Capa Preta

Capa Preta Lourenço Mutarelli

Resenhas - Capa Preta

Juliana (Ju/Jubs) 30/09/2023

Que HQ doida. Eu não entendi. É muito diferente. Eu estava esperando as histórias ficarem mais "pé no chão", mas isso definitivamente não aconteceu, é como se cada história fosse um pesadelo, mas não tem o acordar.

Sobre a arte, eu adorei, principalmente quando os desenhos mostram a cidade, o caos. Como paulista, eu vejo claramente uma São Paulo decadente nesses quadrinhos, a Augusta, a Sé, o centro da cidade, até o transporte público.

E o rosto cansado, esgotado, de cada personagem e figurante (não sei se esta palavra cabe) mostra o quão exaustivo e cruel é viver em uma cidade que não para nunca, afinal, as pessoas também não podem parar, precisam se manter em movimento constante.

Isso é cruel, principalmente quando se pensa em pessoas depressivas, por exemplo, como é o caso dos personagens da HQ, que não conseguem acompanhar o frenesi da vida, ou da pessoa ansiosa, que precisa acalmar os pensamentos, mas não consegue, e o mundo não permite.

Por fim, acho que essa não é uma HQ para ser entendida, é para ser pensada e refletida na realidade de cada leitor.

Anderson.Rios 20/10/2020

Magistral e escatológico real
Uma das obras mais impactantes e profundas que ja li. Lourenço com seu traço absurdo, destinos infernais, abismos e abismos, sonhos, pesadelos sublimes, faz o inferno parecer acolhedor. Seus eus inseridos na obra são magistrais, são miseráveis, são pulsões escatológicas de um autor cheio de traumas. Em capa preta a Comix Zone traz as primeiras histórias em quadrinhos de Mutarelli: Transmutação; Desgraçados; Eu te amo Lucimar e a Confluência da Forquilha. Todas ganhadoras do trofeu HQ mix em seus respectivos anos. Vemos aqui, algumas características que verificamos anos depois em seus romances (como a língua espanhola, e o finais letais dos seus personagem (eus?), problemas com o pai, o irmão, et...) Para os amantes da escrita de Mutarelli, um banquete. Para os recem chegados, bem vindos ao inferno, e boa leitura!