Urucumacuã

Urucumacuã H. H. Entringer Pereira

Resenhas - Urucumacuã

Larissa | @paragrafocult 21/12/2020

Fantasia nacional recheada do nosso folclore
Tenho que dizer que a primeira vez que olhei para a capa desse livro, já me apaixonei. Adorei tudo ali, as cores e a forma como vários elementos do nosso folclore foram inseridos ali. Um capricho que só.

Demorei um pouco a embarcar na leitura. Admito. Não sei se foi pelo fato do livro ser enorme ou se eu não estava com cabeça para esse tipo de leitura quando o iniciei mas o começo da história me prendeu por dias então fiquei presa ali sem avançar um bom tempo antes de finalmente conseguir sair daquele local de empaque.

O início da leitura foi realmente parado e chatinho e isso quase que me fez o abandonar. A introdução foi lenta mas o ritmo depois vai ficando mais agitado.

O livro conta a história de um príncipe que viveu em nossas terras há muito tempo atrás, a promessa de um tesouro enorme nas páginas e muitas figuras que costumamos ver em livros de fantasia estão presentes ali com um toque brasileiro, junto do Saci, do Boto-cor-de-rosa e por aí vai.

Logo no início da história temos um rei seguido as instruções de um mago enquanto espera ansiosamente pelo nascimento de seus filhos. Toda a descrição dos cenários é bem detalhada então dá para imaginar bem as cenas.

Achei bem legal que a autora inseriu esses elementos tipicamente brasileiros na história criando um pano de fundo um pouco diferente do que o que conhecemos para alguns personagens, como acontece no caso do Saci, por exemplo, que é vem de um povo diferente do que o nosso príncipe pertence.

A narrativa é um pouco diferente do que estou acostumada então acho que esse também foi um dos motivos da minha difícil adaptação a leitura no começo. É uma leitura bem cheia de elementos místicos, personagens com moral duvidosa e folclores.

É uma boa pedida para quem gosta de fantasia e quer se aventurar com algo nacional. Tenho pensado em dar mais uma chance ao livro, tentar ler de novo. Acho que também estava em uma má fase quando o li, já que depois que desencalhei do começo que me prendeu e fui me adaptando a narrativa diferente e a leitura fluiu bem.

Penso que teria aproveitado mais se fosse uma narrativa mais próxima do que estou acostumada mas isso vai do leitor mesmo além de ser uma questão de adaptação. Me digam o que acharam e me indiquem leituras com personagens do nosso folclore.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/07/resenha-urucumacua.html

Bi Faria 31/07/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura lendária, que me prendeu do início ao fim.
A história folclórica é dividida em três livros que nos mostram a saga do Príncipe Urucumacuã que teria vivido na terras Amazônicas.
Antes mesmo de seu nascimento até a sua morte, a predileção de seus pais que formaram o mais suntuoso império, o Elo Dourado.
Na região onde haviam doze reinados, havia também muitos mistérios, segredos, inveja e vingança. Entre muitas princesas e reis que se transformariam em figuras folclóricas através de poderosos feitiços de um bruxo que lá também vivia.
O nascimento do tão esperado 'Príncipe da Beira do Rio - Pássaro de Fogo' acontece, e ele sagrou-se membro da Antiga Mística Ordem Real - AMOR. Foi detentor de conhecimentos secretos provido pelo Grande Rei.
Esse ser emblemático e leal aos ensinamentos que recebera, acata suas missões que, com bravura, as vai cumprindo.
Só que quando se apaixona pela dama mais bela do Reino de Trindade, Angelim, filha bastarda do Rei Mor, esse amor resulta em tragédias mágicas que evocam seres mitológicos do folclore amazonense .

A autora com uma escrita densa e rica em detalhes do nosso vasto cenário folclórico apresenta uma história cheia de lendas, como saci-pererê, mula sem cabeça, boto cor-de-rosa, uma aventura fantástica que leva o leitor a acontecimentos místicos que culminam a origem das lendas, além dos cenários deslumbrantes.
Acompanhar as peculiaridades de cada reinado, seus segredos e mistérios é fascinante. O Príncipe dos cabelos de fogo é inspirador. E o final surpreendente. "Nosso Urucum haverá de travar inúmeras batalhas com poderosos inimigos, visíveis e invisíveis... Xamãs, bruxos e outros feiticeiros. A todos aniquilará com sua força e inteligência e, pelo poder do Fogo Sagrado que dominará, há de si mesmo transformar num portentoso pássaro misterioso e flamejante, o pássaro de fogo." "O fogo morre na água, mas dela é nascente. Purifica-te pela água e pela provação do fogo." @lura_editorial @urucumacua

Ler é Literário 19/02/2020

안녕하세요 여러분!!!
Aqui é a Ana. Tudo bem com vocês?
Hoje vim trazer a resenha de um livro que me encantou em vários aspectos, Urucumacuã.

Primeiramente, ele me conquistou pela capa que posso descrever como mais que perfeita. Segundamente, pelo fato que é um livro que se passa na região da Amazônia há centenas e centenas de anos atrás e por último e mais importante, ele fala de vários elementos do nosso folclore. Se já não te convenci a ler essa preciosidade com esses itens, não se preocupe, vou falar um pouco mais de sua premissa e minhas opiniões e é claro sem spoilers.

Urucumacuã relata a vida do príncipe Urucumacuã, filho do Rei Médium e da Rainha Gônia. O livro se inicia com o dia do nascimento dos gêmeos herdeiros, Urucumacuã e Kurokuru. Três anos antes deste acontecimento, para ser mais exata no dia da cerimônia de casamento do Rei Médium e da Rainha Gônia, o Mago Natu deu presentes para ambos que só seriam utilizados no dia em que os gêmeos nascessem. Deu para o Rei uma caixa e para a Rainha um molho com 7 chaves. Exatamente no dia em que o Mago Natu profetizou que os herdeiros nasceriam, eles nasceram. O Rei deveria abrir uma caixa por dia (eram 7 caixas, uma dentro da outra que revelariam instruções do que o Rei deveria fazer), exatamente ao Alvorecer.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG