Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

Fran 25/03/2024

Desassossego
E assim sou, fútil e sensível,capaz de impulsos violentos, absorventes, mais e bons, nobres e vis, mas nunca de um sentimento que subsiste, nunca de uma emoção que continue, e entre para a substância da alma. Me vi nesse livro em vários momentos kkk. Me perdi várias vezes na leitura... Voltava algumas páginas... recomeçava parágrafos, vivi verdadeiramente um desassossego.

Taly 20/03/2024

Leitura Densa
Eu iniciei e coloquei de lado esse livro várias vezes, não por achar um livro ruim, muito pelo contrário, mas a edição não ajudou a fluir melhor (letras muito pequenas e formatação ruim) e as reflexões me deixavam deglutindo lentamente, pra depois encarar de novo.

Um livro repleto de reflexões sensacionais e profundas, algumas até incômodas. Me lembrou um pouco das profundezas que encaro lendo Clarice, porém sem me identificar tanto.

Lilian 24/12/2023

Desassossego
Minha versão tem a fonte muito pequena, o que tornou a leitura ainda mais densa. Reflexivo, exaustivo, denso. Muitos adjetivos cabem para essa leitura, mas para nós, principalmente o desassossego.

Joyce585 05/12/2023

Fernando People em: um heterônimo para chamar de meu
Bernardo Soares é um guarda livro e nesse mundo que ele conhece entre o escritório e a rua do escritório, ele nos escreve suas reflexões, seus desamores, suas paixões e seus desassossegos. Vale dar uma conferida nesse livro do Fernando People.

Andresa25 02/09/2023

Reflexão
É um livro que nos leva a ter uma reflexão intensa sobre vários momentos da nossa vida.
É meu primeiro livro de Fernando Pessoa e eu particularmente adorei a literatura e o conhecimento repassado.

13marcioricardo 06/08/2023

Coisa de génio.
Livro denso, coisa de génio. Obra pra ser consumida em doses homeopáticas. Pessoa destronou Clarice Lispector como meu autor preferido/a de língua portuguesa. E é impossível que ela não tenha bebido, e não foi pouco, deste Desassossego.

Fernanda1630 27/07/2023

Livro lindo, fala de tantos sentimentos, como se não tivesse a pretensão de falar de nenhum. Gostei muito.
Rafaella173 27/07/2023minha estante
Tão poética minha amiga ??

Naimica 29/06/2023

Demorei para ler tudo, mas eu amei!!
Fui lendo aos pouquinhos os trechos desse livro do desassossego, marquei tudo o que me impactava de alguma forma. Foram muitos impactos hahaha
Citarei alguns, pois meu livro está cheio de post-it e eu costuma escolher uma marcação aleatória para dar tipo um up no dia.
Vou confessar que alguns trechos realmente tirara o meu sossego e eu amei...
Citações:
"Quantas coisas, que temos por certas ou justas, não são mais que os vestígios dos nossos sonhos, o sonambulismo da nossa incompreensão!"
"O tédio é a sensação física do caos, e de que o caos é tudo."
"Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo."
"Prefiro a derrota com o conhecimento da beleza das flores que a vitória no meio dos desertos, cheia de cegueira da alma a sós com a sua nulidade separada."
"a saudade do outro que eu poderia ter sido que me dispersa e sobressalta!"
Para terminar um dos meus favoritos... "TUDO QUE SABEMOS É UMA IMPRESSÃO NOSSA, E TUDO QUE SOMOS É UMA IMPRESSÃO ALHEIA."

E claro, um livro recomendadíssimo para ser aos poucos e refletir sobre a vida

Kethelen3 22/01/2023

Que lindo mais lindo
É incrível como nós encontramos em cada linha desse livro, é como olhar em um espelho, todos só sentimentos, cada insegurança, cada pensamento. Realmente Fernando Pessoa era um excelente escritor de poesias, mas também foi um exímio escritor de contos e estórias.

Luana Karla Nogueira 30/11/2022

Adoro as reflexões deste livro
Adoro como Pessoa via o mundo, a si próprio, me reconheço ali
Reflito sobre

Diego Piu 09/09/2022

O livro entrega o que promete desde o título. Uma experiência quase em 4D de um pesar tão denso que chega a ser palpável mesmo nos momentos mais abstratos que chega a incomodar.

Isso não significa que é uma leitura fácil ou fluida... inclusive é muito fácil de de desistir dele.
Marilia Verdussen 10/09/2022minha estante
???????

Julia 09/07/2022

O Livro do Desassossego vem retratar a condição da alma humana, onde o autor nos traz confissões e sensações expostas em cada fragmento solto. Aqui Fernando Pessoa procura nos levar para uma viagem à mente humana de forma poética e reflexiva, ao mesmo tempo uma viagem intensa e emocionante.

Lorena.Mireia 29/06/2022

Páginas de prosa poética
Cá estava eu de férias, numa manhã de quarta-feira limpando minha estante e espanando os livros, quando me deparo com este livro lido há pouco mais de um ano. Vejo dezenas de páginas marcadas com post it, vou relendo as citações, e resolvo ir além explorando algumas páginas não marcadas, e me deparo com excertos ainda mais formidáveis, de modo que fico ruminando o motivo de não os ter destacado. Em um desses trechos, Bernardo Soares (uma das vozes do exímio poeta Fernando Pessoa), devaneia sobre suas gavetas literárias nas quais afirma não reconhecer seu eu de dez anos atrás. Identifico-me com ele no mesmo instante, pois eu mesma hoje não reconheci a leitora de um ano atrás que atribuiu apenas duas estrelas a uma obra em que praticamente toda a sua extensão traz consigo reflexões demasiado interessantes sobre a vida, acrescidas de uma sensibilidade ímpar.
Minha única ressalva reside no fato do eu lírico apresentar um viés niilista, do qual discordo plenamente. Contudo, para me redimir da avaliação precipitada e injusta, venho reclassificar a leitura e fazer menção às linhas de desassossego cuja beleza outrora não descobrira e que hoje (29/06/22) reluziram diante de meus olhos. Eis abaixo:

?Se penso, é porque divago; se sonho é porque estou desperto. Tudo em mim se embrulha comigo, e não tem forma de saber de ser.?

?A arte tem valia porque nos tira de aqui.?

?A vida com todas as suas dores e receios e solavancos deve ser boa e alegre, como uma viagem em velha diligência para quem vai acompanhado (e a pode ver).?

eupoetizo 05/06/2022

Eu amo o Fernando Pessoa, é um dos meus escritores favoritos, tenho uma identificação com sua escrita muito peculiar, esse livro foi para mim um grande presente literário, prometeu nada e entregou tudo.