Mia & Kalisson: um Amor à Prova de Tudo

Resenhas -

Fernanda 19/10/2020

Mia & Kalisson: um Amor à Prova de Tudo
Resenha no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2020/10/resenha-mia-kalisson-um-amor-prova-de.html

douglaseralldo 05/10/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE MIA & KALISSON, DE ANDRÉ TRESSOLDI OU UM AMOR À PROVA DE TUDO
1 - Com bom potencial, escrita coerente e bem definida, Mia & Kalisson nos pega mesmo por certa cisma com o que fica no subtendido, o que está por trás do que parecem nos dizer os personagens, especialmente Kalisson, que se bem observado se revelará um tanto dúbio, de modo que ao menos este leitor teve dificuldades em empatizar com a masculinidade por vezes frágil e às vezes mesmo tóxica em sua aparente preocupação com Mia;
2 - Talvez o maior incômodo deste leitor para com o personagem seja o fato de Kalisson parecer marcado "pela síndrome do príncipe encantado". É que a narrativa a todo momento tentará colocá-lo nessa posição protetora, magnânima, preocupada e responsável por ajudar a "atormentada" e esquisita Mia com seus problemas. Nesse sentido, o incômodo parece ser justamente o fato de que apesar de aparentemente dizer uma coisa, a narrativa desvela uma outra coisa, um comportamento até bastante típico no universo masculino. Acontece que a abordagem seria interessante se as intenções fosse realmente pincelar Kalisson criticamente, o que não parece o caso;

3 - Para entendermos melhor o que pretendo dizer temos de observar o enredo. Mia e Kalisson iniciam ainda estudantes um romance inesperado e que será marcado por idas e vindas. Desde esse princípio a postura positivista do narrador para com ele, enquanto ela, a despeito de todas as violências e traumas sofridos, não raro é trazida à tona como uma personagem egocêntrica, esquisita, maluca, etc...

site: http://www.listasliterarias.com/2020/10/10-consideracoes-sobre-mia-kalisson-de.html

Fernanda @condutaliteraria 28/08/2020

Intrigante!
❇️O livro é a respeito de um amor que atravessa o tempo, porém vai mais além, abordando um tema forte e pesado como o abuso sexual infantil.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mia é uma excelente aluna do curso de História. Uma garota introspectiva, que passa seu tempo isolada, sem amigos. Em uma excursão da faculdade, a moça chama a atenção de Kalisson, que faz tudo para se aproximar e se vê cada dia mais fascinado por Mia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que o rapaz não imaginava é que por detrás desse silêncio que é Mia, havia algo muito mais duro e cruel.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um trágico acontecimento separa o jovem casal e agora Kalisson, sozinho, jura vingança e justiça por tudo que Mia passou. Para tanto, seu destino é completamente alterado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❇️Quando iniciei essa leitura não imaginava o quanto o tema seria forte e o quanto de informações que eu teria durante a história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Falar sobre abuso infantil e imaginar a dimensão que essa crueldade pavorosa pode alcançar é algo doloroso. Kalisson fez tudo por Mia, mas o quanto de crianças estão em situação parecida e não é uma simples ficção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma das coisas que mais gosto na literatura é a sua capacidade de reflexão. Cada realidade apresentada, cada cotidiano diferente ou não, te ensina a ver o mundo com outros olhos, abrindo a mente para situações e casos que não deveriam ocorrer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❇️Mia & Kalisson foi um livro que me silenciou em diversos momentos e eu não consigo mensurar a ferida e o estrago que esse tipo de agressão deixa na alma de quem as sofre. Contudo, é uma leitura necessária.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma história dolorosa, profunda e real a respeito do abuso sexual.

site: https://www.instagram.com/p/CEZ2SpThihD/