de um total de doze, de uma história que conta como o mundo acabou e como uma família tenta sobreviver no meio de um caos, que parece ser resultado da revolta da natureza contra o ser humano. Neste primeiro volume, recebemos apenas perguntas: por que as pessoas estão se transformando em árvores? Como isso irá provocar o fim do mundo? Quem é o narrador da história, que apesar de estar no futuro, quando o fim do mundo já aconteceu, ainda está vivo? Por que Meg precisa ser morta? Como essas transformações começaram? E algumas outras perguntas, que não vou colocar aqui, porque seriam spoiler do que acontece do meio para o final do volume.

Apesar da ação frenética da história, o autor consegue inserir profundidade nos personagens, sem precisar ser extenso nas explicações. Em poucos quadros, o leitor compreende que Loretta enfrenta dificuldades para conciliar o trabalho com a educação dos dois filhos e se sente abandonado pelo marido; Josh é adolescente, rebelde, problemático, principalmente por não entender porque o pai os abandonou; Meg é carente de atenção e se sente sozinha; Judd sabe dessas dificuldades, mas sua prioridade é salvar a vida do filho, Darcy (e não vou contar o motivo para não estragar a surpresa); e Darcy, ao contrário do que a família pensa, teve um motivo justo para fugir.

O melhor personagem, aquele que conquista com poucas páginas, sem qualquer dúvida, é Judd. O que pensamos sobre ele, muda conforme as páginas avançam, e a admiração é crescente. Ele se sacrifica pela família do filho, se sacrifica pelo filho, e está pronto para fazer qualquer concessão para o bem de todos. É uma máquina de destruição que passa por cima de todos que se colocam na frente.

A arte da HQ segue o padrão de estranheza da história. As cores são de uma tonalidade pastel e bem escassas. Não é um preto e branco, mas não há mais do que três ou quatro variações em cada página. Os enquadramentos são inspirados, criativos, e se unem aos personagens e ao que o roteiro conta. Isso demanda que o leitor tenha um pouco de atenção para conseguir apreciar toda a complexidade dessa união dos desenhos com o enquadramento. É quase como um complemento do que está sendo contado e, por vezes, até expande a narrativa.

FAMILY TREE segue uma família desconstruída no meio de um drama e uma luta pela sobrevivência. É uma narrativa comum usada pelo autor, mas que é sempre inserida em variações surpreendentes e que se tornam únicas. Eu confesso que não sou fã de histórias tão estranhas e relutei em ler a HQ, ainda mais que já estou seguindo uma outra série do Lemire. Entretanto, quando comecei a leitura, constatei que a estranheza é apenas aparente. Na verdade, com exceção da transformação de Meg, todo o resto é uma aventura de perseguição com muita ação. Ainda bem que não desisti da leitura. Aproveite a dica e coloque a HQ na sua lista de compras.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/04/15/family-tree/

Desnorteada 08/07/2023

A mãe da Megan só reclama. É difícil numa situação delicada como a deles em vez de raciocinar só atrapalha com reclamações e negando a realidade.

Ley 18/03/2022

Quando estava começando a gostar, terminou
Era um dia aparentemente normal quando Loretta é chamada na escola de seu filho por advertência ao comportamento dele. Logo depois sua filha aparece com algo estranho na pele, mas poderia ser uma alergia. Quando a suposta alergia não tem regresso e a pele está começando a piorar, Loretta começa a se preocupar.

Algumas coisas estranhas acontecem a partir daí: a criança tem galhos saindo de seu corpo como se ele estivesse sofrendo uma transformação. Quando vão buscar ajuda, eles são interceptados e a vida da criança corre perigo. Se torna ainda mais urgente tratar do estranho caso, enquanto mãe, filho e filha correm para se salvar de uma perseguição.

Esse era um dia aparentemente normal, e a família em questão também parecia bastante normal. Loretta é uma mãe batalhadora que, após o sumiço do pai das crianças, aprendeu a se virar para sustentá-las. Logo quando a narrativa se torna urgente, algo do passado deles aparece: o avô das crianças. Como não há paradeiro do pai, é bem estranho que o avô surja bem nesse momento de perseguição para ajudar a família.

O andamento da história é bastante intenso, então não há tanto tempo para conversar, embora alguns pontos ficam claros para o leitor por meio de conversas rápidas e flashbacks. É esclarecido logo aqui o destino do pai das crianças, mas surgem algumas pontas que podem ser amarradas mais para frente.

A história é surpreendentemente curta. Quando eu pensava que teria mais respostas, a hq acabou abruptamente. Não dá para descobrir muita coisa sobre os perseguidores, então a sensação é de algo interrompido.

Embora eu tenha ficado desesperada para saber mais, os acontecimentos neste volume foram cheios de ação, de modo que a leitura fica mais rápida, com uma dinâmica ótima. Algumas explicações ainda não fizeram sentido para mim, como o sentido da criança começar a virar uma árvore. Minha esperança é que o próximo volume seja bem mais explicativo e consideravelmente maior.

A arte da hq é mais sombria, com tons escuros, dando uma sensação caótica na história. Os traços são, como sempre, incríveis. A história pode agradar quem gosta de leituras rápidas e com ação. Também achei algumas semelhanças com a hq The Walking Dead, o que pode ser um indicativo para fãs da série gostar da obra. Queria ter gostado mais, embora a falta de respostas tenha me incomodado e deixado curiosa para saber o que acontecerá mais a frente.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/12/resenha-hq-family-tree-vol-1.html

Mariâ 05/06/2021

Eu realmente gostei pois é uma leitura rápida, e tem bastante suspense, porém não gostei muito dos personagens, acho que as únicas personagens que eu fui um puco com a cara foram Megan e a médica. Mais tirando isso é um livro muito bom

JL Marcal 30/06/2021

Sombrio
Uma história sombria de Jeff Lemire. A arte é linda. Ansioso pelas continuações. Recomendo demais!!!

Giovanna 28/05/2021

Horror, medo, suspense e ação!
Quantas emoções em tão poucas páginas.

Como pode nascer uma história tão bem feita com uma ideia que de início parece tão simples?

Sério, não imaginava que uma menina se transformando em uma ÁRVORE pudesse se tornar o ponta pé inicial de uma história tão envolvente. Li que nem vi. Kkkkkk

Essa é a primeira obra que li do Lemire e depois dela fiquei com muita vontade de prosseguir com essa série. Espero que a intrínseca lance logo os próximos volumes.

Recomendo. =)

Cley 26/06/2021

O apocalipse tem início em um dia qualquer quando uma menina de 8 anos começa a se transformar em árvore. Sua família está desesperada para encontrar a cura, mas a transformação está cada vez mais perto de chegar à fase final, e a menina pode perder sua humanidade para sempre.

'Mas suponho que ficar pensando em tudo que poderia ter sido é perda de tempo, e é tudo uma questão de tempo, não é?"

A premissa desta HQ me chamou atenção, pois nos traz outra perspectiva sobre o apocalipse. Lemire nos oferece uma obra que podemos chamar de "body horror", ou horror corporal. O body horror é subgênero que nasceu nos primórdios da literatura gótica e se expandiu para outras mídias, como o cinema, por exemplo.
Escrito por Lemire e ilustrado por Phil Hester, Eric Gapstur e Ryan Cody, "Family Tree" é uma obra que chama atenção e levanta questionamentos sobre sobrevivência quando somos confrontados por algo que desconhecemos.

Este primeiro volume reúne os quatro primeiros fascículos, porém não entrega muita coisa, tendo em vista que há mais perguntas do que respostas, algo que relevo em primeiros volumes, porém, em "Family Tree" a falta de informações não me causou uma experiência totalmente satisfatória.
Acredito que faltou pinceladas em alguns aspectos do enredo, principalmente nos personagens principais.

Essa é a terceira HQ que leio do Lemire e, infelizmente, não atingiu minhas expectativas. Mas desejo que os próximos volumes tragam respostas que não tiveram nesse e que os personagens adquiram mais desenvolvimento.
Apesar da experiência não tão positiva, "Family Tree" realça a importância da família e como estamos dispostos a proteger quem amamos independentemente do que estamos enfrentando ou o que possamos enfrentar.

skuser02844 14/10/2023

Meu deus
O fim do mundo chegou para Loretta no momento em que sua filha começa a ter uma transformação estranha em seu braço. Enquanto homens fanáticos querem pegar Meg, Judd aparece para salvá-los, seu ex-sogro. Loretta não entende o que está acontecendo e quer Judd bem longe de seus filhos.
Judd tenta explicar no que Meg está se transformando, pois o mesmo aconteceu com o seu filho Darcy. Loretta não quer explicações sobre o por quê de seu marido ter abandonado ela e seus dois filhos, mas resolve aceitar a ajuda de Judd para impedir sua filha de se transformar em uma árvore.

Lucas.Zanco 19/03/2021

Family tree vol.1
O que dizer desse primeiro volume de mais uma obra incrível do quadrinista Jeff Lemire!? É um excelente início de um apocalipse nada preficivel, personagens muito bem construídos traço perceptível do Lemire em suas obras mais aclamadas, narrativa muito bem construída e detalhada que tem o efeito escalonar o suspense de suas histórias e prender seu público e leitor. A narrativa não se prende apenas a narrativa escrita dos balões dos diálogos dos personagens, mas também nas ilustrações e no visual dos personagens e na paleta de cores usados nas ilustrações, são cores mais frias e sombrias destacando o ar melancólico do provável futuro apocalíptico. Eu como fã das obras do Jeff Lemire mais as ilustrações dos Ryan Cody, Eric Gapstur e Phil Hester tão o devido respeito a narrativa soturna do Jeff nesta obra, recomendo muito a leitura dessa e das suas outras obras também, é um artista muito aclamado e de grande talento, eu li a versão americana mas ainda assim é uma ótima história.

15/12/2022

Não sei capturei a essência
É a primeira vez como adulta que leio uma HQ, e essa foi estranha, não entendi kkkkkkkkkkkkkk não conseguir captura a lição ou qualquer que seja a mensagem que quer transmitir. Enfim, não saquei a história muito bem.

jonathan 17/07/2021

Intrigante, curioso e bem desenvolvido. História original, traços lindo e ótimo enredo. Ansioso para os novos volumes.
AndreLSarausa 17/07/2021minha estante
VEIO AI

Ju 14/04/2022

?the world didn?t end all at once. It ended slowly??
É sobre um mundo apocalíptico em que as pessoas viram árvores do nada, mesmo acontecendo tudo rápido ? por ser uma HQ ? a história tem uma premissa bem interessante, recomendo.

Masisnatore 08/03/2023

Achei fraquinha
Das histórias que li do Lemire essa foi a que menos gostei, tudo muito rápido e jogado. Poderia ser um pouco maior pra ter mais tempo para as coisas acontecerem.
A Ideia da história é boa, mas realmente poderia ser maior.