Temperamentos transformados

Temperamentos transformados Tim LaHaye

Resenhas - Temperamentos transformados

Rafael1548 15/03/2024

LEITURA ARRASTADA
Que dureza ler esse trem! Parecia que eu estava dissecando um cadáver e não num deleite da alma com a arte.

Nas considerações iniciais, o autor afirma: " Minha contribuição foi apenas fazer aplicações práticas dessas classificações seculares para que cada indivíduo possa examinar a si mesmo ... (p.8)" Aqui pode passar uma boiada e podemos engolir inúmeros camelos. Em relação a esta afirmação, salvo engano, não encontramos na Bíblia instrução para conhecer a nós mesmo. A frase célebre "conhece-te a ti mesmo" é de Sócrates e não do Deus Todo Poderoso.

A Bíblia, contrariando essa afirmação carnal e demoníaca, nos ordena conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor; que nosso coração é enganoso e extremamente corrupto. João Calvino afirma que o coração do homem é uma fábrica de ídolos. Corrobora para esse entendimento as próprias palavras de Calvino: "Tudo que você ver de bom em mim é Cristo. Tudo que você ver de ruim sou eu mesmo".

Mais a frente, LaHaye afirma: "não se ponha a analisar o temperamento de uma pessoa, a não ser que isso contribua para melhorar seu relacionamento com ela..." (p. 24). Se há esta advertência, então tem história. Por experiência própria vejo que os seguidores dessa linha não são tão fiéis a esta orientação. Na maioria esmagadora que achegou-se a mim fizeram ao contrário disto. Pegaram um momento isolado da minha vivência e "fizeram um recorte fotográfico" e delimitou toda minha existência nisto. Não existe nada tão asqueroso e nojento quanto isto. Uma pessoa não tem caráter de "comer 1kg de sal" e traçar perfis de forma arbitrária sobre a pessoa. Tenebroso!

Outro ponto a ser destacado é que o autor afirma que uma pessoa pode ter porcentagens dos temperamentos, mas que um irá sobressair (p.28). Aqui foi uma "salada de fruta" e um "balaio de gatos". É como uma pessoa ser de gêmeos, com ascendente em peixes e estar sobre influência de Júpiter.

No decorrer ele utiliza de 4 personagens bíblicos para traçar algumas características que se ajustem em sua tese. Em referência a Paulo, ele usa frases de autoajuda constantemente, mas uma coisa me chamou a atenção. Tim usou muitas expressões de possibilidade: "se"; "provavelmente". Isto demonstra uma pequena forçada para defender a sua visão.

No último capítulo teve uma contação de caso inútil que não presta para nada porque creio que: pessoas diferentes, exigências diferentes.

Um ponto positivo é que o autor meteu o pau em Freud.
NatAlia.Martins 15/03/2024minha estante
Só uma consideração... no início da sua análise. Eu acredito que a referência do autor é a Paulo e não ao Todo poderoso. Quando ele diz que o homem deve 'examinar-se a si mesmo' em 1 CO 11.28. Nao seria alusão a esta referência???

Rafael1548 16/03/2024minha estante
NatAlia.Martins: o contexto citado pela senhora é bem diferente. A palavra examinar-se é /dokimazo/ e quer dizer "testar se é genuíno" (como um perito testa as peças de prata e ouro). O contexto não fala sobre autoconhecimento como é exposto no livro acima, mas no sentido de examinar o motivo de como está a ceia do SENHOR (que é o contexto da passagem que a senhora pegou isolada).

Rafael1548 16/03/2024minha estante
Não tem a ver com qualidades de um check list, mas de saber distinguir o corpo é o sangue de Cristo

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Para entendermos se estamos na fé ou não, claro que precisamos nos conhecer, sondar o nosso coração e perceber para onde estamos indo. Claro que nossa compreensão é limitada e precisamos da ajuda de Deus como o salmista no salmo 139. Então, não concordo que seja pecado. Só não podemos fazer disso mais um ídolo!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Eu não peguei a passagem isolada. Eu só estou falando que existe uma passagem sobre autoexame nas escrituras e perguntei se não foi a ela que o autor quis se referir. Não estou questionando o fato de estar correta ou não a utilização. Pq você usou o termo conhecer e o autor examinar e ambos são diferentes!!!!!! Acredito que está equivocado!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
E outra Paulo não manda examinarmos a ceia e nem precisamos ir para o original para entender. O que ele manda é os participantes da ceia examinarem cada um a si próprios!

Rafael1548 16/03/2024minha estante
O contexto do texto bíblico que a senhora trouxa é diferente da temática do livro. E isto é isolar o texto bíblico contexto.

Leia o livro e discutiremos em momento oportuno. O autoconhecimento é uma chave para destruição porque você não presta.

O livro trata de qualidades e defeitos e isto não está na Bíblia.

O que a senhora acha restringe-se a tua intimidade. Não me interessa em nada !

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Nossa! Misericórdia! Tudo bem irmão. Acredito que vc está equivocado, mas vou ler o livro, pq realmente não li. E conversaremos em outro momento. Mas de qualquer forma autoexame está na bíblia sim! E é sobre isso que comentei. Não fiz a análise global do livro. Apenas do ponto que não achei coerente da sua análise!

NatAlia.Martins 16/03/2024minha estante
Por aqui é bem complicado se fazer entender! Graça e paz! ??

larissaladeira 02/03/2024

Ok
Para quem já tem uma base sobre os temperamentos, não ajuda muito não.
Eu fui achando que iria me agregar nisso, e não agregou. Por isso a nota. Entretanto, é bom para a formação de caráter em geral.

Lucas.Tavares 29/02/2024

Não é um livro excepcional, mas contém explicações interessantes acerca dos temperamentos que podem ser úteis quando a pessoa se identifica com determinado temperamento. Achei a leitura arrastada, o escritor poderia ter sido mais direto em alguns pontos.

Bianca2294 15/02/2024

Ótimo livro
Gostei muito do livro, eles fala sobre os tipos de temperamentos e como podemos ser transformados por Deus.

Consegue identificar qual era o meu temperamento por meio desta leitura.
Surpreendente, vale a pena ler.

rebeccasegolin 29/01/2024

Bom livro
Gostei da leitura, principalmente nas que eu mais me identifiquei. É o primeiro livro do tema que leio.

Hadassa.Santana 09/01/2024

Temperamentos transformados
Livro muito didático!
Amei a escrita do autor, os exemplos práticos e os personagens que ele utilizou.
Além de não deixar no teórico e mostrar como podemos aplicar diariamente os pontos apresentados.
Ou seja, ele aponta os problemas e logo em seguida traz a solução pra ele.
Recomendo!

marisantz 06/01/2024

Necessário
?O segredo do temperamento transformado está em deixar-se encher pelo Espírito Santo, não apenas de forma esporádica, mas ininterrupta.?

devorei esse em pouco menos de um dia, por conta da simplicidade do autor e também das poucas páginas que parecem milhões de ensinamentos a gente consegue ler esse livro todo rapidamente, sem a menor dificuldade. sempre grata a Deus por direcionar pessoas a escrever livros como esse. muito mais do que defeitos e qualidades, com ?temperamentos transformados? a gente se aprofunda principalmente na obra do Espírito Santo, é lindo como o Tim LaHaye trás um aprofundamento em cada um dos temperamentos centrando a ação de Cristo em nos moldar, independente de sermos coléricos ou fleumáticos. os testemunhos do autor, os exemplos de personagens bíblicos junto com o zelo que ele teve em trazer estudos comprovados fazem esse livro tão especial ? super recomendo

Isabelaassousa 26/12/2023

É um livro maravilhoso, o autor traz a análise dos 4 temperamentos de acordo com personalidades bíblicas e podemos aprender com os erros e acertos deles, bem como usar nosso temperamento para nos aproximar de Cristo e sermos pessoas guiadas pelo Espírito.

Vanessa 19/12/2023

Efésios 4:30-32
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria e blasfêmias, e bem assim toda malicia. Antes, sede uns para com os outros benignos, com passivos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Debora831 18/12/2023

Ótimo
Um livro maravilhoso que nos ensina sobre nossos temperamentos e como devemos prosseguir para tê-los controlados pelo Espírito Santo. Um livro que todo cristão deveria ler.

Karine.Maco 01/12/2023

Domínio próprio através do Espírito Santo
O autor faz reflexões acerca das qualidades e defeitos de cada temperamento: Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Ele mostra exemplos de cada temperamento considerando as pessoas descritas na Bíblia como Pedro, o sanguíneo e Paulo, o colérico. O autor descreve as falhas de cada pessoa relacionando ao temperamento e as atitudes deles considerando relatos bíblicos que evidenciam um temperamento transformado pelo Espírito Santo. O livro também traz dicas para cada temperamento sobre como buscar o domínio próprio e ser moldado po Espírito Santo. Pra mim, essa foi uma leitura de autoconhecimento esclarecedora.

Sté 24/11/2023

Rápida leitura. Autor bem objetivo.
O livro nos mostra o cristão antes e depois da ação do Espírito Santo. Ele analisa os seguintes personagens: Pedro, o sanguíneo. Paulo, o colérico. Moisés, o melancólico e Abraão, o fleumático. Sua leitura bíblica não será mais a mesma e nem mesmo você. Este autoconhecimento é indispensável.

Hebert Oliveira 25/10/2023

Esclarecedor
Um livro bastante útil e com uma leitura suave e bastante útil.
Consegui compreender o pq de alguns comportamentos e como usa foi bastante esclarecedor.
Com certeza lerei novamente.

cams 06/10/2023

Eu AMO esse assunto de temperamentos e esse livro foi ÓTIMO pra isso! correlacionando os personagens da bíblia com os seus respectivos temperamentos? realmente ela é um livro que da pra ser estudado muitas e muitas vezes.
isso só afirmou os meus temperamentos e me fez enxergar coisas que preciso melhorar.
amei demais ?