O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo Zafón

Resenhas - O Jogo do Anjo

Elton.Oliveira 02/03/2024

Uma trama sombria sobre livros
Mais uma vez , um enredo que não baixa a intensidade!

Estou encantado com a perspicácia de Zafón em montar uma história centralizada em bibliotecas, leitores , escritores , suspense , reviravoltas e encaixes impressionantes com a história central da série, que agora estou entendendo o porquê de poder ser lida em qualquer sequência.... História ímpar ! Nunca vi tanta maestria em uma composição!

Nesse livro da série " Cemitério dos Livros Esquecidos" , Zafón monta mais uma história bem encaixada de um escritor. Vamos prestigiar toda sua trajetória, início pobre , sofrido , sem dinheiro, sem família e com ajuda de um protetor, consegue construir uma fama e tem seu pequeno auge em publicações que imprimem sua marca e conquista seus fãs.

Ele não tem sossego, tem que produzir intensamente, seus empregadores não facilitam nunca sua vida. Cada um exige trabalhos ardilosos e rotinas exaustantes de trabalho. Por último, encontra um certo patrão que lhe dará uma difícil tarefa de criar uma religião em forma de livro ! É aí que começa a história dessa trama , com vidas anteriores , buscas por respostas a toda sua inquietante situação, um sombrio e terrível Jogo do Anjo ???.

Investigações, plots , descobertas e tudo tão bem conectado à Biblioteca dos Livros Esquecidos ! Descobrimos a sequência dos personagens na trama central, o nascer , o antes, o depois ... Kkkkkkk ! Eu realmente estou em êxtase com essa série.... ??.

Obrigado Zafon ! É um prazer poder apreciar seu trabalho!
CPF1964 02/03/2024minha estante
Gostei da resenha, Elton.

??????

CPF1964 02/03/2024minha estante
Pelo jeito eu sou o único de Exatas que não sabe fazer resenha.....????

Elton.Oliveira 02/03/2024minha estante
????... Obrigado meu amigo !

Eu também não levo tanto jeito , coloco mais emoção do que conteúdo nas minhas resenhas ! Não tão primoroso quanto os nossos amigos resenhistas profissionais!!!

Creio que você faria boas resenhas ! É só começar!

CPF1964 03/03/2024minha estante
Vou fazer um doutorado sobre resenhas literárias....???

CPF1964 03/03/2024minha estante
Vou te confessar algo .. Eu deveria ser estudado pela NASA. Antes de começar a ler com frequência (antes de 2020) eu seria capaz de fazer boas resenhas. Por incrível que pareça depois de ter lido mais de 400 livros hoje não consigo mais. Estou ficando mais desprovido de inteligência.... Incrível !!!!

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Quem lê essa quantidade de livros que você já leu , nunca será desprovido de inteligência meu amigo !!!! Seu caso realmente tem que ser analisado pela NASA !!!

Me arrisco em dizer que você, como todo ser humano de exatas, não gosta de se aventurar na escrita de textos !!! ???... Eu nunca fui fã, minha zona de conforto são os números, mas gosto de me arriscar ....

Você está simplesmente deitado e esbaldado na sua zona de conforto! ???

????

Vania.Cristina 03/03/2024minha estante
Gostei da resenha, Elton. As melhores são as que misturam conteúdo com emoção e o resenhista se expõe um pouquinho. Parabéns! Pretendo ler O Jogo do Anjo ainda esse ano.

Vania.Cristina 03/03/2024minha estante
Cassius, simplesmente comece a resenhar. Ficam registradas as sensações que o livro deixou em você.

Sim, Vânia.

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Obrigado Vânia ! Leia mesmo "O Jogo do Anjo " ... Esse livro foi sensacional.... Início, meio e fim !

CPF1964 03/03/2024minha estante
Sou um pecador contumaz....Nem anjo vai querer jogar comigo.....????

Nenhum anjo.... corrigindo

Vania.Cristina 03/03/2024minha estante
Cassius voce pode escrever resenhas brincando com o título dos livros...rs

??? Vania

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Cassius brinca com as palavras , só não escreve nada por medo de virar um escritor e perder a tranquilidade com os fãs pedindo autógrafos!!! ????...

Rogéria Martins 05/03/2024minha estante
Gostei demais da resenha, Elton. Parabéns! Preciso retornar ao mundo do Zafon em algum momento, já perdi tempo demais ???

Elton.Oliveira 05/03/2024minha estante
Obrigado Rogéria!!! Estou curtindo muito " O cemitério dos livros esquecidos" .... Fui muito feliz em iniciar o ano com essa série!!

CPF1964 05/03/2024minha estante
???? Elton

Fran Kotipelto 28/01/2011

Ah, look at all the lonely people.Ah, look at all the lonely people

Dizem que na hora da morte tudo se torna claro,esta é a primeira frase presente em Fortaleza Digital do escritor norte-americano Dan Brown,eu felizmente e logicamente nunca morri pra dizer se a frase em questão tem algum sentido,mas David Martin de O Jogo do Anjo me fez ter uma noção do que não faz sentido,não faz sentido morrer na escuridão,sem enxergar uma minúscula partícula de luz que pode ser dinheiro para uns,prazer para outros,um sorriso do amado(a) para os mais românticos,há também os que acreditam que essa luz só pode ser Jesus,eu não tenho uma opinião totalmente clara como a luz,e não importa muito também,mas como diria o grande Cazuza: a fome está em toda a parte,mas a gente come,levando a vida na arte. E é isso o que fazemos...

David Martin é o típico estorvo para uma sociedade miserável,como boa parte da população mundial o é.Vendemos nossos talentos por salários ridículos,vivemos no anonimato,sofremos por amor,vemos os clássicos filhos da puta se darem bem na vida,enquanto nós alimentamos nossas almas com uma palavra que nos mantém firmes,a tão requisitada ESPERANÇA.Ah a esperança,o que seria de nós sem ela além de um bando de suicidas?

Voltemos a David Martín, o ilustreprotagonista,narrador e por que não desgraçado jovem escritor que vive em Barcelona na década de 20. Aos 28 anos,desiludido no amor,na vida profissional e muito mal de saúde David vive sozinho num casarão em ruínas. E eis que surge Andreas Corelli (o lado B da sociedade) um estrangeiro que se diz editor de livros.Ninguém sabe de onde ele veio,mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro, e sua simples aparição parece devolver a saúde a David.Mas como tudo na vida tem seu preço,com o pobre David não poderia ser diferente não é mesmo? E é justamente esse preço que constrói o grande mistério da obra,e David como sempre está sozinho.

Com genialidade digna de um mestre Carlos Ruiz Zafón nos apresenta mais uma vez a sua principal personagem,a Barcelona,com seu encanto,frieza,misticismo e acima de tudo,seu carisma macabro que cativa até o mais frio dos seres. O Jogo do Anjo nos mostra a vida cotidiana de verdadeiros heróis exclusos da sociedade mesclando sentimentos de perdão,redenção,medo,culpa,amor,ódio,vingança e tantos outros.

Vale a pena ler o livro? Não é o tipo de coisa que costumo responder,mas eu diria leia,se vale a pena aí já é outra história,e você com certeza vai ter de mergulhar na Barcelona dos anos 20,e se for atento vai descobrir que hoje tudo continua igual em todo o mundo,só mudamos de época.

Bem-vindo à Cidade dos Malditos...

Jow 29/01/2011minha estante
Mais uma resenha profunda!
Compartilhamos da mesma opinião: Záfon transforma pessoas marginalizadas e perdidas em meio as trevas intelectuais e sistemáticas, e as torna exemplos. Herois sem mascara, exemplos que não exemplares.
Essa é concerteza uma das obras que irei reler antes de morrer.

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Adoro esse livro e agora também a suas resenhas!
Parabéns!

Fran Kotipelto 04/03/2011minha estante
"Minha resenha passa a impressão de que o livro é decepcionante?" Discordo de você Cordelo, minha resenha "venera" a obra em questão, só que não uso termos supérfluos para elogiar, usando sim o modelo sarcástico, e se alguém não entende isso, não vai entender "O Jogo do Anjo", quando terminar de ler o livro, volte aqui e me diga se tenho ou não razão. Fica na paz amigo. Abraço.

Alan Ventura 05/03/2011minha estante
Como é que a resenha em questão pode "induzir alguém a abandonar o livro antes do fim" se a Fran avaliou o livro com "5 estrelas" e diz que Zafón apresenta a Barcelona com a genilidade de um mestre? e no parágrafo final desafia o leitor a ler a obra deixando um "mistério no ar" ?

Fran Kotipelto 05/03/2011minha estante
é exatamente isso que estou dizendo Alan. =)

redomingos 11/03/2011minha estante
Suas resenhas são ótimas.
Faz muito tempo que eu quero ler esse livro mas nunca tive coragem de pagar R$50,00 por ele. Mas, depois de ler sua resenha não vai ter jeito.
Um grande abraço.

Mille Siqueira 11/04/2011minha estante
Adorei a resenha, muito. Já estava louca pra ler o livro, agora então, rs.

Glorinha 10/07/2011minha estante
Excelente resenha, hein? Estou na metade do livro...não estou achando tão bom quanto A Sombra do Vento, mas é um livro que prende...adorei seu jeito de escrever...sou escritora tb....mais uma do clube dos malditos. Gostei do seu conselho final: leia, se vale á pena, é outra estória...genial! Me identifiquei demais com vc! Abração,

J. Paes 30/10/2012minha estante
Belíssima resenha, palavras muito bem costuradas!

Dani 25/01/2013minha estante
Livro sensacional!!! Se eu já havia adorado Zafón em A Sombra do Vento, neste ele foi além. Espetacular

Luana Ludmila 25/06/2014minha estante
São resenhas como esta que nos fazem querer reler a obra inteira. Maravilhoso livro e resenha, parabéns!! Como é difícil viver do que se gosta e ser parte desse universo de cartas marcadas? Sensacional!!

Cristina117 05/12/2014minha estante
Fran, estou impressionada com sua resenha! Se eu já estava querendo ler esse livro, depois de ler seus comentários...agora e que quero mais ainda!você e de uma clareza impar!Obrigada!

Juliana 06/01/2015minha estante
Li primeiro, o prisioneiro do céu e fikei confusa. David foi preso? Morreu na prisão? Isabella foi envenenada?kem leu os dois o k acharam?

Martina.Ramires 15/11/2016minha estante
Gostei da resenha! Concordo com você! Amei a leitura!!
Peço autorização para publicar trechos da resenha, estou no finalzinho do livro, e quando termino publico a capa e algumas informações sobre o mesmo, não chegando a ser resenha.

Mayhara.Ferreira 27/06/2022minha estante
Me lembro que estava no início desse mundo das leituras percebendo o quanto era e é uma aventura ler e esse foi o primeiro livro que me fez chorar muito de soluçar.
Minha personagem favorita era a Isabella esperava muito pelas páginas que ela aparecia e chorei muito graças a ela.

Vania.Cristina 08/04/2024

Sombrio e sensível, tocou meu coração
Esse é o segundo volume da série O Cemitério dos Livros Esquecidos, do espanhol Carlos Ruiz Zafón. Embora os livros se entrelacem, podem ser lidos separadamente, porque são narrativas independentes.

A história deste se passa antes dos acontecimentos do primeiro livro. E o contexto social e histórico é ainda mais relevante aqui. Acho que conhecer um pouco a história da Espanha e da luta contra o fascismo, facilita a compreensão das camadas mais profundas dessa obra.

David Martín é o protagonista. Ele foi uma criança pobre, abandonada pela mãe e criada pelo pai analfabeto, ex soldado, amargurado e com baixa auto estima, que demonstrava um afeto contido pelo menino, e o tratava de forma violenta.

Martín cresceu amando livros e frequentando, escondido do pai, a livraria Sempere & Filho, que se tornou um lugar acolhedor e seguro. O velho Sempere sentia carinho por ele, permitindo que ficasse por lá lendo o que quisesse. Suas economias, gastava com livros que o velho vendia barato para ele. Quando não tinha como comprar, ganhava.

Um dia, o pai de Martín foi brutalmente assassinado na frente do filho.

Assustado e traumatizado, o menino se escondeu na área das máquinas do jornal La Voz de la Industria, onde o pai trabalhava como porteiro.

Uma vez descoberto, passou a ser protegido pelo jornalista, célebre e rico, Pedro Vidal, que convenceu o jornal a contratar o menino, primeiro como contínuo, depois como seu assistente pessoal. Com o apoio de Vidal, aos poucos Martín foi subindo no jornal, se tornando repórter da editoria de Polícia. Depois, ganhou uma coluna fixa no jornal, para escrever contos de ficção.

Incomodado com a inveja dos colegas, que desprezavam a sua rápida ascensão, Martín resolveu sair do jornal. Ainda com a ajuda de Vidal, conseguiu um trabalho na editora Barrido & Escobillas, onde começou a ganhar bem escrevendo livros populares e usando um pseudônimo.

Procurando um lugar pra morar que pudesse ser seu, acabou comprando uma mansão sombria, que estava abandonada, e que sempre lhe chamou a atenção.

Martín estava secretamente apaixonado por Cristina Sagnier, filha do motorista de Vidal, mas sentia que ela não o respeitava, por desprezar o tipo de livro que ele escrevia e por acreditar que ele estava desperdiçando seu potencial criativo.

Martín trabalhava muito, estava exausto, se sentia explorado pelos editores que estavam enriquecendo às suas custas, dormia pouco e estava solitário. A mansão revelava, cada vez mais, um lado sombrio e misterioso, coisas estranhas começaram a acontecer. A mansão tinha segredos...

Aos poucos Martín foi adoecendo, tendo lapsos, desmaios, visões... Quando estava bastante fragilizado e depressivo, conheceu um homem elegante e misterioso que se apresentou como editor francês. Ele queria que Martín largasse todo o trabalho e dedicasse a ele exclusividade por um ano, para escrever um livro misterioso encomendado. Em troca, se aceitasse, ele iria receber um bom dinheiro adiantado, e mais dinheiro ainda, ao término do trabalho, além de outras ofertas misteriosas e sedutoras.

Gente, isso tudo são só as primeiras páginas do livro. Muita coisa acontece.

A história de O Jogo do Anjo mexeu mais comigo do que A Sombra do Vento, o primeiro livro. Tive uma experiência de leitura melhor, fiquei comovida, emotiva, foi tudo mais intenso. Talvez eu esteja agora familiarizada com o autor, talvez aqui ele esteja mais maduro, não sei dizer. A história é mais sombria, com presença forte do sobrenatural. Mas é um sobrenatural que, em alguns momentos, deixa o leitor em dúvida sobre a confiabilidade do narrador.

Gostei do entrelaçamento entre os dois livros. Foi muito bom reencontrar a livraria e os Sempere, e conhecer mais sobre a família. Curioso é que o Cemitério dos Livros Esquecidos, que dá nome à série, tem muito menos protagonismo do que a livraria dos Sempere. Mas a grande protagonista e o grande cenário vivo é, na verdade, a cidade de Barcelona, bela, assustadora e intensa.

Se o primeiro livro me remeteu a Dumas, esse aqui me lembrou Oscar Wilde e O Retrato de Dorian Gray.

Só sei que agora quero muito ler os outros livros dessa série e sinto tristeza quando penso que o autor nos deixou cedo. Favoritei. Leiam!
Elton.Oliveira 08/04/2024minha estante
Adorei a resenha Vânia !!! Eu estou no final dessa série.... Já sofrendo de véspera em não ter mais esses personagens nas minhas leituras... Esse teu texto me lembrou bem o livro , com bastante detalhes!!! Zafón vai ser o autor do ano pra mim ... Realmente uma pena , a morte precoce dele !!!

Yasmin V. 08/04/2024minha estante
Ai gente, comecei A sombra do Vento uma vez e estava super empolgada, amando a escrita, a história, tudo... mas perdi totalmente o ritmo e parei na metade, talvez por culpa de uma ressaca literária na época, não sei.  Preciso retomar!!
Acompanhei as impressões do Elton e agora sua resenha, Vania, e fiquei animada pra ler!!

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Elton, obrigada. Não tenho os outros livros, então vou ter que esperar um pouco.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Que bom que se animou Yasmin, fico feliz. Recomendo que tente novamente, quando achar que é o momento certo.

Elton.Oliveira 09/04/2024minha estante
Yasmin... Essa série merece uma segunda chance !! Tente outra vez !!! ??

Elton.Oliveira 09/04/2024minha estante
Vânia ... Eu sou da tribo dos Kindle's !!! Essa série é fácil de encontrar em Epub.... Por isso , li um atrás do outro !!! ???

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada pela dica, Elton!!

Moringan 09/04/2024minha estante
Vânia, esse livro passa a fazer mais sentido e a doer mais (kkk), quando vc ler o último livro da série O Labirinto dos Espíritos.
Até hj ainda não me recuperei

Elton.Oliveira 09/04/2024minha estante
Estou lendo ele Moringan... Realmente está sendo prazeroso.... Ainda não cheguei na metade, mas já estou delirando! E agora vc me vem com uma bomba dessa !!! ?????

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Ai meu Deus, Ellen! Já tá doendo só de ler o que voce escreveu...rs. Vou ter que agilizar essa leitura, não tem jeito.

Cleber 09/04/2024minha estante
Li Marina do mesmo autor e adorei. Estou com a coleção do Zafón na minha faz tempo , os livros parecem ser muito bons mesmo. Adorei a resenha!

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Cleber. Li Marina também. Mas A Sombra do Vento tem uma pegada diferente. Leia, acho que voce vai gostar.

Josiane.Castro 29/05/2022

Originalidade
Um jovem escritor recebe um oferta irrecusável de escrever um livro para um editor estrangeiro . Ambientado em Barcelona , anos 20. Um livro cheio de mistérios , suspenses, romance , intrigas e amizades. Zafon, maravilhoso em suas obras , em suas descrições . Senti me num filme de ação e suspense
Mimi Macedo 29/05/2022minha estante
Melhor tetralogia q li. Saudade de Zafon.
Se vc concluir os 4, leia tb a Cidade de Vapor nele estão as origens do Cemiterio dos livros esquecidos

Li toda a sua obra.

Clara.Gusman 29/05/2022minha estante
amo essa coleção

Vitória 29/05/2022minha estante
Esse é o meu favorito do Zafón

Josiane.Castro 29/05/2022minha estante
Agora vou começar o O prisioneiro do céu . Qual é o próximo ?

Clara.Gusman 29/05/2022minha estante
@josie depois de prisioneiro do céu é o labirinto dos espíritos

Josiane.Castro 29/05/2022minha estante
Ok. Já tenho então !

Isso o Labirinto, mais de 600 páginas de muito mistério e magia

Qd vc concluir leia a Cidade de Vapor

Maria Fernanda 05/07/2014minha estante
Adorei a sua resenha! Concordo com você em vários pontos. Eu acredito que o Corelli existiu sim, nesse livro tem muita coisa do tipo "você só vê se crer". Já vimos isso no Peter Pan, então porque não poderia funcionar nesse livro? Pra mim, o Corelli era o próprio Lucífer, fez todos os crimes e cuidou de tudo pra que ninguém soubesse. Ninguém via ele pois só o David precisava, o jogo era só entre eles.

Douglas 05/07/2014minha estante
Oi Maria Fernanda.

Pois é, eu também acho que o Corelli existiu, pois se ele não existiu, toda a estrutura da história terá sido destruída e obviamente não existiria o "Jogo do Anjo".
Mas, como eu citei na resenha, mesmo que o Corelli tenha existido, a história continua com algumas pontas soltas.
Eu gostei bastante do livro, mas achei que ficou faltando um "polimento" final na história.
Como eu citei, parece-me que o autor se perdeu nos pequenos detalhes, o que tirou um pouco o brilho da história.
Um bom livro, sem sombra de dúvidas, mas eu não consegui dar nota máxima a ele por conta dos problemas que eu citei.

Agradeço pelo comentário.

Bruna 02/03/2015minha estante
Douglas,

Acabei de ler o livro e compartilho da sua opinião!

Realmente é um ótimo livro, pois Zafón escreve muito bem.

Mas, o final é confuso demais! Não dá pra distinguir o que foi real e que supostamente foi ilusão. Muitas perguntas sem respostas... Enfim, também gostaria de obtê-las"

Douglas 24/03/2015minha estante
Pois é, Bruna.

Quando eu estava lendo, até achei que este livro superaria a maior obra do autor (A Sombra do Vento), mas a quantidade de pontas soltas me decepcionou um pouco.
Até cheguei a ler o terceiro livro desta série para ver se as respostas estavam lá, mas o livro também não responde.
Eu, sinceramente, gostei bastante desta história, mas fiquei irritado pelo desleixo do autor em não oferecer respostas para as muitas perguntas que ficaram.

Simone 31/05/2015minha estante
Li os três livros e concordo com suas resenhas (li as 3)... Uma pergunta: Isabella morre quando David está preso (O prisioneiro do céu) ou quando ele está viajando (O jogo do anjo)???

Douglas 23/06/2015minha estante
Oi, Simone.

Desculpe a demora em responder, tenho usado pouco o Skoob ultimamente.

Em relação a sua pergunta;

SPOILER / SPOILER / SPOILER
Faz tempo que eu li, mas, se não me engano, Isabella morre quando ele vai embora em (O Jogo do Anjo)... Por outro lado, em (O Prisioneiro do Céu) ela morre quando ele está preso.

Também precisamos citar que em (O jogo do Anjo), Isabella morre de cólera, enquanto em (O Prisioneiro do Céu) há a suspeita que ela tenha sido envenenada por Valls.
SPOILER / SPOILER / SPOILER

Enfim, isso só confirma que Zafón é um mestre em escrever, mas não se preocupa com continuidade ou em responder as perguntas.

Eu gosto muito do autor, mas ele pisa da bola algumas vezes.

Tomara que, se essa série continuar, ele consiga costurá-la, porque ate agora tá complicado.

Obrigado pelo comentário.

Juliana Raasch 03/03/2016minha estante
Acabei de ler a trilogia nessa ordem: A sombra do vento, O prisioneiro do Céu e o Jogo do anjo. O fato é que passei todo a leitura de O jogo do anjo, esperando respostas de O prisioneiro do céu que não chegaram. QUEM DE FATO É FERMIN? ISABELLA (que vem a ser o nome de minha filha) MORREU EM QUAL OCASIÃO? ASSASSINADA OU DE CÓLERA? PQ DIABOS FERMIN VIGIA/PROTEGE DANIEL? QUEM AFINAL É MAURICIO VALLS? PQ ELE SOME MISTERIOSAMENTE?
De um modo geral os livros são muito bons, mas creio que alguns detalhes precisavam de mais explicação. Pois se tratam de peças importantes na trilogia.
Quanto ao Correli, creio que ele existia sim, mas apenas para o David. Mas aí há tambem mtos furos.
Por esses detalhes, o livro não ganhou 5 estrelas, mas sem dúvidas ainda é uma ótima leitura.

Kayser 22/07/2016minha estante
Juliana,

Isabella morreu envenenada, como é evidenciado em O Prisioneiro do Céu. A carta do Sr. Sempere sobre a causa da morte ser cólera vem de acreditar nisso, que foi a única explicação plausível dos médicos. Ele também não queria acreditar que ela fora envenenada e nessa teoria conspiratória toda.

E ela morreu enquanto David Martín estava na prisão. Lendo a descrição em O Prisioneiro do Céu em como Farmín falava de Martín quando descobriu que ele tinha sido levado para a torre isolado percebi que o epílogo de O Jogo do Anjo foi um delírio dele. Ele fala da casa na praia, da divisão entrar a terra e o mar, de escrever sem parar após muitos anos sem escrever nada, fala da máquina de escrever (dada por Valls) e o recebimento da carta de Sampere junto com a última carta de Isabella. É bem parecido com a situação de Martín na cadeia, com exceção de que a casa na praia é a prisão. Ele criou esse ilusão.

O epílogo de O Jogo do Anjo é na verdade o momento os últimos momentos de Martín na prisão.

Joicinha 12/09/2022minha estante
Acho que partilhamos da mesma "revolta" quanto a este livro... muitas pontas ficaram soltas, muita enrolação. Não creio que o autor tenha se perdido, ele quis inventar moda pro livro não ser obvio. Ou seja, Corelli tirando de perto de Martín (e roubando dele como se cobrasse juros) tudo aquilo que poderia distraí-lo de escrever o livro e de descobrir que era um anjo das trevas. Mas aí pra dar uma reviravolta forçada ele coloca um Marlasca vivo e sem explicação nenhuma do pq de ele ter forjado a própria morte. Ou seja, o leitor o tempo todo acreditando que o vilão era um, vem o autor e enfia de goela abaixo um outro vilão que não fez SENTIDO NENHUM.
Outras perguntas sem respostas: Qual a relação de Corelli com Marlasca? Eles eram "amigos? Marlasca trabalhava para Corelli afinal de contas?

Quando eu senti q o livro já tinha acabado, ainda tinha mais de 100 paginas de pura enrolação.
Esse livro me fez desacreditar da "genialidade" que muitos diziam sobre Zafon

Cris 15/11/2022

A cada livro lido, sei que Zafón fez seu nome!
'O jogo do Anjo' é o segundo livro da série Cemitério dos Livros Esquecidos de Carlos Ruiz Zafón, e igual a todas as outras leituras que fiz do autor, esta também ganhou 5 estrelinhas e um lugar muito, mas muito importante na minha estante.

A história se passa na década de 20 numa Barcelona gótica e um tanto decrépita. O protagonista se chama David Martin e ele é um jovem e talentoso escritor em busca de reconhecimento após vários folhetins lançados através de um pseudônimo. Trabalha em uma editora e por ela é consumido dia após dia, toda essa ânsia por fama e uma lamentável aceitação do público, o fez se esquecer de si mesmo e quando menos percebeu estava gravemente doente tendo pouco tempo de vida pela frente.

Tudo estava indo de mal a pior até receber uma estranha mas tentadora oferta de trabalho por parte de um renomado editor francês chamado Andreas Corelli. Corelli tinha a intenção de publicar um livro no qual a religião fosse reescrita do zero a fim de doutrinar as pessoas e fazer com que esse amplo assunto fosse disseminado para o maior número de pessoas, sendo elas crianças ou adultos. De início, David estranhou a insana oferta, mas, deixou o assombro para trás pois além de prestígio, teria o conforto que tanto almejava. Contudo, o que era para trazer esperança, trouxe uma amaldiçoada sombra sobre o resto de seus dias.

( ...) Ninguém está plenamente consciente da cobiça que se esconde em seu coração até o momento em que ouve o doce tilintar da grana em seu bolso.

Não é nenhum exagero dizer que o Zafón foi um dos melhores romancistas da ficção contemporânea. Infelizmente, o autor faleceu em 2020 deixando milhares de fãs espalhados pelo mundo. Me incluo nessa leva e já estou triste por ter apenas só mais 3 livros a serem lidos dele. Para mim é um tanto difícil dizer o que mais me chama atenção em seus livros, não sei se é sua escrita em si que é deveras eloquente, ou, se é a facilidade que ele tem de construir enredos, cenários e personagens ... talvez deva ser tudo, afinal, Zafón para mim sempre será fantástico. Inesquecível.

A ambientação em 'O jogo do Anjo' é algo surreal e flerta abertamente com o sobrenatural. Além de sermos jogados dentro da história, é impossível ficar inerte em relação a tudo, de fato nos vemos ali e experimentamos tudo aquilo que estamos lendo.
Eu sempre me fiz a pergunta se nenhum diretor de cinema se interessou por adaptar seus romances, e, após uma breve busca no Google tive o conhecimento de que o Zafón recusou veementemente muitas propostas endinheiradas unicamente por já ter recebido um número simbólico de adaptações; para ele, todo livro lido já ganhou uma adaptação dentro da cabeça e coração de seus leitores, sendo assim, não faria sentido algum tirar a ilusão já criada na mente de seus fãs. Lindo, né? ??

A construção do enredo e dos personagens acontece de maneira ritmada e muito assertiva. Naturalmente entendemos e nos deixamos envolver pela aura fantasmagória criada pelo autor. Um dos personagens mais emblemáticos e dono de várias frases de efeito é propriamente o antagonista da trama, Andreas Corelli já é figurinha carimbada em um outro livro de Zafón e agora ganha ainda mais destaque proporcionando momentos de tensão e de muito mistério. David também apenas cresce no gosto dos leitores com o passar do tempo e tem sim um desfecho relevante que fará ponte aos outros dois livros restantes da série.

A história em questão se passa antes de 'A sombra do Vento' embora tenha sido publicada depois. Em uma entrevista o autor relata que não existe uma ordem exata de leitura, disse também que todos os caminhos levariam ao mesmo fim. Eu discordo pois caso não tivesse lido o 1? livro da série, não teria tanto apreço pelos Sempere que, além de muito citados, são extremamente relevantes para o entedo como um todo.

Se eu indico o livro? Gente, eu indico Carlos Ruiz Zafón. Fim!!!
Esse autor fez seu nome e merece nunca ser esquecido. Pode ser que algumas pessoas achem seus livros densos ou complexos demais, porém, suas histórias além de intrinsecamente bem estruturadas, trazem consigo todos os elementos que compõem um belo e imponente romance.
Leiam, leiam e leiam!

(...) Este lugar é um mistério. Um santuário. Todos os livros, todos os volumes que vês à tua frente, têm alma. A alma de quem os escreveu, a alma daqueles que os leram e viveram e sonharam com eles. De cada vez que um livro muda de mãos, de cada vez que alguém desliza o olhar pela suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se mais forte. Neste lugar, os livros de quem já ninguém se lembra, os livros que ficaram perdidos no tempo, vivem para sempre, á espera de chegar às mãos de um novo leitor, de um novo espírito...
Mayhara.Ferreira 15/11/2022minha estante
Eu tenho esse livro uns 10 anos,meu personagem favorito é a Isabella e foi bom ver o desenrolar da história dela com outro personagem.

Uau, quanto tempo!!!! ??
Sim, foi maravilhoso ver a personagem mais nova, quando estava lendo A sombra do Vento me perguntava como ela deveria ser na juventude.. ?

Mayhara.Ferreira 15/11/2022minha estante
Tenho que ler esse que você citou também

Mayhara.Ferreira 15/11/2022minha estante
Estava na época no começo do mundo da leitura e esse livro me fez chorar de soluçar com a carta da Isabella rs

Cris 15/11/2022minha estante
Por favor leia A sombra do Vento! É fabuloso. Logo logo começo o 3? livro da série, Prisioneiro do Céu. ?

Mayhara.Ferreira 15/11/2022minha estante
Coloquei na minha lista para ler

Aê!!!! ???

Karina Paidosz 10/02/2021

Maravilhoso
Me peguei de madrugada lendo esse livro porque não conseguia abandonar a história que cada vez mais me deixava mais curiosa.

Eu amei a sombra do vento e muito mais esse. Só não entendi porque a história do Sempere ficou diferente.
EDITANDO: Agora que li a sequência entendi e tudo vai fazendo sentido.

Já estou iniciando o terceiro com boas expectativas.
Alline.Alencar 02/03/2021minha estante
Por que tu acha que a história do Sempre ficou diferente? Eu cheguei a pensar isso, mas depois entendi que eu tava errada..rsrs

Karina Paidosz 02/03/2021minha estante
Oi Alline, bem lembrado. Tinha esquecido de editar.
Sim, depois que li a sequência tudo fez sentido.
Muito bom todo o contexto e tudo foi se encaixando nos livros seguintes.

Alline.Alencar 02/03/2021minha estante
Pois é, imaginei que aconteceu a mesma coisa comigo..rs. No final tudo fez sentido. ?

Karina Paidosz 02/03/2021minha estante
Simm ?

Ana Cláudia Barcelos Petry 02/03/2021minha estante
Fico tão feliz que tu esta gostando!

Karina Paidosz 03/03/2021minha estante
Amando demais, Nacraudia ?

Letícia 11/02/2015minha estante
Ju, li O Jogo do Anjo antes de O Prisioneiro do Céu e também muito confusa com relação aos acontecimentos conflitantes dos dois livros. Conclui que a explicação mais sensata seria a de que os fatos reais são aqueles retratados em O Prisioneiro do Céu e que o relatado no epílogo de O Jogo do Anjo é, nada mais nada menos, do que parte das alucinações de Dadid Martin enquanto estava em Montjuic - escrevendo o livro de sua vida.
Acredito que, após se despedir de Isabela e partir de Barcelona, Martin tenha retornado para a cidade, já em um estado mental bastante deteriorado (como mencionado em O Prisioneiro do Céu); sendo encontrado e preso pelo regime franquista. É triste dizer (embora talvez bem mais sensato), mas seu encontro com Cristina teria sido, portanto, apenas uma manifestação de sua loucura.

Letícia 11/02/2015minha estante
Acredito que, após se despedir de Isabela e partir de Barcelona, Martin tenha retornado para a cidade, já em um estado mental bastante deteriorado (como mencionado em O Prisioneiro do Céu); sendo encontrado e preso pelo regime franquista. É triste dizer (embora talvez bem mais lógico), mas seu encontro com Cristina teria sido, portanto, apenas uma manifestação de sua loucura.

Julianna Freres 15/02/2015minha estante
Realmente Letícia, uma explicação bem lógica para essa trama que deixou dúvidas. Obrigado por conseguir me dar essa explicação sucinta para o livro já que essa foi exatamente a parte que me deixou confusa. Tirando isso achei o livro bem atraente e construído. :D

Bruna 02/03/2015minha estante
Meninas, terminei ontem de ler esse livro e que angústia! rs

Ju, eu também li na mesma ordem que você. Fiquei pensando...Se eu não tivesse lido O Prisioneiro do Céu primeiro, talvez eu não teria ficado com tantas dúvidas.

Letícia, o que você escreveu faz muito sentido.

Bem que o Zafón poderia escrever sofre as confusões do final desse livro rs. Percebi que outras pessoas ficaram com as mesmas dúvidas que nós.

Juliana 06/06/2015minha estante
nossa, que alívio encontrar pessoas que tb gostem do zafón, porém estão confusas com este epílogo maluco! Faz sentido fazer parte de uma alucinação e Cristina, então, não voltou á vida. Tinha me esquecido deste detalhe de que no terceiro livro ele está preso. Será que zafón termina a saga explicando essas pontas soltas? Gosto de suspense e mistério, mas estes finais subentendidos me angustiam.

Anastacia Coelho 23/11/2015minha estante
Oi , Então fiquei na mesma duvida e fui atrás das datas . 1930 , foi quando David fugiu , e 3 anos depois ele retorna para Espanha e é preso. Em 1940 , ele é levado para o casarão para ser assassinado , porém algo da errado e ninguém sabe explicar o que aconteceu. Sendo que ele aparece no Cemitério dos livros esquecidos e deixa uma encomenda para o Daniel dia 31 de dez de 1940, e depois disso some . Em "O jogo do Anjo" ficamos sabendo que se passaram 15 anos desde 1930 , logo ele não esta delirando , porque Isaac o viu , creio que ele realmente tenha ficado "Imortal" , que o "Patrão" tenha realmente existido , e era o Diabo. Enfim , amei muito "A sombra do vento " , depois fui correndo ler "O prisioneiro do céu" , e ontem quando terminei o "Jogo do Anjo" fiquei altamente perturbada com tanta informação , e conflito dentro de mim . Se era essa a intenção do Zafón , ele conseguiu viu ! Pq nunca li tanta resenha na minha vida , para saber o que tinha acontecido com Isabela. Ah !! E acho que ela realmente estava doente, e já sabia disso , pois na carta que ela deixa para David , ela comenta o fato, e que o envenenamento só adiantou a morte dela.

Michela Wakami 05/03/2022

Perfeito
Maravilhoso, eu simplesmente não conseguia largar.
Uma história que envolve muitos sentimentos.
Foi tão bom conhecer a mãe do Daniel.
Estou em êxtase!
João 05/03/2022minha estante
???

Eliza.Beth 07/03/2022minha estante
Eu amoooo esse livro ??
David é um dos meus personagens preferidos da vida.

Michela Wakami 07/03/2022minha estante
Eliza, eu amei demais, David é demais.
Estou relendo a sombra do vento.
Acho que eu deveria ter lido esse primeiro.

Eliza.Beth 13/03/2022minha estante
Ahhh que gosto de ler na ordem de publicação. Acho que tem muita coisa q fica mais impactante nessa ordem. Mas o Zafon sempre dizia que podia ler qualquer um dos 4 sem ordem. Eu discordo kkkkkk

Michela Wakami 13/03/2022minha estante
Kkkkkk. Entendo. Estou relendo a sombra do vento e realmente não gostei do primeiro.?

Eliza.Beth 16/03/2022minha estante
Poxaaa ??

Ana Cláudia Barcelos Petry 05/04/2020

Envolvente
Uma história muito bem escrita e com profundidade em cada personagem. Uma mistura de triller com drama e romance!
Um prato cheio para quem ama uma história rica em detalhes e que te teletransporta para a época em que se passa!
Karina Paidosz 10/02/2021minha estante
Nacraudia, terminei agora pouco mais esse. Muito bom. Mas fiquei intrigada, porque será mudaram a história dos Sempere? Ficou bem diferente da história de a sombra do vento.

Ana Cláudia Barcelos Petry 10/02/2021minha estante
Não mudou a história, O Jogo de Anjo se passa antes da Sombra do Vento, talvez por isso tu estranhou. Quando tu ler os próximos dois, tudo vai se encaixando

Karina Paidosz 10/02/2021minha estante
Ah, então, pensei que algo poderia justificar, mas na sombra do vento, Sampere filho se casa com Beatriz e tem um filho chamado Julian, seu pai ainda está vivo e está presente no casamento. No jogo do anjo, Sampere filho é um "virjão" não fala do surgimento do Fermin e sim da Isabella na ajuda na livraria, e o Sampere morre antes de conhecer a nora e neto.

Ana Cláudia Barcelos Petry 11/02/2021minha estante
Exatamente isso!!!
A história do Jogo do Anjo acontece antes da Sombra do Vento. No próximo que é o Prisioneiro do Céu vai contar a história do Fermin e vai interligar tudo.
E o Cemitério dos Espíritos que é o maior livro da saga, arremata tudo!

Ana Cláudia Barcelos Petry 11/02/2021minha estante
Labirinto dos espíritos e não cemitério dos espíritos ??

Karina Paidosz 11/02/2021minha estante
Hahaha obrigada! Vou controlar essa minha ansiedade pra saber tudo logo...hehehheeh

gabi 27/05/2021

Com uma escrita fluida e confortável, num cenário que eu particularmente não estou acostumada a ler, a Barcelona de 1917, Zafón apresenta uma história cativante e cheia de mistérios.

É o primeiro livro que leio de Zafón e realmente gostei bastante da escrita, mas a obra em si não me prendeu tanto, principalmente no início. Achei o começo meio enrolado, só comecei a pegar embalo do meio pro final.
Os personagens são bem trabalhados, me apeguei a vários, me irritei com muitos outros kkkk
A trama é meio confusa e tanto o leitor quanto o próprio protagonista ficam sem saber se tudo foi verdade ou não.
O final me deixou com um sentimento dúbio: ao mesmo tempo em que achei poético e interessante, fiquei irritada e acho que, sinceramente, esperava outra coisa.

No fim, é um livro interessante e com um suspense bem feito, que me deixou com vontade de ler outras obras do autor.
Vanessa 02/06/2021minha estante
Eu acabei de ler esse livro hoje e tive o mesmo sentimento com o final. Apesar de gostar muito do livro, achei que ficou faltando alguns esclarecimentos.... Talvez no próximo livro a gente possa entender melhor.

Pedro.Baldez 15/06/2021minha estante
Eu tô em dúvida se ele fez um pacto com o diabo ou não kkk pq sinceramente fiquei tipo ? wtf?

Pedro.Baldez 15/06/2021minha estante
Mas amei

Vanessa 21/07/2021minha estante
Um pacto com o diabo é ótimo kkkk

Hester1 25/02/2018

Foi com muita persistência que cheguei ao final, foi mais uma penitência em todos os sentidos. Da próxima vez não compro a trilogia completa.
O autor nos leva a passear por Barcelona em vários períodos da história contemporânea da cidade. Ele não entra muito em detalhes históricos, somente algumas pinceladas. Os livros da série são quatro, mas não há necessidade de ler na ordem, eu mesma não o fiz. Eu diria que o primeiro livro da série é muito chato, o terceiro mais chato ainda e o segundo também é chato. Enfim, uma série bem chata.
Márcia Naur 25/02/2018minha estante
Concordo plenamente. Série boba e superficial.

Hester1 26/02/2018minha estante
Bom saber que há outra opinião como a minha.

Márcia Naur 26/02/2018minha estante
;-)

plethoramonne 14/03/2018minha estante
Leu 3 livros de uma série pra achar chato? Que desperdício de tempo, hein?

Alexandre Kovacs / Mundo de K 30/08/2017

Carlos Ruiz Zafón - O Jogo do Anjo
Grupo Companhia das Letras - Selo Suma de Letras - 518 Páginas - Tradução Eliana Aguiar - Relançamento no Brasil: 23/06/2017.

Se você gostou de "A Sombra do Vento", do mesmo autor, certamente irá adorar este romance que é o segundo da série sobre o Cemitério dos Livros Esquecidos, uma espécie de santuário onde cada livro guarda a alma de quem o escreveu e a alma daqueles que viveram e sonharam com ele. Um lugar mágico que protege os livros abandonados que ninguém mais lembra, livros que se perderam no tempo e aguardam para chegar às mãos de um novo leitor. Apesar de "O Jogo do Anjo" ser o segundo volume de uma tetralogia, pode ser lido de forma totalmente independente com alguns personagens em comum, como a família de livreiros Sempere, e as referências aos bairros e ruas da linda cidade de Barcelona além, é claro, da própria literatura que volta a ser um dos elementos centrais de toda a trama.

Talvez, devido ao grande sucesso do primeiro volume da série, Carlos Ruiz Zafón tenha decidido manter a mesma atmosfera de aventura e mistério de "A Sombra do Vento" permitindo-se, entretanto, avançar ainda mais no clima de fantasia por meio de uma trama original, violenta e cheia de reviravoltas. Poderíamos arriscar uma definição do estilo como sendo um policial Noir com toques de literatura fantástica ou sobrenatural. Na verdade, o autor foi tão ambicioso no argumento deste romance que ficamos imaginando todo o tempo, durante a leitura, como ele conseguiria resolver a sequência de enigmas, crimes e enrascadas em que envolve o seu pobre protagonista, impondo ao leitor um ritmo de ação cinematográfica, e chegar até o final do livro com um mínimo de coerência. David Martín é o infeliz protagonista e o próprio narrador de sua triste história que tem início quando presencia, ainda menino, o assassinato do pai, vigia noturno de um jornal, um homem atormentado pela pobreza e vícios, um ignorante que desdenhava do interesse do filho pela leitura — espancando-o por ler escondido "Grandes Esperanças" de Dickens — e que havia sido abandonado pela mulher.

"A boa sorte que meu pai tanto desejava nunca chegou. A única cortesia que a vida se dignou a ter com ele foi não fazê-lo esperar demais. Uma noite, quando chegávamos às portas do jornal para começar o plantão, três pistoleiros saíram das sombras e crivaram-no de balas diante de meus olhos. Lembro do cheiro de enxofre e do halo esfumaçado dos buracos que as balas tinham abrasado em seu casaco. (...) Naquela noite, os assassinos deixaram meu pai sangrando em meus braços e me deixaram sozinho no mundo. Passei quase duas semanas dormindo nas oficinas da gráfica do jornal, escondido entre máquinas de linotipo que pareciam gigantescas aranhas de aço, tentando abafar aquele silvo enlouquecedor que perfurava meus tímpanos ao anoitecer. Quando me descobriram, ainda tinha as mãos e a roupa manchadas de sangue seco. No começo, ninguém me reconheceu, pois não falei durante quase uma semana e quando o fiz foi para gritar o nome de meu pai até perder a voz. Quando perguntaram por minha mãe, disse que tinha morrido e que não tinha ninguém no mundo. Minha história chegou aos ouvidos de Pedro Vidal, a grande estrela do jornal e amigo íntimo do editor que, a seu pedido, ordenou que me dessem um emprego de contínuo na casa e que permitissem que eu ocupasse as modestas dependências do porteiro no porão, até nova ordem." (Pág. 41)

Não resta outra opção para o pequeno David Martín, tão cedo sozinho no mundo, do que sobreviver às custas do seu próprio talento, coisa que ele consegue subindo aos poucos na redação do jornal com a ajuda da sua paixão pelos livros até conquistar a oportunidade de escrever uma coluna semanal, uma espécie de folhetim policial de gosto duvidoso, mas que consegue obter extremo sucesso de público. Devido a intrigas de colegas invejosos do jornal pelo seu rápido progresso, ele é demitido injustamente e, antes de completar 20 anos, é contratado por uma editora sensacionalista para escrever "melodramas baratos", sob o pseudônimo de Ignatius B. Samson, em episódios mensais descrevendo o submundo do crime em Barcelona nos anos vinte com "retorcidas sagas familiares que escondessem meandros mais escabrosos e turvos do que as águas do porto".

Como nada é fácil para o nosso protagonista ele logo se torna profundamente infeliz com a atividade tão abaixo do seu talento e sofre uma desilusão amorosa, quando Cristina, o seu grande amor, se casa com Pedro Vidal, herdeiro do jornal e que o ajudou no início da carreira. Profundamente estafado e gravemente doente, vivendo em um antigo casarão abandonado, recebe um estranho convite de Andreas Corelli, um editor desconhecido, que lhe oferece uma quantia irrecusável, cem mil francos por um ano de trabalho, para escrever um livro que deveria criar uma nova religião, não do ponto de vista teológico formal, mas sim uma narrativa tão forte que transformasse a ficção em "verdade revelada". A aceitação desta tarefa, de objetivos nebulosos, irá iniciar uma sequência de crimes e assassinatos que envolverão David Martín como principal suspeito.

"Poesia à parte, uma religião vem a ser um código moral que se expressa através de lendas, mitos ou qualquer tipo de objeto literário, com o objetivo de estabelecer um sistema de crenças, valores e normas que sirvam para regular uma cultura ou uma sociedade (...) Tudo é um conto, Martín. O que cremos, o que conhecemos, o que recordamos e até o que sonhamos. Tudo é um conto, uma narração, uma sequência de acontecimentos e personagens que comunicam um conteúdo emocional. Um ato de fé é um ato de aceitação, aceitação de uma história que não foi contada. Só aceitamos como verdadeiro aquilo que pode ser narrado (...) Não o tenta a ideia de escrever uma história pela qual os homens sejam capazes de viver e morrer, pela qual sejam capazes de matar e deixar-se matar, de sacrificar-se e de enfrentar a condenação, de entregar sua alma? Que desafio poderia ser maior para seu ofício do que criar uma história tão poderosa que transcenda a ficção e se converta em verdade revelada?" (Pág. 117)

Carlos Ruiz Zafón soube mais uma vez criar uma história muito bem contada e que prende a atenção do leitor do início até o final, sem maiores pretensões do que o puro divertimento. Na minha opinião é ainda superior ao primeiro romance da série, "A Sombra do Vento", tanto do ponto de vista de originalidade da trama quanto da técnica narrativa. De qualquer forma, como citei na introdução, ambos podem ser lidos em qualquer ordem, sem prejuízo do entendimento, sendo este segundo volume cronologicamente anterior ao primeiro e terminando na Guerra Civil Espanhola. Uma grande homenagem a Barcelona e aos livros, muito recomendado para leitores compulsivos.
Márcio_MX 31/08/2017minha estante
Também gostei mais do Jogo do Anjo do que A Sombra do Vento, e olha que já achava "Sombra" fantástico.
O terceiro, O Prisioneiro do Céu é que fica abaixo dos anteriores, mas acredito ser um livro de transição que faz a ponte entre os dois primeiros. Além disso, o final causa uma confusão sobre a cronologia da série. Quando puder ler, confira, até porque no final desse mês sairá o quarto e último volume, O Labirinto dos Espíritos.
Excelente resenha.
Abraço e boas leituras!

Alexandre Kovacs / Mundo de K 31/08/2017minha estante
Obrigado Márcio! Quando eu ler o terceiro da série conversamos novamente!

MarisaLopes 15/09/2017minha estante
À Sombra do Vento é um dos meus livros favoritos e O Jogo do Anjo, nunca tinha me chamado a atenção, até hoje. Suas resenhas são fabulosas, e essa, me fez querer começar a ler imediatamente! Já pensou em escrever um livro? Parabéns!

Paulo Sousa 05/11/2017minha estante
gostei demais dessa trilogia + o ?marina?. ainda não li o quarto volume...??