Coração Sombrio

Coração Sombrio Tillie Cole

Resenhas - Coração Sombrio

clau.acruz 22/04/2020

O amor pode acontecer com as pessoas mais improváveis
Coração Sombrio começa sua jornada após os acontecimentos ocorridos em Prelúdio Sombrio, então, caso não tenha lido o primeiro, você deve ler para entender os fatos do passado e o desenrolar dos acontecimentos que ocorrem aqui, mesmo que os casais sejam diferentes, a trama é interligada em decorrência de Mae e Lilah serem as Amaldiçoadas de Eva.

Eu considero este o livro mais dark da série, entre os dez que compõem Hades até esta data, então se você achou Prelúdio Sombrio pesado, Coração Sombrio com certeza irá incomodar muito mais nossas crenças, nosso instinto de proteção e sentimento de revolta.

Sabemos que é imprescindível a leitura da nota da autora e o glossário, assim, já sabemos que esse livro irá trabalhar a lavagem cerebral que se pode ocorrer com quem tem convívio com líderes opressores que deturpam a mente de uma pessoa mentalmente fragilizada, que foi o que aconteceu com a Lilah.

Lilah tem e conhece como vida “segura” a comuna, aquela que lhe possibilitará ser salva e ser digna, conforme as profecias do Profeta David.
É triste vê-la em desespero e sem ninguém a entender, suas irmãs, principalmente Mae, não sentem falta da Ordem, confesso que aqui eu fiquei até brava com a Mae, agindo de forma dura sem entender que Lilah era diferente dela, ela realmente acreditava nos dizeres do Profeta, e é impossível não se emocionar com o sofrimento dela, não sentir empatia e querer ajudar essa menina a encontrar libertação.

“Sinto como se estivesse me despedaçando e ninguém entende ou se importa...” pág. 26

“Gostaria de viver sem sofrimento.” pág. 92

E enquanto temos uma mocinha totalmente mitigada emocionalmente, temos um motoqueiro debochado, promíscuo e totalmente quebrador de regras.

Ky, nosso VP, foi totalmente atraído pela loira quando a resgatou na invasão da Comuna, o que não é novidade neste livro, mas aqui podemos ver um lado dele que não daria para imaginar, sim não daria porque ele consegue ser pior que o Styx quando o assunto é mulher.

Ele tem a leveza que equilibra com a tristeza que ronda Lilah.

Ele deseja a loira monumental, de beleza extraordinária, mas não entende por que ela se esconde, por que ela deseja tanto voltar para uma vida de mentiras, então, ele lhe mostra a vida real.

Essa aproximação que faz com que esse VP só tenha olhos para Lilah. Ele muda. Ela começa a pensar que coisas que aprendeu não eram verdades absolutas, o que é bem bonito ver a paciência que é necessária com ela para que aprenda que o que viveu é errado.

“Somos todos caídos de alguma maneira, Lilah, nenhum de nós é perfeito, mas sentir o amor incondicional de alguém, certamente é o que importa no final.” pág. 135

Aqui a Tillie foi muito perspicaz, pois seria muito inocente achar que uma pessoa que viveu duas vidas, sendo uma delas num período latente de abuso por mais de dez anos conseguiria romper e pensar e agir diferente, Lilah não é Mae que nunca quis ficar na Ordem, Lilah foi uma menina que foi ensinada que sua beleza era má, que sua beleza enfeitiçava e destruía. Eu chorei com essa menina e mulher na primeira leitura e chorei novamente nesta.

A beleza tem um preço. Lilah o pagou da pior forma, repetidamente.

Uma pessoa quebrada precisa de amor e proteção. Ky foi maravilhoso para sua garota.

O amor pode acontecer com as pessoas mais improváveis.

“Até a salvação pode ser alcançada através do amor dos condenados.” pág. 331

Coração Sombrio vai trazer muitos sentimentos à tona, mas é um dos livros que mais me ensinou a ter empatia e paciência com aqueles que precisam para encontrar a felicidade.
Adriana Dias 22/04/2020minha estante
vc recomenda a serie entao? fiqei interessada

clau.acruz 22/04/2020minha estante
Recomendo de olhos fechados. Mesmo que a abordagem em alguns livros, como nesse, seja pesada, eu me deparei com muitos leitores que viciaram pelos assuntos abordados é o cuidado em se manter o respeito a fé religiosa

Adriana Dias 22/04/2020minha estante
entendo, acho qe vale a pena eu ler sim, fiquei muito interessada, vou deixar na lista e assim que der vou comprar

clau.acruz 22/04/2020minha estante
Se você usa o Kindle e tem a assinatura Unlimited da Amazon, lá tem esse livro e o primeiro para ler liberado no plano

Camila | Book Obsession 08/06/2020

É até repetitivo, mas Tillie Cole não entrega menos que a perfeição nessa série. Com uma carga bem mais dark, Coração Sombrio é para deixar qualquer um de cabelos em pé.
Com uma narrativa perspicaz e dramas bem construídos, conhecer a vida de Lilah mais a fundo é um verdadeiro soco no estômago, por isso entendemos o quanto sua personagem sofreu no duro processo de adaptação a vida fora da seita.
Mas nem só de horrores vivem nossos personagens e apesar das batalhas, conflitos e aventuras que são submetidos, a autora nos mostra um lado mais humano, trabalha com cuidado o envolvimento do casal, sem esquecer de deixar um belo e surtado cliffhanger em relação ao meu psycho preferido Flame, protagonista de Alma Sombria.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/06/resenha-coracao-sombrio-tillie-cole.html
Suellen 12/04/2021minha estante
Verdd!!

Dani 28/12/2021minha estante
Verdade

Cris 15/01/2022minha estante
Não vejo a hora de começar a entender a história do Flame

leituras.incríveis 14/04/2021

Esperava mais
Confesso que eu esperava mais desse livro.
Mas foi porque eu conversei com algumas pessoas que me dizerem criar um expectativa grande. Pensei que iria chorar muito mas, isso não aconteceu.
No finalzinho comecei a pensar em como esse livro é q saga era problemática, porque as meninas acabaram de sair de um mundo onde era abusadas sexualmente e psicologicamente, e elas estão vulneráveis e o personagem masculino ensina ela as coisas do nosso mundo, e semanas depois eles já estão falando que se amam.
O livro não é ruim, e um livro bom e eu vou ler todos os livros da série que foram lançadas no Brasil
Thais.S 17/05/2021minha estante
Esse foi o livro q eu menos gostei de toda a série!!! Apesar de tudo q a Lilah passou eu não consegui gostar dela!!! Eu queria q o par do Ky nao tivesse sido ela!!!!

Thais.S 17/05/2021minha estante
Os outros livros sao simplesmente maravilhosos um melhor q o outro, vc chora livros e sofre junto com os personagens mas nao consegue nao se apaixonar por cada personagem!!! Bom sou bem suspeita de falar kkkk ja que eu amo tudo q essa mulher escreve !!!

leituras.incríveis 18/05/2021minha estante
Eu também não gostei tanto desse livro! E também não gosto da Lilah ?
Li o livro do flame me apaixonei totalmente! Mas agora estou enrolando um pouco para ler o livro do Cain!!

Emi 27/05/2020

Em coração sombrio temos a história da Lilah e Ky. Eu quase tive um treco com a cabeça da Delilah. A Tillie Cole vai fundo na linha de pensamento dela nos levando a loucura com os desvaneios que a comuna faz ela ter.
O livro traz forte a questão do estupro, pedófila na história de Lilah, uma tristeza profunda me acometeu ao ler tudo que ela passou. Acho que nem com muita terapia se reconstrói totalmente depois de uma merda dessa.
Se você não tem problemas com essa parte dark é um romance ok para a leitura.
isaasantosf 27/05/2020minha estante
Gente eu acho essas capas péssimas kkkk

Emi 27/05/2020minha estante
Pra mim as piores são aquelas do CEO. Gente tava rindo com uma postagem que falava que tem até vergonha de ler em público ??

isaasantosf 30/05/2020minha estante
Kkkkkk tem que comprar aquelas capas kkkkk

Isa 27/06/2021

Essa série é uma das minhas fav. Eu amo tanto que fico adiando a leitura para não ter que me despedir. O proximo livro é o meu favorito, e por isso eu sei que vou adiar mais uma vez hahahaha. O mais chocante é o sofrimento da Lilah. Caraca, cada página com o pov dela, acabava comigo. E depois do 2? resgaste, o surto dela, pooooooorra, quase morri. O Ky não é tão carismático quanto o Styx, mas teve seus bons momentos. Na verdade esse livro abre as portas para outros personagens ainda mais interessantes que o VP do infame MC.
Thais.S 27/06/2021minha estante
Espero que nao tenha fim tão cedo essa serie... pq ela tbm e uma das minhas favoritas... mas arrisco dizer q ela é a minha favorita da vida!!!!!

Thais.S 27/06/2021minha estante
E mesmo q tenha fim a segunda geração promete ???

Geisa Kauana 09/04/2020

O livro começou muito bem, mas se perdeu lá pela metade...
Ficou muito repetitivo, e eu acabei ficando sem paciência pra Lilah. E diferente do primeiro, a história não me prendeu tanto. Por já ter lido um, achei muito previsível.
Foi aquela leitura que eu passava horas lendo e não saia do lugar, mas consegui terminar.
E acho que vou parar a série por aqui, sinto que os próximos livros vão continuar sendo repetitivos e previsíveis. Os mesmos plot twists, as mesmas meninas chatas, o mesmo ?final feliz?...
Layla.Short 11/04/2020minha estante
li tds os livros da série e esse de longe eh o pior, nn pare nesse nn Maddie e Flame são maravilhosos! Odiei Lilah, detestei o romance e esse livro foi horrível podia ser retirado da série e n faria nenhuma falta... na vdd seria ate melhor

Blair 08/05/2020minha estante
Já li todos os livros e te afirmo que os outros são maravilhosos, esse realmente é bem repetitivo e a Lilah é chata demais, mas leia os outros são surpreendentes!

amyzbth_ 01/03/2023minha estante
Esse livro é realmente muito ruim mesmo, de longe um dos piores da série... Eu mesma só continuei por causa do livro da Maddie e do Flame, que eu até sou suspeita para falar mas é perfeito!!

amandoca_ 23/07/2023

Não dropem e não sejam maria vai com as outras
Li as resenhas e fiquei já com o pensamento de que ia ser chato dms, mas tirei minha próprias conclusões, não é chato, e nem uma reciclagem do 1°, como dizem nas resenhas, os leitores não teve empatia pela lilah, a guria passou a vida toda literalmente sendo abusad* e sendo ensinada q essa porr* era certo e os crl tudo, e então DO NADA ela foi tirada dessa bolha que ela vivia/viveu, e com ctz ficou confusa e perdida, e ela se negava a se misturar com os motoca, é claro, ( coisa q os leitores n entendeu ), é mt diferente do 1°, e ela continua negando a nova vida dela, ATE que ela começa A saber/aprender como as coisas é realmente fora da bolha q ela tava presa, e ela mudar a visão sobre tudo, AFINAL ela era ensinada de forma ERRADA como eram as coisas, é um livro sofrido, e eu n recomendo n, eu gostei de como as coisas aconteceu, mas odiei que assim que começou a chegar no final, foi o mesmo rumo do 1°, q foi o sequestro e tal, e o 3° vai ser o msm motivo, acredito, e outra coisa tb, os doido dos crente machuca tanto as meninas e só toma um tiro e cabou, poderia ter mais t*rtur4 com eles
luísa???? 16/08/2023minha estante
meu Deus sim!!! EXATAMENTE

luísa???? 16/08/2023minha estante
tô penando pra ver se eu continuo, mas todo mundo fala q o do flame é o melhor, n sei oq eu faço ?

amandoca_ 16/08/2023minha estante
Amg vale a pena, não desiste

Tati Dalben 14/07/2022

Doçura
Uma vez ouvi que o ser humano, foi uma invenção de Deus que deu errado. Eu sei que alguma coisas foram aumentadas pela autora, mas me pergunto o que foi que ela aumentou? Li foi subjugada a vida toda. Ela crê em tudo que lhe foi ensinado, que a beleza dela a tornou amaldiçoada, e nem um homem poderia ama-lá de verdade, por que quando a veem eles ficam enfeitiçados pela sua beleza extrema. Ky caiu no seu "feitiço", mas nosso Pres. viu ali um jeito de tornar seu VP uma cadelinha...rsrs. E fez com ele cuidasse dela e mostrasse as coisas fora da comuna. E foi ai que ele entregou seu coração pra mulher "maluca"...rsrs. A estoria da Li é pesada, a mulher sofreu demais, mas ky cadelinha estava ali pra segurar quando ela caísse. Vamos ao Flame.
Luana.Castro 16/07/2022minha estante
Li essa série e foi incrível,sei q todos casais são sombrios mais flame foi oq mais mexeu com meu psicólogico rsrs

Tati Dalben 17/07/2022minha estante
O passado dele foi triste

Carol 03/09/2020

Tillie realmente não decepciona.
Essa autora está entre minhas queridinhas pois sua escrita me arrebate.
Essa série é pesada, e de uma forma louca e insana conhecemos um lado de seita religiosa que choca.
Já havia pirado no primeiro livro e nesse como já esperava um pouco do que viria, não me surpreendeu no entanto o aprofundamento dos relatos e os porquês, me fizeram decorar as páginas.
Uma bela oportunidade para pensarmos sobre a devoção exagerada, culpa que colocamos nos outros pelos atos e o sentindo de amor.
Faz pensar um bocado.
Já o clube dos motoqueiros ahh tenho um fascínio por esses homens que fazem suas próprias leis e suas próprias regras, aqui de bandidos, eles se tornam mocinhos na busca de proteger essas garotas destroçadas.
Thais.S 03/09/2020minha estante
Esse foi o único livro da serie que não gostei muito...principalmente por causa da Lilah... acho que o par do Ky nao deveria ter sido ela...

Carol 04/09/2020minha estante
Então.. kk eu estou no terceiro e também senti que entre o primeiro e o terceiro esse me tocou menos. Mais essa série está sensacional, esse olhar que Tillie trás sobre religião, traumas e superação.. quando li p primeiro fiquei em choque porque nunca tinha ligo nada parecido

Ariadna Oliveira 12/01/2022minha estante
Infelizmente, o vocabulário que o MC Hades Hangman usam com as mulheres nesse livro, é justamente o real vocabulário usado pelos motoclubes dos EUA. Acho que a intenção da Cole foi justamente essa, retratar a realidade.

Isa 12/01/2022minha estante
sim! eu até falei na resenha que se fosse só isso tava de boa hahaha o que mais me irritou foi a violência gratuita mesmo (nos outros livros eu achei bem de boa, nesse que ficou meio sem sentido)

Alessandra 21/05/2021minha estante
O oposto do que a beleza representa para cada pessoa

Tania 09/07/2021minha estante
Amei essa série....gosto de todos, mas o meu queridinho é a história do Flame....????

Lari 09/03/2020

Eu estou apaixonada nessa série. Sério e esse é tão emocionante. Gostei demais.
Dayanna 25/03/2020minha estante
Essa serie tem quantos livros?Pq só achei 2

Pamela.Zwetsch 27/04/2021

Gostei muito do livro!
Mas tem horas que a principal me irrita muito pq ela parece q não tenta aceitar nada de ninguém e não vê o que esta na frente dela, mas mesmo assim a historia é incrível.
Julia1382 27/04/2021minha estante
Eu nunca passei tanto ódio com uma personagem igual eu passei com essa. Eu amo o ky com todas as forças, e o livro dele poderia ter sido mto melhor que o primeiro, mas acho que ela estragou um pouco