O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo Zafón

Resenhas - O Jogo do Anjo

Naty Alves 29/12/2023

O anjo na lapela
Não superou a sombra do vento pra mim, acho que a escrita do autor é boa, e envolvente, é ótimo se você gosta de histórias de terror, certa dose de ação, investigações policias, mistério, mas achei o plot principal apelativo e eu tenho duas interpretações para o jogo do anjo mas não irei compartilhar para não dar spoiler e depois do final nem sei o que pensar, só que não gostei dele.

Pra mim a melhor coisa nesse livro é a amizade de Martin com a Isabela, realmente as interações entre eles é o que há de melhor, é muito divertido, Isabela é a melhor personagem feminina que li dos livros de Zafón até agora. Detestei a Cristina.

A questão razão X sanidade é forte aqui, assim como todo o mistério escabroso da história deixando o leitor agoniado, mas achei que o autor se arrastou demais, e quando chegou no final não sustentou e só me deixou confusa, o que tornou esse livro em parte desconexo. Espero que o prisioneiro do céu tenha respostas pra mim, mas o ânimo é quase nulo. Porém não deixo de recomenda - lo, (se quiser ler), também discordo com as opiniões do Zafón sobre algumas coisas. Achei muita conversa pra no final terminar como foi.

Marina.Duarte 29/12/2023

A narrativa é muito boa e envolvente, um mistério que vai consumindo todos ao redor de David Martin. Cada referência a personagens de A Sombra do Vento foi uma alegria para mim. Mas confesso que o final me deixou um tanto confusa. Quase como se não tivesse uma solução para o mistério.

ALiCIA 26/12/2023

!!!
Livro gostoso! Me fsz questionar basicamente tudo q li, pareve quase um delirio porem viciante igual todos os outros!

Marcianeysa 25/12/2023

Zafon escrevia maravilhosamente bem, e esse livro não foge à regra. Excelente, fiquei completamente envolvida pela história. Ansiosa para ler os próximos.

Marina.Duarte 29/12/2023minha estante
Fiquei com a mesma dúvida.

Gabriela 30/12/2023minha estante
Me pergunto se perdi algum detalhe importante que explicaria isso, mas parece que o mistério do final é intencional

Walney 20/12/2023

Mistérios de um anjo
Cada livro que eu leio de Zafón me enche de coisas boas e de humanidade seja de que forma ela vier, ele nesse livro transforma um menino sem expectativas em alguém que luta contra a adversidade a cada momento, é maravilhoso o desenrolar de cada história em torno de livros e seu poder, nos faz mergulhar em uma Barcelona antiga e vivaz, cheia de mistério e seres ímpares, mergulha-nos na geografia e na rica história de suas ruas, na miséria sem tamanho da sociedade de então, tudo parece tão vivido e fugaz, que quanto mais lemos mais queremos ler, Martin é um guerreiro e nos faz lembrar outros personagens do mesmo autor e mesmo assim parece original e único, e esse jogo que tem tantos demônios nos mostra um anjo, humano e decaído em tudo e em todos nós.

Raquel 11/12/2023

Obscuro
Achei q tinha feito a resenha na época.
Gostei muito da Sombra do Vento e me propus a ler este Jogo do Anjo.
Existe uma sequência de lançamento e uma sequência cronológica. Aparentemente está historia antecede o A sombra do Vento. Ainda pretendo ler o(s) outro(s) que são parte desse universo.

Mari.Vasconcelos 09/12/2023

Isso aqui vai fundir a sua cuca, portanto, nunca será suficiente extasiar-se com Zafón.

?Releitura?

"Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém desliza os olhos por suas páginas, seu espírito cresce e se fortalece."

Nayonara 05/12/2023

Eu gostei muito de um outro livro do Zafón dessa mesma série, a sombra do vento, mas esse aqui achei um pouco decepcionante

MellNavarro 02/12/2023

Seguindo na releitura da série
Mais um livro com uma entrega magestral de personagens, diálogos, enredo, suspense e um macabro-mistico na medida certa nas ruas de Barcelona
Tirei meia estrela porque achei o final um pouco confuso, fiquei perdida na metade das cenas de ação
Mas não deixa de ser uma obra prima!
E seguimos...

victor.victor.victor 30/11/2023

Bom, mas tem falhas
O Zafón não poupa a mão em gatilhos de interesse pro leitor. Sempre tem alguma coisa acontecendo, a narrativa nunca para. Por isso é muito divertido ler esse livro, assim como foi "A sombra do vento".

Nao acho que esse seja melhor que o anterior, por ampliar alguns dos seus erros. Tipo, o Zafon é viciado em esquecer a verossimilhança em prol do andamento narrativo.

Outra coisa é esse abuso de máximas. Frases genéricas que não tem utilidade alguma, tipo "A justiça é uma questão de perspectiva, nao um valor universal" espalhadas por todo o texto.

O autor convoca muitos personagens, talvez tentando imitar o Dickens que é citado no livro. Alguns são muito bons, como Isabella e os Sempere. Mas nao espere conhecer muito sobre eles, além de características esparsas.

Outros personagens ficam perdidos na história. Diego Mallarca, Irene Sabino, Ricardo Salvador, Jaco, Roues.... todos esses são a parte mais enfadonha do livro, e dominam todo o arco final. Por isso me perdi nas últimas páginas, aquela investigação não me interessou (e ainda nao entendi algumas coisas).

O Andreas corelli também é um chato, com várias páginas desinteressantes falando sobre religião.

De resto, foi um livro divertido. Acho que até a metade é perfeito.

Jaqueline.Xavier 26/11/2023

Lacunas
Confesso que esperava mais desse livro, tendo em comparação A Sombra do Vento que gostei demais, esse por final não me pegou tanto. Em muitos momentos foi bem massante e parecia que eu não estava entendendo quase nada. Mas pretendo sim continuar a ler esse grande autor e dar continuidade a história dos demais personagens.
victor.victor.victor 30/11/2023minha estante
Pensei o mesmo

Dih Ribeiro 25/11/2023

Um livro que eu gostei muito, Carlos Ruiz nos faz imaginar cada detalhe da história, e mergulhar na história de David, e nos apaixonamos em cada detalhe, sofremos, nos angustiamos. É um livro que vale a pena ler, cheio de mistérios, aventuras, amores, amizades. É um misto de sentimentos.

M. Lima 23/11/2023

O Jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón
Na Barcelona de 1920, logo após a ?Grande Guerra?, acompanhamos a vida do jovem escritor David Martín. Ao chegar no ápice do fracasso profissional, o personagem inicia uma jornada rumo ao sucesso quando é convidado a escrever pequenos contos para o jornal onde trabalhava. Tempo depois, Martin sai da redação para compor folhetins para dois novos empregadores, porém sob um pseudônimo, portanto, mais uma vez, não sendo reconhecido por suas obras.
Por fim, David é contratado por um editor misterioso que se apresenta como ?Andreas Corelli?. Sua missão: Escrever um livro religioso, um Evangelho que possa embasar uma nova religião e alcance para convencimento dessa ?fé", desde crianças até adultos e pessoas de todas as classes.

Martín vai bem em seu novo trabalho até que o mesmo percebe que há uma grande trama em segundo plano sobre o suposto patrão e livro; além de personagens do passado que começam a interagir com seu dia-a-dia.. O Jovem vê sua vida sendo invadida em todas as áreas. Sua família, seus amigos, seu interesse amoroso, sua própria casa onde mora, etc? agora, fazem parte desse jogo e nosso escritor deve decidir, se o que está fazendo realmente vale a preço que ele há de pagar.

O Livro aborda diversos temas em seu desenvolvimento: A busca pela fama, o poder da religião, questões filosóficas de vida e o lado obscuro da humanidade, são alguns exemplos. Zafón desta vez, entram de cabeça no âmbito sobrenatural, não apenas flertando, como havia feito em ?A Sombra do Vento?.

Indo para a parte conclusiva do livro, David, como conhecedor e visitante do ?Cemitério dos livros esquecidos?, nota que é protagonista de algo que vai além do físico e material e assume seu papel de jogador no Jogo do Anjo. O final é surpreendente e misterioso, têm muita ação, muito mistério, muita reviravolta, respostas às questões deixadas durante o desenvolvimento e também, perguntas sem respostas que caberá ao leitor deduzir, ou não. por fim, fica a recomendação a leitura dessa obra magnífica.

carolbpetry 18/11/2023

?Essas páginas serão nossa memória?
Achei esse bem confuso??? Não sei, me senti meio perdida na história quase 70% do tempo, parece que eu não tava entendendo nada mas ao mesmo tempo entendendo hahaha
E mesmo não sentindo a clareza que eu estava esperando, outro livro magnífico do Zafón, construção do mistério impecável, assim como a narrativa, linguagem e enredo. Sempre muito rico em detalhes, o que torna tudo melhor.
Ele simplesmente sabe como escrever um livro, é isso. Zafón muito mestre na sua arte e ofício de escritor, um esplendoroso escritor.