As Aventuras do Avião Vermelho

As Aventuras do Avião Vermelho Erico Verissimo

Resenhas - As aventuras do avião vermelho

tofsaint 18/06/2023

O meu primeiro livro da minha vida
É difícil avaliar este livro. Tenho um carinho muito grande com ele, por ser o primeiro livro que eu peguei, comecei e terminei. Em lembrança, é um livro 5 estrelas. Gostei muito dele na época, quando eu tinha uns 7 ou 8 anos. No presente, não sei se eu acharia a mesma coisa, mas dando uma olhada nele de novo hoje, ainda me interessei em realizar a releitura dele. O meu eu atual daria um 3,5 a 4, mas dou 4 porque é carinho.

Eu recomendo ele principalmente para crianças ou quem gosta de livros infantis, bobos e descontraídos. Marcou minha infância.

Clube Tripas 19/07/2020

[Resenha #tbt]
Conteúdo: Livre
Livro: As aventuras do avião vermelho
Autor: Érico Verissimo
Ilustrador: Walter Ono @walter.ono
Editora: @globolivros
Páginas: 47
Avaliação: Gostei muito (4/5)
Mês: Julho/19
Bibliotecária: Glaucia / São Bernardo do Campo-SP
@glaucia.vilasboas .

Preparando atividade para “O Dia da Família na Escola” me deparei com um livro infantil de Érico Verîssimo, confesso que nunca li nada dele infantil e me surpreendi... é muito bom. A edição da biblioteca é bem antiga e tem apenas 47 páginas, foi escrita em 1936 e é uma homenagem que Érico fez ao seu filho e também escritor Luís Fernando Veríssimo nascido no mesmo ano. O personagem chama-se Fernando, uma alusão ao seu filho.

Fernando é um menino peralta, mal educado, respondão e vive aprontado com seu cachorro e gato. Seu pai não sabe o que fazer com o garoto. E um dia tem uma ideia. Traz um livro de presente “O Capitão Tormenta" Fernandinho mergulha na história do capitão que viaja para Lua, Índia, China e África. Descobre o prazer da leitura e quer ser o capitão Tormenta para poder viver as mesmas aventuras. Decide então, pedir ao pai um aviãozinho vermelho e passa a imaginar que é o próprio herói vivendo muitas aventuras. É tão interessante pois Érico Veríssimo faz referência sobre algumas obras infantis mundialmente conhecidas.

Em uma passagem são engolidos por um porco gigante, igualmente ao Pinóquio pela baleia, em outras faz referência à Monteiro Lobato, onde vivem aventuras nas águas semelhante à Narizinho no Reino das Águas Claras. Veríssimo usa da mesma estratégia de Lobato as personagens transportam para as aventuras através da leitura. Muito rico, dá para realizar várias abordagem, principalmente a criança e a leitura.

Vou querer conhecer outros títulos infantis do autor que são somente seis.

site: https://www.instagram.com/p/B_c_FtID3UE/

Adriana R. Rossi 27/12/2019

Meu primeiro livro...
O primeiro a gente nunca esquece. Esse foi o livro que me fez apaixonar pela literatura - com essa capinha mesma. Só isso. Recomendo para todas as crianças.

Ana 12/02/2018

Delicinha de se ler
Mais um livro que eu nem me lembrava de ter lido, mas foi na escola, há muito tempo. Mais de dez anos, digo.
Essa historinha cute-cute de nosso Erico Veríssimo nos apresenta a Fernando, menino travesso a quem o pai dá um livro de presente, junto com um aviãozinho. O menino começa a ler as histórias, e vira fã do aviador Capitão Tormenta, que percorre o mundo num avião vermelho.
O menino então escolhe ser um aviador. Em companhia de seu ursinho Ruivo e do boneco Chocolate, ele se imagina passeando pela Lua, pela China, pela África e pela Índia, chegando até o fundo do mar, onde o aviãozinho se transforma num submarino, vejam só.
Uma história que acende a imaginação de muito leitor que já é adulto, também, e dá uma vontade louca de voltar a ser criança... ou de virar um aviador.
Um clássico.

Ana 03/06/2012

As Aventuras do Avião Vermelho
O livro fala sobre um menino chamado Fernando,que era um menino muito gordo,travesso e brigão. Ninguém podia com ele,ele pisava no rabo do gato,jogava água quente no cachorro,era respondão,etc. Os seus pais viviam muito tristes,só tinham aquele filho e queriam que ele fosse quietinho e obediente.Um dia o pai viu Fernando sentado num canto da varanda e perguntou porque ele era tão travesso,brigão e malcriado. Fernando respondeu quer era daquele jeito porque era valente.Então para resolver aquilo o pai de Fernando prometeu que se ele ficas-se quieto seu pai traria um livro de história,e assim foi feito. Quando ganhou o livro foi logo lê-lo. Eram histórias muito bonitas,logo depois seu pai lhe deu um avião vermelho. Logo depois de ganhar Fernando brincou que era um aventureiro que nem em seu livro,e brincou tanto que fez até uma história em que ele participava!

Hue 23/05/2012

as aventuras do avião vermelho
Este livro foi um dos primeiros que lí, sozinha. tinha por volta de sete anos... Amei de paixão o autor nos faz voar junto com Fernando e seu avião...

Renata Munhoz 15/01/2010

As aventuras do avião vermelho conta a história de Fernando, um menino travesso. Preocupado com a desobediência do filho, o pai lhe dá um livro de presente. Todo feliz, Fernando passa a tarde lendo histórias. A que ele mais gosta é a do valente Capitão Tormenta, que percorre o mundo num avião vermelho. O menino decide que também quer ser aviador. Fernando ganha outro presente: um aviãozinho vermelho. O menino agora podia brincar de ser Capitão Tormenta. Em companhia de seu ursinho ruivo e do boneco Chocolate, ele passeia pela Lua, pela China, pela África e chega à Índia. No percurso, enfrenta relâmpagos, ventanias e até um exército de tico-ticos. Os viajantes ainda vão parar no fundo do mar, onde o aviãozinho se transforma num submarino. Em As aventuras do avião vermelho, a imaginação comanda as viagens, cria os perigos e soluciona as mais emocionantes peripécias. O livro traz a marca do estilo divertido e emocionante de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, autor de O tempo e o vento, e as belas ilustrações de Eva Furnari.

Khaps 28/05/2009

A primeira vez a gente nunca esquece.
Este é o primeiro livro que me lembro de ter lido. Sou completamente apaixonado por ele. :)