O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

gabriel.a.brumatto 26/06/2023

O Exorcista - William Peter Blatty
É óbvio que estamos falando do maior clássico do terror contemporâneo, um sucesso de vendas no livro (best-seller do NY Times), e sucesso de bilheteria nos cinemas de todo o mundo.
Mas, o que tem O Exorcista de tão bom que todo mundo ama? A resposta é simples: tudo! Pois, estamos falando de um enredo incrível, bem estruturado, original e angustiante, que nos deixa assustados e cautelosos com o desenrolar da história.
O enredo conta a história de Regan, uma garota de 11/12 anos, que vive com sua mãe, Chris, que é uma atriz bem sucedida e famosa, que vive em uma casa em Washington com Willie e Karl, seus empregados.
Chris vê sua vida virar de cabeça para baixo quando sua filha começa a ter pensamentos e atitudes estranhas após vê-la brincando com o tabuleiro Ouija, invocando um tal de Capitão Howdy, que se torna seu melhor amigo imaginário. Desde então, as coisas começam a ficar estranhas e bizarras. Termino esta resenha recomendando o livro e o filme à todos. Uma obra prima!!

Giseleonina 26/06/2023

Não é um livro de terror, mas sim de saúde mental e política
Diferente do filme, o livro O Exorcista não se limita em cenas aterrorizantes (não se limita, isso não quer dizer que não tenha, por isso mesmo eu só lia o livro durante o dia, rs). Há um outro lado, que toma conta da maior parte da narrativa que é a preocupação do padre, que também é psiquiatra, em definir o diagnóstico de Regan. O autor brinca entre o sobrenatural e a ciência e, na minha percepção, a questão era de saúde mental.
Isso se reforça devido alguns trechos selecionados pelo autor antes do início das três partes que são dividido o livro.
O primeiro trecho que destaco é uma descrição de uma tortura praticada no campo de concentração nazista, porém, o trecho cita que os comunistas faziam isso, ou seja, há uma clara confusão de que nazistas e comunistas seriam a mesma coisa. Isso também se deve ao contexto que o livro foi lançado: anos 70 - Guerra Fria e o fantasma/paranóia do comunismo.
Outro trecho é sobre um vietnamita representado de forma totalmente cruel e sem empatia - EUA havia acabado de perder a Guerra do Vietnã e os vietnamitas do norte (socialistas) venceram.
O que esses trechos querem dizer somado a minha percepção de que não houve nenhuma possessão? Que o autor acredita que o demônio são os outros, o demônio é o comunista (na visão do estadunidense), o demônio é o Burke (pq ele é o único atingido diretamente?) Ou como dizia Renato Russo, o inferno são os outros.

Julia Manjko 26/06/2023

Não é pra todo mundo
Não assisti aos filmes então fui sem saber quase nada sobre a história, além do óbvio é claro e a fama de ser extremamente assustador.

Acontece q o livro não é assustador como a gente imagina, ele provavelmente não vai te impedir de dormir a noite ou fazer vc deixar as luzes acesas mas n quer dizer q n vai te impactar. Não senti exatamente medo mas ele me perturbou pois é muito bem trabalhado no terror psicológico. Senti nojo, agonia, aversão e várias outras coisas do tipo.

Os personagens são bem detalhados e causam todo o tipo de emoção ( aquele policial me irritou completamente). A narrativa é gradual e bem construída e a escrita é da melhor qualidade.

Vale super a pena , me fez refletir sobre coisas q eu não esperava.

Mas realmente não é pra todo mundo , não recomendo pra quem está atrás apenas de terror.

Allan.Franck 17/06/2023

Clássico do terror
O livro 'O exorcista' de William Peter Blatty, indiferente do filme dirigido e produzido, não se atém apenas ao aspecto religioso, dosando também o científico, com bastante propriedade nos argumentos e explicações ao longo da história. Tanto que, não se sabe ao certo o que aconteceu com a menina Regan Teresa McNeil.

A lembrança que tinha era a do filme, feito no início da década de 70, e que tive oportunidade de assistir em minha infância. Foi uma experiência de real assombro e terror, que moldaram parte do meu gosto literário e de filmes.

A história é bem tecida e nos prende de forma a querer saber até onde vamos chegar. Para os que apreciam o gênero, é com certeza uma excelente recomendação de leitura!

Luany 14/06/2023

Talvez eu só goste mesmo de filmes de terror, não livros. Ou talvez eu vim com expectativas altas demais e acabei me decepcionando, inevitavelmente.
Eu achei o livro bem parado na maior parte do tempo. As interações com o demônio são, em sua maioria, engraçadas ao invés de assustadoras. Aconteceram algumas coisas que eu até achei assustadoras (até teve uma hora que eu parei a leitura para intercalar com outro gênero), mas não foi TUDO isso que prometeram, não. Esperava ficar com medo de dormir à noite, me assustar com a minha própria sombra, ficar pensando por horas e horas no que aconteceu (como já vi tantos falando por aí desse livro), mas não foi isso que aconteceu. Enfim.
Vou tentar outros livros de terror, porque de repente só não rolou com esse.

Daiana 09/06/2023

O exorcista
Começo minha resenha com um "UAU!"
Assisti ao filme quando era uma moleca, mas o livro... senhoooor!!
Não me recordava de muitas cenas, e na maioria as imaginava diferente.
O livro começa bem parado, conta a vida da família e só aos poucos vai dando nuances de como o demônio vai se infiltrando naquela família e por fim na criança.
Como de praxe, não se acredita em possessão, mas sim em uma doença, histeria, esquizofrenia. A criança passa por diversos exames e nada é diagnosticado, ela só piora.
Quando não se tem mais a quem recorrer, chamam um sacerdote local, que incrédulo, também não acredita na possessão.
A possessão só é então confirmada quando aparece na pele da menina um pedido de socorro.
Ai se dá início ao exorcismo. Porém é a menor parte do livro. O que me deixou um pouco triste. Mas não deixa a desejar.
O exorcismo é concluído com sucesso, porém com a morte dos dois sacerdotes, sendo que a causa da morte do segundo fica nas entrelinhas, mas para um bom entendedor meia palavra basta.
Gleidson 09/06/2023minha estante
Fiquei surpreso também com este livro. Comecei a ler sem nenhuma pretensão e acabei assim igual a vc. Parabéns pela resenha!

Ana 08/06/2023

Não queria que terminasse...
Finalmente li a obra que deu origem a um dos melhores e mais conhecidos filmes de terror de todos os tempos. O livro é tão perfeito quanto o filme. E sim, sendo bem clichê, o livro é melhor que o filme... Tem passagens grotescas, nojentas, absurdas de fazer a gente revirar os olhos (rs) Mas cada detalhamento de cena, de pensamento, de diálogo.... Os diálogos entre Regan e o Padre são excelentes!

Muito mais do que possessão, o Exorcista fala de fé. E no livro você consegue enxergar muito bem isso.

Durante o exorcismo, eu me senti dentro daquele quarto, conseguia enxergar perfeitamente o que estava acontecendo. Por várias vezes senti o frio, o odor... É incrível, tanto que não queria que acabasse. Lembro que tive essa mesma sensação quando terminei de assistir o filme há uns 30 e poucos anos... Não queria que tivesse terminado.

Leitura obrigatória pra quem gosta de terror.

Bel Bravini 08/06/2023

Achei que ia ler terror, me deparei com um livro sobre fé
O exorcista conta a história da possessão da Regan. No entanto, minha surpresa foi grande ao ler muito mais sobre a fé de cada um dos personagens e suas relações com Deus, que sobre o demônio e nas próprias interações deles com o demônio. Na verdade, o demônio fica quase que em segundo plano e o personagem principal parece ser o padre. Gostei muito de acompanhá-lo e ver suas provações.

A leitura foi um pouco pesada em algumas partes, meio chata, aprofundando em detalhes que não agregaram em nada.

No resto, é um ótimo livro! Bem realista inclusive.

Kazim 16/05/2023

O exorcista
É uma história interessante, apesar de um pouco depois do início se tornar massante, ela consegue nos trazer de volta pra ela com grande êxito. Gosto da ideia de nos fazer questionar se a Regan realmente estava possuída ou era apenas seu psicológico fazendo tudo aquilo, mas não vou mentir que só é interessante até um certo ponto, depois fiquei cansado de ficar vendo um monte de explicações para o que ela poderia ter, e isso me fez se afastar por um tempo da história. Foi até difícil tentar aceitar que eles preferiam acreditar que seres humanos são capazes de mover coisas com a mente a estar possuída por um demônio( quando digo "eles" me refiro a igreja), o que acreditei desde o início. Mas com o resto da narrativa fiquei bem entretido, principalmente no final onde acontece o grande clímax. Consegui entrar muito fácil no clima que o livro descrevia, e isso foi muito bem descrito e construído, igualmente com os personagens e umas pitadas de humor que vai rolando de tempos em tempos. Enfim, sinto que não consegui aproveitar essa história como queria porque criei muitas expectativas que não tinham muito a ver com a narrativa presente de fato na obra, por minha própria culpa não consegui dar cinco estrelas, mas tenho vontade de reler um dia e quem sabe conseguir entender melhor toda essa história.

IsrAel.PetersAn 10/05/2023

A morte é a penas o Início
O Livro tem uma ótima narrativa, todos os personagens apresentados tem carisma, principalmente o Padre karras que tem mais tempo de tela.
O livro consegue fazer um ótimo suspense e tensão...
Momentos com a Regan são simplesmente grotesco de bom, leves traumas rssr..
O final é um pouco óbvio o que vai acontecer, o plot poderia ser um pouco melhor, mas toda narrativa até o final é bom por isso não dou todas as estrelas.
Super recomendo, um livro ótimo pra quem tá iniciando no terror.

Georgianny.Nogueir 02/05/2023

E o filme eh super fiel ao livro
Adorei o detetive simplesmente aceitando a palavra do padre e deixando a investigação encerrar

Metalfj 29/04/2023

Por conta própria
Para os que não sabem, meu amor pelo terror se iniciou com filmes que eu assistia com meu tio durante a noite comendo bolachas... mas já estava querendo caminhar por minhas pernas nesse mundo, e ouvia pessoas falando desse filme "maldito" fiquei como dizem: "com a pulga atras da orelha" sobre a história de uma mãe que pode perder sua filha para demônios (aos curiosos, sim Pazuzu é uma entidade suméria, portanto real... se é demonio? a resposta é com vocês). Obviamente, aluguei o filme e assisti e fiquei chocado e cada vez mais atraído pelo terror e horror...

Mais uma vez, na mesma livraria que comprei Hellraiser, vi duas edições de O Exorcista (o qual possuo em edição de capa dura também) e fui possuído pelo desejo de tê-lo e acabei adquirindo as duas, li e meus caros... que livro maravilhosamente horrendo de maravilhoso!

ajedj 26/04/2023

Amei
Meu livro favorito. literalmente o melhor livro q eu ja li (leio poucos livros). mto mto mto bom recomendo infinitamente muito top amei

Eduardha 26/04/2023

Eu acho que eu esperava mais. As pessoas me falavam como se fosse absurdo de assustador, mas não achei. Leitura boa