A Culpa é do Meu Contador

A Culpa é do Meu Contador Douglas Gomes Filho

Resenhas - A Culpa é do Meu Contador

Heloisa Motoki 23/02/2020

Bom, mas precisa ser atualizado
O livro é bom, é dividido em três partes, a parte A, do livro trata sobre questões técnicas, responsabilidades e como você deve estabelecer a relação com a contabilidade. Em vários momentos nesta parte do livro relaciona informações que podem tornar a leitura cansativa e pouco produtiva, mas que são importantes.

Na parte B (operacional) e C (planejamento estratégico) por serem assuntos mais técnicos, já está um pouco defasado com as linguagens atuais, mas vale a leitura.

nenos 25/06/2023

A burocracia impera e os negócios emperram
Sr. Douglas Gomes, sócio fundador da DGA e estrategista com 30 anos de experiência no ramo contábil, nos apresenta uma visão diferente da contabilidade. Num país com mais de 4 milhões de regras fiscais que combinadas chegam em mais de 20 milhões de situações tributárias específicas e que sofrem 50 mil alterações por semanas, faz-se necessário trazer o contador como uma pessoa estratégica no negócio e não somente uma pessoa para preencher suas guias de impostos.
A fiscalização na era da informação vem ganhando cada vez mais força com milhões investidos, e os agentes fiscalizadores hoje possuem bases de dados e processadores que digerem uma quantidade excepcional de informações. São capazes de identificar causas e efeitos, contextualizar dados correlacionando em tempo real as mais atualizadas alterações fiscais e na legislação... a malha fina está ficando cada vez mais fina.
Vale ressaltar que as regras fiscais estão à frente de uma legislação defasada que não cumpre o princípio de morosidade. A evidência empírica do cruzeiro resplandecente reflete um sistema que usa os regulamentos como estímulo para invenção, porém, é de se questionar quando a própria lei dirigente e escrita se apoia constantemente nas muletas da repristinação e das jurisprudências.
Das prerrogativas contábeis, a primeira e mais importante: para que o serviço contábil seja bem feito, as informações fornecidas pela empresa necessitam ser de boa qualidade e organizadas para que não se acumule passivos ocultos. A solução é sempre uma comunicação e responsabilidade das partes, para se organizar, o autor propõe a implementação de uma matriz de prioridades com os departamentos interrelacionados e seus respectivos prazos.
Ademais, Sr. Douglas Gomes esmiuça as tributações gerais, as obrigações das 3 esferas, explica os regimes tributários, as obrigações acessórias, as modalidades de sociedade, encoraja uma dinâmica empresarial mais pragmática para mitigar falhas fiscais, que infelizmente, na realidade brasileira são mais comuns do que gostaríamos e apresenta estratégias bem reconhecidas tais como: SWOT, Business canva model, benchmarking e risk-based thinking.

Leia os meus highlights com os conceitos discorridos no link, e lembre-se de que, se você não tem tempo de fazer isso, o seu concorrente tem: https://drive.google.com/file/d/1OdPeOuXO6BM1KIudiNSZJqYmnDxhOj24/view?usp=share_link

Pedro3806 17/05/2020

Boa leitura para quem quiser entender melhor sobre a relação empresário/contador
O livro retrata de forma geral aspectos que os empresários devem se atentar antes de contratar um profissional contábil, visando assim facilitar essa relação. Desde a decisão de contratar um profissional fixo na empresa ou terceirizar a contabilidade, passando pelas obrigações e responsabilidades de cada um nessa relação, o livro faz um apanhado procurando mostrar ao leitor os benefícios que uma entidade poderá obter caso tenha uma contabilidade sendo executada de maneira estratégica e consultiva.

É uma obra que deveria ser lida não apenas por empresários e contadores, como também por estudantes de contabilidade que gostariam de entender melhor certos aspectos. Pode se mostrar uma leitura cansativa no início para aqueles que não estão familiarizados com certos termos (como o próprio autor frisa), mas não acho que deveria ser pulada essa parte da leitura.

Maick 07/08/2023

A culpa é do meu contador
Uma breve instrução de como é essa parceria de contador x empresário ,que transforma aquela tensão de culpa em uma simples gestão de entretenimento e informações para se tornar um ambiente mais plausível e com meros resultados significantes para com o empresário .

Karla 22/12/2021

Prático e objetivo.
O livro é para quem quer ter uma noção geral sobre as obrigações de um contador e responsabilidade de empresário.

Além disso, aborda as principais rotinas e demandas dos contadores junto as empresas, como os empresários podem facilitar o trabalho dos contadores.

Comenta também que o perfil do contador precisa mudar e ter uma visão estratégia da empresa.

Como o livro é de 2019 algumas informações estão desatualizada, pois a legislação brasileira muda constantemte.

Rocha 05/08/2022

Auxílio ao empreendedor
Livro com uma proposta bastante honesta com intuito de auxílio do empreendedor a entender um pouco do universo contábil.
Livro atende bem com linguagem fácil alguns detalhes que os empresários devem saber para uma das áreas de sua empresa mais sensíveis. O autor foi muito bem ao indicar métodos de organização e sugestões de uma gestão com suas diversas metodologia e , principalmente, a importância dos processos assim como das pessoas.