Livro do desassossego

Livro do desassossego Fernando Pessoa

Resenhas -

Maria3427 24/05/2020

Fala direto ao nosso Desassossego
"Pedi tão pouco à vida e esse mesmo pouco a vida me negou". (Pág. 16)

O livro do desassossego traz em si fragmentos inesquecíveis e trechos que são exemplos de perfeição na escrita literária. Em muitos momentos me vi completamente descrita em um capítulo, outras vezes discordei por completo de sua filosofia e pensamentos.
O livro é um compilado de fragmentos que compõem o diário de Bernardo Soares (pseudo-heterônimo de Pessoa). Nestes fragmentos o eu-lírico reflete sobre a vida, a sociedade e sua história, sempre com traços marcantes de melancolia, tédio da vida, valorização da morte, negação dos prazeres carnais, entre outros. Veja só, quase que um romântico!

13marcioricardo 06/08/2023

Coisa de génio.
Livro denso, coisa de génio. Obra pra ser consumida em doses homeopáticas. Pessoa destronou Clarice Lispector como meu autor preferido/a de língua portuguesa. E é impossível que ela não tenha bebido, e não foi pouco, deste Desassossego.

Matheus 25/10/2021

Esse é um livro que é preciso ter bastante estômago e paciência pra se ler, falo isso no sentido que o leitor é transportado para o "desassossego" do narrador, esse livro me traz memórias de kafka e Dostoiévski, Fernando Pessoa é um monstro da literatura, até a sua prosa soa como poesia.

Leonardo.Broinizi 19/05/2021

É realmente o livro do Desassossego!
A escrita de Fernando Pessoa é realmente impressionante. Maneja as palavras com maestria. Neste livro seu semi-heterônimo Bernardo Soares discorre ao longo de centenas de textos curtos e independentes suas impressões sobre a vida, seja a partir de algo do mais básico cotidiano, como ao analisar a chuva caindo numa tarde qualquer, seja refletindo sobre o absurdo da existência, da consciência, da verdade...

Um livro pra se ler devagar, pra aproveitar cada texto, pra ler e reler durante a vida, pra trazer um desassossego necessário, bom.

Eu indico a leitura!

Daniel Teles 09/09/2021

Acho que gostei
Foi uma leitura que começou espetacular, mas foi me perdendo aos poucos.
Difícil descrever os sentimentos que este livro me causou. Foi uma mistura de fascinação e incredulidade com os pensamentos do protagonista, que parece ser bem deprimido, e enxerga o mundo de uma forma particular.
Ele passa a vida a escrever, e tudo que acontece a sua volta ele absorve, enxergando o acontecimento de uma forma própria, internaliza, transforma em verdade pra si, e descarta o evento real, como se aquilo não tivesse importância nenhuma. A forma como o protagonista enxerga o mundo e suas questões é o principal aqui.
Com o passar das páginas, tive a sensação de que, quanto mais eu lia, menos tudo aquilo fazia sentido pra mim.
O melhor deste livro é a escrita espetacular. Se existe um mago da língua portuguesa, esse mago é Fernando Pessoa.
Obs: li o livro da editora Principis e não recomendo esta versão. Fonte minúscula, muito ruim.
Obs²: Recomendo o livro para todos, mas ele pode incomodar algumas pessoas com a visão do personagem sobre a religião.
Eduardo 09/09/2021minha estante
essa edição é boa? quero comprar ela.

Daniel Teles 09/09/2021minha estante
Não amigo, eles diminuíram muito o tamanho da fonte. Foi o barato que saiu caro, porque eu tive que ir buscar uma versão digital pra conseguir ler e a edição física não me serviu de nada.

Eduardo 09/09/2021minha estante

raquelrocha 25/04/2021

Não foi para mim
Comecei este livro super empolgada, nas 30 primeiras páginas achei que iria tornar-se um favorito meu. Mas achei errado! O livro a partir da página 50 perdeu todo o enquanto que tinha, passagens problemáticas, comparações um tanto quanto exageradas que não vejo ninguém comentando sobre elas, muito repetitivo. Entendo o que pode fazer às pessoas gostarem desse livro, mas Fernando Pessoa não é um escritor para mim, esse é o segundo livro dele que leio e sempre vejo os meus problemas.

Diego Piu 09/09/2022

O livro entrega o que promete desde o título. Uma experiência quase em 4D de um pesar tão denso que chega a ser palpável mesmo nos momentos mais abstratos que chega a incomodar.

Isso não significa que é uma leitura fácil ou fluida... inclusive é muito fácil de de desistir dele.
Marilia Verdussen 10/09/2022minha estante
???????

Luana Karla Nogueira 30/11/2022

Adoro as reflexões deste livro
Adoro como Pessoa via o mundo, a si próprio, me reconheço ali
Reflito sobre

Patrick 04/08/2020

É um livro escrito pelo Fernando Pessoas sob o semi heterônimo de Bernado Soares.
Um dos temas mais recorrentes no livro é a melancolia, o vazio em que algumas pessoas sente na realidade da vida, uma ideia que Bernado deixa muito claro é que a única coisa que temos são nossos sonhos, mas realizá-los será perde-los pois os sonhos são nossos pq são coisas que estão em nosso interior, realizá-los será perder está interioridade.
É um livro muito reflexivo...

Andresa25 02/09/2023

Reflexão
É um livro que nos leva a ter uma reflexão intensa sobre vários momentos da nossa vida.
É meu primeiro livro de Fernando Pessoa e eu particularmente adorei a literatura e o conhecimento repassado.

Joyce585 05/12/2023

Fernando People em: um heterônimo para chamar de meu
Bernardo Soares é um guarda livro e nesse mundo que ele conhece entre o escritório e a rua do escritório, ele nos escreve suas reflexões, seus desamores, suas paixões e seus desassossegos. Vale dar uma conferida nesse livro do Fernando People.

Taly 20/03/2024

Leitura Densa
Eu iniciei e coloquei de lado esse livro várias vezes, não por achar um livro ruim, muito pelo contrário, mas a edição não ajudou a fluir melhor (letras muito pequenas e formatação ruim) e as reflexões me deixavam deglutindo lentamente, pra depois encarar de novo.

Um livro repleto de reflexões sensacionais e profundas, algumas até incômodas. Me lembrou um pouco das profundezas que encaro lendo Clarice, porém sem me identificar tanto.

Liliane 12/12/2021

Nunca demorei tanto para ler um livro. Realmente, 368 páginas de puro desassossego. Acredito ter sido essa a ideia do autor, deixar o leitor num Estado de inquietação. Sendo escrito na forma de um diário, o livro se apresentou, a mim, de forma maçante, chegando a me deixar em estado de sonolência. Por vezes, apresentava capítulos tão interessantes, com uma filosofia cotidiana que muito me agradava. Foi assim, um misto de ai que chato mas me amarrei.

Samuel 23/02/2021

Desassossego total
Um livro que desassossega de verdade. Cumpre o que o título promete. Foi a minha primeira experiência com Fernando Pessoa e abstraí demais, tanto que estou o lendo a mais de um mês - cada página, uma reflexão. É um livro mórbido, mas o semi-heterônimo Bernardo Soares deixa claro desde o início o que ele está disposto a escrever. Acredito que eu tenha persistido na leitura por pura identificação com essa "personalidade literária", como disse Fernando Pessoa a respeito de B.S. Abriu feridas, mas também me abriu novas perspectivas a respeito do que pode ser sonhar.
Anna Dut 23/02/2021minha estante
Muito bom, gosto de livros que tiram o sossego.
Vou ler depois. :)

Samuel 23/02/2021minha estante
Prepare-se para desassossegar meesmo hahah mas fernando pessoa é realmente tudo!

Anna Dut 23/02/2021minha estante
Nunca peguei um livro dele pra ler até o fim, só frases soltas que me chamaram muito a atenção. Vou experimentar esse e fico feliz que você esteja de volta!
:) Abraços Samuel!

Alícia 23/02/2021minha estante
Quero muito ler algo do Fernando Pessoaaa!

Diego Piu 04/06/2021minha estante
Comecei ontem! Era um desejo antigo ter esse livro em mãos!

Samuel 04/06/2021minha estante
Ahhh, foi uma experiência e tanto na época pra mim, só a edição que eu comprei que deixou a desejar. Já to curioso pra saber como você vai enxergar essa leitura hahaha

Fernanda1630 27/07/2023

Livro lindo, fala de tantos sentimentos, como se não tivesse a pretensão de falar de nenhum. Gostei muito.
Rafaella173 27/07/2023minha estante
Tão poética minha amiga ??