O que é o Brasil

O que é o Brasil Roberto DaMatta

Resenhas - O que é o Brasil

swaturno 04/08/2020

o "jeitinho" brasileiro.
trata-se de uma questão de identidade, ou melhor, de uma construção de identidade permeada pela história desde o descobrimento do Brasil até os dias de hoje, com nossas particularidades e características ímpares.
Em uma pesquisa da identidade nacional, DaMatta revela o Brasil, os brasileiros e sua cultura através de suas festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, desfiles carnavalescos e paradas militares, leis e regras (quando respeitadas e quando desobedecidas), costumes e esportes.
o "jeitinho" brasileiro de achar brechas nas leis, a influência da religião nos brasileiros, o rascimo velado é uma forma muito eficiente de discriminar pessoas de "cor". a idéia impregnada ainda é a "eurocentrista" da nossa colonização. Por que em um Brasil de maioria negra, não temos sequer um herói negro?.
São temas abordados neste livro incrível que marcou a minha vida, sempre que puder estarei lendo e recomendado para todos. A relação que DaMatta faz sobre o "cru e cozido" e o "alimento e a comida" são incríveis!!!!!!!! eu amei o capítulo sobre o carnaval, é uma das minhas épocas favoritas e eu fiquei completamente apaixonada pela abordagem do assunto no livro, afirmando que no caso do Brasil, a maior e mais importante, mais livre e mais criativa, mais irreverente e mais popular de todas as festas é, sem duvida, o carnaval.
Tudo nesse livro é perfeito!!!!!

Samuel - IG @ModernoLiteral 01/03/2021

Ótimo ensaio
O autor, Roberto Damatta, discorre sobre tópicos importantes e tão característicos da nossa brasilidade. Esse ensaio, posso dizer assim, possui duas "versões": "O que faz o Brasil, Brasil" e esta que vos falo: " o que é o Brasil". A grande diferença entre as duas e a linguagem, sendo o segundo escrito para um público mais jovem. Eu li as duas versões e indico fortemente a leitura da versão " o que é o Brasil" pois é prático e me parece ter sido escrito de forma mais direta e polida.

Gabys17 11/04/2024

"Afinal o que é Brasil?"

Obviamente o autor não responde com precisão essa pergunta, mas ele mostra o porquê não existe uma resposta exata.
O Brasil é uma grande ambiguidade, porquê como definir um país que é cheio de "Brasis"?
Temos preconceito do preconceito.
Somos laicos, mas somos intolerantes.
Somos caseiros, porém temos a maior festa (carnaval)
E esse é o ponto não somos isso ou aqui, somos tudo.
Pra mim o Brasil é uma grande mistura que não é possível explicar, só aceitar lkkkkkkk

Diego 19/06/2015

Por que somos tão diferentes dos norte-americanos, afinal?
Livro excepcional que nos ajuda a pensar um pouquinho sobre nossa identidade como povo. Um texto para entendermos as diferenças de nossa matriz cultural e social com outras sociedades.

Ju 26/12/2020

Diria que é um livro com um pensamento preconceituoso e elitista, creio que o tempo em que foi escrito tem forte influencia. Todavia é um boa leitura para se entender como os estereótipos são impostos a construção do imaginário brasileiro.

ACERVO: BIBLIOTECA SIDÓNIO MURALHA 12/11/2015

Antropologia
Roberto DaMatta, antropólogo famoso fala da questão da identidade dos brasileiros, da casa ao trabalho, malandragem , o "jeitinho" brasileiro. Livro 2737(C12) lido pelo autor

Beatriz Lima 11/05/2022

Mistura à brasileira
A proposta do livro sobre uma leitura mais profunda do país me fez amar um pouco mais e achar incrível nossas peculiaridades.
Eu nunca tinha pensado em como nos comportamos na rua, em casa e na religião e como surgiu essas esferas. Mesmo com tanto sofrimento somos um povo resistente e festeiro desde nossa origem.