Coletânea Negritude

Aline Cristina Moreira

Resenhas - Coletânea Negritude

kerollynlopes.m 07/12/2019

Sensacional
É uma coletânea que nos mostra os preconceitos, racismo que negros sofrem aqui no Brasil mesmo, o país da "diversidade", nos mostra os pensamentos pequenos que pessoas ainda tem sobre cor/cabelo e religiões, mesmo após anos do término da escravidão.
Negritude é uma coletânea que deve ter um reconhecimento real, já que parece que muitas pessoas ainda passam a "mão" para preconceitos disfarçados de "padrões" da sociedade.

Letes 10/12/2019

Contos: Escolhi os contos A Moça do Cabelo Trançado - @ana.macielpaula e Em Busca De um Sonho - @meg_mendes

Superação, Perseverança: Ambos temos Lucimara que sofre assédio todos os dias e Kalil está calejado de receber a mesma resposta negativas dos editores. Apesar ser situações diferentes e eles passam por situações bastante complicadas no decorrer do conto e mesmo que as pessoas faz de tudo para desestimular e vem uma força interna que faz eles seguirem em frente e conseguir alcançar seus objetivos e sonhos. Todos somos iguais perante aos olhos de Deus. Lucimara e Kalil conseguiu cumprir a sua meta e são verdadeiros guerreiros.

Coletânea: Estava lendo com aquela expectativa e o livro aborda cultura negra e gostei de ver suas lutas e vitórias e vi bullying, preconceito e suas dores que nenhum ser humano devia passar na vida. Uma coisa que me irritou ver o excesso da palavra cabelo tinha está palavra nos contos e na minha visão deveria ter assuntos variados sobre a cultura negra. Eu gostei somente 4 quatro contos Aline Cristina, Ana Paula, Meg Mendes, Wallace William. ⠀⠀

Kelly @leitora_assidua_ 22/03/2020

O Primeiro Favoritado do Ano!
Esse livro veio dar um tapa na minha cara!

Sim, Coletânea Negritude chegou num momento propício para me lembrar que eu não estou sozinha!

Uma leitura que recomendo a todos, principalmente a afrodescendente, negros que sofrem ou sofrerão pelo menos uma vez na vida algo que esse livro retrata e ele retrata bem a nossa vida.

Me vi chorando e absorvendo cada mensagem deste livro. E olha, o que ele tem de sofrido, ele tem de esperança!

É aquele livro RECOMENDADÍSSIMO

Aline Cristina Moreira 29/10/2020

Perfeito!
Não sei nem por onde começar a dizer o quanto esse livro é incrível, mas vou tentar!

"Negritude" é um projeto escrito por autores negros, cujo grupo eu orgulhosamente faço parte, e que tem por objetivo reunir histórias cujos protagonistas são negros; porém não se trata de uma mera tentativa de dar mais destaque a pessoas que, muitas vezes, são excluídas pela sociedade. Não, não é só isso; embora isso também seja extremamente importante.
Esse livro foi feito também para enaltecer uma cultura grandiosa e muitas vezes ignorada; expor as inúmeras situações de preconceito que a maioria das pessoas negras enfrenta no dia a dia; e, é claro, mostrar que todos nós devemos ter muito orgulho de quem somos, independente de cor, opção sexual, credo, ou classe social.

Cada um dos contos desse livro me tocou de uma forma diferente e maravilhosa, que me permitiu analisar diferentes perspectivas sobre as minhas origens. Amei demais cada um deles e sei que essas são histórias que vou levar no meu coração pra sempre. Foi realmente uma grande felicidade poder participar desse projeto e recomendo muito que todos leiam. Com certeza vocês não vão se arrepender.

Cherry Moon 11/02/2021

@cherrymoonreads
Um livro de contos que foi literalmente um tapa na minha cara, é uma leitura que serve para todos, principalmente para nós entedermos todo o preconceito e racismo que existe com os negros. Me emocionei demais com ada conto e fiquei muito surpresa e chocada com os acontecimentos narrados nos contos.

"Negritude" é um projeto escrito somente por autores negros com história de protagonistas negros enaltecendo sua cultura que muitas vezes é ignorada além expor de maneira crível as situações de preconceito..

Cada conto me tocou de uma forma diferente e vou levar essas histórias comigo para sempre. É uma coletânea que precisa de um reconhecimento real, pois muitas pessoas ainda passam despercebidas frente a situações de preconceitos disfarçados por padrões de sociedade.

Recomendo esse livro para todo mundo e que leiam com muita calma, atenção e respeito e reflita sobre cada conto.