O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Fabio.Fatori 11/11/2023

Bora para o filme
Que leitura "gostosa", escrita simples, com uma história bem amarrada e uma teoria bem construída. Quando ele te dá o exorcismo logo te tira com ciência. Gostei muito do sarcasmo do escritor, onde ele consegue um alívio cômico da tensão. Recomendo a leitura.

Dan 07/11/2023

Um livro digno como clássico
Foi uma boa experiência de leitura. Gostei da linha investigativa que o livro aborda em sua maior parte. Porém, o exorcismo em si só é visto no final... O livro é mais sobre o processo da possessão.
Talvez eu esperasse mais... Por ser um clássico, imaginava que seria mais forte e pesado, mas ainda assim tem alguns acontecimentos bem bizarros. Não merece nota máxima por conta das pontas soltas que deixa e dos assuntos que são abertos e pouco explorados.

Donizeti 29/10/2023

Uma obra prima
Esse livro é simplesmente fenomenal, história empolgante, narrativa fluída, personagens interessantes, sem contar a parte visual super bem detalhada que faz o leitor visualizar e imergir tão bem nas cenas.
Um livro que vai lhe causar diversos sentimentos. O final, embora rápido, é bem empolgante e palpável pelo decorrer da narrativa.
Uma obra prima que com certeza deve ser lida por todos os amantes do gênero.

agostiniaziul 25/10/2023

Emocionante mesmo já sabendo da história
Eu sou grande fã do filme, não esperava que fosse gostar ainda tão mais do livro, que explora outros personagens e outros aspectos da história.

Esse livro é muito bem escrito e tem um ritmo ótimo, fiquei surpresa com o quão rápido li, nem vi o tempo passar.

Gostei muito mais da parte anterior ao exorcismo acontecer, foi muito bem construído e achei os personagens com personalidades bem feitas.

Só tenho elogios pra fazer a esse livro.

Nah 23/10/2023

Aterrorizante
Eu não assisti a adaptação ainda, então ler essa história deixou tudo bem mais emocionante
Eu fiquei chocada com o desenrolar dos acontecimentos e amei essa leitura

ArnaldoJr 23/10/2023

Calafrios em forma de letras
Que livro é esse minha gente? Apesar de ser perturbador, desconcertante e inquietante, é simplesmente impossível parar de lê-lo. É a primeira vez que li um livro que é tão bom quanto sua adaptação cinematográfica. Perfeito.

Rafael Batista 22/10/2023

Aqueles casos raros em que o filme é melhor.
Acho que minha experiência foi um pouco prejudicada com essa leitura por causa do filme. O filme do Exorcista foi um filme que marcou o final da minha infância e o início da adolescência. Lembro de todas as emoções que senti assistindo ele pela primeira vez, a febre do relançamento no cinema no início dos anos 2000, uma nova geração assistindo e conversando no colégio. Foi um filme que assisti inúmeras vezes. E lendo o livro tudo já era bem previsível pra mim, sendo que conheço até algumas falas do filme que também estão no livro. Para quem não é tão apegado ao filme ou nunca assistiu, acredito que terá uma experiência muito melhor. Mas é uma ótima leitura.

Mireila1 21/10/2023

Livraço
Uma história que, só pelo título, já bota medo... Mas é um livro incrível, com uma narrativa objetiva e envolvente, que já começa indo direto ao ponto, sem perder o fio da meada nunca. É bastante gráfico nas descrições de possessão, mas tudo é descrito com tanta sutileza que não provoca medo nem sustos, mas faz o leitor ficar muito compadecido pela menina, sua mãe e até pelos padres envolvidos no processo.
Um livro com personagens muito humanos, e que confronta a fé e a descrença o tempo todo.
Vale a leitura para qualquer pessoa, goste do gênero ou não, pois o livro entrega bem mais do que o título faz supor. Excelente!

Léo 21/10/2023

Li este livro há muito tempo, numa edição surrada da biblioteca municipal. À época, já fã do filme, era novo demais para perceber as nuanças presentes na narrativa de Blatty.

A obra, extremamente simbólica, se apoia em questões profundas sobre a fé, o mal, arrependimentos e ressentimentos etc..

Recomendo muito a leitura atenta desse livro que tem muito mais a oferecer do que parece.

Jeon Bruna 15/10/2023

Maravilhoso!
Nunca tinha visto o filme, e ler primeiro doi uma experiência primorosa.
A historia me prendeu, e me deixou com um pouco de medo.
Um maravilhoso clássico de terror, recomendo demais.

pascalevm 15/10/2023

Classicão
Já assisti ao filme várias vezes, e sim, é um filme de terror chocante. Mas, o livro, é um drama muito bem escrito. Você não sente medo em momento algum, mas empatia pelo sofrimento dos personagens. No filme, a Regan é a personagem de destaque, porém no livro, o Pe. Karras é notadamente o protagonista. O detetive é um pé no saco, aff. Quem tem medo de ler esse, pode ler tranquilo. Classicão dos livros de terror e muito e escrito.

Henrique Vaz Martins 14/10/2023

Clássico que faz justiça ao status!!! O exorcista não é um livro que te dar sustos... É um livro que vai te causar uma inquietação profunda direto da sua alma

Debora.Alves 07/10/2023

A fé em Deus é uma questão de amor
"O Exorcista" segue sendo o melhor livro de terror que eu já li (não é à toa que é a quarta vez que eu leio). O livro aborda a questão dw fé x ciência de uma forma muito cativante, e que prende a leitura do começo ao fim.

A forma como o autor do livro abordou temas como saúde mental e a Igreja Católica me deixou presa à leitura de uma forma que poucos livros fazem.

O objetivo aqui não é assustar o leitor com os momentos sobrenaturais da trama. O objetivo é mergulhar o leitor no conhecimento que a medicina tem em relação a saúde mental das pessoas, e também na importância da fé em Deus.

Esse livro mostra a importância tanto da fé quanto da medicina. Mas, infelizmente, grande parte das pessoas não pegaram isso porque ficaram só focadas nos momentos de possessão (e o filme reforçou ainda mais isso).

Pra finalizar, "O Exorcista" é uma leitura obrigatória no mês de Halloween e para todos os amantes de terror. Nota: 10!