O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

naedellaparma 02/10/2023

É uma demonstração de poder muito vulgar, Karras.
Um dos melhores desse ano, o exorcista me levou para um lugar de leitura que não havia sentido em livros de terror desde HEX (outro que amo, não faço comparações entre eles, mas o clima me pegou num mesmo lugar). Em comparação ao filme, o livro traz uma abordagem muito mais interessante, entre a psicologia e a religião. Percebi um desenvolvimento muito maior no livro sobre as personagens e o melhor ponto: explicações muito mais convincentes pra possessão da Regan, que envolve toda uma trama coletiva, incluindo coisas estranhas rolando no bairro em que ela mora.

AriAri0 27/09/2023

Karras! O Protagonista!
Este livro é verdadeiramente envolvente! Apesar da presença marcante de palavras fortes, conteúdo perturbador e linguagem vulgar, é impossível não se afeiçoar a Karras, não sentir compaixão por Regan e não se envolver emocionalmente com a angústia que Chris enfrenta. O desfecho é uma obra-prima, ao mesmo tempo sombrio, comovente e indispensável. Para os amantes do gênero terror, esta obra é absolutamente essencial!

celithma 13/09/2023

De tirar o fôlego
Conheço a história pelo filme (que nunca vi) e mesmo assim fui surpreendida pelo livro.
A história é excelente e a escrita muito forte e descritiva. Eu não me impressiono fácil, mas algumas passagens são chocantes e o leitor consegue submergir por completo naquele ambiente.
O livro é excelente e eu só tirei meia estrela porque senti falta de um pouco mais de explicação sobre o demônio ou teorias sobre ele e apesar de querer que o problema fosse resolvido logo, eu acho que acabou rápido demais. Questão de gosto pessoal mesmo, nada que tire mérito do livro.
Um clássico que eu recomendo de olhos fechados e agora eu posso complementar a experiência vendo o filme.
Obs: a cena icônica que é capa de algumas edições e é pôster do filme, é realmente descrita no livro daquele mesmo jeito, achei muito legal.

b3li.notess 12/09/2023

Que loucuraa.
Eu achei a narrativa do livro muito boa, a leitura é super imersiva e o autor descreve tudo com muitos detalhes, o que torna tudo mais profundo e intrigante. É de arrepiar.
Adorei a leitura, me deixou perplexa.

EduardoCDias 30/08/2023

Clássico de terror
Clássico do terror dos anos 70, transformado num filme assustador mesmo nos dias de hoje, conta a possessão da filha de 12 anos de uma atriz famosa por um demônio que planeja matá-la.

Tiago 28/08/2023

Atordoante e Belo
O que falar deste livro?

Simplesmente eu amei do início ao fim!
Personagens muito bem construídos, com múltiplas facetas, múltiplos pensamentos.
Cheguei a ficar em dúvida, é uma possessão ou uma doença?
O ser humano é realmente capaz de fazer algo assim? Até onde vão os poderes de nosso cérebro?

Eu simplesmente devorei este livro, com amor, com intensidade.

O meu único arrependimento é não ter lido ele antes.
São poucos os livros que sinto vontade de ler duas vezes, este é um deles.

Se preparem para o final, pois eu esperava qualquer coisa, menos este final.

Leiam sem medo!

Be Santos 26/08/2023

Legal
Mesmo tendo 24 anos e amando filme de terror, eu nunca assisti o exorcista. Mas sentir curiosidade de ler o livro antes de assistir o filme pela primeira vez e gostei ?

Erika Kentenich 26/08/2023

Igual mas ao mesmo tempo pior que o filme
Sempre tive receio de ler o livro, porque o filme é o único de terror que existe que ainda me deixa assustada. E nesse livro foi exatamente a mesma coisa que aconteceu: eu só conseguia ler quando haviam pessoas do meu lado e tentei ler no escuro antes de dormir e foi uma experiência bem assustadora.
O livro é bem detalhado, e conta do ponto de vista de todos os personagens. Ao mesmo tempo que é semelhante ao filme, também é bem mais detalhado em questão de sentimentos, atitudes, etc, tornando o livro perturbador.
Recomendo somente para quem não costuma ter muito medo de terror

teté 26/08/2023

Chocante e intrigante
Que livro mais bizarro, a narrativa é cansativa em alguns momentos, mas a obra inteira é de perder o fôlego. As descrições são muito imersivas, e fiquei horrorizada em várias cenas (o que na minha opinião significa sucesso pra um livro de terror). Enfim, adorei a leitura, me deixou atônita, só consigo definir em uma palavra: BIZARRO.

Anna Rezende 22/08/2023

Envelheceu como vinho
Pensei que o fato de já ter assistido ao filme anteriormente (umas 3 vezes, aliás),
atrapalharia a experiência da leitura dessa obra. Mas muito pelo contrário: assistir ao filme
antes funcionou como um complemento.

Entretanto, é importante ressaltar que o filme não expõe 10% do que esse livro representa.
Aqui, a máxima de que ?o livro é melhor que o filme? realmente é válida, pois são diversas as situações em que, no filme, apenas um leve incômodo atinge quem o assiste; porém,
quando se trata do livro, a vontade de parar de ler por pelo menos alguns segundos - em
uma súbita necessidade de digerir o que acabara de ser exposto - é algo constante.

Na obra audiovisual, os efeitos de cena buscam chocar o espectador. Já no livro, esse
?chacoalho? fica por conta do comportamento das personagens descritos na obra (mais
precisamente de Regan, a menina possuída), bem como pela escolha das palavras usadas
durante os diálogos, heresia capaz de perturbar até mesmo o maior dos céticos.

Religião, ciência e investigação policial, assuntos que se fundem, dando vida a um clássico
do terror de 1971.

gabytes 22/08/2023

Ai se minha vózinha soubesse o que ando lendo
Nem deu medo...Só estou dormindo com as luzes acesas, um crucifixo embaixo do travesseiro e um círculo de proteção em volta da cama, nada demais...?
Brincadeiras a parte, eu realmente não costumo me interessar pelo tema possessão demoníaca, mas esse livro foi tão bem recomendado que fiquei curiosa. De início estava esperando jumpscares baratos e violência gratuita, mas me surpreendi com um terror psicólogico e atmosférico, construído vagarosamente até o ápice da insanidade. A escrita é envolvente e flui muito bem, mesmo se tratando de temas pesados e com descrições gráficas. Não pensei que me apegaria tanto aos personagens, pelo realismo de seus conflitos internos e o desenvolvimento de cada um deles.
De fato algumas partes são extremamente pertubadoras e nojentas, até agora ainda não consegui decidir se certos trechos foram realmente necessários, ou se foi apenas pelo valor de choque  (com muito sucesso...queria poder desler algumas coisas ?). Por conta disso, eu recomendaria fortemente essa obra pra qualquer FÃ do gênero -que tenha um bom estômago-, pois definitivamente não é pra qualquer pessoa.

Edit: esqueci de fazer uma observação, tanto se falou sobre as ações de um culto (satânico?) e um misterioso padre envolvido, mas afinal não tinha nada a ver com a possessão de Regan ? acabei criando teorias na minha cabeça a toa... Espero que isso seja mais explorado no próximo livro.
Ramin 22/08/2023minha estante
Resenha incrível. Agora quero ler

gabytes 22/08/2023minha estante
Incrível é exagero ?mas obrigada ?
Como eu disse, não é o tipo de leitura que recomendaria pra qualquer tipo de leitor, esteja atento aos avisos de gatilho ? explora bastante temas religiosos e dependendo da pessoa pode ser um assunto sensível

gabytes 22/08/2023minha estante
Ops tem uns erros de digitação ai

Ramin 23/08/2023minha estante
Parece bem o meu tipo de leitura ksksks. Sou bem católico, mas adoro ler heresias ksksk enfim...

gabytes 23/08/2023minha estante
Adoro ler heresiasKKKKK morri XD
Então já bota no carrinho de compra!

Ramin 25/08/2023minha estante
Já estava kkkkk Um dia dá certo kkk

Will 13/11/2023minha estante
Esse livro é incrível. Lembro que quando o li, senti-me muito impactado por termos uma criança sendo vitimada nessa história aterradora. Os elementos gráficos são apenas complementos, pois a força maior está, de fato, nos embates intelectuais entre Pazuzu e os padres. Fico bem na dúvida sobre qual versão é melhor: livro ou filme?

gabytes 14/11/2023minha estante
Verdade, tudo que envolve crianças é extra impactante. É difícil escolher entre livro e filme né, os dois são excelentes em aspectos diferentes

Jady.Sicurella 15/08/2023

Esperava mais...
É um livro muito bom sim! Não dá para discordar. Perfeitamente compreensível que seja um dos livros mais consagrados do gênero de terror e que tenha marcado tantas gerações.
Porém, acredito que talvez pela m escrita muito peculiar da década ou estilo do autor, eu não me senti tão envolvida quanto achei que ficaria.
Não foram muitas as cenas que me chocaram, a única realmente tensa e me pegando desprevenida foi a da cruz (não darei spoilers).
De resto, foi menos assustador e envolvente do que gostaria.
O desenvolvimento dos personagens foi bom e as conversas com o demônio e com os dois padres foram intrigantes, mas o final deixou a desejar.
Talvez, se o livro fosse mais atual, a construção da narrativa poderia ter me agradado mais (quem sabe???)
De qualquer forma, valeu a leitura e eu indico muito pra quem gosta de um bom livro de horror.