O Jogo do Anjo

O Jogo do Anjo Zafón

Resenhas - O Jogo do Anjo

Fran Kotipelto 28/01/2011

Ah, look at all the lonely people.Ah, look at all the lonely people

Dizem que na hora da morte tudo se torna claro,esta é a primeira frase presente em Fortaleza Digital do escritor norte-americano Dan Brown,eu felizmente e logicamente nunca morri pra dizer se a frase em questão tem algum sentido,mas David Martin de O Jogo do Anjo me fez ter uma noção do que não faz sentido,não faz sentido morrer na escuridão,sem enxergar uma minúscula partícula de luz que pode ser dinheiro para uns,prazer para outros,um sorriso do amado(a) para os mais românticos,há também os que acreditam que essa luz só pode ser Jesus,eu não tenho uma opinião totalmente clara como a luz,e não importa muito também,mas como diria o grande Cazuza: a fome está em toda a parte,mas a gente come,levando a vida na arte. E é isso o que fazemos...

David Martin é o típico estorvo para uma sociedade miserável,como boa parte da população mundial o é.Vendemos nossos talentos por salários ridículos,vivemos no anonimato,sofremos por amor,vemos os clássicos filhos da puta se darem bem na vida,enquanto nós alimentamos nossas almas com uma palavra que nos mantém firmes,a tão requisitada ESPERANÇA.Ah a esperança,o que seria de nós sem ela além de um bando de suicidas?

Voltemos a David Martín, o ilustreprotagonista,narrador e por que não desgraçado jovem escritor que vive em Barcelona na década de 20. Aos 28 anos,desiludido no amor,na vida profissional e muito mal de saúde David vive sozinho num casarão em ruínas. E eis que surge Andreas Corelli (o lado B da sociedade) um estrangeiro que se diz editor de livros.Ninguém sabe de onde ele veio,mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro, e sua simples aparição parece devolver a saúde a David.Mas como tudo na vida tem seu preço,com o pobre David não poderia ser diferente não é mesmo? E é justamente esse preço que constrói o grande mistério da obra,e David como sempre está sozinho.

Com genialidade digna de um mestre Carlos Ruiz Zafón nos apresenta mais uma vez a sua principal personagem,a Barcelona,com seu encanto,frieza,misticismo e acima de tudo,seu carisma macabro que cativa até o mais frio dos seres. O Jogo do Anjo nos mostra a vida cotidiana de verdadeiros heróis exclusos da sociedade mesclando sentimentos de perdão,redenção,medo,culpa,amor,ódio,vingança e tantos outros.

Vale a pena ler o livro? Não é o tipo de coisa que costumo responder,mas eu diria leia,se vale a pena aí já é outra história,e você com certeza vai ter de mergulhar na Barcelona dos anos 20,e se for atento vai descobrir que hoje tudo continua igual em todo o mundo,só mudamos de época.

Bem-vindo à Cidade dos Malditos...

Jow 29/01/2011minha estante
Mais uma resenha profunda!
Compartilhamos da mesma opinião: Záfon transforma pessoas marginalizadas e perdidas em meio as trevas intelectuais e sistemáticas, e as torna exemplos. Herois sem mascara, exemplos que não exemplares.
Essa é concerteza uma das obras que irei reler antes de morrer.

Luh Costa 31/01/2011minha estante
Adoro esse livro e agora também a suas resenhas!
Parabéns!

Fran Kotipelto 04/03/2011minha estante
"Minha resenha passa a impressão de que o livro é decepcionante?" Discordo de você Cordelo, minha resenha "venera" a obra em questão, só que não uso termos supérfluos para elogiar, usando sim o modelo sarcástico, e se alguém não entende isso, não vai entender "O Jogo do Anjo", quando terminar de ler o livro, volte aqui e me diga se tenho ou não razão. Fica na paz amigo. Abraço.

Alan Ventura 05/03/2011minha estante
Como é que a resenha em questão pode "induzir alguém a abandonar o livro antes do fim" se a Fran avaliou o livro com "5 estrelas" e diz que Zafón apresenta a Barcelona com a genilidade de um mestre? e no parágrafo final desafia o leitor a ler a obra deixando um "mistério no ar" ?

Fran Kotipelto 05/03/2011minha estante
é exatamente isso que estou dizendo Alan. =)

redomingos 11/03/2011minha estante
Suas resenhas são ótimas.
Faz muito tempo que eu quero ler esse livro mas nunca tive coragem de pagar R$50,00 por ele. Mas, depois de ler sua resenha não vai ter jeito.
Um grande abraço.

Mille Siqueira 11/04/2011minha estante
Adorei a resenha, muito. Já estava louca pra ler o livro, agora então, rs.

Glorinha 10/07/2011minha estante
Excelente resenha, hein? Estou na metade do livro...não estou achando tão bom quanto A Sombra do Vento, mas é um livro que prende...adorei seu jeito de escrever...sou escritora tb....mais uma do clube dos malditos. Gostei do seu conselho final: leia, se vale á pena, é outra estória...genial! Me identifiquei demais com vc! Abração,

J. Paes 30/10/2012minha estante
Belíssima resenha, palavras muito bem costuradas!

Dani 25/01/2013minha estante
Livro sensacional!!! Se eu já havia adorado Zafón em A Sombra do Vento, neste ele foi além. Espetacular

Luana Ludmila 25/06/2014minha estante
São resenhas como esta que nos fazem querer reler a obra inteira. Maravilhoso livro e resenha, parabéns!! Como é difícil viver do que se gosta e ser parte desse universo de cartas marcadas? Sensacional!!

Cristina117 05/12/2014minha estante
Fran, estou impressionada com sua resenha! Se eu já estava querendo ler esse livro, depois de ler seus comentários...agora e que quero mais ainda!você e de uma clareza impar!Obrigada!

Juliana 06/01/2015minha estante
Li primeiro, o prisioneiro do céu e fikei confusa. David foi preso? Morreu na prisão? Isabella foi envenenada?kem leu os dois o k acharam?

Martina.Ramires 15/11/2016minha estante
Gostei da resenha! Concordo com você! Amei a leitura!!
Peço autorização para publicar trechos da resenha, estou no finalzinho do livro, e quando termino publico a capa e algumas informações sobre o mesmo, não chegando a ser resenha.

Mayhara.Ferreira 27/06/2022minha estante
Me lembro que estava no início desse mundo das leituras percebendo o quanto era e é uma aventura ler e esse foi o primeiro livro que me fez chorar muito de soluçar.
Minha personagem favorita era a Isabella esperava muito pelas páginas que ela aparecia e chorei muito graças a ela.

Michela Wakami 05/03/2022

Perfeito
Maravilhoso, eu simplesmente não conseguia largar.
Uma história que envolve muitos sentimentos.
Foi tão bom conhecer a mãe do Daniel.
Estou em êxtase!
João 05/03/2022minha estante
???

Eliza.Beth 07/03/2022minha estante
Eu amoooo esse livro ??
David é um dos meus personagens preferidos da vida.

Michela Wakami 07/03/2022minha estante
Eliza, eu amei demais, David é demais.
Estou relendo a sombra do vento.
Acho que eu deveria ter lido esse primeiro.

Eliza.Beth 13/03/2022minha estante
Ahhh que gosto de ler na ordem de publicação. Acho que tem muita coisa q fica mais impactante nessa ordem. Mas o Zafon sempre dizia que podia ler qualquer um dos 4 sem ordem. Eu discordo kkkkkk

Michela Wakami 13/03/2022minha estante
Kkkkkk. Entendo. Estou relendo a sombra do vento e realmente não gostei do primeiro.?

Eliza.Beth 16/03/2022minha estante
Poxaaa ??

@tigloko 26/02/2024

Cada vez mais apaixonado por essa série!
Adorei retornar a essa série. Novamente o autor traz uma Barcelona recheada de personagens incríveis e ainda mais segredos, que me fizeram ter uma imersão completa durante a leitura.

É impressionante como ele consegue misturar gêneros literários de forma tão bem feita, isso ainda me surpreende. Tem mistério, drama, um pouco de terror, policial, é realmente para todos os gostos e tudo bem dosado sem extrapolar. Porém, achei que o fantástico estava mais presente neste livro em relação ao anterior. Em alguns momentos fiquei na dúvida se os acontecimentos eram reais ou somente fantasia do protagonista, gostei dessa ambiguidade.

Ainda que tenha curtido bastante o livro, sinto que no seu terço final ele perde um pouco o ritmo e demora a concluir a história( conclusão essa muito boa, vale mencionar).

Estou curioso para o que me aguarda nos próximos volumes!

Mari.Vasconcelos 16/11/2021

T
I
C
O

Preparem- se para arrepiar os cabelos da nuca, para ler de olhos arregalados, e as vezes com olhos fechados, pra pedir pra dormir no quarto da mãe mas tmb para se emocionar, torcer e arfar...

Só sei que se Zafón escrevesse receita de miojo, se transformaria no mínimo, numa massa italiana sofisticada com molho de ostras silvestres colhidas em mares profundos cercadas por predadores assassinos.(Ôh homi phodastico da pohha)

"As pessoas normais trazem filhos ao mundo; os romancistas, trazemos livros"

Vania.Cristina 08/04/2024

Sombrio e sensível, tocou meu coração
Esse é o segundo volume da série O Cemitério dos Livros Esquecidos, do espanhol Carlos Ruiz Zafón. Embora os livros se entrelacem, podem ser lidos separadamente, porque são narrativas independentes.

A história deste se passa antes dos acontecimentos do primeiro livro. E o contexto social e histórico é ainda mais relevante aqui. Acho que conhecer um pouco a história da Espanha e da luta contra o fascismo, facilita a compreensão das camadas mais profundas dessa obra.

David Martín é o protagonista. Ele foi uma criança pobre, abandonada pela mãe e criada pelo pai analfabeto, ex soldado, amargurado e com baixa auto estima, que demonstrava um afeto contido pelo menino, e o tratava de forma violenta.

Martín cresceu amando livros e frequentando, escondido do pai, a livraria Sempere & Filho, que se tornou um lugar acolhedor e seguro. O velho Sempere sentia carinho por ele, permitindo que ficasse por lá lendo o que quisesse. Suas economias, gastava com livros que o velho vendia barato para ele. Quando não tinha como comprar, ganhava.

Um dia, o pai de Martín foi brutalmente assassinado na frente do filho.

Assustado e traumatizado, o menino se escondeu na área das máquinas do jornal La Voz de la Industria, onde o pai trabalhava como porteiro.

Uma vez descoberto, passou a ser protegido pelo jornalista, célebre e rico, Pedro Vidal, que convenceu o jornal a contratar o menino, primeiro como contínuo, depois como seu assistente pessoal. Com o apoio de Vidal, aos poucos Martín foi subindo no jornal, se tornando repórter da editoria de Polícia. Depois, ganhou uma coluna fixa no jornal, para escrever contos de ficção.

Incomodado com a inveja dos colegas, que desprezavam a sua rápida ascensão, Martín resolveu sair do jornal. Ainda com a ajuda de Vidal, conseguiu um trabalho na editora Barrido & Escobillas, onde começou a ganhar bem escrevendo livros populares e usando um pseudônimo.

Procurando um lugar pra morar que pudesse ser seu, acabou comprando uma mansão sombria, que estava abandonada, e que sempre lhe chamou a atenção.

Martín estava secretamente apaixonado por Cristina Sagnier, filha do motorista de Vidal, mas sentia que ela não o respeitava, por desprezar o tipo de livro que ele escrevia e por acreditar que ele estava desperdiçando seu potencial criativo.

Martín trabalhava muito, estava exausto, se sentia explorado pelos editores que estavam enriquecendo às suas custas, dormia pouco e estava solitário. A mansão revelava, cada vez mais, um lado sombrio e misterioso, coisas estranhas começaram a acontecer. A mansão tinha segredos...

Aos poucos Martín foi adoecendo, tendo lapsos, desmaios, visões... Quando estava bastante fragilizado e depressivo, conheceu um homem elegante e misterioso que se apresentou como editor francês. Ele queria que Martín largasse todo o trabalho e dedicasse a ele exclusividade por um ano, para escrever um livro misterioso encomendado. Em troca, se aceitasse, ele iria receber um bom dinheiro adiantado, e mais dinheiro ainda, ao término do trabalho, além de outras ofertas misteriosas e sedutoras.

Gente, isso tudo são só as primeiras páginas do livro. Muita coisa acontece.

A história de O Jogo do Anjo mexeu mais comigo do que A Sombra do Vento, o primeiro livro. Tive uma experiência de leitura melhor, fiquei comovida, emotiva, foi tudo mais intenso. Talvez eu esteja agora familiarizada com o autor, talvez aqui ele esteja mais maduro, não sei dizer. A história é mais sombria, com presença forte do sobrenatural. Mas é um sobrenatural que, em alguns momentos, deixa o leitor em dúvida sobre a confiabilidade do narrador.

Gostei do entrelaçamento entre os dois livros. Foi muito bom reencontrar a livraria e os Sempere, e conhecer mais sobre a família. Curioso é que o Cemitério dos Livros Esquecidos, que dá nome à série, tem muito menos protagonismo do que a livraria dos Sempere. Mas a grande protagonista e o grande cenário vivo é, na verdade, a cidade de Barcelona, bela, assustadora e intensa.

Se o primeiro livro me remeteu a Dumas, esse aqui me lembrou Oscar Wilde e O Retrato de Dorian Gray.

Só sei que agora quero muito ler os outros livros dessa série e sinto tristeza quando penso que o autor nos deixou cedo. Favoritei. Leiam!
Elton.Oliveira 08/04/2024minha estante
Adorei a resenha Vânia !!! Eu estou no final dessa série.... Já sofrendo de véspera em não ter mais esses personagens nas minhas leituras... Esse teu texto me lembrou bem o livro , com bastante detalhes!!! Zafón vai ser o autor do ano pra mim ... Realmente uma pena , a morte precoce dele !!!

Yasmin V. 08/04/2024minha estante
Ai gente, comecei A sombra do Vento uma vez e estava super empolgada, amando a escrita, a história, tudo... mas perdi totalmente o ritmo e parei na metade, talvez por culpa de uma ressaca literária na época, não sei.  Preciso retomar!!
Acompanhei as impressões do Elton e agora sua resenha, Vania, e fiquei animada pra ler!!

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Elton, obrigada. Não tenho os outros livros, então vou ter que esperar um pouco.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Que bom que se animou Yasmin, fico feliz. Recomendo que tente novamente, quando achar que é o momento certo.

Elton.Oliveira 09/04/2024minha estante
Yasmin... Essa série merece uma segunda chance !! Tente outra vez !!! ??

Elton.Oliveira 09/04/2024minha estante
Vânia ... Eu sou da tribo dos Kindle's !!! Essa série é fácil de encontrar em Epub.... Por isso , li um atrás do outro !!! ???

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada pela dica, Elton!!

Moringan 09/04/2024minha estante
Vânia, esse livro passa a fazer mais sentido e a doer mais (kkk), quando vc ler o último livro da série O Labirinto dos Espíritos.
Até hj ainda não me recuperei

Elton.Oliveira 09/04/2024minha estante
Estou lendo ele Moringan... Realmente está sendo prazeroso.... Ainda não cheguei na metade, mas já estou delirando! E agora vc me vem com uma bomba dessa !!! ?????

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Ai meu Deus, Ellen! Já tá doendo só de ler o que voce escreveu...rs. Vou ter que agilizar essa leitura, não tem jeito.

Cleber 09/04/2024minha estante
Li Marina do mesmo autor e adorei. Estou com a coleção do Zafón na minha faz tempo , os livros parecem ser muito bons mesmo. Adorei a resenha!

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Cleber. Li Marina também. Mas A Sombra do Vento tem uma pegada diferente. Leia, acho que voce vai gostar.

Janaina Edwiges 03/02/2022

"Uma pessoa acaba se transformando naquilo que vê nos olhos de quem deseja"
Amo a escrita do Carlos Ruiz Zafón, mas o segundo livro da série O cemitério dos livros esquecidos não me encantou como o primeiro, que se tornou um dos meus livros favoritos. O protagonista de O jogo do anjo não tem tanto carisma e a história poderia ter sido mais concisa. Por outro lado, adorei conhecer o Sr. Sempere, avô do personagem Daniel de A sombra do vento. Essa conexão com o universo do primeiro livro foi o que mais despertou minha atenção.

Marcio 05/03/2022

Trama envolvente
Muito bom, de início não encontrei nenhuma ligação com o primeiro livro desta tetralogia, mas no decorrer da leitura apareceu alguns vínculos. Pode ser feita a leitura separadamente, um suspense bem empolgante.

Guilherme.Maia 26/12/2020

O jogo do anjo.
Zafón simplesmente é mágico, é o meu segundo livro de Zafón, e mais uma vez fui surpreendido, com um misto de sentimentos, é o tipo de livro que não deve ser somente lido, tem que ser digerido com a alma.
Guardarei na alma frases que foram escritas nesse livro, e concerteza vou continuar com os próximos livros.
Aryana 26/12/2020minha estante
??

Guilherme.Maia 26/12/2020minha estante
Amanda amiga ele é perfeito. ?

Guilherme.Maia 26/12/2020minha estante
Aryana ??

Adriano F. Zwierzykowski 02/10/2020

Vale o que pesa
Têm livros e autores que são um pouco complicados de se atrever a resenhar, e esse é um deles. Uma obra prima, do quilate do seu anterior, A sombra do vento. Porém, acho que o estilo desse é muito mais definido ao contrário do primeiro. Acho que os livros devem ser lidos sim em sequência, pois algumas coisas podem se tornar vagas e vazias lidas em ordem aleatória. O final ficou em aberto e creio que o próximo livro fechará algumas amarras soltas (assim espero)? acredito que grandes emoções estão por vir.
Niájera 02/10/2020minha estante
Concordo com vc, eles precisam ser lidos na sequência, qdo vc chegar no último vc vai ver que tem todo o sentido a sequência que ele fez...

Adriano F. Zwierzykowski 03/10/2020minha estante
Exatamente Niájara!

Elton.Oliveira 02/03/2024

Uma trama sombria sobre livros
Mais uma vez , um enredo que não baixa a intensidade!

Estou encantado com a perspicácia de Zafón em montar uma história centralizada em bibliotecas, leitores , escritores , suspense , reviravoltas e encaixes impressionantes com a história central da série, que agora estou entendendo o porquê de poder ser lida em qualquer sequência.... História ímpar ! Nunca vi tanta maestria em uma composição!

Nesse livro da série " Cemitério dos Livros Esquecidos" , Zafón monta mais uma história bem encaixada de um escritor. Vamos prestigiar toda sua trajetória, início pobre , sofrido , sem dinheiro, sem família e com ajuda de um protetor, consegue construir uma fama e tem seu pequeno auge em publicações que imprimem sua marca e conquista seus fãs.

Ele não tem sossego, tem que produzir intensamente, seus empregadores não facilitam nunca sua vida. Cada um exige trabalhos ardilosos e rotinas exaustantes de trabalho. Por último, encontra um certo patrão que lhe dará uma difícil tarefa de criar uma religião em forma de livro ! É aí que começa a história dessa trama , com vidas anteriores , buscas por respostas a toda sua inquietante situação, um sombrio e terrível Jogo do Anjo ???.

Investigações, plots , descobertas e tudo tão bem conectado à Biblioteca dos Livros Esquecidos ! Descobrimos a sequência dos personagens na trama central, o nascer , o antes, o depois ... Kkkkkkk ! Eu realmente estou em êxtase com essa série.... ??.

Obrigado Zafon ! É um prazer poder apreciar seu trabalho!
CPF1964 02/03/2024minha estante
Gostei da resenha, Elton.

??????

CPF1964 02/03/2024minha estante
Pelo jeito eu sou o único de Exatas que não sabe fazer resenha.....????

Elton.Oliveira 02/03/2024minha estante
????... Obrigado meu amigo !

Eu também não levo tanto jeito , coloco mais emoção do que conteúdo nas minhas resenhas ! Não tão primoroso quanto os nossos amigos resenhistas profissionais!!!

Creio que você faria boas resenhas ! É só começar!

CPF1964 03/03/2024minha estante
Vou fazer um doutorado sobre resenhas literárias....???

CPF1964 03/03/2024minha estante
Vou te confessar algo .. Eu deveria ser estudado pela NASA. Antes de começar a ler com frequência (antes de 2020) eu seria capaz de fazer boas resenhas. Por incrível que pareça depois de ter lido mais de 400 livros hoje não consigo mais. Estou ficando mais desprovido de inteligência.... Incrível !!!!

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Quem lê essa quantidade de livros que você já leu , nunca será desprovido de inteligência meu amigo !!!! Seu caso realmente tem que ser analisado pela NASA !!!

Me arrisco em dizer que você, como todo ser humano de exatas, não gosta de se aventurar na escrita de textos !!! ???... Eu nunca fui fã, minha zona de conforto são os números, mas gosto de me arriscar ....

Você está simplesmente deitado e esbaldado na sua zona de conforto! ???

????

Vania.Cristina 03/03/2024minha estante
Gostei da resenha, Elton. As melhores são as que misturam conteúdo com emoção e o resenhista se expõe um pouquinho. Parabéns! Pretendo ler O Jogo do Anjo ainda esse ano.

Vania.Cristina 03/03/2024minha estante
Cassius, simplesmente comece a resenhar. Ficam registradas as sensações que o livro deixou em você.

Sim, Vânia.

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Obrigado Vânia ! Leia mesmo "O Jogo do Anjo " ... Esse livro foi sensacional.... Início, meio e fim !

CPF1964 03/03/2024minha estante
Sou um pecador contumaz....Nem anjo vai querer jogar comigo.....????

Nenhum anjo.... corrigindo

Vania.Cristina 03/03/2024minha estante
Cassius voce pode escrever resenhas brincando com o título dos livros...rs

??? Vania

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Cassius brinca com as palavras , só não escreve nada por medo de virar um escritor e perder a tranquilidade com os fãs pedindo autógrafos!!! ????...

Rogéria Martins 05/03/2024minha estante
Gostei demais da resenha, Elton. Parabéns! Preciso retornar ao mundo do Zafon em algum momento, já perdi tempo demais ???

Elton.Oliveira 05/03/2024minha estante
Obrigado Rogéria!!! Estou curtindo muito " O cemitério dos livros esquecidos" .... Fui muito feliz em iniciar o ano com essa série!!

CPF1964 05/03/2024minha estante
???? Elton

Josiane.Castro 29/05/2022

Originalidade
Um jovem escritor recebe um oferta irrecusável de escrever um livro para um editor estrangeiro . Ambientado em Barcelona , anos 20. Um livro cheio de mistérios , suspenses, romance , intrigas e amizades. Zafon, maravilhoso em suas obras , em suas descrições . Senti me num filme de ação e suspense
Mimi Macedo 29/05/2022minha estante
Melhor tetralogia q li. Saudade de Zafon.
Se vc concluir os 4, leia tb a Cidade de Vapor nele estão as origens do Cemiterio dos livros esquecidos

Li toda a sua obra.

Clara.Gusman 29/05/2022minha estante
amo essa coleção

Vitória 29/05/2022minha estante
Esse é o meu favorito do Zafón

Josiane.Castro 29/05/2022minha estante
Agora vou começar o O prisioneiro do céu . Qual é o próximo ?

Clara.Gusman 29/05/2022minha estante
@josie depois de prisioneiro do céu é o labirinto dos espíritos

Josiane.Castro 29/05/2022minha estante
Ok. Já tenho então !

Isso o Labirinto, mais de 600 páginas de muito mistério e magia

Qd vc concluir leia a Cidade de Vapor

Lorayne.Stinguel 14/07/2020

Não dá vontade parar
O livro é ótimo porém muito obscuro e um pouco fantasioso. Tem muito suspense, assim como A sombra do vento, porém achei que algumas coisas ficaram mal explicadas, ou talvez eu não tenha entendido a essência do livro.
Lelinha 14/07/2020minha estante
Esse é o mais complicado de se entender dessa série maravilhosa!!! Eu também fiquei confusa em várias passagens do livro...
Mesmo assim, é bom demais...rsrsr

Pam 28/09/2020minha estante
Querida leitora,
Queria sugerir a leitura de O Prisioneiro do Céu e O Labirinto dos Espíritos! As respostas de todas as perguntas que O Jogo do Anjo nos deixa estão nos dois livros seguintes! Depois de lê-los, verá como O Jogo do Anjo é extraordinário! ??

Lorayne.Stinguel 01/10/2020minha estante
Obrigada pelo esclarecimento :)

Bella 11/07/2021

Intrigante
Se eu precisasse escolher apenas uma palavra pra caracterizar O Jogo do Anjo, certamente essa palavra seria intrigante.

Por óbvio uma mera palavra não consegue demonstrar a imensidão da Barcelona de Zafón, que dessa vez foi ainda mais fundo, nos anos 20, explorando uma atmosfera que respira mistério.

David Martin representa tudo aquilo que cada um de nós anseia, luta e teme. Quer ser ouvido, reconhecido e amado. A questão é: até que ponto as pessoas são capazes de chegar para alcançar os seus desejos mais profundos?

O Jogo do Anjo começa com um ritmo mais tranquilo, mas na medida em que vamos nos envolvendo com a vida pessoal de David, passamos a tomá-lo como amigo, compartilhando de sua felicidade e de sua raiva, porém sempre com a consciência de que ele é um ser humano e as pessoas falham.

O enredo se torna bastante envolvente e em determinado ponto torna-se impossível parar de ler. Contudo, a obra é muito bem construída e a sua conclusão é rápida e pouco explorada. Sinto que existem muitas pontas soltas mas que de forma alguma prejudicam a genialidade das palavras de Zafón. Que O Prisioneiro do Céu e Labirinto dos Espíritos nos tragam os desfechos pendentes!
Bella 17/03/2022minha estante
O Prisioneiro do Céu trouxe ??

Dany 17/04/2022

Quando se olha muito tempo para um abismo...
Para mais resenhas e conteúdos literários, visite minha página no Instagram (@vontade.deler) e meu canal no Youtube (Vontade de Ler).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O segundo volume da série O Cemitério dos Livros Esquecidos nos leva em mais uma viagem pela Barcelona do século XX, dessa vez, na companhia de um jovem escritor de grande talento e poucos recursos. David Martín é um homem que tem verdadeira paixão pela arte de escrever e grande inventividade quando se trata de criar personagens e histórias fantásticas, contudo, precisa se contentar com o trabalho em um jornal que não lhe dá o espaço que gostaria, uma vez que precisa de meios (leia-se, dinheiro) para sobreviver.
Apadrinhado por Pedro Vidal, um homem influente e com aspirações literárias, mas nem metade do talento de Martín, o jovem acredita ter encontrado alguém disposto a ajuda-lo a ascender na sociedade espanhola e, também, um amigo. Tudo começa a mudar quando Vidal pede Cristina, a mulher por quem Martín é apaixonado, em casamento. Além disso, Martín já não aguenta mais o trabalho no jornal, que considera medíocre diante das suas aspirações, e, para finalizar, descobre uma doença que irá aos poucos afetar sua atividade mental, levando-o a morte em pouco tempo.
Nesse momento nada favorável, um homem misterioso de nome Andreas Corelli se apresenta a Martín como um editor, muito interessado na escrita do jovem, que lhe propõe um trabalho irrecusável: a chance de escrever uma história que impactará o mundo. E uma boa grana em troca desse serviço.
Com um tom menos aventuresco e mais melancólico do que A Sombra do Vento que, vale lembrar, se passa depois dos eventos de O Jogo do Anjo, em ordem cronológica, esse é um livro que mergulha na mente conturbada, e altamente sarcástica, de um protagonista que tenta fugir de um destino trágico. Com mais referências literárias remetendo, principalmente na primeira parte, às Grandes Esperanças, de Dickens, o jogo em que nos vemos enredados levanta, até mesmo, questões filosóficas e existenciais.
Destaque, mais uma vez, para uma personagem feminina, a inteligente e incansável Isabella, principal ponto de conexão com a história do primeiro livro e, muitas vezes, a única capaz de lidar com o temperamento de David. Mais uma grande história desse que se tornou um dos meus autores favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/