O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

gabytes 22/08/2023

Ai se minha vózinha soubesse o que ando lendo
Nem deu medo...Só estou dormindo com as luzes acesas, um crucifixo embaixo do travesseiro e um círculo de proteção em volta da cama, nada demais...?
Brincadeiras a parte, eu realmente não costumo me interessar pelo tema possessão demoníaca, mas esse livro foi tão bem recomendado que fiquei curiosa. De início estava esperando jumpscares baratos e violência gratuita, mas me surpreendi com um terror psicólogico e atmosférico, construído vagarosamente até o ápice da insanidade. A escrita é envolvente e flui muito bem, mesmo se tratando de temas pesados e com descrições gráficas. Não pensei que me apegaria tanto aos personagens, pelo realismo de seus conflitos internos e o desenvolvimento de cada um deles.
De fato algumas partes são extremamente pertubadoras e nojentas, até agora ainda não consegui decidir se certos trechos foram realmente necessários, ou se foi apenas pelo valor de choque  (com muito sucesso...queria poder desler algumas coisas ?). Por conta disso, eu recomendaria fortemente essa obra pra qualquer FÃ do gênero -que tenha um bom estômago-, pois definitivamente não é pra qualquer pessoa.

Edit: esqueci de fazer uma observação, tanto se falou sobre as ações de um culto (satânico?) e um misterioso padre envolvido, mas afinal não tinha nada a ver com a possessão de Regan ? acabei criando teorias na minha cabeça a toa... Espero que isso seja mais explorado no próximo livro.
Ramin 22/08/2023minha estante
Resenha incrível. Agora quero ler

gabytes 22/08/2023minha estante
Incrível é exagero ?mas obrigada ?
Como eu disse, não é o tipo de leitura que recomendaria pra qualquer tipo de leitor, esteja atento aos avisos de gatilho ? explora bastante temas religiosos e dependendo da pessoa pode ser um assunto sensível

gabytes 22/08/2023minha estante
Ops tem uns erros de digitação ai

Ramin 23/08/2023minha estante
Parece bem o meu tipo de leitura ksksks. Sou bem católico, mas adoro ler heresias ksksk enfim...

gabytes 23/08/2023minha estante
Adoro ler heresiasKKKKK morri XD
Então já bota no carrinho de compra!

Ramin 25/08/2023minha estante
Já estava kkkkk Um dia dá certo kkk

Will 13/11/2023minha estante
Esse livro é incrível. Lembro que quando o li, senti-me muito impactado por termos uma criança sendo vitimada nessa história aterradora. Os elementos gráficos são apenas complementos, pois a força maior está, de fato, nos embates intelectuais entre Pazuzu e os padres. Fico bem na dúvida sobre qual versão é melhor: livro ou filme?

gabytes 14/11/2023minha estante
Verdade, tudo que envolve crianças é extra impactante. É difícil escolher entre livro e filme né, os dois são excelentes em aspectos diferentes

Jady.Sicurella 15/08/2023

Esperava mais...
É um livro muito bom sim! Não dá para discordar. Perfeitamente compreensível que seja um dos livros mais consagrados do gênero de terror e que tenha marcado tantas gerações.
Porém, acredito que talvez pela m escrita muito peculiar da década ou estilo do autor, eu não me senti tão envolvida quanto achei que ficaria.
Não foram muitas as cenas que me chocaram, a única realmente tensa e me pegando desprevenida foi a da cruz (não darei spoilers).
De resto, foi menos assustador e envolvente do que gostaria.
O desenvolvimento dos personagens foi bom e as conversas com o demônio e com os dois padres foram intrigantes, mas o final deixou a desejar.
Talvez, se o livro fosse mais atual, a construção da narrativa poderia ter me agradado mais (quem sabe???)
De qualquer forma, valeu a leitura e eu indico muito pra quem gosta de um bom livro de horror.

FeFa 11/08/2023

É um livro de suspense, mais investigativo a respeito do que está causando mal a menininha subitamente muito doente.
O livro passa mais tempo trazendo perguntas e investigação sobre o que há de errado com a criança, entre laudos médicos e crenças religiosas. Vao crescendo gradativamente até o Exorcismo.
Muito bem escrito, prende o interesse.

Arthur 10/08/2023

é um testamento ao poder desse livro o fato de que, assim que terminei de ler anos atrás, amarrei numa sacolinha de mercado e taquei dentro do guarda-roupa; lá ele permaneceu e fui encontrar numas arrumações, tempos depois — e o ímpeto foi de imediatamente devolver esse necromicon pras profundezas de onde jamais deveria ter saído kkk clássico sem precedentes e assustador no nível da alma

j.oao 04/08/2023

Zero medo. Achei engraçado esse livro. Pazuzu senhora dos absurdos, aloka. Mas isso não quer dizer que é ruim e que não aproveitei. Não senti o frio do medo, mas senti uma forte melancolia. Principalmente vindo do Padre Karras. Nossa, que história triste desse moço!

Paulo de Tarso Lira 03/08/2023

CIÊNCIA vs. RELIGIÃO, quem CAPTOU sua ATENÇÃO PRIMEIRO?
O lado espiritual da vida pode ser ignorado por alguns, porém, é um assunto intrigante, uma vez que, sempre despertou curiosidade a luta entre bem e mal, ou, em algumas obras, ciência e religião.

Todo esse assunto, acende o desejo por discussões contemporâneas plausíveis, numa sociedade que tenta ignorar, ou, por vezes, negar, mais e mais, aquilo que não podemos demonstrar por metodologia científica.

O livro é sobre isso, na minha opinião, O escritor consegue definir com perfeição a relação entre os personagens, bem como os conflitos internos de cada um, a incredulidade do padre, assim como, a deterioração física e mental da mãe e sua filha, pois é difícil olhar para a morte iminente, lenta e degenerativa de Regan e não se compadecer, todo esse arco é concluído com sucesso. Único arco que deixou a desejar foi a investigação criminal.

Arthur803 14/07/2023

Uma ruptura, com certeza um livro ímpar que mudou pra sempre a cultura popular.
Começo esta resenha reconhecendo a importância desse livro, um gênero que exige que a habilidade do autor seja acima da média, na minha opinião, acredito que seja naturalmente difícil escrever livros de terror, captar a atenção do leitor já é um desafio, agora captar e ainda incitar o medo nele, pra poucos... E o Exorcista além de ter toda sua fama em livro, ainda foi adaptado em filme e se tornou mais conhecido e apreciado.

Vamos lá, o livro conta a história de uma criança e sua "família" lidando com uma presença sobrenatural agindo em suas vidas, fora desse núcleo familiar a obra nos apresenta o padre Karras, relativamente jovem, mas com muitos problemas pessoais, questões familiares e psicológicas, que na minha opinião é o personagem mais ativo do livro. Vivemos a história basicamente por seus olhos e pensamentos, apesar de inicialmente dividir o protagonismo com a matriarca da família em questão.

A princípio, quando o tema e a trama principal ainda não nos foram apresentados, aprendemos muito sobre a vida e a carreira da Chris, a matriarca, apesar de entender essa parte, achei um pouco maçante, confesso que estava mais interessado em quando os fenômenos paranormais iriam começar do que a introdução da vida das personagens, acho que a quantidade de páginas nessa parte foi um pouco além da conta. Mas depois de 1/4 do livro, comecei a me interessar mais pela construção, entender mais os problemas, ver menos da rotina do núcleo familiar, e é claro, o começo das atividades sobrenaturais, essa era a história que eu buscava.

Pulando diretamente para os elogios e menos falazada, anteriormente, em um de meus históricos de leitura comentei que o "demônio" deste livro é com certeza o mais sujo e vulgar de todas as obras que envolvem esse tema, e a cada diálogo que ele falava, eu validava ainda mais a minha opinião, não entenda como uma visão negativa minha, na verdade foi um dos pontos que mais me chamou atenção na obra, achava interessante como ele era genuinamente ruim, machucava verbalmente as pessoas ao redor e sabia como despertar o pior em cada um. Quando ele falava, sabia que algo esperto, maldoso ou bizarro iria vir, além de atos humilhantes como acompanhamento. A progressão que ele aparece é curiosa também, uma construção bem feita.

Joel 11/07/2023

Tão assustador, incômodo e ambíguo quanto o filme.
O enredo que encontramos no filme é muito similar ao encontrado no livro, alguns diálogos inclusive chegam a ser completamente iguais. Os personagens com maiores atenções no livro são os que trabalham na casa da Chris Macneil, mãe da Regan, e o meu preferido o detetive Burke, personagem esse que me levou à ter uma visão bem diferente do que quando assisti a obra de 73.
O livro é exatamente o que eu esperava, aprofunda os personagens e deixa no ar a dúvida, que para mim é fundamental, se há ou não possessão. O autor sempre mostra evidências que comprovem ambas as teorias, algo que me fez mudar de opinião a todo momento enquanto lia.
A minha única reclamação em relação ao livro é de algo que não consta no filme, já nos últimos capítulos o padre tenta justificar cientificamente a possibilidade de se mover objetos com a mente, algo completamente fora da coerência do que estava sendo mantida até então.
Livro mais assustador que já li até hoje, recomendo a todos que curtem o gênero.

Alexandre 08/07/2023

No ato de esquecer, eles tentavam lembrar
Como fã de filmes de horror, obviamente "O Exorcista" faz parte da minha lista de favoritos. Sempre tive curiosidade para o livro, mas nunca havia tido a oportunidade, até agora.
Fiquei surpreso ao ver como o filme foi fiel ao livro. Exceto alguns detalhes sobre quem faz/fala isso ou aquilo, e deixando de lado algumas coisinhas, é basicamente a mesma coisa. O que é ótimo.
Aqui a gente entra um pouco mais na cabeça do padre Karras e tem uma visão melhor das angustias que ele enfrentava quando foi procurada pela Chris para falar sobre a Reagan. E o padre Merrin me pareceu muito mais simpático no livro, apesar de aparecer tão pouco.
Um livro muito bom pra quem gosta de horror.

Fernanda 06/07/2023

Belíssimo
Eu não lembro muito do filme. Eu vou reassistir, mas minha memória não traz a tona uma obra fantástica e tocante como essa. Eu lembro de histeria e um pouco de bobagem, mas jamais da parte humana e de fé que encontrei nesse livro. Tem passagens belíssimas na parte final.
Protelei muito pra ler por conta de uma memória vã de um filme q parece passar tão distante. Uma atriz em seu auge, mãe carinhosa. Uma filha solitária mas contente. Empregados ligados à dores e rancores. Amizades presentes. Padres atormentados. E muito amor de todas as formas para todos os cantos. Quem diria!
Me emocionei de verdade com o fim.

Ramon 04/07/2023

Envolvente.
Li esse livro sem ver o filme. O que eu gostei desse livro foi a pesquisa de caso e, contraditoriamente, o quanto demorou pra decretarem que a personagem estava possuída. Eu me peguei várias vezes revirando os olhos mas fez sentido, tem pesquisa e motivo. Tirando pelo título, o personagem principal é o exorcista né, não a menina possuída. O autor deixou ele brilhar!

Amadeus bibliotecário 04/07/2023

Muito além do filme, Um livro para toda a vida!
É simplesmente a maior obra-prima do horror de todos os tempos. Um clássico absoluto!

Se você já viu o filme dezenas de vezes mas não leu o livro, pode ter certeza que essa leitura conseguirá te surpreender ainda mais, e trazer elementos que darão mais magnitude a jornada de chris macneil, uma atriz famosa que está morando temporariamente em Georgetown, Washington, e tem de lidar com a estranha mudança de comportamento de sua filha, Regan.

O que torna "O Exorcista" tão extraordinário é sua combinação de elementos assustadores e profundamente psicológicos.
O autor mergulha em questões de fé, credo e a descoberta do mal, explorando o conflito entre ciência e religião, ceticismo e fé, criando personagens complexos e emocionalmente ressonantes, investigando suas motivações e medos mais profundos.
A escrita de Blatty é espetacular (não é à toa que sua obra tem a notoriedade que tem), pintando imagens vívidas e aterrorizantes na nossa mente, nos mantendo no limite o tempo todo.
Cada página tem suspense emocionante e cenas que são aterrorizantes e perturbadoras.
Ainda assim, o classifico mais como um drama, do que como um livro de horror!

Para mim, o maior destaque da história é o Padre Karras. Sua jornada e sacrifícios fazem dele meu personagem favorito de todos os tempos!!!